PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Angola tem condições de segurança aeronáutica


Luanda - O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, assegurou hoje, em Luanda, que Angola tem garantias internas de condições de segurança para o sector da aviação civil, razão por que muitas companhias internacionais querem aumentar a sua frequência de voos.
 
O governante fez esta afirmação quando respondia aos deputados da Assembleia Nacional sobre inquietações referentes à proposta de Alteração da Lei da Aviação Civil, tendo afirmado que a garantia deve-se a um grande trabalho para a reorganização dos aeroportos e na melhoria do sistema de segurança.
 
"Hoje registamos que grande parte das companhias internacionais não só voam para Angola, como pretendem aumentar as suas frequências, pois há garantias internas de condições de segurança", sublinhou, em resposta à inquietação da deputada Odete Joaquim, da CASA-CE.
 
Segundo o ministro, há ainda dificuldades a nível dos recursos humanos qualificados, como reflexo da realidade do país, mas esta lacuna tem estado a ser melhorada com um leque de formações realizadas na esfera internacional.
 
Lembrou que Angola tem uma comissão de segurança aérea composta por vários organismos do Estado, como a Polícia Nacional, Justiça, Transportes, Defesa e Segurança, que trabalham rigorosamente, 24 horas por dia, para que a segurança aeroportuária seja efectiva.
 
"A tolerância é zero em relação à segurança aérea. Não sofremos interferências externas e, como prova, mais de metade das operadoras económicas privadas que operavam no país foram interditas de voar, até cumprirem os requisitos exigidos internacionalmente”, disse.
 
Augusto da Silva Tomás disse que Angola tem feito um grande trabalho para alterar o quadro regulador em vigor no país, adequando-o às exigências internacionais.
 
Lembrou que o Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a Transportadora Aérea Angolana (TAAG) e o Instituto Nacional da Aviação Civil (INAVIC) estão sujeitos regularmente à auditoria de órgãos internacionais, como a IATA, ICAL e a União Europeia, o que garante a manutenção do sector aéreo.
 
"Caso os resultados fossem negativos, a TAAG continuaria na lista negra, o aeroporto de Luanda seria interdito aos voos internacionais e também os órgãos reguladores estariam na lista negra", concluiu.
 
A proposta de Alteração da Lei da Aviação Civil foi aprovada na generalidade, pelos deputados, na sua VII plenária ordinária, orientada pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
 
O documento será agora submetido à discussão e aprovação na especialidade.
 
ANGOLA PRESS

Nenhum comentário: