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sábado, 28 de janeiro de 2012

Brasileiros voam mais, mas para menos cidades



Os brasileiros voaram mais em 2011, mas para menos cidades. Em um ano em que a demanda por voos domésticos cresceu 15,72%, o número de destinos atendidos pelas companhias aéreas regulares caiu. Durante todo o ano, os passageiros brasileiros desembarcaram em 132 cidades, uma a menos do que em 2010, segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) feito a pedido da reportagem.

Apesar de a variação ser de apenas um destino entre um ano e outro, ela acentua um processo de concentração dos voos nas cidades maiores que vem ocorrendo há anos no Brasil. Em 2000, por exemplo, as empresas brasileiras voaram para 189 cidades, segundo dados do anuário do transporte aéreo da Anac.

O recorde do setor em número de destinos foi alcançado em 1957, quando as empresas atenderam 357 cidades, lembra o diretor de comunicação, marca e produto da Azul, Gianfranco Beting, que coleciona dados sobre o setor aéreo. Naquela época, o avião mais utilizado para voar no Brasil era o DC-3, capaz de pousar em pistas precárias. Só a Real Aerovias, uma empresa que foi comprada pela Varig nos anos 60, tinha mais de 100 aviões. "Com a substituição das aeronaves e regras mais rígidas de operação nos aeroportos, não dá mais para operar em todas as cidades que recebiam voos antigamente", explica Beting.

Sem investimento em infraestrutura aeroportuária, a redução do número de cidades atendidas por voos comerciais no Brasil foi inevitável. No interior, a maioria dos aeroportos é administrada pelas prefeituras e não atende os requisitos exigidos pela Anac para receber voos regulares. Eles precisam, por exemplo, ter equipamentos de raio X e equipe de bombeiros de plantão no local. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: G1.

Star Alliance inicia vendas pela internet do Conventions Plus

Foto: Enos Moura Filho

Esta é a primeira ferramenta de reserva online da aliança destinada a viagens para convenções e grandes eventos;

São Paulo, 24 de janeiro de 2012 – A Star Alliance, a maneira como o mundo se conecta, é a primeira aliança global de companhias aéreas a oferecer reservas e emissão de bilhetes online para participantes de convenções. A nova ferramenta permite que os organizadores desse tipo de evento direcionem seus clientes a um website dedicado a todas as viagens aéreas contratadas com o produto Star Alliance Conventions Plus.

Christopher Korenke, vice-presidente Comercial da Star Alliance, afirma: “A plataforma de reservas Star Alliance Conventions Plus é parte integrante de nossa estratégia para aumentar ainda mais o escopo de nosso canal de distribuição online. Temos orgulho de ser a primeira aliança de companhias aéreas a oferecer aos organizadores de convenções uma maneira simplificada e uniformizada de exibir opções disponíveis de viagens aéreas pela Internet, com a possibilidade de os participantes poderem reservar diretamente pelo website”.

A nova ferramenta de reservas online completa os canais tradicionais. Os organizadores podem usar a plataforma para informar aos participantes sobre opções de viagem oferecidas pelas companhias aéreas para a convenção selecionada. Os passageiros podem verificar, em tempo real, a disponibilidade e as tarifas para sua viagem, agendar os voos e comprar as passagens.

Os testes da plataforma online com alguns clientes começaram em outubro de 2011, como parte da participação da Star Alliance no IMEX, feira do setor de eventos realizada em Las Vegas (Estados Unidos). Roswitha Clement, gerente sênior de Convenções e Reuniões da Star Alliance, comenta: “Concluímos com sucesso as reservas e emissões de bilhetes para diversos eventos usando a nova ferramenta, e o retorno que recebemos dos clientes é realmente muito positivo. Ao disponibilizá-la para todos os pedidos de viagens do Conventions Plus, a Star Alliance aprimora ainda mais sua oferta de produtos para este segmento de mercado.”

Conventions Plus
O Star Alliance Conventions Plus oferece soluções simplificadas de viagem aos promotores de eventos há quase uma década. Mais recentemente, o produto foi além das convenções tradicionais para incluir a organização de viagem para grandes eventos culturais e esportivos, além de feiras setoriais. Com o Conventions Plus, os organizadores têm acesso a toda malha da aliança por meio de uma das companhias aéreas membro, recebendo também um programa de apoio que inclui passagens e assistência promocional. Em geral, os participantes têm direito a descontos de 10% a 20%, dependendo do tipo de tarifa, classe de viagem e companhia aérea utilizada. A viagem pode ser em classe Executiva ou Econômica e um acompanhante por participante também pode aproveitar os descontos.

Para mais informações obre o Conventions Plus, visite o site: http://www.staralliance.com/conventionsplus.

FONTE: Aviação Brasil.

EASA faz testes em 20 Airbus A380

Cerca de 20 aviões Airbus A380 estão a ser inspeccionados pela European Aviation Safety Agency depois de terem sido descobertas rachas de dois dos aviões durante uma inspecção de segurança de rotina.

A agência europeia está a inspeccionar os A380 de diversas companhias aéreas incluindo a Emirates, Singapore e Air France mas sublinha que não existe ameaça de segurança no imediato. A imprensa internacional cita uma diretiva da EASA que diz que “se a condição não for detectada e corrigida poderá potencialmente afetar a integridade estrutural do avião”.

A mesma informação diz que as fendas podem desenvolver ao fim de um tempo e que algumas das aeronaves já foram inspecionadas e que as restantes, que realizaram menos de 1.800 voos, têm de ser verificadas dentro das próximas seis semanas.

A Emirates disse que um dos seus A380 já foi verificado e que um segundo está atualmente a ser inspeccionado, sublinhando que a diretiva da EASA não traz nenhum impacto nas operações da companhia aérea,já que os aviões podem continuar a voar e não representam risco para a segurança de voo.

Fontes: www.prestur.com/ Aviação Brasil.

Easyjet tem duas vagas de emprego para Londres e Amsterdã

A Easyjet está oferecendo duas vagas para trabalhar na companhia aérea, em Londres, no Reino Unido, e em Amsterdã, na Holanda.

Através de nosso perfil no Linkedin, informamos quais são os pré-requisitos para as funções, antecipadamente. Veja o Link para o grupo neste post, de julho de 2011, clicando aqui.

  • FOH Compliance Trainer & Systems Coordinator (Londres)

Job Description

As a FOH Compliance Trainer & Systems coordinator you’ll be responsible for the FOH Management, working as part of the Policy and Standards team, taking individual responsibility for supporting system development and working with the IT department with any IT related implementation into the Ground Operations environment.

The FOH Compliance Trainer & Systems coordinator role is responsible for supporting the development of easyJet reservations and check-in systems.

The role also demands responsibility for defining, and building training materials as well as and delivering (Class room) training programmes inclusive of any IT system training to Ground Operations.

You will be responsible for producing business requirements / specifications for on going development of the easyJet Reservations / Check-In system, and other airport-related systems as required.

Also responsible for producing airport training material and documentation relevant to easyJet airport IT systems (e.g. eRes / new airport processes) and ensure periodic updates are made

You will be responsible for the delivery of training (New airports / handling agents / and any General FOH training as required) with specific attention but not limited to IT systems.

You’ll build strong relationships with the IT department and act as the interface between Ground Operations and IT.

  • Head of Developing Markets (Amsterdã)

Job Description

Our Head of Developing Markets is the face and voice of easyJet in our developing markets. This person optimises outbound yield and load factor, provides strong insight and innovative approaches to challenge national and intra -European competitor strategies, and builds easyJet’s reputation and influence in these markets to inform and respond to company strategy.

The person in this role would focus on markets in the Netherlands, Denmark, Belgium, Eastern Europe, Greece and Turkey—We’d prefer to hire someone already living in one of these markets.

This role will require you to spend around 80% of your time in markets progressing key revenue generating initiatives but you’ll also be required to travel to London/Luton.

In this role, you’ll develop and agree a proactive plan for our key markets and you’ll develop, review and optimise trading strategies against key competitors in country. You’ll champion route performance and you’ll help target specific ‘high value’ customers and ensure the business is maximising revenue – identifying business customer initiatives and relevant corporations and TMCs to support delivery of business targets.

Working with our Sales teams, you’ll drive the business passenger portfolio with travel management companies and corporate businesses. You’ll develop and own relationships internally with Operations, Commercial, Airports and Commercial Finance. Alongside the relevant Route Managers, you’ll drive outbound traffic to ensure route profit and performance and you’ll ensure we have the right relationships in the airports and we’re well-informed about competitor activities. You’ll also work closely with our marketing managers to drive plans to tactically promote the routes and stimulate awareness.

You’ll be credible with politicians and leading business bodies in the respective countries as you engage in local lobbying and PR activity.

Finally, you’ll interpret financial, operational, commercial or customer insights to ensure a trading issue is fully understood and that hard hitting actions are taken and constantly reviewed.

Fonte: Aviação Brasil.

Passaredo inicia operação em Cascavel – PR

Empresa confirma voo direto ligando Cascavel/Curitiba para dia 12 de março

A Passaredo Linhas Aéreas inicia suas operações na cidade de Cascavel, no Paraná, a partir de 12 de março.

Os novos voos, que serão operados por jatos Embraer ERJ 145, partirão de segunda a sábado de Cascavel com destino à capital paranaense às 06h12 com chegada às 07h12. Já de Curitiba para Cascavel a ligação acontece de domingo a sexta-feira com saída às 21h22 e chegada às 22h20.

Além de Curitiba, a nova rota também permitirá a ligação da cidade do interior do Paraná a mais 18 municípios, como: Alta Floresta, Araguaína, Belém, Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, Ji-Paraná, Juazeiro do Norte, Palmas, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rondonópolis, Salvador, São Paulo, Sinop, Uberlândia e Vitória da Conquista.

As passagens já estão a venda pelo site da Passaredo Linhas Aéreas ou com os agentes de viagem.

Fonte: Aviação Brasil.

Lufthansa Private Jet começa a operar jatos privados também na América

Foto: Enos Moura Filho

Em fevereiro, a Lufthansa passará a oferecer seu serviço de jatos privados também na América do Norte, estendendo o sucesso deste serviço
fora da Europa. A partir de 1º de fevereiro, os clientes terão a oportunidade de chegar ao destino com conforto e economia de tempo num
avião particular nos EUA, Canadá e Caribe. Numa cooperação exclusiva e ampliada com a NetJets Inc., líder mundial do mercado de serviços de
jatos particulares, o Lufthansa Private Jet pode ser reservado tanto como conexão para um voo de linha transatlântico quanto como voo direto
entre dois aeroportos norte-americanos. Todos os voos Lufthansa Private Jet serão operados pela NetJets Inc., disponibilizando mais de 3.000
aeroportos no Canadá, nos EUA (exceto Havaí), no México e na maioria dos países caribenhos.

A Lufthansa Private Jet vem conquistando os clientes que valorizam viagens personalizadas, conexões imediatas e voos diretos rápidos e
confortáveis também fora das grandes rotas de tráfego desde 2005. Atualmente, os voos Lufthansa Private Jet podem ser reservados na
Europa, na Federação Russa e na África do Norte.

Na América do Norte, os clientes Lufthansa Private Jet também serão beneficiados com ampla oferta de jatos de alta qualidade em vários
tamanhos e conceito de tarifas mais transparentes. Para os aviões em si, será adotado o sistema de preço fixo por rota e tamanho do avião já
estabelecido pela Lufthansa Private Jet, independentemente do número de passageiros. Além disso, o cliente pode acumular milhas Miles & More de todos os níveis de status em todos os trechos de uma reserva Private Jet. Em terra, passageiros Private Jet dispõem de serviços exclusivos como transferência VIP nas baldeações assim como acesso às Lufthansa Premium Lounges. O serviço de limusine do aeroporto para o destino do passageiro também pode ser reservado a pedido. Isso também vale para o serviço de bordo individual, oferecido nos voos em jatos de médio porte.

“A ampliação do serviço nos permite oferecer conexões confortáveis e rápidas para os voos intercontinentais First Class Lufthansa ou SWISS
nas duas pontas dos nossos voos de linha Lufthansa sobre o Atlântico”, diz Christian Tilmans, diretor de vendas globais a clientes privados,
online & turismo da Lufthansa Passage Airline. “O mercado de voos particulares nos EUA e no Canadá tem grande potencial. A combinação de
experiência de longos anos e expertise de Lufthansa e NetJets Inc. garantem vivência de voo altamente qualitativa e incomparável.”

Por meio da colaboração com NetJets, a Lufthansa dispõe da maior e mais moderna frota de jatos privados do mundo. A NetJets opera aviões de diversos tamanhos e diferentes autonomias na América do Norte. A categoria de menor porte inclui, por exemplo, o Hawker 400 XP, a de
médio porte o Hawker 800/900 e as de portes maiores o Gulfstream G450/G400/ GIV-SP assim como o G550/GV, com espaço para até 14
passageiros.

Para atender a todas as questões e reservas, a Lufthansa Private Jet disponibiliza uma equipe de serviços especializada e competente sete dias por semana, 24 horas por dia. Mais informações em www.lufthansa-private-jet.com

Fonte: Aviação Brasil.

Cinco grupos contestam edital de leilão de aeroportos



DE BRASÍLIA

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recebeu cinco pedidos de impugnação do edital de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF), marcado para 6 de fevereiro.

Os pedidos de impugnação são usados pelas empresas para pedir mudanças ou contestar a legalidade de itens do edital.

A agência, responsável pelo leilão, informou que não divulgará quem fez os pedidos, em seu conteúdo. Na terça-feira, a agência publicará uma resposta aos pedidos de impugnação.

Caso a Anac mude itens do edital, o leilão marcado para seis de fevereiro terá que ser adiado. Caso não mude, as empresas podem entrar com contestação judicial pedindo a suspensão da concorrência.

FONTE: Folha de São Paulo.

Companhia Spanair perde apoio financeiro e encerra operações

DA REUTERS, EM MADRI

A companhia aérea espanhola Spanair anunciou nesta sexta-feira o fim de seus voos depois de perder o apoio econômico do governo da Catalunha, região no nordeste da Espanha.

"A Spanair informa que a companhia tomou nesta tarde a decisão de encerrar as operações a partir desta noite. O último voo comercial pousará às 22h do dia 27 de janeiro de 2012", afirmou a empresa em comunicado à imprensa.

A companhia interrompeu a venda de passagens nesta tarde depois que a Generalitat da Catalunha (governo local), que tem participação no capital da Spanair, anunciou que deixaria de investir na empresa deficitária.

"Diante da falta de visibilidade financeira para os próximos meses, a empresa optou por encerrar a operação de seus voos como medida de prudência e segurança", informou a companhia aérea.

A Spanair teve em 2009 um dos piores acidentes na história do transporte aéreo da Espanha, quando um de seus aviões caiu em Madri, provocando 154 mortos.

A Generalitat justificou sua decisão de deixar de investir na companhia com o ajuste orçamentário pela crise econômica local e com a fracassada tentativa de encontrar um sócio para a empresa, depois que a Catar Airways abandonou as negociações para entrar no capital da Spanair.

"[A crise econômica e a saída da Catar Airways] impossibilitam novos aportes de capital da Generalitat e assim foi comunicado ao presidente da companhia", afirmou o governo da Catalunha em nota à imprensa.

Junto a investidores privados, a Generalitat controla por meio do veículo de investimento IEASA 84,6 por cento do capital da Spanair.

A companhia, focada em voos nacionais e europeus, buscava desde o ano passado um sócio para lançar voos intercontinentais.

FONTE: Folha de São Paulo.

Leilão de avião e sucatas da Vasp será no dia 6; veja fotos

FONTE: Folha de São Paulo.

Um avião e peças de aeronaves da Vasp serão leiloados no dia 6 de fevereiro, dentro do programa Espaço Livre, destinado a retirar toda a sucata que ocupa espaço nos aeroportos brasileiros.

O certame realizado às 14h, na Casa de Portugal (no bairro da Liberdade, região central de São Paulo).

De acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o leilão abrangerá um Boeing 737-200 e a sucata resultante de quatro aviões que foram desmontados em agosto de 2011.

Luiz Carlos Murauskas - 26.jan.12/Folhapress
Sucatas da Vasp; cada lote está avaliado em R$ 30 mil
Sucatas da Vasp; cada lote está avaliado em R$ 30 mil

Segundo o conselho, o avião está avaliado em R$ 100 mil e não pode voar. No entanto, a aeronave está inteira, com turbinas, painel completo e bancos de couro. Já os conjuntos de sucata estão avaliados em R$ 30 mil cada.

"A venda deste avião inteiro é fundamentada na preservação histórica de bens da Vasp, já que a aeronave está inteira, ao contrário das que foram desmontadas, que estavam completamente canibalizadas", diz em nota o juiz Marlos Melek, que presidente o programa no CNJ.

Ao longo de fevereiro o parque de peças da Vasp, no aeroporto de Congonhas, ficará aberto a empresas de manutenção de aeronaves que se cadastrarem na Vara de Falências de São Paulo.

Lá estão disponíveis para venda mais de 80 mil peças de Boeings e Airbus, que incluem arruelas de vedação, mesas de refeição, asa em turbinas. O material será vendido em lotes.

Os valores arrecadados devem ser usados para pagar os credores da Vasp. A companhia parou suas atividades em 2005 e teve a falência decretada em 2008, com uma dívida estimada em R$ 5 bilhões.


Luiz Carlos Murauskas - 26.jan.12/Folhapress
Sucatas da Vasp e um Boeing 737-200 que irão a leião
Sucatas da Vasp e um Boeing 737-200 que irão a leilão; veja mais fotos