PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Cinzas de vulcão cancelam vôos para o RS

Afonso Pena amanheceu fechado nesta sexta-feira


Os voos do período da manhã de Curitiba para Porto Alegre (RS) e para Bueno Aires foram cancelados por causa da nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue, na manhã desta sexta-feira. Além disso, o forte nevoeiro deixou o Aeroporto Afonso Pena para pousos e decolagens. De acordo com a Infraero, há cinzas no espaço aéreo de Curitiba, mas elas estão distante das rotas dos aviões.

A Força Aérea Brasil (FAB) informou na madrugada desta sexta-feira (10) que a nuvem do vulcão chileno Puyehue ocupa 70% do território do Rio Grande do Sul e deve entrar em Santa Catarina.

Segundo a FAB, o monitoramento da região vem sendo feito pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que acompanha a evolução da situação com as informações do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina.

Segundo a FAB, os dados do CGNA servirão para coordenar desvios de rotas para que as aeronaves não atravessem ou ingressem na camada de nuvens, que estaria até cerca de 7 km de altitude (teto). Não há restrições para o tráfego aéreo acima das nuvens vulcânicas.

“Apesar da previsão de ocorrência de camada de nuvens ao nível do solo, não foram registrados, até por volta de 2h, relatos de que isso tenha acontecido em aeroportos da região Sul”, diz o comunicado da FAB.

As projeções mostram que, mantidas as atuais condições meteorológicas, a nuvem poderá ingressar em Santa Catarina.

JORNALE

Nenhum comentário: