PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Controladores de voo participam de treinamento no DCTA em São José

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (Icea) que fica dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespecial (DCTA), em São José dos Campos (SP), prepara 880 controladores de voo para o trabalho durante as copas das Confederações e do Mundo, além da Jornada Mundial da Juventude. Os profissionais, divididos entre militares e funcionários da Infraero, trabalham nas 12 capitais que serão sedes de eventos esportivos e do encontro religioso que terá a presença do Papa Francisco.

De acordo com o Icea, durante os eventos, a demanda de voos no Brasil deve ser 30% maior do que o normal. O total investido em capacitação até o ano que vem é de R$ 22 milhões. O treinamento teve início em outubro do ano passado. Os controladores mais experientes passam por aperfeiçoamento, repassam procedimentos e treinam situações de risco e de emergência.

Cada um deles vai cumprir 120 horas de aula. "Muito importante o trabalho que nós desenvolvemos aqui no sentido de garantir que os controladores se mantenham operacionais, se mantenham atualizados e operem com segurança visando a fluidez e a regularidade do tráfego aéreo no Brasil", explicou o coronel Leandro de Andrade, diretor do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (Decea) do DCTA.
Os simuladores de última geração reproduzem as situações que os controladores de tráfego aéreo encontram nos aeroportos brasileiros. Em um deles, por exemplo, eles têm a visão exata em 180 graus da torre de controle do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Um dos treinamentos executados é do pouso de um avião com a turbina em chamas.
Controladores de defesa aérea também estão sendo treinados. Em eventos como a Copa da Confederações algumas áreas terão espaço aéreo controlado. "Aqui, nós temos a oportunidade de também treinar situações críticas com os controladores sem interferir na segurança do tráfego aéreo de uma maneira geral e mais barato, porque os exercícios são todos feitos simulados e com um grau de realidade muito próximo àquilo que acontece na verdade", reiterou o coronel.
G1

Nenhum comentário: