PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Como Tirar o Passaporte – Informações

Com o dólar cada vez mais desvalorizado, inúmeros brasileiros estão aproveitando o momento para viajar para o exterior. Mas antes de viajar os passageiros devem ficar atentos com alguns detalhes importantes, como o Passaporte.

O Passaporte é um documento emitido (no Brasil) pela Polícia Federal e que identifica a nacionalidade do cidadão. A apresentação do documento é obrigatório tanto na entrada como na saída de aeroportos e vias de acesso internacionais. Em alguns países, além do Passaporte, também é exigido o visto (que pode ser retirado nas embaixadas dos países). Para os países do Mercosul, Chile, Bolívia, Peru e Colômbia, o documento pode ser substituído pelo Documento de Identidade (deste que este seja emitido pela Secretaria de Segurança Pública, outros órgãos de emissão não serão aceitos).

Para ajudar a você leitor (a) a tirar todas as dúvidas sobre o assunto, preparamos este post aqui com o procedimento para a solicitação e retirada do passaporte.

Primeiramente você deverá reunir os seguintes documentos originais: Documento de Identidade (para maiores de 12 anos), Certidão de Nascimento (Crianças Menores de 12 anos), Título de Eleitor, Documento que comprove a quitação com o serviço militar (homens com idade entre 19 e 45 anos), Passaporte Anterior (Caso Tenha) e CPF (maiores de 18 anos, caso tenha menos de 18 deve-se levar o do responsável).

Após reunir todos os documentos, deve-se acessar o site da Polícia Federal e Solicitar a Emissão do Passaporte. Vale lembrar que somente após a inclusão de seus dados é que poderá ser emitido o Guia de Recolhimento da União.

Após solicitar a emissão do passaporte, chegou a hora de emitir e pagar o Guia de Recolhimento da União (GRU).

Após o pagamento do GRU, você deverá agendar o atendimento no posto do DPF escolhido. Feito isso, deve-se comparecer na data agendada e levar os documentos solicitados (aqueles que você reuniu no início do processo), o Comprovante de Pagamento do GRU e o Protocolo de Solicitação. Atualmente não é mais necessário levar foto, pois a mesma será tirada na hora do atendimento.

Depois de comparecer ao GRU, você deve acessar o site da Polícia Federal e consultar o andamento do seu pedido de passaporte.

Após o passaporte ficar pronto, basta retirá-lo no local e horário indicado. É importante salientar que o passaporte só será entregue para o titular, este deverá apresentar o documento de identidade e assinar o recibo.

Caso ainda tenha dúvidas sobre alguma etapa do processo, basta ligar para o telefone 194.

linha aérea

Nenhum comentário: