PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Robot evita colisões entre aves e aviões

Robot evita colisões entre aves e aviões

Investigadores sul-coreanos do laboratório de energia atómica desenvolveram o primeiro robot semi-autónomo para evitar colisões entre aves e aviões. De que forma? Emitindo sons que podem atingir uma distância de 300km.

De acordo com os dados da Organização Internacional de Aviação, só nos últimos oito anos, morreram 400 pessoas devido a embates de aves em aviões e 420 aparelhos ficaram danificados. E cerca de 40 por cento dos acidentes de avião com pássaros acontecem à noite.

Números preocupantes e que podem ser reduzidos e evitados com a nova tecnologia produzida por um instituto de investigação de energia atómica e uma equipa de fabrico de armas. "Os robots foram originalmente encomendados pelas Forças Armadas para evitar colisões com pássaros em aeroportos militares", disse Yi Jongmin, chefe de relações públicas da KAERI -Instituto de Energia Atómica, na Coreia do Sul.

O robot, que parece uma versão Lego de um transformador, é montado com altifalantes que podem emitir uma série de sons de aves, incluindo gritos de falcões, até 100 decibéis. Sons que podem "viajar" até 300 quilómetros de distância.

O robot também dispara lasers e, além disso, capta os movimentos, concentrações e comportamentos das aves que depois os transmite para a base de controlo e monitorização da informação. O laboratório de robótica na KAERI liderou o projeto intitulado Airport Birdstrike Prevention System - sistema de prevenção de colisões de aves em aeroportos.
TVNET.SAPO

Nenhum comentário: