PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 22 de março de 2011

Três submarinos-robôs vão buscar destroços de avião da Air France

Reprodução TV Globo

Foto: Reprodução TV Globo

Uma nova fase de buscas pelos destroços e pelas caixas-pretas do avião da Air France que desapareceu no oceano Atlântico em junho de 2009 com 228 pessoas a bordo será iniciada. De acordo com o Escritório de Investigação e Análises da França, desta vez será vasculhada uma região de dez mil quilômetros quadrados.


Nesta que será a quarta etapa de buscas, três submarinos-robôs de última geração serão utilizados. Eles são programados para detectar qualquer material que possa fazer parte da fuselagem do airbus A-330 da Air France. E a equipe responsável pelas buscas pertence a uma instituição americana que trabalhou na descoberta de destroços do Titanic.



A região submarina onde a missão será realizada possui montanhas de até 500 metros de altura e a uma profundidade entre três e quatro mil metros. O oceanógrafo americano Dave Gallo, responsável pelas pesquisas, acredita no êxito dessa missão por conta da qualidade dos equipamentos e da equipe, que apresenta grande experiência em explorações no fundo do mar.



De acordo com o diretor do Escritório de Investigação e Análises da França, Jean Paul Troadec, o principal objetivo dessa missão consiste em localizar os destroços e as caixas-pretas do avião. Para retirá-los do fundo do mar, seria necessária uma quinta fase de buscas.

Integrantes da Associação dos Parentes das Vítimas do Voo 447 foram conhecer o navio, que deve deixar o Porto de Suape nesta terça-feira (22), e falaram das expectativas que têm a partir de agora.

“Nessa fase, ao contrário das três fases anteriores, e motivado pelo avanço tecnológico nas pesquisas e um golpe de sorte, a gente consiga ter sucesso”, diz o irmão de uma das vítimas, Marten Van Sluys.
pe360

Nenhum comentário: