PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Modo Avião: Saiba como economizar bateria e usar seu celular durante um voo

No avião, mantenha o celular desligado ou em "modo avião" (Foto: Reprodução)No avião, mantenha o celular desligado ou em "modo avião" (Foto: Reprodução)

A finalidade primária do “Modo Avião” é, claro, permitir que você mantenha o seu smartphone ligado durante um voo. Para isso, o recurso corta toda a comunicação por ondas eletromagnéticas, como Wi-Fi, Bluetooth, e o próprio rádio GSM (ou CDMA), evitando que a emissão de sinal do seu aparelho interfira no funcionamento dos instrumentos de navegação da nave, o que pode provocar acidentes.

saiba mais: ativando o 'modo avião'
  • Habilitar o “Modo Avião” é simples, dependendo apenas de dois passos, tanto no Android quanto no iPhone. No Android, basta segurar por alguns segundos o botão “Power” e um menu será exibido. Nele estará a opção que você procura. Basta tocar o dedo e ela estará ativada. No iPhone, basta ir em "Configurações" e ativar o “Modo Avião”.

Logo após o embarque, quando os procedimentos de decolagem são iniciados, a regra determina o desligamento completo dos aparelhos, e ela deve ser obedecida. Seu smartphone ou qualquer outro equipamento eletrônico deverá permanecer desligado até que o aviso luminoso de atar os cintos se apague, tanto durante a decolagem quanto na aterrissagem.

Colocando o iPhone em "Modo Avião" (Foto: Reprodução)Colocando o iPhone em "Modo Avião" (Foto:
Reprodução)

Quando o aviso luminoso de atar os cintos se apagar, você poderá ligar o seu smartphone apenas em "Modo Avião". Para fazer isso, certifique-se de ativar o recurso antes mesmo de desligá-lo, durante os procedimentos de embarque no avião.

Assim, você poderá ler livros previamente baixados, se distrair com games, ouvir músicas, ver filmes, checar compromissos, e o que quer que você desejar fazer, contanto que não sejam utilizados os rádios do Wi-Fi, Bluetooth ou da própria rede de telefonia móvel. Manter todos esses rádios desligados para que não interfiram com os equipamentos da nave é, precisamente, a finalidade do “Modo Avião”.

Recentemente, companhias aéreas no Brasil e no mundo passaram a oferecer acesso à internet via Wi-Fi durante os voos. Nesses casos, é possível acessar a rede mesmo com o “Modo Avião” ativado, bastando que você ative o Wi-Fi, manualmente, com o recurso ativado.

Segurar o botão "Power" por alguns segundos no Android dá acesso à opção (Foto: Reprodução)Segurar o botão "Power" por alguns segundos no
Android dá acesso à opção (Foto: Reprodução)

Nesse caso, você estará apenas com o Wi-Fi em funcionamento, e todos os outros rádios continuarão desligados. Algumas aeronaves foram projetadas para operar nessas situações, e certamente a companhia avisará quando isso acontecer. Em voos que não oferecem essa possibilidade, você não deve alterar nenhum padrão do “Modo Avião”.

Outros usos do “Modo Avião”

Outro detalhe interessante sobre o “Modo Avião” é que, ao usá-lo por longo período, você perceberá que os rádios são os grandes vilões na drenagem de carga do seu smartphone. Colocando o aparelho numa situação em que todos eles estejam desligados, a carga da sua bateria pode ter a duração incrivelmente estendida.

Saber disso pode dar ao “Modo Avião” uma utilidade que vai muito além do uso dos aparelhos no interior de aeronaves. Suponhamos que você esteja numa viagem de carro e passe por um trajeto onde os sinais da rede são muito fracos e tendem a cair. Nessas situações, como a potência do receptor de rádio é aumentada para tentar captar algum sinal da rede, a drenagem de carga é muito maior. Ativar o “Modo Avião” durante essas partes do trajeto permite que você continue usando outras funções do seu smartphone sem que a carga da bateria seja intensamente consumida por recursos que não iriam mesmo funcionar a contento.

O caso acima é apenas um exemplo. Você pode usar o recurso quando estiver em algum local sem área de cobertura, como subsolos, evitando que o seu telefone fique consumindo energia tentando achar algum sinal; ou até mesmo durante uma palestra chata, onde você não vai mesmo ter a cara de pau de atender a uma chamada telefônica, mas sente grande necessidade de se distrair com outra coisa qualquer. O “Modo Avião” pode ser usado por horas e horas evitando o gasto desnecessário de carga da bateria.

techtudo