PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Aeroporto de Viracopos merece nome de petista ou tucano?

Passageiros caminham na pista no aeroporto de Viracopos



Passageiros caminham no aeroporto de Viracopos: PT quer que ele se chame Luiz Gushiken, petista morto neste ano. PSDB deseja Mário Covas 

São Paulo – Um dos seis maiores aeroportos do Brasil pode terminar como vítima da disputa PT x PSDB. Ao vencedor, caberá definir quais palavras serão escritas seguinte ao nome “Aeroporto Internacional de Viracopos”, como é chamado hoje o terminal deCampinas, o segundo em movimentação de cargas do país e concedido à iniciativa privada em 2012. Os dois partidos, porém, vão ter que competir até com nome de papa.

Tudo porque, neste mês, o deputado Ricardo Berzoini, do PT de São Paulo, apresentou na Câmara dos Deputados projeto para que o aeroporto passe a ser acompanhado do nome “Luiz Gushiken”. O PSDB, há anos, quer ler o nome de “Mário Covas”, ex-governador do estado, após a denominação que vigora hoje.
Falecido no mês passado, Gushiken foi um dos fundadores do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tendo presidido ambos. Hoje, é mais lembrado como ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social no Governo Lula.
Foi nessa época que seu nome foi envolvido no mensalão por um dos réus que integrava o esquema. Em 2012, Gushiken teve o nome retirado da denúncia a pedido da própria acusação, o Ministério Público, por falta de provas.
“Sua chácara localizada em Indaiatuba, região metropolitana de Campinas, na qual morou nos últimos anos, fica bem próxima do Aeroporto de Viracopos. Atribuir ao Aeroporto Internacional de Viracopos o nome deste ilustre brasileiro é uma justa homenagem a Luiz Gushiken ao tempo em que destaca a importância deste equipamento de infraestrutura para a região de Campinas, São Paulo e Brasil”, diz o projeto de Berzoini.
PSDB chegou primeiro, mas não está sozinho
Até que se decida que nome afinal será dado ao aeroporto de Campinas, ele não deve dormir em paz. Isso porque pelo menos outros seis projetos com homenagens tramitam no Congresso.
Bem no meio da briga PT-PSDB, está o PMDB: “Orestes Quércia”, ex-governador de São Paulo e peemedebista histórico, é outra das opções.
Mas há soluções menos tupiniquins: um dos projetos fala em “Aeroporto Internacional de Viracopos - Papa João Paulo II”.
exame

Nenhum comentário: