PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Haddad quer proibir aviões no Campo de Marte

Aviões da Força Aérea em uma das pistas do aeroporto Campo de Marte Foto: Willian Queiroz / Futura Press
Aviões da Força Aérea em uma das pistas do aeroporto Campo de Marte
Foto: Willian Queiroz / Futura Press

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), quer tirar os aviões do Campo de Marte, na zona norte da capital paulista, e transformá-lo apenas em heliporto. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, um pedido formal da Prefeitura chegou nesta semana ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica. A ideia do prefeito, é viabilizar a construção dos prédios do Arco do Futuro, projeto urbanístico que foi sua promessa de campanha. Hoje, o entorno do Campo de Marte não pode ter prédios altos, sob risco de interferir na segurança de pousos e decolagens de aviões. Segundo Haddad, isso "comprometeu o desenvolvimento da zona norte de São Paulo". 


"Essa área (do aeroporto) será cedida para um novo planejamento urbano. Não teremos mais aviação geral, apenas o heliporto do Campo de Marte. Já estamos negociando com a Presidência da República a retirada da chamada asa fixa do aeroporto", disse o prefeito há alguns dias, durante lançamento das audiências públicas do Plano Diretor. Como a movimentação apenas de helicópteros dispensa o espaço reservado para aproximação dos aviões (conhecido como "cone"), a ocupação da vizinhança passaria a ser mais flexível. "Não é um projeto apenas da cidade. Afeta toda a zona metropolitana. 

Nós abriríamos um espaço de desenvolvimento da zona norte, que ganharia muito em qualidade de vida." O Decea ainda não deu um parecer definitivo à Prefeitura, mas pilotos e usuários do Campo de Marte são contra a restrição. "Com a atual estrutura, é inviável. O Campo de Marte conecta São Paulo a mais de mil cidades brasileiras, enquanto a aviação comercial voa a 140 destinos. Sem ele, a cidade perde muito da sua capacidade de negócios", diz Rodrigo Duarte, presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe). 

TERRA

Nenhum comentário: