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quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Engenharia financeira faz a venda da TAM à chilena LAN parecer uma fusão

Uma excepcional engenharia jurídica e financeira. Assim pode ser definida a operação arquitetada para driblar a lei brasileira, que restringe a participação de estrangeiros nas companhias aéreas nacionais, e assegurar a venda da TAM para a chilena LAN.

A fusão entre as duas empresas, anunciadas na sexta-feira 13, provocou reações entusiasmadas no mercado, mas dividiu especialistas sobre a legalidade do negócio e o futuro da aviação comercial no Brasil.

Formalmente, TAM e LAN vão continuar a operar individualmente, com estruturas administrativas e jurídicas próprias. Os chilenos vão adquirir apenas 20% do capital votante da TAM, limite estabelecido pela legislação. Os demais 80% ficarão nas mãos dos atuais controladores. Contudo, a TAM passará a fazer parte de uma nova holding, a Latam Airlines Group, com sede em Santiago. A LAN terá 70,6% das ações da nova empresa. A TAM, 29,3%.

O acordo estabelece ainda que a TAM, com ações negociadas nas Bolsas de São Paulo e Nova York, feche seu capital. Seus acionistas receberão uma oferta para trocar os papéis atuais por ações da Latam, que terá suas ações listadas em Santiago e Nova York. As famílias Cueto, com 24% das ações, e Amaro, com 13,5%, serão os controladores da Latam. Apesar da diferença, o documento assinado prevê que as duas famílias terão pesos iguais no conselho de administração.

Analistas do mercado financeiro e veículos internacionais não hesitaram em tratar a operação como uma venda. No sábado 14, a agência Bloomberg anunciava que a LAN “aceitou comprar a TAM em uma transação de 3,7 bilhões de dólares”. Tal convicção fez com que os bônus da dívida da TAM registrassem forte valorização após o anúncio do negócio. A aposta é de que a Latam vai assumir os títulos emitidos pela companhia brasileira.

Os presidentes da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, e da TAM S.A., Marco Antonio Bologna, negaram que o acordo seja uma venda ou mesmo uma fusão. Tampouco pode ser considerado um simples acordo operacional, o que as duas companhias já compartilham. “Juridicamente falando, trata-se de uma combinação”, afirmou Barroso durante apresentação a um grupo de analistas e investidores, na terça-feira 17. “Combinação” é uma figura jurídica estranha mesmo ao mundo dos negócios, afeito a termos exóticos.

Para Paulo Sampaio, consultor da Multiplan, a confusão deliberada sobre a operação não tem outro objetivo se não o de driblar o Código Brasileiro da Aeronáutica, que limita a 20% a participação de estrangeiros em companhias aéreas nacionais. “Não há nenhuma dúvida de que a TAM foi vendida”, afirma Sampaio. A aposta da LAN, e de outras companhias aéreas de olho no mercado brasileiro, é de que a legislação seja alterada em breve. Um projeto que aumenta o teto para 49% já foi aprovado no Senado e está em discussão na Câmara dos Deputados.

Do ponto de vista empresarial, afirma Respício do Espírito Santo, professor de transporte aéreo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a operação pode ser considerada “uma obra de gênios”, arquitetada por Bologna e Barroso, dois conhecedores do mercado financeiro. “Numa tacada só, TAM e LAN deixaram seus concorrentes muito para trás.”

A Latam será um gigante com faturamento de 8,5 bilhões de dólares, serviços para 115 destinos em 23 países e mais de 40 mil funcionários. Será, de longe, a maior companhia aérea da América Latina, tanto em receita quanto em número de passageiros transportados (45,8 milhões ao ano). A Gol, segunda colocada, fatura 3,5 bilhões de dólares e transportou 28,4 milhões de passageiros em 2009. Além disso, a Latam nasce como a terceira- maior -companhia aérea do mundo -em –valor -de mercado (12,2 bilhões de dólares), superada apenas pela Air China e a Singapore Airlines, que são estatais. Em compensação, a companhia será apenas a 11º do mundo em número de passageiros.

“As duas empresas não vão chegar ao tamanho da United Airlines, mas certamente terão uma musculatura muito interessante em um mercado que caminha para o regime de céus abertos, em que só competirá quem for muito eficiente”, afirma Santo. Com a liberalização do mercado aeroportuário global (que conta com a simpatia da Agência Nacional de Avião Civil), acredita-se que o transporte internacional de passageiros será concentrado na mão de poucas empresas em alguns anos. “É melhor ter uma transnacional sul-americana do que esperar a chegada dos americanos ou europeus”, argumentou Bologna, ao defender a “combinação”.

Sampaio, da Multiplan, refuta o que chama de “visão globalizadora” e sustenta que o negócio é nocivo aos interesses do Brasil. “Em qualquer lugar do mundo, a empresa aérea é ponta de lança da política comercial e estratégica do país. A TAM, que praticamente detém o monopólio das linhas internacionais e 54% do mercado doméstico, está para ser entregue a um país com políticas externas e comerciais muito diferentes das brasileiras.” O consultor afirma ainda que o negócio desequilibra a concorrência no mercado brasileiro e sul-americano e alerta para o risco de que se estabeleça, no futuro, um monopólio da Latam na região. “A parceria é desastrosa para nós. Como Gol, Azul e Webjet vão competir com uma potência como essa?”

Embora seja menor que a TAM em todos os aspectos, a LAN possui um valor de mercado três vezes maior da companhia brasileira, que opera com níveis de endividamento substancialmente mais altos. A TAM não estava em situação delicada, mas fechou o primeiro semestre no vermelho e não tinha perspectiva de pagar dividendos aos acionistas no curto prazo – mesmo sendo uma das empresas do setor que mais cresceram em volume de vendas em todo o mundo em 2009. Para Faustino Pereira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, o fato pede uma reflexão. “Como um país que tem dimensões continentais, um volume de passageiros nove vezes maior do que o chileno e uma economia que caminha para ser a quinta maior do mundo não consegue possuir uma companhia aérea saudável, capaz de se manter no mercado por um longo período?”, pergunta.

Segundo Sampaio, a competição desenfreada por novos passageiros compromete as margens o lucro do setor. Segundo dados da consultoria Mckinsey, o volume de passageiros nos aeroportos brasileiros cresceu 59% entre 2003 e 2008. Em compensação, os preços das passagens caíram, em média, 48% no período. “As empresas entraram em uma disputa tarifária perigosa. De 2008 para cá, a participação de mercado da TAM e da Gol caiu 12 pontos, de 93% para 81%, com a chegada de novas empresas. Para o consumidor, é uma maravilha. Para as empresas, não é interessante”, explica Sampaio. “A LAN tem quase o monopólio do mercado chileno e pode operar com margens mais folgadas. Além disso, se beneficia de impostos mais baixos e é muito bem administrada”. Com a criação da Latam, pondera, a concorrência acirrada pode estar com os dias contatos.

o outro lado da notícia

Chá derramado obriga avião britânico a fazer pouso forçado


BERLIM (Reuters Life!) - Um avião britânico teve de fazer um pouso forçado na Alemanha depois que uma mulher derramou uma xícara de chá quente em si mesma, informou a polícia alemã nesta quarta-feira.

A aeronave da Ryanair seguia de Liverpool para Poznan, na Polônia, quando teve de fazer a aterrissagem não prevista na cidade de Bremen, norte da Alemanha, segundo a polícia local.

A mulher, uma britânica de 56 anos, recebeu tratamento para queimadura no aeroporto e depois foi liberada - mas o avião já havia retomado seu trajeto, sem ela.

Depois, ela pegou um trem para a Polônia, afirmou a polícia.

o globo

Cirrus SR 20/22/Turbo, monomotor sucesso de vendas


Os aviões Cirrus sempre primaram pelo luxo e pelo conforto interno, comparável ao de um carro esportivo de luxo. Os aviões monomotores a pistão, alcançaram um nível de desenvolvimento impressionante na última década. Cada vez mais modernos e seguros, aposentaram os antigos painéis repletos de relógios, e adotaram os instrumentos de última geração, como os painéis glass cockpit. São três versões, SR20, SR22, SR22 Turbo.


A terceira geração do Cirrus SR20 foi redesenhada e recebeu várias modificações. Até a versão G3, foram 700 modificações, a maioria estrutural e técnicas de construção. A principal diferença está na asa, que teve o diedro aumentado e, com isso, ganhou comandos mais harmônicose maior estabilidade lateral. A asa também ficou mais resistente, mesmo sendo 25 quilos mais leve do que a do modelo antigo, o que aumentou a carga útil da aeronave. Com motorização Continental Engines IO-360-ES, de 200 hp, a terceira geração do SR20 é o modelo de menor potência da Cirrus Design. Conta com um refinado sistema de escapamento e uma bomba de combustível com compensador de altitude.

A estrutura feita de material composto do G3 é toda feita em material composto, utilizado em aviões de grande porte como o Airbus A380 e o Boeing 787 Dreamliner. No interior da cabine, bancos de couro ergônimicos eo novo sistema de ar-condicionado também reprojetado, garantem o conforto do passageiro e do piloto. A transferência das entradas de ar para o sistema também melhoraram a aerodinâmica e o sistema de circulação de ar de cabine. O SR20 G3 tem capacidade para quatro passageiros e peso máximo de decolagem de 3.050 libras. A velocidade de cruzeiro é de 156 nós (288 km/h) e a altitude máxima de 17.500 pés. No cockpit, além da introdução da filosofia glass cockpit, destaque para os comandos por side-sticks, que facilitou a operação da aeronave. Nesta versão com preço de aproximadamente US$ 381.000.000.

Na versão do Cirrus SR22 GTS G3, conta com um motor de potência de 310 hp, velocidade máxima de 185 nós (342 km/h), teto de serviço 17.500 pés, e um alcance de 1.942 km. Preço de aproximadamente US$ 542.000.000. Já o Cirrus SR22 Turbo conta também com um motor potência é de 310 hp, porém alcança a velocidade de 211 nós (390 km/h), e teto de serviço de 25.000 pés. Preço estimado de US$ 610.900.000.

Além de pára-quedas balístico como item de segurança (clique aqui para saber mais), o Cirrus possui dispositivos que ajusta automaticamente o melhor passo de hélice. Relembrando que aproximadamente dois anos e meio uma aeronave Cirrus SR22, caiu após decolar do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Em virtude de um engano de no abastecimento da aeronave, sendo abastecida por querosene, e não por Avgas. Clique aqui e relembre este acidente.
initpage

Homenagem às ‘Rafaletes’

poder aéreo

Infraero: cargas em Gru





A estatal abre dia 9 licitação para a construção de um novo terminal de cargas em Cumbica. Valor? R$ 27,5 milhões.

direto da fonte

Smiles lança nova promoção para acúmulo de milhas

O Smiles, programa de relacionamento da Gol, acaba de lançar a promoção "Acumulo de Milhas Bonificadas". Com ela, participantes Smiles que transferirem milhas de cartões de crédito até o dia 31 de outubro ganharão, ao término da promoção, um bônus de acordo com a quantidade de milhas transferidas e a categoria do cartão.




Participantes das categorias Azul e Prata podem ganhar bônus de até 1 mil milhas. Já portadores dos cartões Ouro e Diamante podem receber bônus de 4 mil.

Além disso, a Gol prorrogou a promoção Milhas Reduzidas, que agora é valida até o dia 31 de outubro. Com ela, os participantes do programa poderão voar nos trechos* domésticos da Gol e nos internacionais da Gol e da Varig utilizando 4 mil e 6 mil milhas, respectivamente.

"A companhia vem trabalhando para que o participante Smiles tenha oportunidade de acumular mais milhas e resgatar bilhetes-prêmio utilizando um numero menor de pontos", destaca Murilo Barbosa, diretor de Marketing e Cartões da Gol.

Mais informações podem ser encontradas no site do Smiles (www.smiles.com.br).
jornal de turismo

Veja todos os asteróides que rondam a Terra


Uma animação feita com dados de observatórios e de astrônomos amadores mostra a localização de todos os asteróides conhecidos no sistema solar.


Todos os asteróides descobertos até hoje: em vermelho, os que cruzam a órbita da Terra

O vídeo começa com o ano de 1980 e vai gradativamente aumentando o número de pontos conforme os anos passam e novas descobertas dão feitas.

Os novos asteróides aparecem piscando em branco e parecem “seguir “a rotação da Terra; eles então adquirem uma cor que indica sua proximidade: aqueles que cruzam a órbita do nosso planeta aparecem em vermelho, outros que chegam menos perto (1,3 vezes a distância do Sol à Terra) são amarelos; todos os outros, mais distantes, aparecem em verde.

O vídeo foi criado com os dados compilados pelo Observatório Lowell. Os dois números à esquerda representam o ano e o número de asteróides descobertos, respectivamente. No ano de 2010, a contagem dos corpos celestes fica em 530091.

Vale lembrar que a Nasa, a Agência Espacial Americana, possui um programa de monitoramento chamado Near Earth Object que, como o próprio nome diz, rastreia todos os objetos já detectados próximos à Terra.

Popout

desástres aéreos

Aircell comemora mil aviões com internet wi-fi


Popout

Há exatamente dois anos, a AirCell - empresa especializada em fornecer serviços de telefonia móvel dentro de aviões - começa a oferecer o seu sonhado serviço a companhias aéreas dos Estados Unidos. Ontem, a empresa festejou a marca dos mil aviões dotados com o serviço de internet wi-fi, onde os passageiros podem se conectar sem problemas para a segurança do voo.

O milésimo avião decolou de Detroit ontem, um voo da Delta Air Lines e para comemorar, os viajantes foram tratados com mordomias extras e ainda brindes oferecidos pela Aircell além de acesso a internet gratuito durante toda a viagem. Além da Delta, a Aircell está presente nos voos da American Airlines e Alaska Airlines, cobrindo com mais de 3,8 mil voos, quase um terço do tráfego aéreo interno dos EUA.

viajandaun

Os trabalhadores da VARIG também estão falidos



Ao decretar a falência da VARIG à justiça também decretou concomitantemente, a falência da Lei de recuperação empresarial, que não cumpriu a função social, que era a preservação dos postos de trabalho. Um terrível pesadelo para os funcionários da VARIG. Não foi boa para a VARIG, nem será para qualquer outra empresa aérea.

Quatro mortos em acidente com avião em Papua Nova Guiné

Aeronave atravessou a pista e explodiu em chamas

Três australianos e um neozelandês morreram na terça-feira (31) quando o avião Cessna 550 Citation II, prefixo P2-TAA, da empresa Trans Air PNG se acidentou na remota Ilha Misima, em Papua Nova Guiné. O copiloto Kelby Cheyne, 25, neozelandes, residente na Austrália foi o único sobrevivente.

As investigações estão em andamento para apurar o que causou o acidente com o jato Citation, que havia decolado do Aeroporto Port Moresby-Jackson Field (POM/AYPY) e saiu da pista do Aeroporto da Ilha Misima (MIS/AYMS) após o pouso. Ambos aeroportos estão localizados em Papua Nova Guiné. A aeronave explodiu em chamas após sair da pista.

A Trans Air vem operando voos charter entre Papua Nova Guiné e a Austrália.

John McCormick, diretor de segurança da Autoridade da Aviação Civil da Austrália (Aviation Safety Authority Civil - CASA), informou que a entidade já havia tentado proibir a companhia de voar para a Austrália, mas a Trans Air recorreu e obteve a permissão, sob condições estritas.

"No início deste ano, o tribunal administrativo anulou a nossa decisão e emitiu uma licença para a empresa operar na Austrália", disse McCormick. "A 'CASA' havia tentado parar os voos da Trans Air para a Austrália, o que seria o correto. Nós não estavamos satisfeitos com a segurança que nós víamos nessa operação."

A CASA informou que o avião que caiu na terça-feira era o único que tinha autorização para voar para a Austrália.

A agência de notícias AAP está relatando que Les Wright, um sócio da Trans Air, morreu no acidente. Wright era co-proprietário e piloto-chefe da companhia aérea Transair - nome semelhante - que foi envolvido em um acidente de avião que matou 15 pessoas no extremo norte de Queensland em 2005.

Enquanto isso, o único sobrevivente do acidente na Ilha Misima está recebendo tratamento em um hospital ao norte de Queensland. O copiloto escapou do acidente com ferimentos graves. Ele foi levado para Townsville em um avião fretado pela Careflight New South Wales.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Stephen Smith, disse que os australianos mortos no acidente são de New South Wales, Queensland e da Austrália Ocidental, e que suas famílias já tinham sido notificadas.

O Australian Transport Safety Bureau (ATSB) informou que aceitou um pedido de auxílio na investigação do acidente.
desástres aéreos

Chicken Wings – Barulho no trem de pouso II

Com a permissão de Michael e Stefan Strasser, www.chickenwingscomics.com
cavok

AVIÃO DA SIDERAL AIR CARGO BRASIL



A Aeronautical Engineers (AEI) está finalizando a conversão de um Boeing 737-300, ex-US Airways, para versão de carga, com capacidade de nove paletes para a nova companhia aérea brasileira Sideral Air Cargo.

A empresa, que é associada da Adorno Express, uma empresa de logística brasileira, fundada em 1994, deve iniciar operações no mês de julho de 2010.
ifr online

Alemanha quer começar a cobrar nova taxa a passageiros comerciais a partir de 2011


A partir de 2011 o governo alemão quer começar a cobrar, a partir de 2011, uma nova taxa aos passageiros de voos comerciais, de 45 euros nos voos de longo curso, 25 nos de médio e oito nos de curto curso, inserido no plano de redução do déficit.

A taxa, que prevê a arrecadação de cerca de mil milhões de euros, não será aplicada nos voos de carga, e os serviços de transfer não serão cobrados de forma extra, escreve a imprensa internacional.

Para a Lufthansa “a relação entre o custo da taxa e a distância viajada cria uma desvantagem, especialmente nas ligações globais”, diz em comunicado citado pela imprensa internacional. Por outro lado, os aeroportos alemães espera que o Parlamento bloqueie a taxa.
presstur


Japan Airlines cancela voos e demite 16 mil

Companhia pediu concordata e começa a ser reformulada



Após pedir concordata em janeiro, a Japan Airlines começa a se reformular para seguir na ativa. No entanto, tal reforma acontecerá de forma intensa: para seguir com sua frota voando, a JAL anunciou nesta terça-feira que irá cortar cerca de 1/3 de sua mão de obra, aproximadamente 16 mil empregos, além de encerrar voos não lucrativos domésticos e internacionais.


Outra medida a ser tomada pela companhia aérea será o de reduzir seu número de aeronaves para 103 jatos. "Implementando completamente estas ações, o grupo JAL mirará voltar a ser lucrativo já no primeiro ano fiscal, e então nos reabilitar rapidamente", afirmou a empresa por meio de um comunicado.

Em números exatos, os funcionários da empresa passarão de 48.714 para 32.600, segundo a companhia, resultando em um total de 16.114 demissões. Com mais de US$ 25 bilhões em débito - causa de seu pedido de concordata - a Japan Airlines foi afetada pela crise financeira, além de perder mercado para a rival All Nippon Airways.

Para concorrer com rivais regionais com tarifas mais acessíveis, a JAL disse ainda que poderia criar uma companhia de baixo custo. O conselho estatal de recuperação que vem conduzindo a reestruturação disse que a relistagem da companhia seria possível até 2013.

O plano de recuperação, encaminhado à Corte Distrital de Tóquio nesta terça-feira, inclui a interrupção de 10 voos internacionais e 39 rotas domésticas.

A JAL estima que a mais recente contração em serviços não lucrativos ajudaria a empresa a atingir uma margem operacional de 9,2% até março de 2013.

"O fracasso da JAL tem causado muitos problemas para os acionistas e as instituições financeiras", disse o presidente-executivo e do conselho da companhia, Kazuo Inamori, em coletiva de imprensa em Tóquio.

jornale

Companhia aérea planeja primeiro casamento gay em um avião



LOS ANGELES (Reuters) - A companhia aérea escandinava SAS está planejando o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo a bordo de um avião. A empresa, co-propriedade dos governos da Suécia, Dinamarca e Noruega, informou que espera realizar a boda no voo de um Airbus A340 entre Estocolmo e Nova York, em 6 de dezembro.

Para escolher o casal, a SAS iniciou uma campanha em páginas de relacionamento social na Internet, intitulada "O amor está no ar" (http://www.flysas.com/love), orientando os interessados a criar um perfil e fazer campanha em busca de votos.

"Companhias aéreas, entre as quais a SAS, organizam há décadas casamentos durante seus voos, mas nós gostaríamos de ser a primeira do mundo a realizar um matrimônio entre pessoas do mesmo sexo", disse o chefe de assuntos comerciais da SAS, Robin Kamark, em um comunicado.

"A SAS é a companhia aérea nacional dos três países mais liberais e progressistas do mundo, especialmente no que se refere a direitos de lésbicas, gays e transexuais, por isso achamos que essa é uma celebração natural do amor", acrescenta a nota.

O casal vencedor ganhará passagens em classe executiva nos voos da SAS para Nova York, alojamento por três noites na cidade, voos para Los Angeles e três noites de estadia em West Hollywood.

A SAS informou que também está promovendo uma versão desse concurso nos Estados Unidos, para o qual o vencedor ganhará um pacote de casamento e lua de mel na Suécia.

o globo

A Infraero bateu o martelo




A Infraero bateu o martelo: pretende contratar, via licitação, administradoras de grandes shoppings centers para cuidar das novas áreas comerciais dos aeroportos brasileiros. "Hoje não há uma uniformidade, cada contrato é muito diferente do outro", explica Murilo Barboza.
Vai dar gritaria.
PAULA BONELLI

Air China substitui pedido de aviões da Boeing


A Air China assinou acordo com a Boeing para a aquisição de 15 Boeing 787-900, com preço de catálogo de aproximadamente US$ 3,19 bilhões.

O acordo substitui um pedido anterior, de 15 aviões do modelo 787-800, realizado em agosto de 2005.

A entrega dos novos aviões, no entanto, deve ocorrer entre finais de 2015 e meados de 2018. A frota atual da aérea chinesa é de 224 aeronaves, com modelos Boeing e Airbus, voando para 243 rotas em 69 destinos de 28 países, além dos 168 aeroportos chineses servidos pela empresa.
panrotas

Viracopos registra recorde de passageiros e carga em 2010



Quase 3 milhões de passageiros já passaram pelo aeroporto internacional de Campinas somente este ano. O movimento em julho foi o maior de 2010. O balanço divulgado no dia 16 de agosto pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aponta que 501.502 passageiros passaram pelo aeroporto em julho em voos domésticos e intenacionais, número 38,14% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Viracopos também bateu recorde no movimento total do ano. Até julho de 2009, 1,607 milhão de passageiros embarcaram ou desembarcaram em Campinas. Este ano, o número já subiu para 2,906 milhões de passageiros. A variação foi de 80,81%.

O movimento de aeronaves atingiu a melhor marca em 2010. Até julho, 6.615 aviões pousaram e decoralaram em Campinas. O número é 27,73% maior em relação ao mesmo período de 2009, quando 5.179 aeronaves passaram por Viracopos. No acumulado dos primeiros sete meses, também foi registrado recorde este ano. Em 2009, 28.515 aviões operaram no aeroporto até julho, contra 41.486 aeronaves em 2010. O aumento foi de 45,49%.

O setor de cargas também bateu recorde no mês de julho. O volume de importações e o de exportações foram maiores na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o balanço divulgado pela Infraero no dia 11 de agosto. O terminal de exportações alcançou a melhor marca do ano, com volume de 9.643 toneladas em julho, contra 5.361 toneladas no mesmo período do ano passado. Além disso, nos primeiros sete meses do ano, o acumulado de 55.212 toneladas de carga exportada foi 62,72% maior na comparação com 2009.

Já o terminal de importações movimentou 14.519 toneladas em julho de 2010 contra 9.874 toneladas no mesmo mês em 2009. Na soma dos primeiros sete meses do ano, o aumento foi de 65,57% entre 2009 e 2010. Mas, apesar dos resultados positivos, houve queda no volume de importação nos últimos três meses. Em maio, a marca chegou a 16.06 toneladas (recorde do ano), mas em junho caiu para 14.641 toneladas.
epcampinas

Qatar aceita emissões da Gol a partir de hoje


A partir de hoje, a Qatar Airways, que voa entre São Paulo e Doha, passa a aceitar as emissões com saída de destinos brasileiros para São Paulo com a Gol Linhas Aéreas.
A companhia, que já aceitava as emissões com a Tam, terá o mesmo modelo de comissionamento e incentivos para as duas empresas aéreas (tarifa ponto a ponto com base tarifária QR).
Mais informações pelo tel. (11) 2141-2100 ou no site em português da empresa, o www.qatarairways.com.br.
panrotas

Familiares de vítimas do acidente da Gol fazem campanha contra impunidade de pilotos do Legacy

Guilherme Lara Campos/Foto Arena/AE

Voluntários distribuem adesivos de uma campanha organizada por familiares das vítimas da queda do voo 1907 da Gol, na avenida Paulista, em São Paulo, nesta quarta-feira (1º).

Eles querem pressionar as autoridades norte-americanas para punir os pilotos Joe Lepore e Jan Paul Paladino, que pilotavam em 29 de setembro de 2006. Na época, o aeronave se chocou com voo 1907 e causou a morte das 154 pessoas que estavam a bordo.

A campanha é realizada em várias capitais brasileiras e não tem prazo para acabar.

Entenda o caso
O acidente de 29 de setembro de 2006 ocorreu entre o Boeing da Gol que fazia o voo 1907, oriundo de Manaus (AM) com destino a Brasília (DF), com o jato executivo Legacy que ia de São José dos Campos (SP) em direção a Manaus, onde pousaria para, no dia seguinte, partir rumo ao exterior.

A 37 mil pés de altitude, na região norte de Mato Grosso, próximo ao município de Peixoto de Azevedo, a ponta da asa esquerda do jato Legacy colidiu com o Boeing da Gol provocando danos que acarretaram na desestabilização e na queda do avião. As 154 pessoas a bordo do Boeing morreram. Já o Legacy conseguiu pousar na Serra do Cachimbo sem vítimas.

Investigações da Aeronáutica e do Ministério Público Federal apontaram falhas dos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que pilotavam o Legacy. A Justiça brasileira chegou a livrar os pilotos de condenação por negligência [descuido durante o voo], mas a Justiça Federal anulou a decisão.
r7

Polícia Federal planeja delegacia no Aeroporto de Viracopos


Campinas pode ganhar uma nova delegacia da Polícia Federal, a ser instalada no Aeroporto Internacional de Viracopos, onde existe hoje um posto do órgão. A proposta de ampliar a estrutura veio depois do aumento do número de passageiros e de volume de carga importada e exportada (último balanço divulgado abaixo), além da demanda de novos voos internacionais.

De acordo com o delegado responsável pelo departamento de Comunicação da PF em Campinas, Jessé Coelho de Almeida, ainda não há previsão do início da ampliação, já que ainda existem definições pendentes com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

epcampinas

TAM inicia operação em aeroporto central de Buenos Aires

TAM: a partir do dia 13 de setembro, o voo diário será transferido do aeroporto de Ezeiza (também em Buenos Aires) para o aeroparque Jorge Newbery

São Paulo - A TAM recebeu hoje (1º/9) a permissão das autoridades reguladoras do Brasil e da Argentina para realizar voos entre os aeroportos Jorge Newbery, em Buenos Aires (Argentina), e Salgado Filho, em Porto Alegre.

A partir do dia 13 de setembro, o voo diário, operado por uma aeronave Airbus A320, será transferido do aeroporto de Ezeiza (também em Buenos Aires) para o aeroparque Jorge Newbery, sem alterar as frequências atuais da companhia aérea.

"A ampliação da nossa atuação nos aeroportos argentinos implica diversificar a oferta e proporcionar aos nossos passageiros um melhor serviço", declarou João Amaro Filho, diretor da TAM Linhas Aéreas para a America Latina, em comunicado ao mercado.

A empresa está aguardando a publicação da resolução das autoridades argentinas que libera o aeroparque também para voos da TAM Airlines na rota Assunção / Buenos Aires / Rio de Janeiro / Buenos Aires / Assunção. Atualmente, a operação é realizada pelo aeroporto de Ezeiza.

exame

Centro de Medicina Aeronáutica da TAAG em pleno funcionamento

Uma sala do Centro de Medicina Aeronáutica da companhia

Uma sala do Centro de Medicina Aeronáutica da companhia

Luanda - O Centro de Medicina Aeronáutica (CMA), afecto às Linhas Aéreas de Angola, TAAG, recentemente inaugurado na capital do país, começou a desenvolver hoje (quarta-feira), as suas actividades, segundo o seu responsável para aérea clínica, António Martins Feliciano.
Em declarações à Angop, o médico António Feliciano explicou que com o centro em “pleno funcionamento” a tripulação começa a realizar os seus exames de rotina na instituição, entre os quais os de cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
Entretanto, disse, a realização destes exames tem como objectivo avaliar as condições de aptidão física e mental da tripulação, técnicos de manutenção aérea e controladores de tráfego aéreo, e manterem actualizados os seus processos clínicos pessoais.
De acordo com o médico, o objectivo do centro é o de suprir as necessidades internas da TAAG na certificação médica aeronáutica, tendo o mesmo capacidade para o atendimento diário de 10 pacientes, estando os serviços assegurados por sete médicos que trabalham nas especialidades de cardiologia, otorrino, audiologia, oftalmologia, estomatologia, ecografia, radiografia entre outras.
O responsável adiantou igualmente que os tripulantes, depois de avaliados os resultados serão encaminhados para a estrutura que supervisiona a actividade do centro, que é o Instituto Nacional de Aviação Civil ( Inavic), ligado ao Ministério dos Transportes.
O CMA, situado no aeroporto de Luanda, foi inaugurado a 15 de Maio de 2010 pelo ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomas. A instituição tem como objectivo principal avaliar e certificar o pessoal navegante, pilotos, técnicos de voo e controladores de tráfego aéreo obrigados a uma inspecção médica periódica, entre três a seis meses.
angolapress

Balões trazem riscos de incêndios e podem atrapalhar o tráfego aéreo no Rio de Janeiro

A Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu nesta quarta-feira (1º) nove balões no complexo de favelas do Alemão, na zona norte. Os policiais chegaram a trocar tiros com os criminosos mas não conseguiram prender ninguém.

Apesar de soltar balões ser crime, toda semana os PMs flagram a ação de baloeiros. Nesta época do ano, com o clima seco, os balões contribuem para o aumento dos incêndios em matas ou florestas.

Só este ano, 130 pessoas suspeitas de soltar balões foram presas no Rio de Janeiro. Ao todo, 150 balões foram apreendidos.

Há dois meses, um balão caiu no morro dos Cabritos, na zona sul, provocando um incêndio de grandes proporções. O fogo atingiu uma área equivalente a quatro estádios do Maracanã. Alguns moradores deixaram as suas casas. Semanas depois, bombeiros retiraram os restos de um balão.

Os balões são feitos com papel fino que rasga fácil. O material para confecção pode ser comprado em qualquer loja de material escolar. Apesar da fragilidade, os balões podem ficar até seis horas no ar e seus donos se esforçam para que eles sejam grandes coloridos. Quanto mais atenção chamarem, melhor para os baloeiros.

Um homem que solta balões há cerca de 50 anos disse que os baloeiros estão usando uma técnica diferente que não leva fogo, o que evitaria incêndios. Ele afirmou nunca ter sido preso em flagrante.

A polícia trata o assunto com muita atenção já que os balões podem trazer risco para aviões e helicópteros. Para o comandante do Batalhão Florestal da PM, coronel Mário Fernandes, soltar balões pode prejudicar vidas.

- Soltar um artefato desse de fogo, ele pode cair em qualquer local, se cair numa mata pode provocvar incêndio, numa refinaria, ou numa residencia pode também prejudicar vidas. É preciso buscar outros meios de lazer e outras formas de cultura.

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