PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

domingo, 26 de maio de 2013

Novo sistema de aviônicos desenvolvido pela Helibras recebe certificação da ANAC



O novo sistema de aviônicos Glass Cockpit Garmin G500H recebeu a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ser utilizado nos helicópteros Esquilo produzidos em Itajubá (MG). O sistema, composto de equipamentos e um conjunto digital de módulos eletrônicos, teve todo o seu projeto elétrico e de instalação desenvolvido pelos engenheiros e equipe técnica da Helibras.
garmin-g500h-helicopter-gps
O dispositivo é responsável por integrar funções e mostrar, em suas duas telas de 6,5 polegadas, informações antes distribuídas em seis indicadores analógicos no painel de instrumentos e oferecer recursos modernos de posição geográfica, atitude de voo e curso da aeronave, além de informações em um mapa digital da área sobrevoada, com base em dados de navegação padrão e GPS apresentando a posição do helicóptero e suas coordenadas geográficas, além das referências no solo.
Já estão em produção quatro helicópteros com esse novo sistema e o primeiro a ser entregue com a tecnologia será um AS 350B3e executivo, além de um AS350 B3e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o primeiro do segmento governamental a utilizar o equipamento em missões policiais.
Glass cockpit Garmin G500H - Helibrás
A possibilidade de utilizar o novo Garmin, a partir do projeto elétrico e de instalação desenvolvido na Helibras, é mais uma evolução da engenharia brasileira que passa a oferecer um diferencial aos clientes locais. “A Helibras é a primeira filial do grupo a ter o Certificado Suplementar de Tipo (CST) deste equipamento que, sem dúvida, permite maior exposição mundial de nossos produtos e conhecimentos”, diz Walter Filho, diretor do Centro de Engenharia da empresa.
“O desenvolvimento de um novo painel digital que substituísse a configuração tradicional do painel analógico do Esquilo foi uma demanda identificada no mercado executivo, uma vez que os helicópteros de grande porte e modelos mais recentes já eram configurados com modernas inovações tecnológicas, em especial para o mercado militar, mas sem grandes implantações no segmento executivo” afirma François Arnaud, vice-presidente comercial e marketing da Helibras.
O equipamento conta também com a Tecnologia de Visão Sintética (Garmin SVT™), que permite a visualização tridimensional e colorida do terreno ao redor da aeronave com suas elevações e depressões, além dos obstáculos e as referências naturais e artificiais. Recursos extras podem ser configurados para cada aeronave, como o sensor de Traffic Advisory System – TAS, que mostra na tela a situação em tempo real do tráfego aéreo local.
Fonte: Helibras.

PILOTO POLICIAL

Nenhum comentário: