PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 19 de junho de 2012

Encontrados erros em balanças de aeroportos de São Paulo


Foto: Enos Moura Filho
Uma operação surpresa realizada na quarta-feira (13/6) pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) nos aeroportos de Congonhas e Cumbica constatou erros nas balanças usadas no check-in  dos passageiros.
Em Cumbica, dos 200 instrumentos verificados, 30 estavam desregulados. Em Congonhas, das 37 balanças fiscalizadas, 14 estavam irregulares. Ou seja, 15% e 40%, respectivamente, desses instrumentos apresentaram problemas para menos ou para mais. “Mesmo aquelas balanças que registraram peso inferior ao que realmente tinha na mala representam um risco para o consumidor. Isso porque, os aviões decolam com peso acima do estimado”, chama a atenção José Tadeu Rodrigues Penteado, superintendente do Ipem-SP.
Os maiores erros encontrados foram 3,5 kg a mais e 7,5 kg a menos. As duas balanças são do aeroporto de Cumbica.
No dia da operação foram checadas 237 balanças nos dois aeroportos e 44 estavam irregulares. Dessas 44, 33 foram interditadas e foram lavrados autos de infração para 36. As oito restantes os fiscais do Ipem-SP não conseguiram nem mesmo acionar o funcionamento.
As multas aplicadas pelo Ipem-SP variam entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão, dobrando na reincidência. Os autuados têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa administrativa.

Fonte: Aviação Brasil.

Nenhum comentário: