PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Táxi do Santos Dumont: cobraram adicional de bagagem de você?



Ticket da cooperativa Aerosdumont, Rio de Janeiro

Voltei nesta segunda-feira de um fim de semana em São Paulo, na ponte-aérea Congonhas-Santos Dumont. Como sempre faço, viajei de mochila, para não precisar despachar bagagem. Uma mochila normal, de passeio, com não mais do que as minhas mudas de roupa e um laptop.
Aguardei por um táxi na fila da cooperativa Aerosdumont (daquele ponto no final do saguão, de táxis comuns). Éramos duas pessoas no carro, as duas de mochila. O motorista queria colocar no porta-malas. Dissemos que não precisava, e levamos no colo.
No fim da viagem, olhamos o valor no taxímetro, vimos a quanto correspondia na tabela (esses aumentos…), e, enquanto separávamos o dinheiro, o motorista nos cobrou dois reais a mais sobre o valor total. Estranhamos arrendondar tanto para cima, e questionamos. Ele disse que era pela bagagem.
Calma aí: não havia bagagem, mas duas mochilas que levamos dentro do veículo e que não deram trabalho a ninguém.
Nos recusamos e, alguma discussão depois, ele acabou desistindo. No ticket entregue pela cooperativa realmente existe uma observação quanto ao transporte de bagagens, indicando a cobrança de R$ 1,70 por volume. Eu e todos os taxistas de bom senso entendemos, porém, que isso se aplica apenas ao uso do porta-malas. (Uma regra bastante questionável por si só, penso eu.) Nunca havia sido cobrada por levar meus pertences dentro do carro, mesmo quando se tratava de uma carry-on ou de um mochilão três vezes maior.

Pesquise Preços de Passagens Aéreas

Encontrei um artigo no site da Prefeitura do Rio que esclarece que a cobrança se faz para bagagens maiores que 30 x 60cm (maior e menor lado), e apenas quando manuseadas pelo motorista. No Diário Oficial e nas tabelas dos táxis, porém, esse detalhe foi omitido.
Queremos saber: você já precisou pagar adicional de bagagem por malas transportadas dentro do táxi? O que pensa sobre essa cobrança? Já teve algum qüiproquó com taxistas de aeroporto?
Aos comentários!

VIAJE NA VIAGEM