PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 21 de maio de 2013

Seguem negociações com a Azul/Trip






Nesta terça-feira (14/05), o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) participou da segunda reunião de mediação, na sede do Ministério do Trabalho (MTE) em Brasília, com os representantes da Azul/Trip.

Antes dessa mediação, aconteceram duas reuniões (06/05 e 08/05) entre a Empresa, dirigentes e os assessores jurídico e econômico do SNA. Nesses encontros a Empresa buscou demonstrar que tanto o ganho variável quanto o fixo dos tripulantes não sofreram redução nos valores, como descrito na tabela em anexo..

Na mediação a Azul também reconheceu o erro quanto a cesta básica e informou que irá corrigir a fórmula de cálculo já na próxima folha.
Comprometeu-se, também, a monitorar a remuneração dos tripulantes, pelos próximos três meses, e a realizar ajustes se for preciso. Nesse período a Empresa irá fornecer ao Sindicato os dados necessários para o acompanhamento econômico e jurídico das remunerações dos aeronautas.

Questões como o pagamento pela escala realizada, em vez da escala programada, com valores diferenciados e o acionamento para extensão de jornada na base foram pontos de forte divergência entre o Sindicato e a Empresa. O SNA questionará a ANAC quanto a legalidade da extensão da jornada.

Quanto ao transporte na base de Belo Horizonte, a empresa informou que o deslocamento para Confins deve ser resolvido em breve. Já na base do Rio não há previsão de transporte para os tripulantes entre os aeroportos do Galeão (GIG) e o Santos Dumont (SDU). A Empresa se comprometeu a avaliar o pedido.
Com relação ao índice de performance, a direção do Sindicato manifestou a preocupação com os riscos à segurança operacional gerados por uma competição entre os pilotos.

A alimentação para o tripulante extra em serviço deve ser retomada em breve. Já quanto a refeição quente não foi possível consenso, a empresa negou em definitivo e o Sindicato irá avaliar com os trabalhadores como proceder quanto a esta reivindicação. Quanto ao sobreaviso e a reserva a Azul/Trip se comprometeu a cumprir a legislação imediatamente.

Na avaliação dos dirigentes, as negociações devem avançar nas novas reuniões que acontecerão com a Azul/Trip, mas, ressaltam que nenhuma decisão será tomada pelo Sindicato sem que os tripulantes sejam ouvidos em assembleia. Que será convocada e divulgada pelos canais de comunicação do Sindicato.

Veja o resumo do relatório da primeira reunião técnica realizada com a empresa:

A reunião técnica com a AZUL/TRIP confirmou que:

1. Os Comandantes da AZUL tiveram ganho de 20% no variável e mantiveram o fixo;
2. Os Co-pilotos da AZUL tiveram um ganho de 5% no variável e mantiveram o fixo;
3. Os Comissários da AZUL tiveram ganho de 20,13% no fixo, e nas horas de voo conforme a tabela

Comparativo da remuneração de horas de voo de comissários da AZUL:
 
Anterior
Nova Remuneração
(a partir de abril/13)
 
Variação %
Hora Adicional Faixa 1 (Entre 54 e 70 horas)
11,74
20,10
71,21
Hora Adicional Faixa 2 (Acima de 70 horas)
20,09
24,13
20,11
Hora Noturna
20,09
20,10
-
Hora Especial (Domingo e Feriado)
20,09
20,10
-
Hora Noturna Especial
40,17
40,20
-
Hora Comissário Líder
6,69
8,04
20,17
4. Os Comandantes da TRIP tiveram ganho de 5,18% no fixo;
5. Os Copilotos da TRIP tiveram ganho de 6,9% no fixo;
6. Os Comissários da TRIP tiveram perda de R$ 29,50 no fixo: a empresa ficou de avaliar e, possivelmente corrigir
7. Quanto aos variáveis dos Tripulantes da Trip não houve nenhum critério de transformação de KM para Hora: a empresa apenas passou a remunerar o variável pelo critério da AZUL. A empresa irá monitorar nos próximos três meses a remuneração dos Tripulantes da TRIP para, se for o caso, realizar ajustes.
A nova modalidade de remuneração, aplicada pela Azul, deverá respeitar os direitos previstos na CCT e na legislação. O jurídico do Sindicato esta analisando a modificação e já alertou a Empresa.

* Os dados analisados foram fornecidos pela Companhia, e se houver divergência nos holerites/contra-cheques os trabalhadores devem procurar o Sindicato.

SNA

Nenhum comentário: