PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Alitalia prevê demissões em massa e diz que não deve ter socorro

A endividada companhia aérea italiana Alitalia planeja a primeira demissão em massa desde que foi privatizada em 2008 para reduzir custos, mas uma fonte disse que a medida não deve ser suficiente para persuadir a maior acionista da empresa, a Air France-KLM, a resgatá-la com uma injeção de capital.

 

O presidente-executivo da Alitalia, Gabriele del Torchio, especialista em reestruturações, deve revelar seu plano em encontro do Conselho agendado para quarta-feira, às 17h GMT (15h de Brasília).



Diversas fontes disseram que o plano deve contemplar o corte de até 2 mil empregos, além de reduções salariais, num esforço para tornar a Alitalia mais eficiente e rentável. Isso deixaria aos acionistas apenas um dia para decidir se participarão do aumento de capital de 300 milhões de euros (US$ 403 milhões) para manter a companhia aérea italiana nos eixos.


A Air France-KLM, que já deu baixa no valor contábil da sua fatia de 25% na companhia, afirma que só vai injetar mais dinheiro na empresa "sob condições muito rigorosas".

 Uma fonte com conhecimento do assunto disse que a probabilidade do grupo franco-holandês participar do aumento de capital era "muito baixa", porque a Air France vê a dívida da Alitalia - de 813 milhões de euros ao fim de setembro - como alta demais. O futuro da companhia aérea está nas mãos dos bancos que precisavam cortar sua dívida, disse a fonte.


"O plano industrial (incluindo o corte de 2 mil empregos) está na direção certa, mas o plano financeiro não garante o futuro da Alitalia no médio prazo", afirmou a fonte.


A Air France-KLM também viu a meta da Alitalia de atingir o equilíbrio operacional entre receitas e despesas em 2014 como irrealista, acrescentou a fonte, sob condição de anonimato. "Os bancos têm a chave para o futuro da Alitalia. Eles devem concordar em cancelar parte da dívida."


A Air France-KLM e outros investidores têm até sexta-fei
ra para avaliar a estratégia, que foi atualizada ante versão inicialmente apresentada por Del Torchio em julho, decidindo se querem ou não subscrever parte do aumento de capital. A Alitalia e um porta-voz da Air France não quiseram comentar o tema.
TERRA
Alitalia prevê demissões em massa e diz que não deve ter socorro da Air France - InfoMoney
Veja mais em: http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/3053531/alitalia-preve-demissoes-massa-diz-que-nao-deve-ter-socorro

Nenhum comentário: