PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 26 de julho de 2011

OPOSIÇÃO BOLIVIANA PEDE A MORALES DADOS SOBRE AVIÃO PRESIDENCIAL


LA PAZ, 26 JUL (ANSA) - Os partidos de oposição da Bolívia pediram que o governo informe sobre o que sabe sobre a situação do avião oficial da Presidência, após o mandatário Evo Morales afirmar que teme que os Estados Unidos coloquem drogas na aeronave para prejudicar sua imagem.

O deputado Osney Martínez, da frente Plano Progresso para a Bolívia - Convergência Nacional (PPB-CN), anunciou que a coalizão "pediu um informe escrito" sobre o que está acontecendo com o avião, como o presidente está viajando e por quê ele não utiliza a aeronave oficial.

Segundo o parlamentar, o mandatário só fez essa afirmação porque "deve saber algo". "Parece que está se antecipando a algo que ele sabe que está para acontecer", insinuou.

Morales, que viaja hoje para Nova York para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou no domingo, em um ato público em Cochabamba, no centro do país, que teme um plano das autoridades norte-americanas para colocar drogas em seu avião, ligando-o com o narcotráfico para prejudicar sua imagem política.

Na ocasião, o chefe de Governo boliviano disse que há um ano não utiliza o avião oficial da Presidência para realizar viagens porque "dizem que o avião está detido com rastros de cocaína".

O chefe da bancada do Movimento ao Socialismo (MAS) no Legislativo, Edwin Tupa, deu apoio ao presidente e pediu a seus correligionários que estejam "precavidos" e evitem viajar "com muitas maletas para o exterior" por causa da possibilidade de colocarem drogas nelas.

"Pedi a meus colegas deputados que prevejam isso e não levem maletas assim por nada. Temos que levar o necessário porque o que querem em nível internacional é reduzir a imagem do presidente Evo Morales", declarou.

Em 1 de julho, o governo boliviano de Morales, ex-líder sindical dos plantadores de coca, renunciou à Convenção Única das Nações Unidas sobre Entorpecentes, de 1961, que considerava a folha da coca como produto ilegal e condenava seu uso -- que, na Bolívia, é uma tradição indígena para suportar o ar rarefeito das altas altitudes locais. Por causa do costume, o comércio da folha representa 2% do PIB boliviano. (ANSA)
ansalatina

Nenhum comentário: