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segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Pilotos põem câmeras na cabine para filmar seus voos


Poucos passageiros sabem como funciona a cabine de comando de um avião durante um voo, o que os pilotos fazem, o que falam, que decisão tomam, se o clima é calmo ou tenso.
Mas dezenas de vídeos postados no Youtube por pilotos de companhias aéreas ajudam a matar, um pouco, essa curiosidade.
Graças a câmeras instaladas por eles mesmos no cockpit, o vaivém de pousos e decolagens é registrado minuto a minuto.
Os vídeos ajudam a desmistificar a percepção de que o avião é um equipamento frágil e prestes a cair a qualquer momento (ok, essa visão é a dos passageiros que têm algum medo de voar, categoria na qual eu, ironicamente, me enquadro).
Um dos melhores canais no Youtube para vídeos desse tipo é o Baixado e Travado, de um comandante da TAM. O canal deixou de ser atualizado em 2012, por decisão do próprio piloto. Na ocasião, seus espectadores aventaram a possibilidade de a TAM tê-lo repreendido –o que ele, ao se despedir e parar de postar, negou.
Explica-se: os vídeos nem sempre (quase nunca, na verdade) têm autorização das empresas aéreas –o Baixado e Travado, por exemplo, não tinha. Mas, como esse tipo de procedimento pouco ou nada interfere no cotidiano da cabine –e é feito para consumo de aficionados e entusiastas–, acaba tolerado.
(O blog procurou o autor do Baixado e Travado, mas ele não respondeu à mensagem enviada).
"Baixado e travado", a propósito, é referência à expressão que a tripulação usa para assegurar que o trem de pouso foi corretamente acionado minutos antes da aterrissagem.

CURIOSIDADES
Nesses vídeos é possível descobrir, por exemplo, que:
* enquanto você está lá na cabine de passageiros, os pilotos fazem uma série de checagens antes de o avião decolar e antes de pousar, geralmente em inglês
* quando o avião decola e atinge  ao menos 120 metros de altitude, quem passa a comandá-lo é o piloto automático
* O mesmo vale para aterrissagem; neste caso, o piloto desacopla o piloto automático e assume o comando manual da aeronave a pelo menos 152 metros do chão, ou 500 pés. Ou seja: quando o avião começa a fazer curvas para se aproximar do aeroporto, quase sempre o comando é feito pelo computador, não pela tripulação.
uol

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