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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TAM avalia aviões da Embraer para rotas regionais


A empresa aérea TAM está avaliando aviões da Embraer para retomar voos regionais no Brasil, em meio ao plano do governo de incentivar o segmento, disse a presidente da companhia brasileira, Claudia Sender, em entrevista a jornal.

 

A executiva afirmou ao O Estado de S. Paulo que o plano de estímulo à aviação regional do governo "está no radar" da TAM e que a decisão da companhia de voltar ao segmento depende da formulação do programa, e exigiria uma frota diferente da atual da empresa.

"É díficil precisar hoje qual vai ser o modelo de aeronave, se vai ser um Embraer ou um ATR", disse ela ao jornal. "Estamos olhando principalmente para Embraer, que tem um avião adequado para atender a demanda."

Claudia afirmou também que já mantém conversas com a fabricante de aviões brasileira para "entender qual é a performance e o modelo de avião que seria mais apropriado".

Atualmente, a Azul é a maior empresa no Brasil que atua com turboélice da ATR e jatos da Embraer em frotas regionais, e uma das únicas que registra crescimento de oferta, enquanto as duas maiores, TAM e Gol , reduzem a capacidade doméstica para fazer frente ao aumento de custos.

Claudia afirmou ao jornal que não estão programados novos cortes de oferta além do já feito e que prevê estabilidade em 2014.

ultimoinstante.com.br

Fortuna abandonada em aeroporto russo pode pertencer a Saddam Hussein


 
Uma fortuna equivalente a R$ 60 milhões está guardada no aeroporto de Sheremetyevo desde agosto de 2007 Reprodução/dailymail.co.uk
 
Há seis anos, um montante de dinheiro equivalente a R$ 60 bilhões (20 bilhões de euros) está guardado no aeroporto de Moscou, na Rússia. Uma das hipóteses levantadas é a de que a fortuna pertença ao ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, enforcado em 2006.

"É possível que este seja dinheiro de Saddam Hussein", disse uma fonte, que não quis se identificar, ao jornal russo Moskovsky Komsomolets.

Segundo informações do tabloide britânico Daily Mail, outra fonte disse que a fortuna também poderia ser dinheiro sujo da máfia ou de políticos e autoridades corruptos, e acrescentou que "existem outras possibilidades, como a de que [o dinheiro] pertença a Muammar Gaddafi", ex-ditador da Líbia, morto em 2011.

Duzentas caixas de madeira, cada uma contendo R$ 300 milhões (100 milhões de euros), estão estocadas em um depósito de segurança máxima no aeroporto de Sheremetyevo desde agosto de 2007. A carga bilionária chegou a Moscou, sem destinatário, a partir de Frankfurt.

Documentos indicam o nome de um iraniano, Farzin Motlagh, como o remetente da carga, mas, até agora, ele não reivindicou o dinheiro.

Segundo o jornal britânico Daily Star, Motlagh, também conhecido como Ali Farzin Karoryan Mutlaq, é acusado de ter sido o cérebro por trás de uma tentativa de roubo ao Banco Central de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em 2010.

Uma série de tentativas de reivindicar a fortuna foi realizada nos últimos anos, mas nenhuma delas convenceu os funcionários da alfândega russa de que eles estavam de frente ao destinatário legítimo da valiosíssima carga.
R7

Radar instalado trará mais segurança para aeroporto de Londrina


O Aeroporto  Governador José Richa iniciou os testes do radar que vai controlar uma área com 23 terminais, que abarca Londrina, Cornélio Procópio (70 km de Londrina), Maringá (96 km) e Apucarana (50 km). O início da instalação do equipamento começou há cerca de três meses e sua finalização deve se dar em agosto do próximo ano.

O superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Londrina, Marcus Vinícius Pio, informou que o radar foi adquirido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) de uma empresa francesa, a Thales. A multinacional contratou brasileiros para fazer a montagem e agora deve enviar seus funcionários para efetuar a parte eletrônica.
"A nossa terminal já estava ficando sobrecarregada, então precisava de uma forma de controle das aeronaves mais efetiva. Pelo radar, o controlador visualiza a aeronave na tela, sabe exatamente sua velocidade, distância e consegue uma maior segurança", explicou.

"A nossa terminal já estava ficando sobrecarregada, então precisava de uma forma de controle das aeronaves mais efetiva. Pelo radar, o controlador visualiza a aeronave na tela, sabe exatamente sua velocidade, distância e consegue uma maior segurança", explicou.
Parra & Alegre
Radar instalado trará mais segurança para aeroporto de Londrina
Radar deve começar a funcionar em agosto de 2014
Para viabilizar o funcionamento do radar, a sala de navegação será ampliada, em obras que devem durar seis meses, com início previsto para o final de outubro, e profissionais estão sendo treinados para fazer a operação do aparelho.
Atualmente, o controle de tráfego é feito pelo rádio, com o piloto passando as informações para a torre. De acordo com Pio, a grande vantagem do radar é incrementar a segurança das aeronaves, pois para pousos ainda é preciso que o piloto visualize o aeroporto. Operações em más condições meteorológicas necessitam do ILS, que deve ser implantado em Londrina entre 2017 e 2019.
Até agosto deste ano, 666.978 pessoas passaram pelo Aeroporto Governador José Richa. O superintendente da Infraero acredita que o ano deve ser fechado com pouco mais de 1 milhão de passageiros, marca menor do que a do ano passado.

O DIÁRIO.COM

Eike Batista chegou a ter 6 jatos e helicópteros; veja fotos

Eike Batista: crise das empresas X abateu a frota de jatinhos e helicópteros do ex-bilionário











O empresário Eike Batista 

Helicóptero modelo Grand New, da AgustaWestland
Agusta Grand: um dos mais famosos e utilizados helicópteros em todo o mundo, seja na versão civil, seja na militar. A planta padrão comporta seis passageiros e dois tripulantes. Seu preço é estimado em cerca de US$ 6 milhões.

Phenom 300
Phenom 300: Eike também apreciava jatos da Embraer. O Phenom 300 tem preço estimado de cerca de US$ 8 milhões. Sua versão básica leva de 8 a 9 pessoas, incluindo tripulação. Sua autonomia é de 3.650 quilômetros.

interior de jato gulfstream G550
Gulfstream G500: avaliado em US$ 40 milhões, era o jato usado por Eike para viagens intercontinentais. Sua capacidade padrão é para oito passageiros, mas pode chegar a 18.


jato citation VII
Citation VII: o Cesna Citation VII é outro aparelho que pertencia à frota aérea de Eike. Baseado no projeto do Cesna III, o Citation VII foi produzido entre 1992 e 2000. Sua velocidade de cruzeiro é de 480 nós por hora, cerca de 880 quilômetros por hora.




À pé
Legacy 600: outro jato da Embraer que pertenceu a Eike foi um Legacy 600. Capaz de transportar de 12 a 15 passageiros, também foi projetado para voos intercontinentais. Seu preço é estimado em quase US$ 30 milhões.
EXAME

Avião bate e pega fogo no aeroporto de Santa Mônica, nos EUA

 

Aeronave de pequeno porte atingiu hangar e se incendiou.
Não há informações sobre mortos e feridos.


Bombeiros trabalham para apagar o fogo no local de um acidente de avião em Santa Monica, na Califórnia (Foto: Ringo H.W. Chiu/ AP)Bombeiros trabalham para apagar o fogo no local de um acidente de avião em Santa Monica, na Califórnia (Foto: Ringo H.W. Chiu/ AP)
 

O Aeroporto de Santa Mônica, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, foi atingido por um incêndio depois que um avião pequeno atingiu um hangar. As informações são da GloboNews (veja vídeo ao lado).
Por causa da batida, outros dois hangares também foram atingidos pelas chamas.
Ainda não se sabe quantas pessoas estavam a bordo do avião. Também não há informações sobre mortos e feridos.

Aeroporto de Santa Mônica foi atingido por um incêndio após avião atingir o hangar (Foto: Ringo H.W. Chiu/ AP)Aeroporto de Santa Mônica foi atingido por um incêndio após avião atingir o hangar (Foto: Ringo H.W. Chiu/ AP)
G1

TAM pode voltar a ter voos regionais

Claudia Sender, da TAM
Claudia Sender, da TAM: acho que temos potencial para voltar a crescer em 2015
São Paulo - Para driblar o mau momento que assola as companhias aéreas no país, a TAM faz planos de operar novamente voos regionais, com aviões menores. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, desta segunda-feira, Claudia Sender, presidente da companhia, afirmou que a empresa avalia a compra de aviões menores para viabilizar a operação.


De acordo com a executiva, a decisão depende, no entanto, de incentivos do governo para ser colocada em prática. "O DNA da TAM é regional. A TAM vem do Táxi Aéreo Marília. O crescimento do Brasil deve se dar pelas cidades do interior", disse Claudia ao Estadão.
Ainda segundo a executiva, provavelmente a operação exigirá uma frota diferente da que a companhia tem hoje. "É difícil precisar qual vai ser o modelo, se vai ser um Embraer ou um ATR", afirmou. "Estamos olhando principalmente para a Embraer".
Questionada sobre futuros cortes de pessoal, a executiva disse que não tem nada programado para este ano. "Para 2014, prevemos estabilidade. Acho que temos todo potencial para voltar a crescer em 2015".
EXAME

Imprensa chilena noticia volta dos voos da GOL para Santiago em 2014

O jornal El Mercurio, um dos mais importantes do Chile, noticiou na edição de hoje que a GOL está prestes a retomar os voos a Santiago.


 Segundo o periódico, a rota deve ser reiniciada no primeiro trimestre de 2014, mas não foram revelados mais detalhes sobre as operações. A companhia nega a informação.
Se confirmada a informação, seria o retorno da GOL após ter deixado a rota, em outubro de 2012. Além da GOL, o El Mercurio listou outras companhias que estão iniciando voos para a capital chilena, como KLM, Alitalia, BQB e Air Europa, esta com escala em Salvador.

“A brasileira GOL, que abandonou os céus chilenos em outubro de 2012, planeja regressar no primeiro trimestre de 2014″, afirma o jornal Segundo um especialista ouvido pelo Mercurio, o retorno seria motivado pela desaceleração da economia brasileira.

Se a notícia se confirmar poderá ser o retorno das promoções de passagens na rota do Brasil ao Chile. Com o fim do voo da GOL e a falência da Pluna, o mercado ficou restrito a TAM e LAN, que se uniram na Latam e acabaram com a concorrência entre elas. A rota conta ainda com a Aerolíneas, que não costuma ser agressiva nos preços.

Procurada pelo Melhores Destinos, a GOL negou que esteja planejando voar novamente ao Chile. Sabemos, no entanto, que a empresa teria problemas com os acionistas se uma informação vital como essa não fosse informada a eles com antecedência. Basta ver a GOL Dominicana, que por meses foi negada até ser confirmada pelo presidente da companhia. Assim, só o tempo dirá se esses voos serão retomados ou não. Estamos torcendo!

MELHORES DESTINOS

Japão permitirá que avião P-1 retome voos testes em outubro

Avião japonês P-1 (Foto: reprodução NHK)
Foto: reprodução NHK

O Ministério da Defesa do Japão informou neste domingo (29) que permitirá que o novo avião P-1 voe novamente no próximo mês.

A Força de Autodefesa do Japão deixou o avião P-1 em terra depois que todos os quatro motores temporariamente foram paralisados durante um voo teste sobre o Oceano Pacífico, em maio.
Funcionários do ministério dizem que uma desaceleração brusca na velocidade diminui a ingestão de combustível e leva a combustão instável.

Os engenheiros informaram que irão modificar o software que controla os motores para manter um fornecimento constante de combustível. Eles planejam retomar os vôos em outubro, após a realização de testes no solo.

O P-1 é uma aeronave japonesa de última geração. Os primeiros dois aviões foram enviados para base da Força Aérea japonesa em março.

As informações são da rede NHK.

Acidente com avião da Gol completa sete anos e parentes de vítimas cobram punição de pilotos norte-americanos





Os sete anos da morte de 154 pessoas no acidente com o voo 1907 da Gol provocado por um Legacy pilotado por dois norte-americanos foram lembrados neste domingo, em missa para homenagear as vítimas, na Igreja Rainha da Paz. Foto: Antônio Cruz/ABr
Os sete anos da morte de 154 pessoas no acidente com o voo 1907 da Gol provocado por um Legacy pilotado por dois norte-americanos foram lembrados neste domingo, em missa para homenagear as vítimas, na Igreja Rainha da Paz. Foto: Antônio Cruz/ABr
Passados sete anos do acidente com o voo 1907, da Gol, que em 2006 foi atingido por um jato Legacy, matando 154 pessoas, parentes e amigos das vítimas se reuniram hoje (29), em Brasília, para cobrar punição efetiva dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino. A Associação dos Familiares e Amigos do Voo 1907 também fez doação de alimentos e material escolar.

Em outubro do ano passado, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) condenou os pilotos a pena de três anos, um mês e dez dias de prisão em regime semiaberto. A decisão mudou a condenação anterior, da Justiça Federal em Sinop (MT), de quatro anos e quatro meses em regime semiaberto, pena que acabou sendo transformada em prestação de serviços comunitários. Os representantes das vítimas recorreram e aguardam julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Para a diretora da associação, Rosane Gutajhr, os parentes das vítimas só conseguirão superar a dor quando o “ciclo” for encerrado. “Acredito que todos os familiares só vão poder retomar suas vidas, mesmo que mutiladas, depois que essa ferida for cicatrizada e esse ciclo for fechado com a punição aos pilotos”, disse à Agência Brasil.Segundo Rosane, a doação de alimentos e material escolar é uma forma de tentar transformar a dor em algo positivo. “Depois de sete anos, é um sentimento de saudade, de dor e de indignação, tudo misturado. Sentimos saudade e dor, e estamos tentando transformar a indignação em um gesto positivo e também pedindo que não deixem o caso prescrever na área criminal, que aumentem a pena para esses pilotos. Eles levaram três anos [de prisão em regime semiaberto] e quem rouba um pote de margarina pega três anos. Eles mataram 154 pessoas”, criticou Rosane.
Foto: Antônio Cruz/ABr
Foto: Antônio Cruz/ABr

No total, 154 cestas básicas serão repassadas para o Lar Casa de Ismael, em Brasília, e 154 kits de material escolar serão doados para a Escola de Educação Profissional Rolf Gutjahr, em Porto Alegre. O nome da instituição é uma homenagem a Rolf Gutjahr, um dos mortos no acidente da Gol.

De acordo com Rosane, a associação vai acionar a Corte Interamericana de Direitos Humanos para cobrar a punição aos pilotos norte-americanos. “Ela pode ser acionada pelos governos ou por particulares, por meio de entidades. A associação está denunciando os Estados Unidos por não respeitarem os acordo na área penal firmado com o Brasil.” 

PERNAM,BUCO.COM