PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Governo do RS define local para construção de novo aeroporto


O governo do Rio Grande do Sul confirmou nesta segunda-feira (23) o local onde deve ser construído o Aeroporto 20 de Setembro: em uma área de 1,7 mil hectares entre os municípios de Nova Santa Rita e Portão, a cerca de 35 quilômetros de Porto Alegre.

Governo do RS Aeroporto 20 de Setembro (Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini) 
Anúncio do local da novo aeroporto foi feito durante
reunião do grupo de trabalho do Executivo
(Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)


 O anúncio foi feito durante reunião no Palácio Piratini do grupo de trabalho criado pelo Executivo para tratar do projeto de construção do novo aeroporto. Com a definição do local do empreendimento, o governo poderá iniciar as próximas etapas do projeto, entre elas a modelagem financeira.
“É uma grande notícia, porque permite que nós continuemos as tratativas, especialmente com a União e a iniciativa privada, para encontrar maneiras de viabilizar o aeroporto”, comentou o secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, que também é Presidente do Grupo de Trabalho do Executivo pró-Aeroporto 20 de Setembro.

O impasse com a Aeronáutica – que alegava problemas de tráfego aéreo na região do V Comando Aéreo Regional (V Comar), na Base Aérea de Canoas – e junto ao Aeroporto Salgado Filho foi resolvido com a redefinição do traçado das pistas do novo aeroporto.

O projeto do Aeroporto 20 de Setembro prevê a construção de duas pistas, que permitam aterrissagens e decolagens simultâneas e um terminal de passageiros. O secretário destacou que a área do aeroporto – cerca de  cinco vezes maior do que o Salgado Filho – vai possibilitar a ampliação do número de pistas no futuro.

Em abril, durante visita ao estado, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, anunciou que o governo federal vai realizar estudos técnicos e financeiros para viabilizar a construção do aeroporto. As obras devem durar cerca de 10 anos.
G1

Nenhum comentário: