PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 26 de março de 2012

Avião faz pouso forçado em Itu


Um avião teve pane no motor e o piloto foi obrigado a fazer pouso forçado numa fazenda no quilômetro 83 da rodovia Castelo Branco (SP-280), em Itu. Sérgio Beneditti, 57 anos, voava com a esposa Cláudia Beneditti, que também é piloto de avião. O acidente aconteceu às 18h deste sábado, quando ainda havia luz, e os dois não se feriram.

O casal decolou do aeroporto de Jundiaí para um voo de lazer. Ao sobrevoarem Itu, houve uma falha no motor do Cirrus SR-20 prefixo PP CIE. O avião monomotor é equipado com um sistema exclusivo de paraquedas que o sustenta em situações de emergência como a que ocorreu ontem em Itu.

Um foquete lançou o pacote do paraquedas de um compartimento na parte de cima da aeronave. Segundo Sérgio, o sistema é acionado manualmente e foi isso que ele fez. O paraquedas funcionou e o avião desceu sem problema num pasto. O trem de pouso amorteceu o impacto com o solo e o casal não sofreu sequer um arranhão.

De acordo com Sérgio, o avião estava a cerca de 700 metros de altura. Ele é piloto de demonstração do Cirrus SR-20 e está familiarizado com os controles e equipamentos do modelo. Bombeiros e policiais militares chegaram à fazenda em 30 minutos após o pouso forçado, mas o casal de pilotos não precisou ser socorrido.

Sérgio não sabe exatamente o que ocasionou a falha no motor do Cirrus. O avião permanece na fazenda até hoje de manhã para a inspeção de técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).

O sistema de emergência com paraquedas é uma das peculiaridades da marca do avião envolvido no incidente. Veja uma demonstração do recurso projetado para frear a queda da aeronave em caso de pane:

    CRUZEIRO DO SUL

Nenhum comentário: