PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

British Airways (Inglaterra)

A British Airways transportou 24.088.000 passageiros em 2010, número 24,3% menor que em 2009, com 77% de aproveitamento. Do Brasil para a Inglaterra transportou 75.662 passageiros e da Inglaterra para o Brasil 75.660 passageiros, no total 151.322 no trecho, sendo que em 2009 transportou 159.813. No trecho Brasil – Argentina transportou ida e volta 50.352 passageiros. Apesar do significativo aumento no trecho para a Argentina, a diretoria da empresa optou por desmenbrar o voo, deslocando para Buenos Aires um Boeing 777 exclusivo. Carga aérea representa 8% do faturamento da companhia e em 2010 transportou 4.644 milhões de toneladas quilômetro de carga. A empresa faz parte da Oneworld e possui acordos com 14 empresas, entre elas a American Airlines, Iberia, Japan Airlines, Lan Airlines e Qantas. Possui 36.178 funcionários.

A British Airways opera diariamente na rota São Paulo – Londres, com um Boeing 747-400, para 299 passageiros, e também diariamente, com Boeing 777-200ER, para 272 passageiros, na rota Rio de Janeiro – Londres.

A British Airways foi formada pelo governo britâncio após a fusão das empresas BOAC e BEAC em 1 de Abril de 1972. Até meados de 1974 as duas empresas operaram de forma diferente, incluindo seus staff. O nome British Airways somente foi visto no início de 1974.

A BEA utilizava uma grande forta de aeronaves Tridents, BAC111-500s, Vanguards e Viscounts até a fusão, e os Comet 4B havia sido repassados para a BEA Airtours, ou British Airtours anos após. Alguns dos Vanguards foram convertidos em cargueiros.

A BOAC utilizava os Super VC10, Boeing 707, e Boeing 747 até a fusão. Alguns Boeing 707 foram repassados para a Airtours para substituir alguns Comet IV. Dois Viscount foram usados em serviços para a Escócia.

A BOAC tinha encomendado em 1970 o novo Boeing 747-100 e com a fusão, a nova empresa foi obrigada a assumir este compromisso. Gradativamente a frota passou a receber uma nova pintura. A frota de Boeing 707 da BOAC foi vendida. Algumas aeronaves foram usadas como cargueiras até o final dos anos 70. Até 1979 a empresa desativou os Viscount 800, que estavam operando em rotas domésticas.

A frota de Trident II foi utilizada até meados de 1980 e foram substituídos pelos Boeing 737 e 757. Estas aeronaves operaram ao lado de alguns Boeing 737-200 por algum tempo, quando foram substituídos.

A frota de BAC 1-11-200 da antiga BEA foi utilizada até meados de 1980, quando algumas aeronaves foram vendidas e passaram a operar na Cambrian Airways, que era uma subsidiária da BEA até 1974. As versõe BAC 1-11-510 operavam para Manchester e para o oeste da Alemanha. Esta aeronave possuía uma fuselagem alongada comparada a outra versão.

Após a fusão a primeira aeronave entregue a British Airways foi o Lockheed L-1011-200 Tristar, que foi encomendado pela BEA para rotas de médio alcance. Já o concorde, diferente do que muitos pensam, foi originalmente encomendado pela BOAC e não pela British Airways, após a fusão. A aeronave entrou em serviço em 1975 em serviços trans-atlântico de Londres para New York.

O tri-jato Tristar L1011-1 foi entregue em 1974 para repassado a empresa charter British Airtours, assim como os modelos da versão 200 em 1980. O jato Tristar série 500, de longo alcance, foi comprado pela BOAC e estaria operando em rotas de alta densidade de tráfego. Algumas dessas aeronaves foram vendidas da British Airways para a Royal Air Force em 1983 e transformados em aviões de reabastecimento, usados então na Guerra das Malvinas, contra a Argentina. Outro avião comprado pela BOAC foi o Boeing 747-200, que tinha como missão substituir a versão 100 do jumbo.

O Boeing 757 foi introduzido em 1983 e ainda estavam no processo de substituição dos Trident III. Em 3 de abril de 1983 a British voltou a operar no Brasil trazendo os Lockheed L1011 Tristar que partiam de Londres para São Paulo (Guarulhos) via Rio.

Em 1987 a British Airways comprou sua rival British Caledonian que operava no aeroporto de Gatwick. Nesta nova fusão as subsidiárias British Airtours e British Caledonian Charter foram uma nova empresa, a Caledonian Airways. A frota era composta de aeronaves Tristar 1, Boeing 757 e Douglas DC-10-30.

Em 1989 a British adquiriu os jatos Airbus A320. Desde 1974, a empresa britânica não comprava uma aeronave européia. Em 1990 a British Airways apresentou nova pintura, em uma aeronave Boeing 737-300 e em 1997 uma série de esquemas comemorativos e simbólicos foi utilizado no leme de suas aeronaves. Ainda em 1990 a empresa operava quatro vôos para o Brasil, saindo das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Na década de 90, mais precisamente em 1993, a British adquiriu o controle da empresa americana US Air, parte das ações da Qantas Australia, comprou a regional francesa TAT e formou uma regional alemã, a Deustche BA.

Ainda em 1993 a empresa se associou a pequenas empresas britânicas para distribuição de seus passageiros vindos e ou originados em lugares ainda não servidos. As empresas Brymon Airways, que utiliza Dash 8 e CRJ. As aeronaves BAe Jetstream 61 (ATP), ATR-72, e Embraer 145 também foram vistas nas cores da BA.

Fora da Grâ-Bretanha, as empresas Sun Air da Dinamarca, Air Liberte da França e Comair da África do Sul também servem de feeders. Interessantemente, a BA utiliza o Boeing 727 nas cores da British.

Os antigos Boeing 737-200 foram repassados a duas novas empresas regionais, de administração da British Airways, sendo elas a BA Manchester e BA Birmingham. Os BAC-1-11-500 também foram retirados de operação.

Em 1995 foi fundada a British Asia Airways, com base em Taiwan e utilizando Boeing 747-400. Em 1996 a British Airways iniciou os vôos com o Boeing 777-200ER. Em 1997 a empresa opera cinco vôos semanais entre Londres e Rio de Janeiro e São Paulo. Em maio de 1998 foi formada a GO, nova subsidiária, que pratica preços baixos em suas rotas. A empresa começou utilizando o Boeing 737-200 e competindo diretamente com as empresas Ryan Air e EasyJet.

Em 2001 substituiu o Boeing 747-400 pelo Boeing 777-200 na rota Londres – São Paulo – Rio de Janeiro. Como medida de segurança, a British Airways suspendeu os vôos com o supersônico Concorde, após o acidente com o avião da Air France em 25 de julho de 2000. Em janeiro de 2004 retomou os vôos para a Arábia Saudita. Em 2004 voltou a operar com o Boeing 747-400 na rota Rio – São Paulo – Londres, três vezes por semana, e Buenos Aires – São Paulo – Londres, quatro vezes por semana. Em 18 de outubro a British Airways recebeu seu primeiro Airbus A321, de um total de 7 encomendados.

A British Airways divulgou no final de setembro de 2007 a aquisição de 12 aviões Airbus A380 como parte do programa de modernização de longo prazo de sua frota. Essa foi a primeira vez que a British Airways escolheu aviões da Airbus para linhas longas e a decisão confirma a estratégia de produtos da Airbus. Ainda em 2007 encomendou 8 Boeing 787-8 e 16 Boeing 787-9 por US$ 4.4 bilhões de dólares. Em julho de 2008 anunciou uma fusão com a espanhola Iberia e um acordo de cooperação de negócios com a American Airlines.

Frota atual: 02 Airbus A318, 33 Airbus A319-130 + 3 encomendados , 40 Airbus A320-200, 11 Airbus A321-230 , 12 Airbus A380 encomendados , 19 Boeing 737-400 , 51 Boeing 747-400 , 21 Boeing 767-300ER , 03 Boeing 777-200 , 43 Boeing 777-200ER , 04 Boeing 777-300ER, 08 Boeing 787-8 encomendados , 16 Boeing 787-9 encomendados


AVIAÇÃO BRASIL.

Nenhum comentário: