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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

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Caro leitor:

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Seguem aqui notícias sobre aviação atualizadas.
Até breve!
Grata!
Daniele Carreiro

Avianca Brasil deixa de voar ao Exterior este mês





A Avianca Brasil deixará de voar para Bogotá, na Colômbia, no final deste mês. “A partir do dia 27 de fevereiro, toda operação internacional será realizada pela Avianca Taca”, explica ao Portal PANROTAS o vice-presidente da Avianca Brasil, Tarcíso Gargioni.

A Avianca Brasil opera um voo diário entre São Paulo (GRU) e Bogotá – o voo 8504 na ida e o voo 8503 na volta. “Como o nome denota, a Avianca Brasil somente atuará em território brasileiro”, enfatiza Gargioni, que esteve ontem (quarta-feira, dia 8) no Workshop & Trade Show CVC.

NOVO VOO

Tarcísio Gargioni diz ainda que a Avianca Brasil terá um novo voo a partir do dia 19 de março. É o Congonhas – Santos Dumont – Brasília – Salvador (ida e volta), com o Airbus A319.

FONTE: Portal Panrotas.

Korean negocia parceria com Gol e prevê novos voos SP-Los Angeles

Olaf Kaehlert, gerente geral e John Jackson III, vice-presidente de Marketing & Vendas da Korean Air para as Américas


A Korean Air está em negociação para a assinatura de um code-share com a Gol Linhas Aéreas. A previsão, segundo John E. Jackson III, vice-presidente de Marketing & Vendas para as Américas, é que esse acordo seja fechado até o final de junho deste ano. "Já operamos em code-share com a Delta Airlines e ela sendo uma das acionistas da companhia aérea brasileira, vemos esse processo de forma naturall. É a oportunidade para avançarmos em todo o Brasil e atender mais passageiros de outras localidades, além de São Paulo", explicou Jackson, em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS nesta terça-feira (07/02) em São Paulo. De acordo com ele, apenas 20% dos passageiros da rota São Paulo-Los Angeles são provenientes de outras cidades brasileiras. "Queremos atender com mais eficiência clientes situados em destinos como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília", completou o VP.

MERCADOS E EVENTOS

Azul Linhas Aéreas bate nova marca: 15 milhões de Clientes transportados


Rute Carvalho, cliente número 15 milhões e David Neeleman, fundador e presidente do conselho da Azul.

A Azul Linhas Aéreas comemora hoje mais uma marca histórica: 15 milhões de Clientes transportados. A festa aconteceu no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, quando Ruth Carvalho, natural de Sorocaba, São Paulo, bateu a marca da companhia e ganhou um ano de passagens grátis com direito a acompanhante e o título de Cliente Milhão.

Parecia um dia comum para a Cliente, que foi surpreendida ao fazer seu check-in. Ruth Carvalho, de 33 anos, é pesquisadora e bióloga e fazia sua primeira viagem pela Azul para Fortaleza à trabalho.

“Não conhecia a festa e fiquei surpreendida com este título! De agora em diante, sou Azul de coração!”, afirmou a sorocabana que poderá conhecer o Brasil todo esse belo presente.

Para celebrar essa marca histórica, a companhia adesivou dois jatos Embraer 190/195 com o número símbolo da festa – 15 milhões – que poderá ser visto nos aeroportos brasileiros. A comemoração foi marcada pela presença de convidados, executivos da companhia e uma banda que animou a festa.

Para David Neeleman, fundador e presidente do Conselho, este foi um marco histórico da companhia: “Estamos orgulhosos em premiar mais uma Cliente, que está junto conosco contribuindo para o sucesso da Azul”, conclui.

Campinas foi escolhida para sediar a festa dos 15 milhões de Clientes por ser o Hub operacional da companhia. A Azul iniciou suas operações no País em 15/12/2008, quando operou seu primeiro voo a partir de Viracopos.

PANASHOP

Embraer prevê entrega de até 110 jatos comerciais em 2012

A Embraer SA, quarta maior fabricante mundial de aeronaves, estima aumentar o número de entregas de jatos comerciais e executivos e registrar até US$ 6,2 bilhões em receita neste ano com a manutenção do crescimento econômico global.

A companhia prevê entregar entre 105 e 110 jatos comerciais e entre 90 e 105 executivos em 2012, contra 105 aviões comerciais e 99 executivos no ano passado, segundo comunicado à Comissão de Valores Mobiliários. No documento com as projeções para 2012, a empresa com sede em São José dos Campos, São Paulo, estima receita entre US$ 5,8 bilhões e US$ 6,2 bilhões.

As previsões levam em conta uma crescimento mundial de 2,5 por cento. “Em 2012, a Embraer tem perspectiva de que a economia continue a crescer de forma moderada”, disse a companhia no comunicado de ontem. “Espera-se que em 2012 a demanda na aviação comercial permaneça nos mesmos patamares do ano anterior”, disse a Embraer, acrescentando que para a aviação executiva “o mercado ainda não apresenta sinais de recuperação”.

A Embraer tem planos para investir US$ 650 milhões neste ano, incluindo US$ 350 milhões no desenvolvimento de novos produtos. No ano passado, a companhia disse que não iria mais projetar um avião maior para competir com o 737MAX, da Boeing Co., e o A320neo, da Airbus SAS. No lugar do novo avião, a Embraer disse que investiria em melhorias para os jatos de sua família E-Jets, que serão reequipados com novos motores e asas a partir de 2018.

A fabricante brasileira disse que sua margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, ou Ebitda, deve ficar entre 11,5 por cento e 12,5 por cento neste ano, segundo o comunicado.

As ações da Embraer cairam 0,7 por cento ontem (9) na BM&FBovespa, para R$ 12,02. Desde o início do ano, as ações acumulam alta de 2,2 por cento, em comparação com um avanço de 15 por cento para o Ibovespa.

SOS NOTÍCIAS

Robot evita colisões entre aves e aviões

Robot evita colisões entre aves e aviões

Investigadores sul-coreanos do laboratório de energia atómica desenvolveram o primeiro robot semi-autónomo para evitar colisões entre aves e aviões. De que forma? Emitindo sons que podem atingir uma distância de 300km.

De acordo com os dados da Organização Internacional de Aviação, só nos últimos oito anos, morreram 400 pessoas devido a embates de aves em aviões e 420 aparelhos ficaram danificados. E cerca de 40 por cento dos acidentes de avião com pássaros acontecem à noite.

Números preocupantes e que podem ser reduzidos e evitados com a nova tecnologia produzida por um instituto de investigação de energia atómica e uma equipa de fabrico de armas. "Os robots foram originalmente encomendados pelas Forças Armadas para evitar colisões com pássaros em aeroportos militares", disse Yi Jongmin, chefe de relações públicas da KAERI -Instituto de Energia Atómica, na Coreia do Sul.

O robot, que parece uma versão Lego de um transformador, é montado com altifalantes que podem emitir uma série de sons de aves, incluindo gritos de falcões, até 100 decibéis. Sons que podem "viajar" até 300 quilómetros de distância.

O robot também dispara lasers e, além disso, capta os movimentos, concentrações e comportamentos das aves que depois os transmite para a base de controlo e monitorização da informação. O laboratório de robótica na KAERI liderou o projeto intitulado Airport Birdstrike Prevention System - sistema de prevenção de colisões de aves em aeroportos.
TVNET.SAPO

Voo da TAM é cancelado após pássaro atingir avião



O voo JJ 3027 da TAM, que partiria de Brasília com destino ao Rio de Janeiro às 15h30 desta quinta-feira (9/2) foi cancelado após a aeronave ser atinginda por um pássaro durante a decolagem.

A assessoria da TAM informou que os 124 passageiros presentes no avião, já estão sendo reacomodados nos próximos voos da companhia e de empresas congêneres. A TAM garantiu que até às 19h30 todos os passageiros já estarão realocados.

FONTE: PERNAMBUCO.COM

Scheila Carvalho diz ter feito sexo com o marido durante voo internacional


Casada há uma década com o cantor Tony Salles, Scheila Carvalho posou para o Paparazzo e respondeu questões calientes sobre sexo. Nesta quarta-feira (11), o site Ego trouxe alguns trechos picantes da conversa da ex-morena do Tchan com a reportagem.

“São 10 anos juntos, né? Tem que ter criatividade. E o homem tem (risos)! O segredo é sempre inovar. Eu curto produtos eróticos e ele ainda mais. Ele já me presenteou com coisinhas várias vezes. Uma vez ele me deu um buquê de rosas que, dentro dele, tinham vários tipos de brinquedinhos. Era um buquê ousado”, contou.

Scheila ainda revelou que já fez sexo com o amado durante uma viagem internacional. “Sabe aquele voo de madrugada, quando todo mundo está dormindo? Então... Fizemos no banheiro do avião”, confessou.

FONTE: vírgula

Voo que partiria da Alemanha com destino ao Rio é cancelado por falha



190 passageiros estão sendo embarcados em outros voos, segundo a TAM.
Em janeiro, outro voo da companhia retornou com problemas técnicos.

FONTE: G1 - São Paulo.


Um voo da TAM que partiria na quinta (9) do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, com destino ao Rio de Janeiro, foi cancelado devido a uma falha técnica.

saiba mais

Em um comunicado, a empresa informou que todos os 190 passageiros do voo, que decolaria às 17h15 (horário de Brasília), foram "acomodados em hotéis e estão sendo embarcados em voos da companhia partindo de de outros países da Europa e voos de empresas congêneres".

Por e-mail ao G1, um passageiro brasileiro reclamou da falta de informação após o cancelamento do voo. Segundo o empresário Carlos Eduardo Ferreira, "o comandante do avião ficou tentando decolar durante duas horas e voltou para o portão de embarque dizendo que problemas técnicos o impediam de decolar".

No último dia 24, um voo da TAM que decolou do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, teve de retornar em seguida também devido a problemas técnicos na aeronave.

Líbano Barroso deixa presidência da TAM Linhas aéreas

Executivo continuará como chefe financeiro da holding até assumir cargo na Latam, empresa resultante da fusão com a LAN

FONTE: IG São Paulo - 10/02/2012

Foto: AE Ampliar

Líbano Barroso, presidente da TAM

A TAM informou há pouco que seu conselho de administração aprovou mudanças em sua estrutura de comando que só estavam previstas para a data de concretização da fusão com a LAN Airlines.

Marco Antonio Bologna, presidente da holding TAM S.A., assumirá também a Presidência da TAM Linhas Aéreas. Líbano Barroso, que estava à frente das operações aéreas do grupo desde outubro de 2009, permanece como vice-presidente financeiro e de relações com investidores da TAM S.A. até assumir a função de Chief Financial Officer (CFO), diretor financeiro, da LATAM Airlines Group, a holding que surgirá da futura fusão das duas companhias.

“Líbano vai se dedicar ao desenvolvimento dos negócios da holding TAM S.A., o que inclui a preparação de nossa empresa para a futura integração com a LAN, assim que cumpridas todas as exigências legais para a finalização do processo de fusão”, declarou Bologna, em comunicado à imprensa. O executivo iniciou sua trajetória na TAM em 2001, tendo ocupado diversas posições no grupo, inclusive a Presidência da TAM Linhas Aéreas.

“Tive a honra de liderar a companhia por mais de dois anos, num período de grandes desafios e realizações”, afirmou Líbano Barroso. “Estou feliz e entusiasmado em continuar dando minha contribuição e poder, no futuro, ajudar a criar um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo.”

PF prende três homens e apreende avião carregado de agrotóxicos no RS



Avião com agrotóxicos (Foto: Polícia Federal/Divulgação)
Avião estava carregado com 200 litros de agrotóxicos (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

Três homens foram presos e um avião foi apreendido na noite de quinta-feira (9) em Alegrete, na região da Campanha do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Federal (PF), eles estavam aplicando agrotóxicos proibidos em uma plantação de arroz.

Foram detidos o proprietário da lavoura, o piloto do avião, que também é sócio da empresa de aviação agrícola, e um assistente de pista. Os três foram autuados por crime ambiental, pagaram fiança sque somadas chegaram a R$ 7,5 mil e foram liberados.

De acordo com a PF, o produto pulverizado estava misturado a um agrotóxico importado cuja aplicação por pulverização aérea é proibida no Brasil. A aeronave estava carregada com cerca de 200 litros de mistura no reservatório.

Na empresa de aviação agrícola, foram encontradas embalagens vazias e sem rótulos de outros agrotóxicos. Já na propriedade rural, a PF achou mais agrotóxicos contrabandeados e outros nacionais com prazo de validade vencido, além de um local para queima de embalagens vazias.

A área já pulverizada e a empresa serão objeto de autuação por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo a PF, a empresa também deve ser autuada pelo Ministério do Trabalho por não adotar equipamentos de proteção individual para a aplicação do produto.

Fonte: G1

Aviação: Avianca tem maior índice de solução de conflitos em aeroportos

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10 de fevereiro de 2012 • 12h48 Por: Viviam Klanfer Nunes

SÃO PAULO – Entre as companhias aéreas que operam nos principais aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro, a Avianca foi a que teve o maior percentual de solução de conflitos realizados por meio de acordo.

De acordo com dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), dos 704 atendimentos sobre conflitos na Avianca, 126 chegaram a acordo, ou seja, um percentual de 17,89%. O estudo leva em consideração quatro empresas aéreas que operam tanto em São Paulo, nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, quanto no Rio de Janeiro, nos aeroportos Santos Dumont e Galeão.

GOL, TAM e Webjet
Entre as empresas, depois da Avianca, o segundo melhor índice foi o da GOL, de 15,83%. Dos 3.580 atendimentos, 567 chegaram a um acordo. Na sequência, vêm a TAM, com índice de 11,20%, e a Webjet, com índice de 8,35%.

Na TAM, foram solucionadas 400 reclamações, de um total de 3.570 atendimentos. Já na Webjet, dos 3.088 atendimentos, 258 chegaram a um acordo. O levantamento considera o total de reclamações e atendimentos registrados ao longo de 2011 nos juizados especiais instalados nos aeroportos mencionados.

Segundo a CNJ, as informações foram obtidas por meio do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

Outras empresas
O levantamento também observou os números das demais empresas aéreas que não operam em todos os quatro aeroportos. A Azul, por exemplo, que só trabalha nos aeroportos do Rio de Janeiro, teve um índice de 28%. Ou seja, dos 620 atendimentos registrados, 174 chegaram a um acordo.

O índice da Pantanal foi de 13,46%, já que, dos 52 atendimentos, 7 foram resolvidos. A Passaredo teve um índice de 15,26% e a Trip, de 15,53%. Esta última não opera apenas em Congonhas e teve 412 atendimentos, sendo a maioria no aeroporto Santos Dumont (331). Do total, 64 foram resolvidos.

De acordo com o CNJ, os postos avançados dos juizados especiais em aeroportos foram instalados em julho de 2010, por meio do Provimento número 11 da Corregedoria Nacional de Justiça. A criação desses juizados tem como objetivo prevenir problemas e buscar a conciliação nos conflitos entre empresas aéreas, consumidores e prestadores de serviços.

FONTE: InfoMoney

Série: Especial Aeroportos – Aeroporto de Belo Horizonte/Pampulha


Foto Eleita para a Série: Enos Moura Filho (SBGR)

O Aeroporto de Belo Horizonte – Pampulha, é um importante elo da aviação nacional, voltado para os segmentos da aviação geral e regional, com vôos ligando a Capital às vários destinos no interior mineiro e de estados vizinhos, com operações dos jatos Embraer 145 da Passaredo e dos ATR 42 da TRIP.

Atualmente, destaca-se também como grande centro de manutenção de aeronaves executivas e comerciais de pequeno e médio porte, de asas fixas e rotativas (helicópteros).

No início de janeiro de 2012 o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, visitou o aeroporto para conhecer o planejamento das ações no terminal para o ano de 2012 e verificar o andamento da construção da nova torre de controle. Cerca de 30% das obras já foram concluídas. A previsão é de que a entrega seja feita no segundo semestre deste ano. O investimento da Infraero é de R$ 5,4 milhões.

Construído na década de 30, o Aeroporto de Belo Horizonte tem a pista de pousos com capacidade para até 34 operações pouso/decolagens por hora. Com o crescimento da cidade, se transformou em aeroporto central, inserido no contexto urbano de Belo Horizonte.

O Aeroporto de Belo Horizonte está instalado em uma área de dois milhões de metros quadrados, na região da Pampulha, distante oito quilômetros do centro da cidade.

Análise dos Dados – Belo Horizonte (Pampulha)

Estatísticas (Fonte Infraero, Análise de dados – Aviação Brasil)

De 2004 para 2005 Pampulha teve uma redução de quase 60% no volume de passageiros embarcados, visto a transferência dos voos das grandes empresas, com aeronaves maiores, para o Aeroporto de Confins. Em 2011 o número de passageiros embarcados foi de 793 mil, menos de 30% do volume de 2004.

Sítio Aeroportuário

Área: 1.827.584,00 m²
Pátio das Aeronaves
Área: 40.470 m²
Pista: 13 e 31
Dimensões(m): 2.540 x 45
Frequência de Comunicação: ATIS 127,850 mhz; Controle BH 119,100 mhz; 119,300 mhz ; 119,650 mhz; 120,200 mhz; 128,550 mhz; 129,100 mhz; 129,400 mhz; Torre 118,000 mhz; Tráfego 121,100 mhz; Solo 121,600 mhz
Terminal de Passageiros
Capacidade/Ano:
Área(m²): 4.500
Estacionamento
Capacidade: 226 vagas
Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições: 8 posições *as posições podem ser alteradas conforme o mix de aeronaves *

Praça Bagatelle 204
Aeroporto
Belo Horizonte – MG
CEP:31270-700
PABX:(31) 3490-2000
FAX:(31) 3490-2155
Distância do Centro: 9 km

Fonte: Infraero (editado por Aviação Brasil).

Airbus prevê demanda de 400 novas aeronaves na Espanha até 2030


A Airbus finalizou um estudo onde afirma que o controle de tráfego na Espanha vai quase dobrar até 2030. Empresas aéreas espanholas precisarão de 400 novas aeronaves comerciais nos próximos 20 anos. O valor total de mercado para a renovação e expansão “eco-eficiente” da frota de aeronaves comerciais está estimada em US$45 bilhões de dólares. O esforço para adquirir aeronaves adicionais vem da necessidade de substituir aeronaves menos eficientes por jatos mais eco-eficientes e dão crescimento da demanda de viagens nacionais e internacionais. A previsão da Airbus reforça a posição da Espanha no mercado mundial da aviação.

A frota de aeronaves comerciais regional com mais de 100 lugares terá crescido por volta de 81%, de aproximadamente 244 aeronaves em 2010 para um total de 441 aeronaves em 2030. A frota de hoje de 203 aeronaves será substituída por modelos mais eco-eficientes e 197 aeronaves, quase metade da demanda de novas aeronaves, será para o crescimento do mercado espanhol.

Mais de três quartos (317) das 400 novas aeronaves será para o segmento de aeronaves de um único corredor, tendo como referência a família Airbus A320 em termos de consumo de combustível eficiente, 58 serão de corredores duplos, comportando de 250 a 400 passageiros, um segmento que hoje inclui a família A330/340 e, em 2014, também incluirá a família A350XWB. 25 serão do segmento das aeronaves de grande porte (VLA).

A empresa Airbus tem uma longa história com a indústria aeronáutica da Espanha. Em termos empregatícios, no final de 2011, a Airbus Operations Spain e a Airbus Military somavam uma mão de obra de 7.500 funcionários. Em 2012, eles esperam contratar 400 novos colaboradores, parte de um total aproximado de mais de 4.000 para 2012, recentemente anunciado pela Airbus, aproximadamente 1.000 empresas espanholas são fornecedoras da Airbus direta ou indiretamente.

FONTE: Aviação Brasil.

Santos Dumont fechou para pousos por quase 3 horas, diz Infraero




Aeroporto fechou por causa de nevoeiro às 6h53, diz Infraero.
Doze voos foram desviados para o Galeão.


O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, ficou fechado para manobras de pousos por quase três horas, na manhã desta sexta-feira (10), por causa de um nevoeiro na cidade. As informações são da Infraero.

Segunda a empresa, os pousos e decolagens foram suspensos por volta de 6h53. Até este horário, o terminal operava apenas com o auxílio de instrumentos. Às 9h03, o terminal reabriu somente para decolagens, e às 9h40 os aviões voltaram a pousar.

Dos 52 pousos previstos entre as 6h e 11h no Santos Dumont, 15 foram cancelados e outros 29 atrasaram. Ainda segundo a Infraero, 12 voos foram desviados para o Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador.

Já entre os 61 decolagens, 17 foram canceladas e 48 atrasaram.

Alguns voos chegaram a apresentar atrasos de 2 horas, informou a Infraero.

Fonte: G1 - RJ.

Avião é atingido por caminhão em aeroporto de SP

Acidente aconteceu nesta sexta-feira (10) em Congonhas.
Passageiros tiveram que desembarcar e trocar de aeronave.

FONTE: Do G1 SP

Um avião da companhia aérea Gol foi atingido por um caminhão no início da tarde desta sexta-feira (10) no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Segundo a Infraero, a aeronave recebia os passageiros do voo, por volta das 13h15, quando um veículo de abastecimento de comidas a atingiu.

Os passageiros já haviam embarcado e tiveram que descer do avião. Eles foram encaminhados para outra aeronave e seguiram viagem para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Em nota, a Gol informa que o caminhão que se envolveu no acidente era de uma empresa terceirizada e que irá investigar as causas da colisão. Segundo a companhia, nenhum dos 150 passageiros que estavam na aeronave ficou ferido.

De acordo com a Infraero, o avião foi rebocado para o hangar da companhia para passar por inspeção. A estatal informa ainda que o funcionamento do aeroporto não foi afetado por conta do incidente.

Do outro lado do balcão: da aposentadoria à advocacia

Leis e Negócios - por Marina Diana

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O ministro José Luciano de Castilho Pereira, que se aposentou em 2006, abriu um escritório de advocacia em Brasília (Foto: TRT-23)

Ao deixar um cargo, é vedado ao juiz exercer advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento por aposentadoria ou exoneração. A proibição, chamada de quarentena, consta no artigo 95 da Emenda Constitucional 45.

Ainda assim, mesmo com a ‘geladeira’ e a aposentadoria garantida, muitos ministros voltam à advocacia. O prestígio é o principal motivo. É o caso dos sócios do Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados, em Brasília, que conta com a coordenação dos ministros aposentados Vantuil Abdala, José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes e José Luciano de Castilho Pereira, todos do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A credibilidade dos ministros fez com que o Banco Rural, por exemplo, contratasse a banca para tentar reverter a condenação milionária de R$ 73 milhões aplicada pela Justiça paulista numa discussão com a Rural Agroinvest (do grupo Banco Rural) a empresa do Grupo Canhedo, ex-dono da falida Vasp.

“É um engano achar que a contratação de um ministro aposentado favorece numa discussão”, comentou José Luciano de Castilho Pereira a Leis e Negócios. Para ele, um “juiz correto” julga de igual para igual.

“O Tarso Genro [governador do Rio Grande do Sul] uma vez disse pra mim, em Belo Horizonte (MG), que um ministro quando aposenta não deveria mais advogar. Ele alegou que, no caso dele, quando precisar de um advogado e tiver duas opções, sendo que um deles já foi ministro, ele optaria pelo que já foi ministro. Mas isso não é o entendimento correto. Isso porque um juiz sendo correto, se ele tiver que julgar um caso envolvendo um ministro, ele será mais exigente porque terá medo justamente de ser acusado de proteger aquele magistrado aposentado”, conta Castilho Pereira.

O ministro, que se aposentou do TST em 2006, se tornou consultor da Companhia Vale do Rio Doce antes mesmo de abrir o escritório em sociedade com os colegas de tribunal Vantuil Abdala e José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes. Aliás, Castilho Pereira mantém a consultoria à Vale até hoje.

“Sempre sou sincero com o pessoal da Vale. Recebo por resposta que dou a uma consulta. Se acho que eles estão fazendo algo errado, falo mesmo. Eles procuram uma pessoa como eu para serem orientados. Quando acho algo equivocado eu digo e explico o motivo. Eles acatam ou não, e eu recebo por consulta”, explica o ministro aposentado. “As maiores dúvidas são relacionadas à terceirização”, revela Castilho Pereira.

Tese do passado X defesa atual
A procura de empresas por advogados que já atuaram do outro lado do balcão pode ser uma solução viável na defesa empresarial com briga intelectual envolvendo o atual advogado, antigo magistrado.

“Quando pego um caso, sempre procuro saber se o que vou defender para aquele cliente é diferente de uma tese que eu levantei quando era ministro. É aquela coisa: se engolir o que você disse já é complicado, pior coisa que tem é engolir o que eu mesmo disse. Aí é mais difícil”, brinca Castilho Pereira, que admite ainda não ter vivido essa situação.

Para o ministro aposentado, a grande chave do sucesso para a relação trabalhista no País começa pelo setor empresarial. “Quando o empresário perceber que o empregado satisfeito produz mais, é a solução para melhorar as condições de trabalho”, teoriza acrescentando que nas relações de trabalho das empresas médias a “escravidão não acabou”. “Ainda acontece o ‘eu mando, você obedece’. Se contestar qualquer coisa, está despedido”.

Medo de juiz
Conhecido pela sua calma e tranquilidade, o ministro não admite a ideia de que existam juízes que evitam contato com as partes.

“Não entendo como um juiz não fala com advogado ou, pior, mantém distância dos casos, do contato pessoal. Eu sempre tentava ter esse contato. É importante, fundamental para a relação humana”, defende Castilho Pereira, que brincou: “Todos precisam de um bom advogado, mas, sobretudo, um bom anjo da guarda que o proteja”,