PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Boeing B-17 Liberty Belle cai perto de Chicago


B-17


O restaurado Boeing B-17 Flying Fortress "Liberty Belle" caiu e queimou em um milharal nos arredores de Chicago nesta segunda-feira, mas as sete pessoas a bordo conseguiram escapar sem ferimentos graves, segundo o jornal Chicago Tribune. O piloto fez um pouso de emergência depois de reportar um fogo no motor, informou o Tribune.

A restored World War II-era B-17 bomber burst into flames Monday after making an emergency landing in an Oswego field. There were seven people aboard at the time, authorities said, and one received minor injuries.

A restored World War II-era B-17 bomber burst into flames Monday after making an emergency landing in an Oswego field. There were seven people aboard at the time, authorities said, and one received minor injuries.

Read more: http://www.dailyherald.com/article/20110613/news/706139928/#ixzz1PBck3a5e

tribune/dailyherald

Mercado doméstico da Gol cresce 12,3% em maio


SÃO PAULO - A Gol Linhas Aéreas Inteligentes (GOLL4) informou nesta segunda-feira que o mercado doméstico apresentou crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido ao gerenciamento dinâmico de tarifas da companhia.

Segundo comunicado, isso permitiu o estímulo do tráfego aéreo doméstico durante um mês tipicamente de baixa sazonalidade, além da expansão da malha aérea nacional (Montes Claros), e reflexo do tráfego gerado pelos acordos comerciais assinados após o mesmo período do ano anterior com parceiras regionais, ampliando assim a capilaridade regional de sua malha.

Por outro lado, o yield médio de maio apresentou uma queda de aproximadamente 12,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, parcialmente compensado pelo crescimento de 4,4 pontos percentuais na taxa de ocupação média das aeronaves.

Em relação ao mês de abril de 2011, houve queda de 8,1% devido a ocorrência dos feriados nacionais de Tiradentes e a celebração de Páscoa naquele mês, cenário que provocou o estímulo do tráfego de passageiros voando a lazer dentro do território nacional.

No mercado internacional houve aumento de 16,7% em comparação ao mesmo período do ano passado, principalmente em função do motivo descrito acima, além de: abertura de novos destinos internacionais entre os períodos (Bridgetown/Barbados e Aeroparque/Buenos Aires); operações em parceria com agências de viagem para venda de blocos de assentos nas aeronaves, com o objetivo de aumentar a participação de passageiros que viajam a lazer, estimulando também maior demanda da nova classe média; assinatura de novos acordos de code-share (Qatar Airlines), representando um canal adicional de vendas para a GOL e alimentando sua malha de voos; e valorização do real perante a moeda norte-americana em 11,0%, situação que favorece a expansão do turismo internacional. Em relação ao mês anterior, houve queda de 5,8% devido ao motivo mencionado acima que afetou a demanda doméstica na comparação com o mês anterior.

jornal do brasil

Aviões se chocaram no ar antes de queda no Pantanal porque ocupantes queriam fotografia


Avião experimental caiu e incendiou em fazenda no Pantanal de MS após toque no ar

Uma colisão no ar causou o acidente aéreo que matou João Geraldo Rodrigues, de 65 anos, e o piloto Djany Machado de Oliveira, de 38 anos, neste sábado (11) em Mato Grosso do Sul, dizem testemunhas. Os dois estavam em uma aeronave experimental que caiu e pegou fogo em uma fazenda no Pantanal, entre os municípios de Coxim e Corumbá.

Segundo peões de fazendas da região que assistiram a queda, o suposto choque teria acontecido após os aviões terem se aproximado muito para ser feita uma fotografia dos ocupantes de um deles. Maior e mais robusto que a aeronave experimental, o Cessna conseguiu pousar mesmo com pequenos danos. O outro caiu a cerca de 3 quilômetros e pegou fogo. Os dois participavam de um encontro de monomotores em Coxim.

Segundo informações levantadas pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, as duas aeronaves voavam a aproximadamente dois mil metros de altura no momento da colisão. Teria acontecido apenas um toque do avião experimental na hélice do Cessna, mas foi o suficiente para o piloto perder o controle.

A aeronave caiu em uma área da Fazenda Santa Mônica, no município de Coxim, a 300 quilômetros de Corumbá e se incendiou imediatamente. Os dois ocupantes foram carbonizados.

Uma das vítimas, João Geraldo Rodrigues, é pecuarista e primo da mãe do deputado estadual Paulo Duarte (PT). Segundo familiares, ele tinha brevê há 43 anos e muita experiência como piloto. Rodrigues já tinha passado por seis acidentes aéreos. Já Dejani Machado de Oliveira, que pilotava no momento do acidente, é de Votuporanga (SP), e estava em treinamento para ser piloto agrícola.

Foi registrada uma ocorrência no 1º DP de Corumbá e os corpos foram encaminhadas para o Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal). Porém, como o acidente envolveu um avião regulamentado, a Força Aérea Brasileira assumiu as investigações sobre as causas da tragédia, que devem ser concluídas em até 30 dias.

midiamax

Agência Nacional de Aviação Civil cassa concessão da Rico Linhas Aéreas


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) cassou a concessão para exploração de serviço de transporte aéreo de passageiros e cargas da empresa Rico Linhas Aéreas S/A. A cassação atende a sentença judicial proferida em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, que pediu a cassação por falta de segurança na prestação do serviço.

Na ação, o MPF sustentou que a empresa não atendia aos requisitos legais para a prestação adequada do serviço. As condições precárias das aeronaves e dos serviços prestados pela empresa ficaram evidenciadas após a ocorrência de acidentes com vítimas fatais, além de constantes cancelamentos de voos.

No dia 30 de agosto de 2002, uma aeronave modelo “ Brasília” , de prefixo PT-WRQ, caiu ao tentar pousar no aeroporto de Rio Branco (AC), 23 pessoas morreram. Em 2004, um avião do mesmo modelo, de prefixo PT-WRO, com destino ao município de Tabatinga , distante 1.108 km de Manaus, caiu a aproximadamente 40 km de Manaus . No acidente, morreram 33 pessoas.

A decisão da 3ª Vara Federal no Amazonas ressalta que a empresa concessionária do serviço aéreo público deve realizar o transporte visando em primeiro lugar a segurança dos seus usuários. Com base na necessidade de proteção do direito à vida, a Justiça Federal condenou a União e a Anac a promover a extinção da concessão do serviço público da empresa Rico Linhas Aéreas S/A, nos termos do artigo 299 da Lei nº 7.565/86 (Código Brasileiro de Aeronáutica).

O presidente da Rico,que hoje opera apenas no segmento de táxi aéreo, Átila Yurtsever, disse nessa sexta-feira,(10), que a empresa só teve a concessão cassada por estar fora de operação desde o ano passado. Ele também rebateu as afirmações feitas pelo Ministério Público Federal, baseadas em relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) de que a Concessionária não prestava serviços visando em primeiro lugar, a segurança dos seus usuários. " A Rico é uma empresa auditada regularmente pela ANAC. Tem uma das melhores estruturas. Realiza manutenções de suas aeronaves, além de promover treinamento e reciclagem no Brasil e no exterior de mecânicos e pilotos", afirmou.

rondonotícias

Microavião não-tripulado voa como avião e pousa como pássaro


Kim Wright segura o seu micro-avião biologicamente inspirado, que move as asas para pousar sobre pequenas áreas.[Imagem: UCSD]Microavião não-tripulado voa como avião e pousa como pássaro

Veículos aéreos não tripulados

Talvez ainda não seja a hora para que os aviões voem como os pássaros, mas este não parece ser o caso dos pequenos veículos voadores não tripulados.

Engenheiros da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, estão fazendo justamente isso, imitando o movimento das asas dos pássaros para ajudar a melhorar a manobrabilidade dos veículos aéreos não tripulados - VANTS, ou UAVs (unmanned aerial vehicles).

Esses micro-aviões não tripulados são projetados para vigilância, observações científicas, monitoramento de tráfego, auxílio no combate a incêndios florestais e uma infinidade de outras aplicações.

Na maioria delas, a missão consiste sobretudo em observar do alto um alvo fixo em terra.

Mini-veículos aéreos não tripulados teriam sido valiosíssimos, por exemplo, no combate ao acidente nuclear de Fukushima, quando os técnicos simplesmente não sabiam a situação dentro dos prédios dos reatores depois das explosões de hidrogênio.

Asas fixas e asas móveis

Um veículo de asas móveis - como um helicóptero - parece ser a melhor escolha para sobrevoar um alvo fixo. Mas eles são menos eficientes para alcançar longas distâncias, sobretudo nas dimensões reduzidas previstas para os VANTs.

As aeronaves de asas fixas, por outro lado, como os aviões tradicionais, não são muito bons em observar um ponto fixo no solo, exigindo sensores caros e pesados.

É por isso que os pesquisadores estão se voltando para a imitação dos pássaros: uma asa móvel não-rotativa pode permanecer fixa durante o voo de longa distância e mover-se para que a aeronave fique planando quando necessário.

Mas há uma vantagem adicional: planar como os pássaros permite uma aproximação suave e o pouso em áreas mínimas, como no alto de um poste, sobre uma cerca ou no galho de uma árvore.

Avião que pousa como pássaro

Tom Bewley e Kim Wright começaram a estudar essa possibilidade analisando vários vídeos em câmera lenta do pouso de aves.

O resultado foi o projeto de um avião que tenta imitar como os pássaros ajustam a forma de suas asas na aproximação para o pouso e como eles batem as asas para isso.

O primeiro protótipo está longe de ter a graça de uma águia pousando no topo de uma árvore, ou mesmo de um beija-flor robô, mas mostrou que os pesquisadores estão no caminho certo.

Dificilmente eles alcançarão o controle aerodinâmico das aves, mas o protótipo demonstrou que pousos "mais comportados" são possíveis.

Inspiração biológica

A aeronave biologicamente inspirada tem uma área de asas e uma cauda que procura imitar os pássaros estudados, que incluíram gaviões, araras e corvos.

A fuselagem e a cauda foram construídas principalmente com madeira balsa e espumas, usando as técnicas padrão usadas por hobbistas para a construção de aeronaves.

As asas foram feitas com fibra de carbono, fibra de vidro, espuma de alta densidade e nylon.

inovação tecnológica

Avião movido a energia solar não consegue completar voo

O avião suíço Solar Impulse, impulsionado por energia solar, deu meia volta neste sábado (11) para retornar ao aeroporto de Bruxelas, devido a dificuldades durante o voo. O objetivo inicial da aeronave era chegar ao aeroporto de Le Bourget, perto de Paris.

Avião sem combustível decolou do aeroporto de Bruxelas neste sábado (11) (Foto: Yves Logghe/AP)
Avião sem combustível decolou do aeroporto de Bruxelas neste sábado (11) (Foto: Yves Logghe/AP)

O avião, que decolou da capital belga, teve de dar meia volta logo depois de entrar em território francês, segundo um porta-voz do Solar Impulse. "Não há nenhuma pista de aterrissagem intermediária, e como as baterias de energia estavam diminuindo, preferimos dar meia volta para não colocar a vida do piloto (André Borschberg) em perigo", explicou o porta-voz.

O avião tentará chegar a Le Bourget novamente na próxima semana, quando a meteorologia permitir, assegurou o porta-voz. O Solar Impulse é o convidado de honra do Salão Internacional da Aeronáutica e do Espaço de Le Bourget, que abrirá em 20 de junho.

g1

Pequeno avião invade espaço aéreo de casa de campo de Obama


Um pequeno avião invadiu neste sábado o espaço aéreo de Camp David, residência de campo do presidente dos Estados Unidos. Barack Obama estava na casa no momento do incidente.

Dois jatos F-15 interceptaram a pequena aeronave e a conduziram para pousar em um local próximo chamado de Hagerstown, também em Maryland, onde fica Camp David.

A pequena aeronave "Beechcraft Bonanza" tinha preenchido um plano de voo, mas não tinha contato pelo rádio. O avião chegou a entrar cerca de 18 quilômetros no espaço aéreo reservado da casa de campo presidencial.

"Por abundância de cautela, eles [os pilotos] decidiram intercepta-lo", disse Stacey Knott, porta-voz do Comando de Defesa do Espaço Aéreo americano.

O porta-voz da Administração Federal de Aviação americana, Jim Peters, descreveu o incidente apenas como um "desvio do piloto", mas não deu mais nenhum detalhe do que aconteceu como, por exemplo, por que o piloto não tinha contato pelo rádio.

A identidade do piloto também não foi divulgada.

Há décadas Camp David é a residência oficial para fins de semana e férias de presidentes americanos. A casa de campo fica à montanhas de Maryland.

Obama raramente frequenta Camp David, mas neste fim de semana ele tinha deixado Washington para descansar na residência.
gazeta web

Um telefone móvel sozinho pode derrubar um avião, diz estudo


Um estudo confidencial da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) vazado nesta sexta-feira revelou que somente um telefone móvel ou dispositivo eletrônico ligado durante um vôo pode desligar o sistema de um avião. Um BlackBerry ou iPad podem desvirtuar o piloto automático e acender luzes de alerta, revelam testes. As informações são do jornal inglês Daily Mail.

Os instrumentos que guiam os pilotos durante mau tempo podem também ser afetados por sinais elétricos de tablets, laptops ou smartphones com pontenciais situações catastróficas. O estudo ainda diz que nos últimos seis anos aconteceram 75 incidentes separados que envolveram dispositivos eletrônicos em aviões e causaram grande preocupação. Com isso, a IATA está apelando a cada vez mais para que os passageiros parem de ignorar os alertas para desligar aparelhos. Saiba mais

Uma reportagem da rede de televisão ABC News, dos Estados Unidos, revelou que pelo menos uma vez um celular provocou alerta de falhas no motor de um avião, e pelo menos 15 vezes o sistema dos aviões foram interrompidos nos últimos seis anos por conta de um aparelho eletrônico.

Dave Carson, conselheiro de segurança da Boeing, afirmou ao Daily Mail que celulares e outros dispositivos ligados em um vôo podem causar problemas grandes para os pilotos. “O sinal pode sair do ar e você perde todas as indicações e direções”, explicou Carson.

Questionado se um celular pode causar muitos grandes danos, ele resumiu: “Se ele estiver no lugar certo e na hora certa, sim”, resumiu.

Terra

Acidente entre dois aviões causa duas mortes no Mato Grosso do Sul

O acidente aéreo em que duas pessoas morreram nesta sexta-feira em Corumbá, aconteceu em meio a um encontro de pilotos na região, e envolveu duas aeronaves. Cerca de 50 aeronaves estavam na região para o encontro. Segundo as informações apuradas até agora, uma aeronave bateu na asa de um monomotor, que caiu, na Fazenda Santa Mônica, matando matando duas pessoas, entre elas o pecuarista João Geraldo Pereira Rodrigues, de 65 anos, que é piloto e bastante conhecido na região.

João Geraldo é primo da mãe do deputado Paulo Duarte (PT). O deputado informou que, por enquanto, as informações que chegam ainda são desencontradas. Segundo ele, não está claro, por exemplo, se era o pecuarista ou a outra pessoa morta quem pilotava o avião.Ela ainda não foi identificada.

Ainda conforme o deputado, o encontro de pilotos está em sua terceira edição. De acordo com o site Edição de Notícias, a outra aeronave conseguiu pousar e nela estavam Alberto Benez Rocha, dono das fazendas Brasil Novo, Lagoa dos Pássaros, Retiro Velho, Santa Helena e Xororó.

A Polícia Civil de Corumbá enviou uma equipe ao local, que é mais próximo de Coxim, mas pertence à jurisdição corumbaense.

O destacamento da Força Aérea em Corumbá informou que já estão sendo tomadas as providências relativas ao assunto, em Brasília.

só notícias