PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ex-funcionários da companhia aérea Pan Am se reúnem 20 anos depois


Ex-funcionários da Pan Am, que foi a companhia aérea mais importante dos Estados Unidos por seis décadas, se reunirão em Miami em data que coincide com os 20 anos do desaparecimento da empresa, cuja imagem desfruta de uma atenção sem precedentes na cultura pop retrô.

'Esperamos mais de 600 pessoas, entre ex-funcionários, familiares, amigos e amantes da aviação', afirmou nesta quinta-feira à Agência Efe Harry Frahm, coordenador da reunião.

O primeiro voo da Pan American World Airways foi em outubro de 1927 para transportar correio entre Key West (Flórida) e Havana.


Agora, 84 anos depois, antigos trabalhadores da companhia aérea que foi considerada a mais glamourosa do mundo em décadas, se reúnem do dia 20 a 23 de outubro em Miami, cidade onde foi criada e teve sua sede durante muitos anos.

'Fomos uma família muito especial que deixou um legado sem igual no mundo da aviação', lembrou Vito Cutrone, ex-piloto e atual presidente da Academia Internacional de Voo Pan Am, a única divisão que sobrevive da empresa que agora é ícone cultural do século XX.

'Costumavam nos tratar como se fôssemos embaixadores dos EUA, tal era o respeito que a companhia ganhou no mundo todo', afirmou Cutrone, na mesma linha em que opinam outros colegas, como Carmen Von Lippke: 'Todos queriam trabalhar ali, quando consegui o emprego minha família não conseguia acreditar'.

Em declarações à Efe, esta instrutora e ex-responsável pela segurança defendeu que prova do 'carinho e admiração por esta empresa é que 20 anos após seu fechamento ainda há milhares de pessoas pelo mundo que se interessam em saber sua história'.

Certamente, tudo relacionado à Pan Am está despertando um interesse renovado nos EUA, devido em grande parte à recente estreia de uma ambiciosa série de televisão do canal 'ABC'. Quase 11 milhões de pessoas viram o primeiro capítulo.

'No domingo reunimos 140 ex-empregados para ver a estreia e relembrar aqueles velhos tempos', destacou Carmen, acrescentando que as aeromoças, que apareceram vestidas com seus antigos uniformes, tinham conhecimentos de 'idiomas e enfermaria, além de boa presença e educação'.

Além disso, acabam de finalizar em Broadway 'Catch Me If You Can' ('Prenda-me se for Capaz'), musical inspirado em filme de mesmo nome e que narra a história real do trapaceiro Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio), que se fez passar por piloto da Pan Am.

Seja pelo que for, a imagem da companhia aérea ganhou destaque na cultura pop retrô, entregue à elegância dos anos 1950 e 1960 nos EUA, que está na moda graças em parte a séries como 'Mad Men' e 'The Hour', onde nunca falta homens fumando e bebendo sem pudor.

'Seria lindo recuperar algo daquela época, o respeito mútuo e a figura da mulher muito elegante e chique, que gostava de brilhar elegante, fina e feminina, cultivar a sutileza. As meninas da Pan Am eram um exemplo', frisou Carmen.

Os participantes da reunião de outubro visitarão as instalações da academia de voo, que possui uma loja de lembranças onde trabalham ex-funcionários da companhia aérea. A imagem da Pan Am ainda evoca com nostalgia o glamour de uma época na qual viajar em avião era um luxo ao alcance de poucos.

Além disso, será realizada uma festa no hangar onde eram alojados os míticos 'clippers' (nome dos aviões) da Pan Am, no início da aviação moderna, quando para voar as pessoas colocavam suas melhores roupas.

A Pan Am foi a primeira companhia aérea a circular o planeta, em 1942, e chegou a contar com uma cota de 75% do setor aéreo quando ele ainda estava dando os primeiros passos, conectando 160 países, mas declarou falência em 1991.
desástres aéreos

Nenhum comentário: