PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Afinal, quanto eu posso levar de bagagem para a Europa?



Eis um tema que vira e mexe e a dúvida aparece: quantas malas eu posso levar para a Europa? Qual o peso total que posso levar? E na mão, que tamanho, peso e quantidade posso levar? E se houver excesso, quanto eu pagarei?

Para início de conversa, aqui vai uma dica preciosa: leve o mínimo possível em uma mala média (você não imagina a quantidade de roupas e calçados que podem ser levados em 15kg), uma única mala, e de preferência com quatro rodinhas, com a soma de medidas não ultrapassando 158cm. E uma mochila ou bolsa de mão com no máximo 5kg e 115cm na soma das medidas. Isto vai facilitar a sua vida, e muito, tanto nos deslocamentos quanto na economia, pois desta forma você correrá menos riscos de ter que desembolsar uma grana para cobrir o excesso. E isto vale mais ainda se você for voar de low-cost dentro da Europa, que permitem pouquíssima bagagem e cobram enormes multas por malas pesadas. Lembre-se do ditado popular: malas cheias, bolsos vazios...

De acordo com regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), órgão que regula a aviação no Brasil, o que vale nas passagens emitidas no Brasil são as regras definidas para voos com partidas do Brasil, claro, mas com algumas variações dependendo do destino e da companhia áerea.

Franquia de bagagem

Para a Europa, cada passageiro na classe econômica poderá levar até 2 malas de 32kg ou 23kg cada uma, conforme definido por cada companhia aérea. A maioria das companhias estabelece limite de 32kg por peça nos voos partindo do Brasil, tais como TAM, TAP, Iberia, Air France, KLM, Condor, Alitalia e Lufthansa. Normalmente o peso das duas malas são somadas, então não se preocupe se uma tiver 40kg e outra 20kg, o que "normalmente" vale é a soma total de 64kg e a quantidade limite de 2 peças por pessoa. Mas se os atendentes questionarem isto, verifique o peso de cada mala, saia da fila e arrume novamente distribuindo melhor o peso entre suas malas.

Quando o assunto é mala de mão, a variação é maior, indo de 5kg até 12kg, com uma mala por pessoa e dentro de um tamanho delimitado de 115cm (somando altura, largura e profundidade), além de uma outra peça menor, que poderá ser uma bolsa, uma sacola, câmera, desde que caibam debaixo da poltrona. Se bem que aqui o controle é muito menor, mas convém não exagerar... Na Europa não existem negociação ou jeitinho, lá as regras são respeitadas e cumpridas.

Um detalhe importante: em todos os voos que estão definidos em uma mesma reserva ou passagem vale a regra da partida do Brasil, mesmo se houver voos internos na Europa, onde o limite normalmente é de uma peça de até 23kg por pessoa e 5kg de mala de mão. Se você voar de São Paulo para Paris pela Air France, por exemplo, poderá levar 2 malas de até 32kg. Se esta mesma passagem contempla um voo entre Paris e Roma, seja pela Air France ou outra companhia, ficam valendo a mesma quantidade e peso, e isto vale até o retorno para o Brasil. Esta é uma das grandes vantagens de já sair do Brasil com todos os voos em uma mesma reserva, além de, na maioria das vezes, o valor ser igual ou apenas um pouco superior se comprado individualmente, seja em companhias tradicionais ou de baixo custo. Nestas últimas devemos ficar muito atentos à diversas pegadinhas, incluindo o limite da bagagem e o fato de praticamente todas cobrarem para quem for despachar malas.

Caso você compre uma passagem aérea pela internet, independente da passagem intercontinental, fique atento. Você chegará e poderá voltar da Europa com o limite de 2 malas de até 32kg cada uma, mas terá que respeitar o limite de bagagem da companhia que fará seu voo "independente", que provavelmente será de 1 peça de no máximo 23kg, no caso das cias tradicionais, e variando de 10 até 20kg nas companhias de baixo custo, como easyJet, Vueling e Ryanair.

Calculando multas por excesso de bagagem

Em caso de excesso de peso ou quantidade superior ao número limite de peças, partindo do Brasil ou voltando, o que vale é o valor da multa vigente no Brasil, 120 dólares por peça. Aqui vale uma explicação: como o Brasil utiliza o sistema de unidades de peça e não de peso de mala para cálculo da multa, se você tiver uma mala a mais do que o permitido, haverá cobrança desta peça. Se você estiver levando peso superior ao limite em uma das malas, até o limite de 45kg, também pagará como uma peça adicional. Se ultrapassar o limite de 45kg, pagará 3 vezes o valor mais 1 vez o valor a cada 10kg extra.

Um exemplo prático: você trazendo de volta para o Brasil 3 malas, sendo as duas primeiras com 32kg cada e a terceira com 55kg. Você pagará uma multa de 600 dólares (120 dólares pela mala extra, 3 vezes o valor por exceder o limite de 45kg e mais 1 vez o valor por 10kg extra). Ficará mais em conta se você voltar com 2 malas extras, distribuindo os 55kg entre elas. Assim você pagará "somente" 240 dólares por duas peças extras, mas sem ultrapassar o peso de 32kg por mala. Se este cálculo ou raciocínio estiver errado, me corrijam, por favor!

E fique atento também à multa que poderá receber caso sua bagagem extrapolar o volume. Se ultrapassar o tamanho de 158cm até 203cm, também será cobrado o valor de 120 dólares, como se fosse uma peça a mais. Acima de 203cm a multa será 3 vezes o valor de uma peça normal. 

Companhias aéreas e franquias de bagagem

Confira agora as regras de bagagem de cada companhia, para voos partindo do Brasil para a Europa (clicando no nome você acessa o site com as informações atualizadas):

2 peças de 32kg
12kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
8kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
10kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
6kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
10kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
12kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
8kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
5kg de bagagem de mão

2 peças de 32kg
6kg de bagagem de mão

Lembrando que estas informações são relativas à classe econômica e podem ser alteradas a qualquer momento pelas companhias aéreas ou até pela ANAC, que recentemente esteve atualizando suas normas, para adequá-las às normas internacionais da aviação civil.

Então fique bem atento às regras descritas antes de fechar a compra das passagens e procure por mais informações na própria companhia aérea ou na agência ou site onde você comprou sua passagem. E verifique atentamente, após a compra, se as informações sobre quantidade e peso conferem. Vale também consultar os sites das companhias para bagagens especiais, instrumentos musicais, equipamentos esportivos, animais e também sobre o que pode ou não ser levado nas bagagens de mão e a despachar.

viajando bem e barato

Nenhum comentário: