PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 26 de março de 2013

Piloto português do presidente deposto está "desaparecido"


A República Centro-Africana está a ferro e fogo. A comunidade portuguesa não escapou aos saques e até o cônsul foi assaltado. O presidente deposto fugiu para os Camarões e o seu piloto, português, está desaparecido.
 
foto DR
Piloto português do presidente deposto está "desaparecido"
Piloto português está desaparecido
 
Pedro Barroso, copiloto português do avião presidencial da República Centro-Africana, disse ao JN que o seu comandante está desaparecido e que a maioria da comunidade portuguesa residente em Bangui, a capital, "deve estar aterrorizada" com o clima de insegurança. Pedro Barroso, de 37 anos, deixou Bangui há cerca de um mês. "Já sei que a minha casa foi saqueada, assim como a do meu comandante, Vítor António".
Depois de falar com o filho do piloto do avião do presidente deposto da RCA, Pedro Barroso confirmou que Vítor António não voou com o presidente deposto para os Camarões. "Também não consigo contactar uma família que vive fora da capital", acrescentou.
Contudo, o copiloto não duvida de que "o Governo francês irá retirar todos os portugueses em segurança". A maioria são quadros de empresas e trabalha na área da Educação, com organizações não-governamentais.
Pedro Barroso refere que o clima de insegurança na RCA começou a sentir-se há cerca de um ano. "Havia já grupos organizados de rebeldes no Norte do país". Atualmente, "a mais de 50 quilómetros de distância de Bangui, só podemos andar com escolta policial", descreve, sabendo que, a qualquer momento, poderá ter de regressar à República Centro-Africana.
O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, garantiu, por sua vez, ao JN, que as autoridades estão focadas, sobretudo, nos portugueses que se encontram incontactáveis e que foram alvo de vandalismo. "Os franceses é que avaliarão se é necessário" executar o plano de contingência. "Até ao momento, não nos foi dada qualquer informação nesse sentido, bem pelo contrário", frisou José Cesário.
JORNAL DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário: