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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Já à venda a fantasia de Halloween moderna: "O Comissário zangado"'

loja de fantasias desenvolve traje do ex -comissário de bordo da jetblue, Steven Slater.



O figurino - camisa, gravata, curativo (para o ferimento na cabeça que teria sido causado por um passageiro mal-humorado), garrafas não inclusas - é vendido por 39,99 dólares em lojas de Ricky e online acesse: com ricky'shalloween





O traje é anunciado como o oufit perfeito para fazer uma saída antecipada, e memorável, de uma festa de Halloween.



Não se esqueça de pegar algumas cervejas na saída !!!




Aprenda a escolher o melhor assento nas suas próximas viagens de avião


  1. Poltrona Certa

Poltrona 1A ou 3C? 10B ou 8F? 18E ou 30B? Independente da classe de serviço, a escolha da poltrona pode fazer uma grande diferença no conforto da viagem de avião.

Para acertar na escolha do assento, o primeiro passo é descobrir qual o modelo da aeronave na qual você vai viajar. Essa informação pode ser obtida no momento da compra da passagem com a agente de viagens.

Depois, visualize o mapa de assentos do vôo que, em geral, pode ser encontrado no site da companhia aérea ou no site seatguru.com. Daí então, aplique essas dicas valiosas:

Corredor - Assentos vizinhos ao corredor são melhores para quem não dorme durante a viagem, pois oferecem mais mobilidade. No entanto, você corre o risco de levar esbarrões de quem passa ao lado.

Janela - Assentos na janela oferecem mais uma opção de apoio para quem viaja de classe econômica. Prepare-se, no entanto, para ter que saltar sobre o passageiro ao lado quando precisar ir ao toalete.

Bulk Head - A primeira fila de poltronas de cada cabine da classe econômica pode ser menos claustrofóbica, mas seus assentos são mais estreitos. Isso porque as bandejas ficam embutidas nos apoios de braço que, por sua vez, são mais largos, ocupam mais espaço e não podem ser levantados. Além disso, os monitores de vídeo nessa fileira são embutidos na divisória das cabines e não oferecem bons ângulos de visão.

Na passagem - Nas aeronaves tipo wide-body, com dois corredores, evite a primeira fila do segmento de poltronas do meio. Os outros passageiros menos educados costumam usar esse espaço à frente para circular de um corredor para o outro.

Banheiros - Evite as fileiras de poltronas vizinhas aos toaletes e às cozinhas por causa do cheiro, do barulho e da circulação constante de pessoas.

Emergência - Evite a fila logo à frente da saída de emergência, pois o encosto dos assentos tem menor ângulo de reclinação. O mesmo acontece com a última fileira de cada cabine, exceto na primeira classe e na executiva.

Ruídos - Os assentos acima dos motores ou logo atrás deles são os mais barulhentos.

Turbulência - A trazeira do avião é a parte que mais balança e o segmento sobre as asas é a mais estável.

mapamundi

Air France quer reduzir a força da Emirates dentro da Europa



O Air France-KLM Group está se aliando a grandes empresas aéreas da Europa para pressionar a União Europeia a conter a atuação da Emirates e de outras companhias do Golfo Pérsico no continente. As companhias aéreas argumentam que o status da região como centro de viagens aéreas está sob ameaça.

No dia 15 de outubro acontecerá uma reunião entre as companhias que são membros da Associação de Empresas Aéreas Europeias. A principal pauta do encontro será a proposição de estratégias para mudar o acordo comercial transatlântico, que ratifica critérios para a garantia de exportações. Hoje, as companhias do Golfo Pérsico têm muito mais crédito à disposição. Também há uma disparidade quanto aos impostos cobrados.

“Quando você é apoiado dessa forma, pode oferecer o produto final a preços baixíssimos”, afirmou o executivo-chefe da Air France, Pierre-Henri Gourgeon. “O que estamos falando para as autoridades é que precisamos de uma estratégia que nos dê chance de resistir”
aeromagazine

Anac "acelera" julgamento de autos de infração a pedido do MPF


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acelerou o processo de análise de 30 mil procedimentos administrativos em todo o país que se acumulam sem qualquer apreciação desde 2007, atendendo a recomendação do Ministério Público Federal em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Segundo o MPF, o órgão criou grupos extraordinários para analisar os autos de infração emitidos em 2007 e 2008, relativos a irregularidades praticadas pelas companhias aéreas, especialmente na época do "apagão aéreo".

A análise dos procedimentos foi descentralizada para as superintendências responsáveis e os grupos atuarão em Brasília e Rio de Janeiro. Um grupo baseado em São Paulo vai analisar as reclamações dos usuários de transporte aéreo.

Também será feita a reunião de processos conexos, para que sejam decididos conjuntamente. O Código de Processo Civil estabelece que duas ou mais ações devem ter processamento e julgamento conjunto quando o objeto ou a causa forem os mesmos. O MPF havia recomendado o agrupamento de procedimentos similares, relativos a autuações distintas.

As medidas recomendadas pelo MPF visam assegurar maior efetividade à atuação da Anac como agente fiscalizador do setor e reduzir o sentimento de impunidade em relação às companhias áreas, resultado da atual demora da agência em aplicar sanções às empresas infratoras, segundo o MPF.

estadão

Leitores do Melhores Destinos reclamam e a TAM responde


Na semana passada, fizemos um post aqui no Melhores Destinos relatando que muitos leitores estavam tendo problemas com o TAM Fidelidade. Em menos de 24h esse post recebeu mais de 100 reclamações e menos de 48h após a publicação do post, o TAM Fidelidade enviou um e-mail para seus clientes com um texto que “parece” ser uma respostas às reclamações dos leitores do Melhores Destinos.

Não sabemos se esse e-mail da TAM foi motivado pelo post do Melhores Destinos, mas tudo leva a crer que sim. Afinal, esse problema ocorre há meses e a empresa nunca havia mandado nenhum e-mail sobre o assunto.

É muito bom ver que a TAM, soube receber as críticas e tomar providências imediatas. Esperamos que de fato a TAM solucione esses problemas do TAM Fidelidade/Multiplus, principalmente o desaparecimento de pontos.

Abaixo, você confere o e-mail:

melhores destinos

III Seminário de Gestão e Segurança no Transporte Áereo



Dias: 20 e 21 de novembro de 2010
Em Florianópolis - SC, no Hotel Majestic

Informações: www.aerotd.com.br/seminario
ou através do telefone 48 3223 5191



Business Jet Embraer Legacy 650


O Legacy 650 proporciona um maior alcance para até 14 passageiros, com um excelente nível de conforto.




Seu alcance de 3.900 milhas náuticas (7,223 km) com quatro passageiros ou 3.800 milhas náuticas (7,038 km) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR, significa que o avião pode voar sem escalas de Londres a Nova York, Dubai a Londres ou Brasil; Miami para São Paulo (Brasil); Cingapura para Sydney (Austrália), ou Mumbai para a Europa Central.

O Legacy 650 apresenta recursos avançados de navegação e aviônicos Primus suite Elite, que inclui uma interface de usuário gráfica atualizada, permitindo decisões mais inteligentes e mais rápidas, reduzindo a carga de trabalho do piloto.

AeroMexico operou seu "vôo verde"


Em 12 de outubro a AeroMexico operou o seu primeiro "voo verde".

A rota escolhida foi da Cidade do México / San Jose Costa Rica/ Cidade do México.

O objetivo foi promover as iniciativas e ações sustentáveis para reduzir a taxa de emissões de CO2 e poluentes materiais para ajudar o meio ambiente,utilizou-se um Boeing 737-700 da Aeromexico, com objetivo de economizar combustível ,algo equivalente a 555 kg de emissões de CO2 em ambos os vôos.

Emirates planejando impulsos para o A380


A Emirates Airline parece destinada a continuar a ser a tábua de salvação para o programa do A380 da Airbus.

A companhia aérea de Dubai já é o maior operadora mundial com a maior frota do tipo.

Mas em entrevista à agência de notícias Reuters, o presidente Tim Clark, da companhia aérea, revelou planos para comprar até 120 aeronaves A380 da Airbus.Clark também revelou que a Emirates também está trabalhando com a fabricante americana Boeing na próxima geração dos 777 .

Clark disse que a Emirates está antecipando 20% de crescimento ano-a-ano e que durante os próximos cinco anos vai cumprir todas as suas 90 encomendas em curso para o superjumbo A380.

Reuters

Air India registrou um aumento de 24%


A Air India registrou um aumento de 24% na receita de passageiros entre os meses de abril e agosto em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com um relatório.
O relatório afirma que a produção internacional da companhia subiu 13,6%, enquanto a produção nacional cresceu 14,9%.
indiainfoline

Ryanair contra justiça francesa


A "Ryanair desafia a Justiça ao cancelar linhas francesas", titula Les Echos. A companhia aérea irlandesa low cost, alvo de uma auditoria no final de setembro por trabalho ilegal, anunciou o seu encerramento, no próximo mês de janeiro, da sua base francesa, em Marselha.

O litígio decorre da interpretação de um decreto, "publicado na França no dia a seguinte da instalação da Ryanair em Marselha, [que] considera os trabalhadores deslocados assalariados franceses com obrigação de pagar impostos e contribuições sociais na França.

Viola a diretiva europeia relativa a este tipo de trabalhadores que os obriga a pagar impostos no país onde trabalham", explica o diário. Treze das 23 linhas com partida de Marselha vão ser encerradas já a partir do próximo ano.

A Ryanair irá perder um milhão de passageiros em 2011. A companhia continua a fazer voos internacionais.

presseurop

Paraguai terá companhia aérea 100% nacional


Desde que a antiga companhia estatal Linhas Aéreas Paraguaias (LAP) foi privatizada e vendida ao grupo TAM, na década de 1990, o Paraguai não conta com nenhuma empresa aérea de capital 100% nacional, em situação que pode mudar nos próximos 75 dias.

De acordo com o jornal La Nación, a novidade nos céus paraguaios é a empresa “Sol del Paraguay”, que já está em fase final de certificação e deve fazer seu voo inaugural ainda em 2010, tão logo obtenha toda sua documentação junto à Direção Nacional de Aviação Civil (DINAC).

Pertencente a três sócios de nacionalidade paraguaia, a empresa contará com cinco aeronaves do tipo Fokker, com capacidade para 108 passageiros, e oferecerá voos entre Asunción e destinos regionais como Buenos Aires, São Paulo, Curitiba, Santa Cruz de la Sierra e Montevidéu.

Em um segundo momento, a “Sol del Paraguay” pretende adquirir aviões de maior porte e reativar linhas diretas entre Paraguai, Estados Unidos e continente europeu. Atualmente, para cruzar o Atlântico, os passageiros do país precisam, necessariamente, fazer escalas no Brasil, na Argentina ou no Uruguai.

sopabrasilguaia

Trabalhadores da Embraer e de fornecedores ameaçam entrar em greve


SÃO PAULO. Ontem, os funcionários da Embraer e de outras 16 empresas fornecedoras do setor aeronáutico na região de São José dos Campos, decidiram entrar em estado de greve. Eles ameaçam paralisar a produção caso as negociações não avancem na próxima reunião marcada para o dia 19.

O Sindicato dos Metalúrgicos vem pressionando as empresas a aceitarem uma proposta de reajuste de 15,57%, sendo 10,8% de aumento real nos salários. Os sindicalistas não querem que o dissídio coletivo da categoria deste ano acabe na Justiça, como no ano passado, quando os trabalhadores ficaram só com a reposição da inflação.

A Embraer anunciou que realizou 44 entregas de aviões no terceiro trimestre. O volume representa uma queda ante as 57 aeronaves despachadas no mesmo período do ano passado. No segundo trimestre, a empresa fez 69 entregas, contra 56 no mesmo trimestre de 2009.

No acumulado dos primeiros nove meses de 2010, a Embraer realizou 154 entregas, uma a mais do que o volume despachado entre janeiro e setembro do ano passado. A empresa anunciou ainda que a carteira de pedidos firmes no terceiro trimestre totalizou US$ 15,3 bilhões, frente a US$ 15,2 bilhões no trimestre imediatamente anterior. Um ano antes, a carteira da maior fabricante de jatos regionais do mundo somava US$ 18,6 bilhões.

o globo

Fábio Godinho é o novo presidente da Webjet

Mudanças também incluem ida de ex-executivo da Ryanair para o conselho de administração.

Webjet
O objetivo da mudança é estruturar o modelo de baixo custo da Webjet

São Paulo - O executivo Fábio Godinho é o novo presidente da companhia aérea Webjet, do empresário Guilherme Paulus. Godinho, até então vice-presidente de rentabilidade e mercado da Webjet, assume o posto vago desde a saída de Wagner Ferreira, que deixou a companhia em fevereiro deste ano. Júlio Perotti, que ocupou interinamente a presidência nesse período, permanece como superintendente de operações. Procurada, a Webjet confirmou a informação.

No final de setembro, a companhia criou um novo conselho de administração presidido por Gustavo Paulus, filho de Guilherme, e composto pelos consultores Daniel Mandelli, ex-presidente da TAM, e Charles Clifton, ex-diretor da irlandesa Ryanair, conhecido por ter sido o sexto funcionário da companhia aérea e o vendedor de seu primeiro bilhete aéreo, em 1986.

O objetivo é estruturar o modelo de baixa tarifa da Webjet, cuja meta é fechar o ano de 2010 pela primeira vez com lucro. (A participação de Clifton é vista como mais um passo de aproximação entre a Webjet e a Ryanair. Em março, o empresário Guilherme Paulus declarou publicamente a intenção de vender parte de suas ações para a companhia irlandesa.)

As mudanças coincidem com o fim de um período turbulento - uma série de atrasos e cancelamentos, que chegaram a 50% dos vôos realizados pela companhia no final de setembro. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a venda de bilhetes da Webjet para os vôos programados na última semana daquele mês. Em outubro a situação foi normalizada.

portal exame



Porque têm as refeições dos aviões pouco sabor?

Investigadores publicaram a explicação para a falta de sabor das refeições dos aviões e terá tudo a ver com o ruído de fundo.

Investigadores publicaram a explicação para a falta de sabor das refeições dos aviões e terá tudo a ver com o ruído de fundo.

Num estudo recente explicou-se a falta de sabor e a textura mais crocante, que tipicamente é verificada nas refeições oferecidas nos aviões. Segundo este estudo o ruído de fundo está na origem da baixa intensidade do sabor e da textura crocante dos alimentos.

Neste trabalho realizaram-se experiências de prova de refeições com diversas pessoas sujeitas a um ambiente com ruído de fundo ou sujeitas a um ambiente silencioso. Nas provas sujeitas a ambientes mais ruidosos as refeições foram consideradas menos doces, mais insossas e mais crocantes, relativamente a intensidade e textura percepcionada em ambientes silenciosos.

Este fenómeno é também verificado nas missões espaciais, mas nunca tinha sido estudado segundo esta perspectiva da percepção das pessoas à intensidade do sabor e textura dos alimentos em relação aos ruídos de fundo.

naturlink

Títulos da TAM perdem com fim do entusiasmo após acordo com LAN

Desempenho é fraco porque mercado desconfia que a chilena não vá garantir dívida da aérea brasileira.

Controladores da TAM e da LAN Chile comemoram acordo de união (Divulgação)
Controladores da TAM e da LAN Chile comemoram acordo de união

Nova York - Os títulos da dívida da Tam SA deixaram de acompanhar a disparada no retorno de papéis corporativos brasileiros. O desempenho mais fraco é resultado da redução nas apostas de que a chilena Lan Airlines SA vai garantir a dívida da segunda maior companhia aérea brasileira.

Os títulos em dólar da Tam com cupom 9,5 por cento e vencimento em 2020 deram retorno de 1,3 por cento nos últimos 30 dias, menos do que o avanço de 2,9 por cento das notas corporativas brasileiras, segundo dados compilados pela Bloomberg e pelo JPMorgan Chase & Co. A dívida com vencimento em 10 anos emitida pela concorrente Gol Linhas Aéreas Inteligentes ganhou 3 por cento no período.

O desempenho da Tam é uma reversão da valorização da dívida deflagrada pelo anúncio do dia 13 de agosto de que a Lan, sediada em Santiago, planejava comprar a Tam por US$ 3,8 bilhões num negócio envolvendo apenas ações. Os bônus da Tam com vencimento em 2020 deram retorno de 8,3 por cento, comparado a um ganho de 0,4 por cento na dívida corporativa brasileira nos 30 dias até 13 de setembro, com especulações de que a Lan, empresa com melhor classificação de risco, garantiria os US$ 4,1 bilhões em dívidas da Tam.

"O entusiasmo inicial de que a dívida seria garantida diminuiu em relação ao acordo da Tam", disse Eric Ollom, estrategista-chefe de mercados emergentes da Jefferies & Co. em Nova York.

A Tam tem classificação de risco B+, quatro níveis abaixo do grau de investimento, pelas agências Standard & Poor’s e Fitch Ratings. A Lan, maior empresa aérea da América Latina por valor de mercado, tem classificação BBB pela Fitch, cinco níveis superior à da Tam.

Mesmo após o diretor financeiro da Tam, Líbano Barroso, dizer em 17 de agosto que a empresa combinada batizada Latam Airlines Group não garantiria a dívida da Tam, operadores de títulos estavam contando com uma garantia implícita das obrigações, disse Juan Cruz, analista de crédito do Barclays Plc em Nova York.

"As pessoas estão apostando que, se a Tam precisar de apoio financeiro, a Lan vai colocar a mão no bolso - eu sou cético", disse Cruz numa entrevista por telefone. "Os níveis de endividamento da Tam são muito altos. A aposta no apoio implícito é exagerada."

Fernando de Andrade, tesoureiro da Tam, disse ontem que não há necessidade de a dívida ser garantida.

Segundo e-mail enviado por ele, a empresa está num processo de desalavancagem e acredita que isso vai ser mostrado nos números do terceiro trimestre. Os títulos da empresa vêm se valorizando desde o fim de junho e tiveram desempenho superior ao da maioria dos títulos corporativos brasileiros sem grau de investimento em setembro, disse ele.

exame




ATENÇÃO AERONAUTAS DA TRANSBRASIL!

No dia 23 de outubro de 2010 temos um encontro marcado!

O encontro da verdadeira família TRANSBRASIL!

Lembre-se que a sua participação é motivo de grande alegria, esteja você onde estiver!

Data: 23/10/2010 (sábado)Horário: a partir das 12:00 horas
Local: Choppicanha`s.
Endereço: Rua Baronesa de Bela Vista, 414 - Campo Belo - SP (paralela Av. Washington Luis)
Tel. (11) 5543-5314

As comandas serão individuais e crianças até 7 ( sete) anos não pagam!
A partir do meio dia estaremos lá.

sna

Imigração prende brasileiros que frequentavam escola de aviação em Massachusetts


Todos eles são imigrantes indocumentados e podem agora ser deportados.

Pelo menos 18 brasileiros estão sendo procurados pela imigração (ICE) no estado de Massachusetts. Todos fazem curso de piloto na TJ Aviation Flight Academy em Stow, região de Boston, e estão indocumentados no país. Um deles foi preso e liberado.

De acordo com o blog Brasil com Z, do jornalista Eduardo de Oliveira, a ‘caça’ aos brasileiros aconteceu na manhã da quinta-feira (7). Eram 6am quando seis homens e uma mulher do ICE foram até um condomínio em Shrewsbury procurar por Tiago. Os agentes foram atendidos pela esposa do brasileiro, que já havia saído para o trabalho.

Aluno da TJ Aviation Flight Academy desde setembro de 2009, Tiago dividiu uma cela no escritório do ICE em Boston com outros aprendizes de piloto. O interrogatório do brasileiro foi acompanhado por funcionários da Administração de Segurança no Transporte (TSA, na sigla em inglês), órgão federal responsável pela segurança dos transportes no país.

Tiago, que se recusou a responder várias das perguntas sem a presença de um advogado, foi liberado após ter as impressões digitais coletadas. Procurado por Eduardo, o brasileiro só disse que estava organizando a defesa e se recusou a passar qualquer informação.

Pelo menos seis pilotos já tinham sido interrogados no final da manhã. Tiago teria sugerido um único advogado para representar ele e todos os pilotos, de acordo com informação de um deles.

Quatro horas antes do ICE bater na casa de Tiago, um brasileiro em Framingham foi procurado pelos agentes. Enquanto falava com advogados, a fim de saber suas opções, o imigrante mantinha a esposa e os dois filhos em silêncio dentro de casa. As batidas na porta continuavam.

Ironia
“Os pilotos que estiverem indocumentados nos EUA vão entrar em processo de deportação. Mas terão direito de defesa”, afirmou Ana Lúcia Paulin, esposa do advogado de imigração Joshua Paulin.

O que mais teria chamado a atenção das autoridades, segundo a polícia de Framingham, é o fato da TJ Aviation deixar os imigrantes indocumentados frequentarem o curso. Antes de serem aceitos na escola, os brasileiros tiveram o passado criminal investigado. Além disso, o passaporte deles passou pela polícia local para um consulta de dados no FBI (polícia federal americana), antes que os imigrantes recebessem as instruções de piloto.

A polícia deu a entender que é a TJ Aviation quem está sob investigação, embora não tenha revelado o verdadeiro motivo das batidas. A segurança nos aeroportos americanos e vôos, tanto domésticos quanto internacionais, foi redobrada depois dos ataques de 11 de setembro de 2001. Um dos aviões que se chocaram contra as torres gêmeas havia saído de Boston.

Os três terroristas estrangeiros que comandaram o atentado tiveram lições de pilotagem nos Estados Unidos. Alguns deles estava em situação regular no país.

Para frequentar as aulas da TJ Aviation, cada piloto paga $115 a hora (vôo solo) e $165 (vôo duplo com instrutor). Os preços dos vôos a passeio variam entre $45 (vôo de avião curto) e $250 (helicóptero).
comunidade news

FAA multa companhia aérea por descuido na manutenção


A Administração Federal de Aviação (FAA) propôs uma multa de US$ 455.175 à Corporate Air por continuar voando com um avião com problemas de manutenção.

“Nossa aviação é segura e feita para proteger o público”, disse o Secretário de Transporte, Ray LaHood. “Nós esperamos que as empresas cumpram com as regras e que se esforcem quando estiverem em desacordo”.

Segundo a FAA, a Corporate Air operou a aeronave em pelo menos 80 voos apesar da evidência de consumo excessivo de óleo pelo motor. A FAA alertou a empresa depois de uma inspeção post-flight (pós-voo). Apesar de repetidas inspeções, o erro não foi corrigido, e o óleo teve de ser reposto.

“A segurança dos passageiros deve ser a prioridade de um operador”, disse o Administrador da FAA, Randy Babbit. “Todos os operadores devem seguir o manual de segurança”.

aeromagazine

Embraer finaliza acordo para venda de até 20 jatos à Air Lease


SÃO PAULO – A Embraer fechou a venda de até 20 aeronaves para a companhia americana de leasing Air Lease. O acordo final envolve 15 jatos do modelo Embraer 190, mais as opções de compra de outras cinco unidades.

A primeira entrega está programada para junho de 2011, informou hoje a fabricante de aeronaves brasileira. A intenção de realizar o pedido foi anunciada em julho - durante a feira aeronáutica de Farnborough, na Inglaterra -, mas só agora o acordo foi finalizado.

Os jatos, segundo a Embraer, podem acomodar de 98 a 114 passageiros em dois assentos de cada lado do corredor, sem a poltrona do meio. Da família de E-jets da Embraer, o modelo 190 pode voar até 4,448 mil quilômetros sem escalas.

Além da Air Lease, a Embraer fechou durante a feira britânica pedidos firmes de duas aeronaves pela brasileira Trip e de 35 jatos pela inglesa Flybe. As entregas à Flybe podem alcançar 140 aviões, caso a companhia exerça opções e direitos de compra de outras 105 aeronaves, o que elevaria a encomenda para um total de US$ 5 bilhões.

Hoje, a empresa sediada em São José dos Campos informou que as entregas de aeronaves no terceiro trimestre alcançaram 44 jatos, abaixo das 57 unidades do mesmo período de 2009. No acumulado do ano, a Embraer já entregou 154 aviões.

Valor econômico

Grupos menores já têm 18% do mercado aéreo


O crescimento de dois dígitos registrado pelo setor de aviação civil está surpreendendo até mesmo as companhias aéreas. Com um aumento de quase 30% na demanda por voos domésticos em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor vê um avanço na participação das companhias de menor porte, que já respondem por quase 18% do mercado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Esse crescimento está acima do esperado. Estimávamos um aumento da demanda de até 20%", afirma Allemander Pereira, consultor do Sindicato Nacional das Empresas Áreas. Segundo ele, o aumento da participação das regionais no transporte aéreo doméstico é resultado do crescimento acelerado pelo qual passam as cidades de menor porte, exploradas pelas empresas com viés regional.

"Isso mostra a pujança do interior do Brasil. As regionais estão liderando o crescimento, que está sendo puxado pelas rotas que ligam cidades de médio porte, e não capitais", avalia Pereira.

De acordo com a Anac, a Passaredo continua crescendo em ritmo acelerado: 130,89% em relação a setembro de 2009, e detém 0,68% de participação no mercado doméstico. A Trip registra crescimento de 89,76% no mesmo período.

O avanço das empresas de menor porte também está ligada à incorporação de mais aviões às suas frotas, diz Pereira. "São aviões novos, mais modernos, que permitem um preço competitivo que as torna capazes de competir com os ônibus."

Divisão. A participação de mercado no transporte doméstico é liderada pelo Grupo TAM, formado por TAM e Pantanal (42,40%), seguido pela Gol/Varig (39,46%). Na terceira posição aparece agora a Azul (6,7%), seguida da Webjet (5,34%). Em quinto lugar está a Avianca (2,84%), e a Trip vem em sexto (2,26%). Segundo a Anac, também houve aumento na taxa de ocupação dos voos com origem e destino no Brasil: de 66,43% em setembro de 2009 para 73,38% em setembro deste ano.

A união de preços competitivos à emergência de uma nova classe média no País dão força para o setor se expandir. "As passagens começaram a caber no bolso da classe C. Em busca desses consumidores, as empresas estão ampliando os pontos de venda de passagens", explica o consultor.

Este ano, a TAM anunciou que passaria a oferecer passagens nas lojas das Casas Bahia e a Azul começou uma parceria com a rede varejista Magazine Luiza.

No mercado internacional operado por empresas brasileiras, o aumento da demanda em setembro também foi alto: 26,97% ante igual mês do ano passado. "Pelos meus cálculos, teremos o melhor ano da década em passageiros transportados por quilômetro, superando 2005", afirma Pereira.

Nesse mercado, o Grupo TAM tem 84,54% de participação e a Gol/Varig, 15,42%. A taxa de ocupação nos voos internacionais é de 82,20%, o que representa alta de 8,49 pontos porcentuais em relação a setembro de 2009.


Fatias

42,40%
é a participação da TAM, a líder do mercado aéreo

39,46%
é a participação da Gol/Varig no mercado aéreo

6,7%
é a fatia de mercado da Azul, a terceira colocada

estadão

Demanda por voos tem alta anual de 29,93% em setembro

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmam a liderança do grupo TAM, com 42,4% de participação de mercado

Aviões da Gol e da TAM em Congonhas
Os grupos TAM/Pantanal e Gol/Varig têm 81,86% do mercado aereo doméstico (Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem)

A demanda doméstica por transporte aéreo registrou crescimento de 29,93% em setembro em relação ao mesmo mês de 2009, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No acumulado de janeiro a setembro, o índice mostra aumento de 27,38% no mercado doméstico e de 18,42% no internacional, considerando-se apenas as rotas operadas por empresas brasileiras. As seis maiores companhias obtiveram melhoras significativas em termos de ocupação. A taxa nos voos nacionais aumentou de 66,43% em setembro de 2009 para 73,38% no mesmo mês deste ano.

A participação de mercado no transporte aereo doméstico é liderada pelo grupo TAM, formado por TAM e Pantanal (42,4%), seguido pela Gol/Varig (39,46%). Na terceira posição está a Azul (6,7%), seguida da Webjet (5,34%). Em quinto lugar, está a Avianca (2,84%) e a Trip vem em sexto (2,26%). De acordo com a agência, a Passaredo mantém ritmo acelerado de crescimento, com alta de 130,89% em relação a setembro de 2009, e detém 0,68% de 'market share'. A evolução da Trip também se destaca, com expansão de 89,76% no mesmo período.

No mercado internacional operado por empresas brasileiras, o aumento da demanda em setembro é de 26,97% em relação ao mesmo mês do ano passado. O grupo TAM tem 84,54% de participação e a Gol/Varig, 15,42%. A taxa de ocupação no mercado internacional é de 82,2%, o que representa alta de 8,49 pontos porcentuais sobre setembro de 2009.

veja

História e profissionais da aviação são homenageados neste mês


Não há outra época do ano melhor para se falar de aviação do que em outubro. Afinal, 15 dos dos 31 dias do mês estão reservados, em todo o país, para meia dúzia de homenagens a essa atividade: os dias da Indústria Aeronáutica (17/10), do Controlador de Tráfego (20/10), do Aviador e da Força Aérea (23/10), da Engenharia Aeronáutica (28/10) e do Comissário de Bordo (31/10).

Mário Renó e José Tasseto são dois especialistas apaixonados pelo assunto, trabalharam durante mais de 25 anos na terceira maior indústria aeronáutica do mundo, a Embraer, e, hoje, administram juntos a primeira escola para comissários de bordo do principal complexo aeroespacial da América Latina. Por lá, até hoje, já passaram cerca de 3.400 aeronautas.
360graus