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sexta-feira, 17 de junho de 2011

747-8 vai ser o primeiro avião comercial a fazer um voo transatlântico com recurso a biocombustível.

Na mistura de biocombustível vão ser usados 15 por cento de camelina, planta utilizada para biodiesel. O restante combustível será o tradicional produto refinado Jet-A.

Em comunicado, a Boeing descreveu a camelina como uma planta cultivada em Montana, nos EUA e que o Jumbo não terá qualquer modificação no seu desempenho por estar a voar com um combustível diferente.

A gigante de aviação revelou que os pilotos da Boeing Keith Otsuka, Rick Braun, e também Sten Rossby da companhia aérea do Luxemburgo, Cargolux, vão pilotar o avião para Paris já na próxima segunda-feira.

A Boeing considera que esta é uma vantagem competitiva, apesar de 85 por cento ser combustível padrão, e apenas 15 por cento produto renovável.

Por enquanto, é apenas um voo experimental até porque ainda não foram contabilizados os custos desta operação nem o impacto a nível de dióxido de carbono quando comparados com outros aparelhos alimentados com combustível tradicional. O voo acontece no âmbito da Feira de Aeronáutica de Paris, um evento anual para os grandes da indústria deste sector mostrarem os seus projectos.
tvnet

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