PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sindicatos de aeronautas e aeroviários iniciam negociações salariais em outubro


Sindicatos de aeronautas e aeroviários iniciam negociações salariais em outubroOs sindicatos de aeronautas e aeroviários e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) entregaram a pauta de reivindicações das categorias ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), na sede da entidade, no Rio de Janeiro, no dia 15 de setembro. O objetivo dos trabalhadores é antecipar as negociações da campanha salarial deste ano, a fim de evitar contratempos no final de dezembro nos aeroportos.


Os sindicalistas explicam que, há décadas, a data-base de aeroviários e aeronautas é 1º de dezembro. Nos últimos anos, no entanto, “as empresas, em um flagrante e total desrespeito aos usuários e trabalhadores, apesar de receberem as reivindicações dentro do prazo estabelecido, insistem em estender as negociações pelo mês de dezembro, chegando a colocar em risco o planejamento das férias escolares e natalinas de todos os usuários do Transporte Aéreo”.

A iniciativa de antecipar a entrega da pauta se dá nesse sentido, “de uma atitude responsável dos trabalhadores de entregar a pauta com antecedência para que o sindicato patronal a encaminhe às empresas e as negociações fluam com o respeito e agilidade necessária”, ressaltam.


Nas negociações anteriores, a demora das empresas em apresentar sua contraproposta e chegar a um consenso com os trabalhadores levou a campanha até a véspera de Natal e Ano Novo, impedindo o seu encerramento antes do início da alta temporada. Os passageiros foram prejudicados com o clima de tensão, mas os sindicatos de trabalhadores também, porque foram usados pelas empresas como desculpa para os vários problemas enfrentados nos aeroportos. Os funcionários das companhias aéreas, que já sofrem com o aumento da demanda e a sobrecarga de trabalho, também.


A intenção dos sindicatos, entregando a pauta antecipadamente, é garantir a data-base e evitar qualquer iniciativa das empresas de atrasar a negociação, além de afastar o acirramento das negociações e a possibilidade de greve este ano. “Cabe agora às empresas apresentarem uma posição com propostas de aumento salarial justo para seus funcionários”, afirmam. A primeira reunião com o sindicato patronal acontece em 6 de outubro.


Além dos itens econômicos, que englobam salários, pisos, cesta básica, seguro de vida e diárias, entre outros, os trabalhadores aeronautas e aeroviários propõem ampliação de direitos sociais a fim de aumentar a licença maternidade e garantir benefícios iguais para parceiros de mesmo sexo.


Fentac/CUT

Nenhum comentário: