PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 9 de abril de 2013

Thatcher dispensou show aéreo em funeral para evitar gasto público


Euforia e tristeza tomaram as ruas de Londres após o falecimento da "Dama de Ferro".
Euforia e tristeza tomaram as ruas de Londres após o falecimento da "Dama de Ferro".
REUTERS/Suzanne Plunkett

A Grã-Bretanha prepara o funeral de Margaret Thatcher, morta ontem aos 87 anos. Ainda em vida, Thatcher pediu que fossem dispensadas demonstrações aéreas para evitar gasto desnecessário de dinheiro público. O funeral da "Dama de Ferro", como ficou conhecida, foi marcado hoje para quarta-feira 17 de abril.

A primeira e única mulher a ter governado o Reino Unido terá um funeral cerimonial, ou seja, abaixo do funeral de Estado na nomenclatura do protocolo britânico. O funeral de Estado, mais pomposo, é reservado aos monarcas. A cerimônia fúnebre, definida por ela ainda em vida, será realizada na Catedral Saint-Paul com honras militares.
Na noite dessa segunda-feira, o caixão com o corpo de Thatcher deixou o hotel Ritz, em Londres, e foi levado para um local desconhecido. De acordo com o desejo da ex-premiê, seu corpo será cremado em cerimônia íntima familiar.
Personalidade controversa, mas de influência determinante na história do século 20, o desaparecimento de Thatcher provoca reações diversas em seu próprio país. A política conservadora foi responsável pela mais longa administração do Reino Unido, e suas reformas liberais criaram prejudicados e beneficiados pelas medidas de privatização, desregulamentação do mercado financeiro e corte de benefícios sociais. Thatcher dividiu o país, governou impondo uma visão sem nuances, preto e branco, dos problemas e soluções para o Reino Unido.
RFI

Nenhum comentário: