PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Resposta da FAB à nota do site Poder Aéreo



CRUZEX Flight 2013 – 2
Resposta à nota do site Poder Aéreo, intitulada “Cruzex: fotógrafo do Poder Aéreo é barrado na entrada da Base Aérea de Natal-RN”

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece que o Media Day realizado nesta terça-feira (5/11) na Base Aérea de Natal, como parte da programação do exercício CRUZEX Flight 2013, contou com a presença de 84 profissionais de veículos de comunicação do Brasil e do exterior, entre revistas, jornais, canais de televisão, sites e até blogs.

Resultado deste evento, coordenado pelo Centro de Mídia e Visitantes da CRUZEX Flight 2013, diversas matérias e fotos foram postadas em mídias de todo o mundo, como, por exemplo, The Guardian, El País, La Nación, Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo), TV Tropical (afiliada da Rede Record), Site Defesa NET e Blog Cavok. Há ainda a perspectiva de publicações em conceituadas revistas especializadas em aviação, como Combat Aircraft (Reino Unido), J-Wings (Japão) e Asas, Avião Revue, Flap e Tecnologia & Defesa, entre as brasileiras.

Os profissionais puderam ingressar na Base Aérea de Natal após, previamente, informarem seus dados e o veículo de comunicação para o qual iriam trabalhar, procedimento necessário para ingresso em um ambiente onde ocorre um exercício militar. Conforme a necessidade de cada veículo de comunicação, foi possível o ingresso de equipes de duas e até três pessoas. Por outro lado, mesmo aquelas pessoas cujos registros foram negados por algum motivo foram informadas previamente.

Por este motivo, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica julga ser importante esclarecer o leviano conteúdo da nota “CRUZEX: fotógrafo do Poder Aéreo é barrado na entrada da Base Aérea de Natal-RN”, publicado no dia 5 de novembro pelo Blog Poder Aéreo.

Ao contrário do que diz o texto, o senhor Valter Sousa Andrade não realizou seu cadastramento para participação como imprensa credenciada do Exercício CRUZEX Flight 2013.

 Ele apenas compareceu à Base Aérea de Natal na manhã do dia 5 de novembro solicitando ingresso na Organização Militar pelo fato de supostamente representar o Blog Poder Aéreo, cuja equipe também edita a revista Forças de Defesa.
Nos dias prévios à CRUZEX, não houve sequer um contato telefônico para informar que o referido fotógrafo iria representar os editores das publicações. Mesmo um eventual problema de informática poderia ter sido contornado com um contato por meio da Assessoria de Imprensa do Comando da Aeronáutica, que conta com um telefone de plantão 24 horas por dia.

Apesar disso, por respeito ao cidadão que solicitava ingresso na Base e também aos editores do Blog, a equipe de comunicação social do exercício CRUZEX Flight 2013 tentou um contato telefônico urgente com os editores, no momento da tentativa de ingresso, mas não obteve sucesso. Também foi tentado postar um comentário em alguma notícia do Blog, mas esta possibilidade depende de um cadastro prévio. Por volta das 11h30, o Poder Aéreo efetuou contato com o Centro de Mídia e Visitantes, contudo, àquele momento, já havia sido feita a seleção dos profissionais que participariam do voo, bem como o briefing de segurança operacional, exigido para o evento.

Neste cenário, onde o profissional não possuía cadastro realizado nem tinha o seu nome confirmado pelos editores do site, a decisão por impedir o seu ingresso na Organização Militar foi tomada em nome da segurança e da coerência com os adequados procedimentos de autorização.

A decisão também se baseou no respeito aos demais 84 profissionais cujo cadastro estava em plena conformidade e que poderiam ser prejudicados com um eventual atraso na programação. Estes cumpriram o mínimo exigido, que era o simples envio de suas fichas de cadastro. Os seus editores tiveram, ainda, a fildalguia, ainda que inexigível, de efetuar prévio contato. Tudo isso assegurou o sucesso de divulgação já alcançado.

O próprio Blog Poder Aéreo havia, desta feita de maneira correta, cadastrado o Sr. Ícaro Gomes no dia 27 de setembro. Portanto, correta, ele foi convidado a ingressar na Base Aérea de Natal e a participar de todos os eventos correlatos ao Media Day, incluindo uma visita à área operacional para fotos, mesmo sem contar com um equipamento adequado. Isto contraria o publicado o na nota do Blog Poder Aéreo – “o profissional não conseguiu entrar na base” – que, também, dá a entender que a entrada aproxima-se a, apenas, superar uma suposta barreira.

Apesar de ter permanecido na Base Aérea de Natal das 8h00 às 15h00, em nenhum momento o Sr. Ícaro Gomes se manifestou a respeito do ingresso do Sr. Valter Sousa Andrade, teoricamente seu colega de trabalho, o que só reforçou a ideia de que não se tratava de uma pessoa cadastrada pelo mesmo veículo de comunicação. O representante cadastrado e o outro profissional, até então não informado, desejavam participar do voo de fotos. Havia apenas uma vaga. Quem sabe, tenha faltado uma melhor coordenação de quem deveria decidir, por parte do site reclamante.

A equipe do Blog Poder Aéreo não é inexperiente no assunto. Em 2010, três representantes do Blog Poder Aéreo participaram da cobertura da CRUZEX V. Naquela ocasião, em que o grupo sequer editava ainda a revista Forças de Defesa e se concentrava apenas no Blog, foi concedida até a autorização para que um dos três embarcasse em uma aeronave da FAB para fotos aéreas. Àquela época, o bom planejamento prévio da equipe do site rendeu bons frutos. Desta vez parece que não houve o mesmo cuidado.

Apesar da nota do Blog Poder Aéreo julgar que é difícil trabalhar com a Força Aérea Brasileira, o histórico de postagens da página revela um excelente relacionamento. Ainda estão lá as fotos da CRUZEX V, além de outras matérias com a FAB, como uma visita à Base Aérea de Santa Cruz para realizar uma matéria sobre os caças F-5FM, uma visita à Base Aérea de Anápolis e até uma visita exclusiva ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), oportunidade dada a pouquíssimos jornalistas.
Somente no mês de outubro de 2013, o Blog Poder Aéreo publicou ainda oito matérias integralmente copiadas do portal da Força Aérea Brasileira (www.fab.mil.br), além de outras que utilizaram fotos cedidas gentilmente pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e ainda algumas que trataram de eventos “Portões Abertos”, outra iniciativa de divulgação do Comando da Aeronáutica.

Como não poderia deixar de ser, um canal de notícias, que se dispõe a tratar de assuntos relativos ao poder aeroespacial e à atividade aérea, depende, sobremaneira, de material cedido pela Força Aérea, o que permite a aproximação e o estreito relacionamento entre os dois órgãos. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica acompanha o trabalho do Sr. Alexandre Galante e dos seus colaboradores há mais de 15 anos, desde a primeira versão do site Poder Naval, e sempre buscou-se uma relação profissional e ética.
Nesta quarta-feira (6/11), tanto o Sr. Ícaro Gomes como o Sr. Valter Sousa foram recebidos na Base Aérea de Natal com o mesmo tratamento dispensado a todos os demais profissionais cadastrados. Ambos estiveram devidamente acompanhados por militares do setor de comunicação social, em pontos privilegiados para a cobertura fotográfica do exercício.

Neste cenário, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica esclarece que a constante busca pela transparência e pela cooperação com os mais diversos meios de comunicação é um compromisso institucional. Porém, procedimentos adequados de autorização e de segurança sempre estarão em primeiro lugar.

Por fim, este Centro informa que todos os veículos de comunicação social, pautados pela ética e pelo profissionalismo, serão sempre convidados a cooperar com esse imenso desafio que é divulgar as ações de uma instituição tão grande como a Força Aérea Brasileira.
Brasília, 6 de novembro de 2013.

Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


NOTA DO EDITOR: o fotógrafo/jornalista Valter Sousa Andrade informa que efetuou o cadastro dentro do período determinado pelo CECOMSAER, no dia 26.09.13 (ver anexo abaixo). O profissional entrou em contato pelo celular com a redação do Poder Aéreo na manhã do Media Day (dia 5.11), dizendo que não tinha sido autorizado a entrar na Base e solicitando que entrássemos em contato com o CECOMSAER o mais rápido possível.
Contatamos então imediatamente Brasília, primeiro por e-mail (sem resposta) e depois por telefone, quando nos passaram o contato de Natal-RN. Na nossa ligação para a Base Aérea de Natal, falamos com o Major Luis Felipe, que disse que não tinha nenhum militar disponível para acompanhar o fotógrafo Valter para o interior da Base.
Perder o Media Flight foi péssimo, mas pior ainda foi deixar o fotógrafo o dia inteiro esperando na entrada da base sem nenhuma satisfação, nenhuma resposta.
Valter Sousa Andrade trabalha há 22 anos na área, demonstrando profissionalismo e organização, com um carinho especial pela Força Aérea Brasileira. Ele  já tinha coberto uma missão Mistral e três exercícios CRUZEX, não sendo um desconhecido da assessoria de imprensa da FAB. Valter chegou cedo no horário combinado e não recebeu a atenção devida para a solução do problema.
Ao contrário do que diz a nota da FAB, não fomos levianos. Publicamos a nota porque, como dissemos, o Poder Aéreo já tinha sido alijado no último Dia da Aviação de Caça, quando foi impossibilitado de fazer fotos do A-1M. Sem mencionar outro episódio em que fomos impedidos também de entrar num P-3AM da FAB em Salvador-BA, enquanto profissionais de outras mídias tiveram acesso liberado.
Agora sabemos que nossa reclamação chegou aos ouvidos de quem decide e que novos procedimentos poderão ser adotados para que, no futuro, todas as mídias conceituadas possam ter acesso à “cereja do bolo”, incluindo o Poder Aéreo, o site de aviação militar mais acessado do Brasil.
Para finalizar, disponibilizamos a cópia em PDF do e-mail que o Valter Sousa Andrade enviou ao CECOMSAER no dia 26 de setembro, com seu formulário de cadastro em anexo e suas fotos feitas em outras Cruzex.
Para acessar clique aqui ou na imagem abaixo.


CREDENCIAMENTO CRUZEX- VALTER ANDRADE

Nenhum comentário: