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quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Reintegração dos 850 funcionários demitidos da Webjet em 2012.


O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informa que obteve informações de que a companhia aérea VRG GOL não cumprirá a decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), decisão esta que determinava a reintegração dos 850 funcionários demitidos da Webjet em 2012.

Diante disso, o SNA solicitou uma reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT), para planejar as medidas a serem tomadas sobre o caso.
Assim que o encontro com o MPT for agendado, o SNA comunicará a categoria sobre as medidas realizadas.
SNA

Anac autoriza concessão de 10 anos à Trip Linhas Aéreas


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) outorgou concessão para exploração de serviço de transporte aéreo público regular de passageiro e carga à empresa Trip Linhas Aéreas.

A companhia tem sede social em Campinas, no interior de São Paulo, e poderá explorar o serviço pelo prazo de 10 anos. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU)desta quinta-feira, 3.
R7

Delta Airlines vai distribuir tablets aos pilotos para poupar combustível

tablet

Medida deve remover 38 quilos de papéis por aeronave e gerar uma economia de 13 milhões de dólares em combustíveis


Os 11 mil pilotos da companhia aérea Delta Airlines vão receber tablets com o objetivo de substituir papéis transportados a bordo – como manuais e mapas de navegação. Com a medida, a empresa espera remover 38 quilos de papéis por aeronave, que é o peso que um piloto carrega em média.

A economia de combustível também será alta: cerca de 1,2 milhão de litros por ano, que equivale a uma redução de quase 12 mil toneladas de emissões de carbono – mais de 2.300 carros de passeio. A expectativa é economizar 13 milhões de dólares com a medida. O tablet ainda irá reduzir o uso de papel da companhia em 7,5 milhões de folhas por ano, poupando o corte de 900 árvores anualmente.

“Ao eliminar o papel, nós vamos reduzir a desordem e minimizar o tempo gasto na procura de informações de voo, permitindo que nossos pilotos desenvolvam uma maior consciência situacional, tanto em voo quanto no solo”, afirma Steve Dickson, vice-presidente sênior de operações de voo da Delta.

Os primeiros pilotos a receber o aparelho são os que operam as aeronaves Boeing 757 e 767. Até o final de 2014, toda a frota da Delta deverá contar com o tablet.
FONTE: O Estado de S. Paulo
PODER AÉREO

75% dos funcionários civis do Comando de Aviação de Combate da USAF estão de licença não remunerada.

Mustang Mayhem
O Comando de Aviação de Combate (Air Combat Command – ACC) da USAF está mantendo no chão os aviões que não estão programados para treino imediato, disseram fontes oficiais nesta quarta-feira.

O motivo é a paralisação (“shutdown”) do governo, disse que o comando.
Cerca de 75% dos funcionários civis do comando estão de licença não remunerada e os 25% restantes estão concentrados em missões fundamentais, informou o tenente-coronel Tadd Sholtis, porta-voz do ACC.
As tripulações vão voar “caso seja necessário um deslocamento”, disse Sholtis. Isso significa que as equipes que serão enviadas para o exterior entre hoje e meados de janeiro “precisam estar totalmente treinadas em nível de combate”, disse ele.

A ACC não tem uma lista ainda de todos os esquadrões afetados pelo “shutdown”. Todas as bases continuarão a ter um esquadrão em condições de voo, exceto em Mountain Home (estado de Idaho), que só vai ver jatos estrangeiros voando durante o “shutdown”, enquanto um de seus esquadrões de F-15E é deslocado para o exterior.

A ordem de paralisação ocorre cerca de três meses depois da ACC ordenar o fim do “groudeamento” de 17 esquadrões de combate devido ao “sequestration”. Naquele momento também foi permitido que apenas os esquadrões que estavam programados para missões no exterior continuassem voando integralmente como se estivessem em missões de combate.

O ACC não informou se esquadrões adicionais voariam com uma taxa reduzida, sob a orientação atual.
Além disso, o ACC disse que as unidades de treinamento de voo cujos alunos são necessários imediatamente para “missões operacionais” – F-22, MC-12 Liberty e esquadrões de aviões pilotados remotamente – ainda estão voando.

O ACC tem 7.500 civis de licença, sendo os restantes 2.500 isentos.
“Continua a haver uma grande demanda para o poder aéreo durante a paralisação e, infelizmente, temos menos pessoas apoiando apenas operações moderadamente reduzidas”, Sholtis disse em um e-mail. “Se a paralisação atual persistir, pode ser necessário para trazer mais pessoal de volta ao trabalho, a fim de continuar a apoiar as necessidades operacionais”.

FONTE: military times (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês).
NOTA DO EDITOR: parte dos serviços do governo americano não está funcionando porque o Congresso dos Estados Unidos não conseguiu chegar a um acordo quanto ao orçamento do ano fiscal de 2014, que começou no dia 1º de outubro. Sem acordo sobre o orçamento, não há anuência legal ao pagamento de funcionários não essenciais. Estima-se que mais de 800 mil funcionários públicos receberam licença não remunerada. Parte dos trabalhadores estão sendo convocados para trabalhar sem pagamento e receberão o salário quando acerto for fechado no Congresso.
PODER AÉREO

Testado com sucesso Caça chinês J-15



Segundo a mídia chinesa, o caça J-15, equipado com armas pesadas, acaba de realizar com êxito um programa de testes de decolagem e pouso a bordo do porta-aviões Liaoning. Trata-se, sem dúvida, de uma nova etapa na evolução tecnológica do engenho, se bem que muitos aspectos importantes das provas mais recentes não tenham sido divulgados. Na ausência de tais dados, será impossível formar um parecer objetivo sobre as principais características do novo porta-aviões chinês.

Na imprensa surgiram referências sobre tipos de armas usadas pelo caça: mísseis “ar-ar” em várias combinações, mísseis “ar-ar” e dois mísseis de combate anti-naval YJ-83K; dois mísseis “ar-ar” de pequeno alcance e quatro bombas de 500 kg. Assim, o peso das armas excede duas toneladas.

O limite da massa de decolagem foi sempre um “ponto fraco” do esquema soviético de decolagem a partir de trampolim sem o uso de catapulta. Os aviões podiam contar com seus motores próprios, aumentando-se o significado de tais fatores como a velocidade do porta-aviões e a velocidade e a direção do vento. Quanto maior for a carga, tanto mais difícil será para os propulsores levar o avião até a velocidade pretendida no momento de decolagem a partir do trampolim. A tarefa é mais fácil de cumprir quando o porta-aviões desenvolve uma velocidade relativamente grande andando contra o vento. Mas tal cenário nem sempre tem sido viável.

Uma vez que o J-15 não passa de uma variante aperfeiçoada do Su-33 soviético, pode supor-se que tenha as mesmas deficiências. No papel, o Su-33 tinha a massa de decolagem máxima igual a 32.200 kg e era capaz de portar mais de 6.000 quilos de armas. A massa máxima de combustível equivalia a 9.500 kg. Mas na realidade, o avião nunca teve abastecimento completo, para não falar da carga de combate máxima durante vôos a partir de porta-aviões.

O porta-aviões Liaoning foi construído com base no seu homologo soviético Varyag, que foi o segundo navio da série após o porta-aviões russo Admiral Kuznetsov. Estes vasos de guerra têm três posições de lançamento. Duas proporcionam o comprimento da carreira igual a 90 metros e a terceira garante a carreira de 180 metros.

A partida do Su-33 com a massa, próxima à máxima de decolagem, é tecnicamente possível apenas a partir da terceira posição com a velocidade relativamente alta do navio e um vento em popa favorável. Uma condição sine qua non, neste caso, seria a alta qualificação de piloto. Deste modo, a decolagem de um grupo de engenhos, com as armas pesadas a bordo ou com elevadas reservas de combustível, poderá exigir tempo complementar. Por via da regra, os aviões partem do porta-aviões, tendo uma ligeira falta de combustível e as armas, compostas de mísseis “ar-ar”.

Convém notar que os Su-33 russos não chegaram a ser caças polivalentes por serem incapazes de portar armas tipo “ar-terra”. A sua arma principal são os mísseis ligeiros “ar-ar”. Atuando como interceptor, o Su-33 pode decolar com um reserva de combustível suficiente. O J-15, ao contrário, foi concebido como um caça versátil moderno, capacitado para trazer armas de alta precisão, em particular, as bombas correcionais e mísseis de cruzeiro. Por isso, quaisquer limitações quanto ao peso saem-lhe mais “dolorosas”. A Rússia está completando seu parque de caças instalados a bordo de porta-aviões com os Mig-29K ligeiros e polivalentes.

Desta forma, os recentes testes deixaram-nos algumas incógnitas: a quantidade de combustível nos depósitos do J-15 e, por conseguinte, a sua massa de decolagem. Além disso, falta-nos conhecer dados sobre a velocidade do porta-aviões e o impacto das condicionantes meteorológicas. A soma deste e de outros indicadores permitirão tirar conclusões sobre as capacidades reais do Liaoning. Ao mesmo tempo, a julgar por dados disponíveis, a China tenciona proceder à construção de porta-aviões munidos de catapultas, o que, com efeito, irá levantar muitas restrições para o uso eficiente do J-15.

Voz da Rússia / Plano Brasil/ BRASIL SOBERANO

Falha obriga aeronave a fazer pouso forçado no Eduardo Gomes

Viaturas dos bombeiros se posicionaram na pista do aeroporto Eduardo Gomes
Viaturas dos bombeiros se posicionaram na pista do aeroporto Eduardo Gomes (ACRITICA/AC)
Uma aeronave da Trip Linhas Aéreas, com 55 passageiros a bordo e com destino a Santarém (PA), entrou em pane no momento da decolagem na tarde desta quarta-feira (2), sendo obrigada a retornar ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, de onde havia decolado.

Os passageiros estão na sala de embarque do aeroporto esperando um outro voo que concluirá o percurso. Ainda não há informações sobre o que motivou a falha.

De acordo com o tenente João Filho, do Corpo de Bombeiros, viaturas da Corporação foram posicionadas na pista por volta das 17h30 no momento do problema. “Recebemos um chamado de alerta e seguimos os procedimentos para esse tipo de situação. Ninguém ficou ferido”, confirma.
Em nota, a Azul Linhas Aéres, que controla a Trip, informou que a aeronave do vôo 5455 partiu de Manaus com destino a Santarém às 16h42. Eles não citam o motivo do retorno forçado, dizendo apenas que "(a aeronave) apresentou problemas técnicos logo após a decolagem, motivo pelo qual retornou ao aeroporto de origem para inspeção".

Ainda segundo a empresa, os clientes desembarcaram normalmente e foram assistidos conforme a resolução 141 da Agência nacional de Aviação Civil (Anac) e a aeronave permanece no aeroporto para manutenção.
De acordo com os Bombeiros, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é quem vai apurar o motivo da pane, junto com a empresa aérea.
A CRÍTICA

Avião cai após decolar de aeroporto na Nigéria

Dos 20 passageiros, cinco teriam sobrevivido à queda

Autoridades dizem que um avião que transportava 20 passageiros caiu logo após decolar em um aeroporto de voos domésticos em Lagos, na Nigéria. Segundo o porta-voz da Agência Federal de Aviação da Nigéria, Yakubu Dati, a aeronave era um modelo Embraer-120.

Segundo uma fonte da polícia, o piloto detectou uma falha logo depois de decolar e tentou retornar ao aeroporto para uma aterrissagem de emergência. A autoridade falou sob condição de anonimato porque o aeroporto de Lagos não está incluído em suas funções.

O porta-voz Yakubu Dati disse que cinco sobreviventes entre os 20 passageiros foram levado para o hospital. De acordo com Dati, os esforços de resgate continuavam após o acidente nesta quinta-feira. Autoridades confirmaram que o incidente deixou mortos, mas não deram os números exatos.

O comissário de polícia Waheed Sanau disse que o avião havia sido fretado pela Associated Airline para fazer um voo de Lagos para Akure, no estado de Ondo. A aeronave colidiu em um terreno aberto perto de um pedágio, pouco depois de decolar. O pedágio está perto de um depósito de armazenamento de combustível.
CORREIO DO POVO

Embraer vende três modelos E-195 para companhias europeias no valor individual de US$ 45 milhões


Em comunicado emitido na manhã desta quinta-feira (3), a Embraer confirmou o fechamento de três pedidos dos jatos modelos E-195 que possuem valor de venda estimado em US$ 45 milhões e capacidade para 124 passageiros. Esse modelo é o mais utilizado pela companhia brasileira Azul.
As compradoras foram a bielorrussa Belavia que encomendou duas unidades do modelo e a Aurigny, que tem sede no Canal da Mancha e fechou contrato para aquisição de outra aeronave.
 
A expectativa é que ambos os jatos sejam entregues na primeira metade do ano que vem. A Belavia já possuía em sua frota dois E-175 da Embraer. Já a Aurigny adquiriu seu primeiro jato da fabricante brasileira.
ISTO É DINHEIRO

Helicóptero de Dilma apresenta problema no motor



helicóptero
 
Segundo a Aeronáutica, “a aeronave não chegou a decolar e não houve qualquer risco à segurança dos ocupantes”. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o helicóptero modelo H-34, conhecido como Super Puma, após manutenção, “se encontra novamente em operação”. (Wikimedia Commons)
Brasília – O helicóptero que transportaria hoje (2) a presidenta Dilma Rousseff do Palácio da Alvorada até a Base Aérea de Brasília, onde embarcou para Natal (RN), apresentou problema no motor de partida. Com a pane, a presidenta foi à Base Aérea em carro oficial.

Segundo a Aeronáutica, “a aeronave não chegou a decolar e não houve qualquer risco à segurança dos ocupantes”. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o helicóptero modelo H-34, conhecido como Super Puma, após manutenção, “se encontra novamente em operação”.
Na última quinta-feira (26), um helicóptero de mesmo modelo também apresentou problema, após transportar a presidenta no caminho inverso (Base Aérea – Alvorada), quando chegou de Nova York, nos Estados Unidos.

Em nota divulgada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o problema ocorreu na bateria que auxilia na partida dos motores. A Força Aérea Brasileira, no entanto, não confirmou se os dois problemas ocorreram da mesma aeronave.

Na ocasião, o helicóptero ficou em manutenção durante a manhã no próprio Alvorada. À disposição da presidenta, o Grupo de Transportes Especiais da Aeronáutica dispõe de quatro helicópteros: dois do modelo VH-34 (Super Puma) e dois no VH-35 (EC135).
EBC

Aeronáutica homologa concurso com 241 vagas para DCTA

Aprovado projeto que cria quadro de apoio de oficiais na Aeronáutica


Os 18.303 participantes do concurso público que ofertou 241 oportunidades para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) já podem conferir o resultado final e homologação do certame.

 O processo seletivo foi organizado pela Fundação Vunesp. A concorrência foi de aproximadamente 75 inscritos por chance. As provas foram aplicadas no dia 9 de junho. A lista com os nomes também pode ser conferida no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (2/10), na terceira seção a partir da página 23.

Houve chances para quem tem nível médio ou superior, com salários que variam de R$ 2.867,31 a R$ 9.490,33 – além de gratificações. A jornada de trabalho é de 40 horas por semana.

As vagas são para pesquisador assistente de pesquisa (aerodinâmica, aerodinâmica e combustão, geointeligência, laser/fotônica, propulsão hipersônica e sistemas térmicos); tecnologista pleno I (aeronáutica, computação, elétrica/eletrônica, ensaios não destrutivos, física de plasmas, gerência de projetos, materiais, mecânica, meteorologia, normalização técnica, qualidade, qualidade e metrologia, química e proteção radiológica) e tecnologista júnior (aeronáutica, elétrica/eletrôniuca, eletrônica, engenharia civil, engenharia de telecomunicações, materiais, mecânica, mecatrônica, meteorologia, qualidade e química).

Também tiveram oportunidades para analista em ciência e tecnologia júnior (administração, biblioteconomia, engenharia civil, fonoaudiologia, nutrição, recursos humanos e segurança do trabalho), técnico (edificações, elétrica, eletrônica, eletrotécnica, hidráulica, informática, mecânica, mecânica de manutenção aeronáutica, meteorologia, química, refrigeração e segurança do trabalho) e assistente em ciência e tecnologia (administração, almoxarifado, contabilidade, recursos humanos, saúde bucal, secretariado e treinamento e desenvolvimento).

Aprovados atuarão em São José dos Campos/SP, Alcântara/MA e Parnamirim/RN. A seleção foi composta por provas objetivas, avaliação de títulos, análise de currículos, defesa pública de memorial e teste prático.
Fonte: Correio Web

Polícia apreende um milhão de dólares lançados de avião


A polícia boliviana recuperou esta quarta-feira um saco com mais de um milhão de dólares (738 mil euros), lançado por supostos traficantes de droga de um avião que voava a baixa altitude, mas que falhou o alvo, referiram hoje responsáveis oficiais.
 
foto Arquivo
Polícia apreende um milhão de dólares lançados de avião
Saco lançado de avião falhou o alvo
 
"Um saco branco que continha, e isso foi confirmado posteriormente, 26 maços de notas, foi lançado do avião" na terça-feira quando sobrevoava uma pista clandestina na província boliviana da Santa Cruz", referiu em comunicado o ministério do Interior.
A polícia antidroga dirigiu-se ao local, recuperou o dinheiro e ainda uma arma automática, várias armas, telemóveis e dois veículos.
A polícia disse que o dinheiro, em notas de 20 a 1.000 dólares, provem certamente do tráfico de droga e referiu a que o dinheiro seria proveniente do Paraguai, por os maços de notas terem cintas de um banco desse país, que não foi identificado.
A Bolívia permanece no centro do tráfico de droga na América Latina e é o terceiro produtor mundial de cocaína, após o Peru e Colômbia.
Os responsáveis oficiais confirmaram ainda a detenção de diversos bolivianos, no âmbito da investigação em curso.
JORNAL DE NOTÍCIAS