PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Três aviões quase bateram em um aeroporto dos EUA



Três aviões comerciais com 192 passageiros a bordo estiveram a segundos de colidir no ar no aeroporto Ronald Reagan, perto de Washington, há dois dias, depois de uma confusão entre controladores aéreos.

Os controladores terão autorizado dois aviões a descolar na mesma direcção de um outro que estava prestes a aterrar nas pistas do aeroporto Reagan, em Arlington, no estado da Virgínia, bem perto de Washington.

Todos os aviões eram operados pela companhia US Airways  
Todos os aviões eram operados pela companhia US Airways (Larry Downing/Reuters)

O avião que estava prestes a aterrar e o primeiro dos aparelhos que descolaram estiveram a 12 segundos do impacto quando a torre de controlo se apercebeu do erro, conseguindo evitá-lo, noticiou o jornal Washington Post.

O controlador aéreo contactou imediatamente o avião que estava a chegar e instruiu-o a fazer um desvio abrupto para Sul, evitando dessa forma os outros dois aparelhos. O avião deu uma volta em redor do aeroporto e depois aterrou em segurança.

Todos os aviões, operados pela companhia US Airways, acabaram por chegar ao destino sem problemas.

A Administração Federal da Aviação norte-americana (FAA, Federal Aviation Administration) emitiu um comunicado nesta quarta-feira para informar que está a investigar o incidente e vai tomar medidas necessárias.

O aeroporto Reagan registou outros incidentes, como aquele que foi revelado no ano passado, em que o único controlador aéreo de serviço estava a dormir e não respondeu quando os controladores regionais de outros aeroportos quiseram saber se os aviões no ar tinham autorização para aterrar.

Notícia corrigida às 11h54: corrige o nome "Reagan" e a tradução da FAA

PUBLICO PT

Nenhum comentário: