PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Empresário usa helicóptero para tumultuar festa e é preso em Passos


Empresário dono de helicóptero tumultua evento

Um empresário foi levado para Delegacia depois de provocar uma “algazarra” - segundo definição de um policial militar - em uma festa de Passos, no Sul de Minas. A confusão aconteceu no fim de semana, durante o “4º Passos Motorcycles”, encontro de motociclistas.

Segundo a Polícia, no sábado (14) e domingo (15), o empresário sobrevoou o Parque de Exposições Adolfo Coelho Lemos em um helicóptero de sua propriedade. No domingo, a situação se agravou, com voos rasantes bem próximos dos presentes. “Ele chegou a ficar a dez metros de altura do solo. Havia mais de quatro mil pessoas no evento”, informou o sargento Amâncio, da assessoria de imprensa do Polícia Militar local.

Houve tumulto no local, mas sem feridos. Segundo a Polícia, a poeira levantada pelo helicóptero chegou a danificar a aparelhagem de som do festa. Depois disso, o empresário, não intimidado, pousou na área de camping do parque e, sem pagar ingresso, foi aproveitar o evento.

O piloto, 33 anos, levantou voo e foi até o Aeroporto Municipal José Figueiredo, onde foi detido. A aeronave também foi apreendida. O empresário, que segundo a Polícia é do ramo de motocicletas, também foi levado para a Delegacia.

Nesta segunda-feira, porém, eles já estavam liberados. De acordo com a Polícia, há 20 dias, mais ou menos, o mesmo homem tumultou outra festa em cidade vizinha com o helicóptero. A aeronave segue sob poder da Polícia. Aeronave em questão é o Helicoptero Modelo R-44 Raven PP-MIO
BGA

Piloto da 'F-1 aérea' morre em treino; espanhol já havia caído duas vezes

Divulgação

Alejandro 'Alex' Maclean tinha 41 anos e realizava treino em seu país natal

O piloto Alex Maclean morreu nesta terça-feira, em um acidente aéreo. Ele treinava quando seu avião caiu nas imediações do aeroporto de Casarrubios del Monte, no norte da província de Toledo, na Espanha. O local é uma base comum de treinos da Red Bull Air Race, campeonato que é considerado a "Fórmula 1 aérea", mas não era usado para ele.

  • Divulgação

    Alex Maclean, conhecido como The Flying Matador (O Toureiro Voador)) morreu em acidente aéreo na Espanha, durante um treino nesta terça-feira

O espanhol de 41 anos, que sofreu seu terceiro acidente em aviões, estava em um treino de acrobacias, prova que ele já conquistou diversos títulos na Espanha. Além disso, ele também competia pela Red Bull Air Race, competição que dá mais enfoque à velocidade.

Segundo fontes próximas à agência EFE, o serviço de emergências foi informado às 12h30 - horário local - desta terça. No entanto, ainda não foram informados os motivos que ocasionaram o acidente, o que será investigado pela Agência Espanhola de Segurança Aérea.

Em nota oficial publicada no site da competição, foi confirmado que o treino não era para a disputas da Red Bull Air Race, mas para um show aéreo do qual o espanhol faria parte.

“É com grande tristeza que dividimos a perda de Alejandro (Alex) Maclean, que morreu hoje com a idade de 41 anos em um acidente em seu país natal, a Espanha, enquanto fazia um treino acrobático para um show aéreo. Mandamos nossos pêsames à sua esposa Emma e seus dois filhos, de 7 e 12 anos”, diz o comunicado.

“Conhecido pelo temperamento latino, Alex era muito sensível e emocional em seu caráter, combatendo a frustração quando os resultados não vinham. Apesar disso, continuou lutando com sua equipe e tomou a responsabilidade pela campanha desapontante”, acrescenta a nota.

COMOÇÃO NAS REDES SOCIAIS

  • Em sua página no Facebook, Maclean, o único espanhol da 'F-1 Aérea', recebeu dezenas de homenagens de fãs incrédulos com sua morte

O local do acidente é comumente realizado para esta prática de treinos acrobáticos e a queda foi a cerca de 500 metros da pista de pouso do aeroporto.

Maclean foi o 11º colocado na competição nesta temporada, tendo como melhores colocações dois nonos lugares, apenas, na equipe que leva o seu nome.

Ele teve seu melhor resultado na etapa brasileira de 2007, quando conquistou uma segunda colocação.

Este ano, a Red Bull Air Race foi marcada também pelo acidente do brasileiro Adilson Kindlemann, que caiu durante treino na etapa da Austrália da competição, em março. Em sua temporada de estreia, ele caiu na água e não sofreu nenhum ferimento grave.

Mais quedas

Maclean já havia passado por outras experiências de acidentes, mas teve mais sorte em duas oportunidades anteriores. O primeiro foi em 1992, em um pequeno show aéreo, quando a hélice de seu avião saiu. Foram três vértebras fratudadas, além de ambas as pernas.

Em 1999, Alex estava provando um avião que mostrou ter problemas estruturais. O resultado foi que ele despedaçou a aeronaveno chão, mas conseguiu ejetar e se safar sem maiores problemas.

TERRA


Avião invade espaço aéreo onde viajava presidente Obama, em Seattle


Defesa enviou caças para fazer a interceptação, mas operação não foi necessária.

O presidente dos EUA, Barack Obama, chega ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, em rota para a cidade de Seattle nesta terça-feira

O Comando Norte Americano de Defesa Aeroespacial afirmou na tarde desta terça-feira (17) que caças militares foram mobilizados para responder a uma violação do espaço aéreo de Seattle, perto do avião em que estava o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.


As informações foram publicadas pelo site americano, Denverpost, com informações de agências internacionais.

O porta-voz John Cornelio disse que os caças foram enviados de Portland, no Estado de Oregon, depois de um relatório indicando que houve uma violação do espaço aéreo restrito.

A aeronave intrusa saiu da área antes dos jatos da Guarda Nacional chegaram, e não houve interceptação.

Dois estrondos sonoros foram sentidos em toda a área de Puget Sound.

Obama estava em Seattle hoje para um encontro com a senadora democrata Patty Murray.

Barulho de caças intriga de moradores de Seatlle

No blog The B. Town, uma discussão foi aberta entre os leitores sobre qual seria a origem do barulho ouvido nesta tarde.

- Numerosos leitores, assim como este repórter, ouviram duas grandes explosões na tarde de terça-feira, perto das 13:50 [17:50 do horário de Brasília].

Uma das respostas associava o som com um terremoto, mas depois diz que poderiam ser aviões supersônicos.

Os leitores relatam que portas e janela tremeram no momento em que os caças da Defesa passaram por Seattle.

R7


Pouso de emergência de avião com brasileiros na Argentina

Pouso de emergência de avião com brasileiros na Argentina

NEUQUÉN, Argentina — Um voo charter com 152 turistas brasileiros foi obrigado a fazer um pouso de emergência nesta terça-feira em Neuquén, a 1.150 Km a sudoeste de Buenos Aires, devido à despressurização na aeronave. Não houve feridos nem danos, informou à AFP uma fonte da empresa Aeropuertos Argentina 2000.

O aparelho, um MD-83 de uma companhia aérea local, fazia a rota entre a turística cidade de Bariloche (sudoeste) e o aeroporto internacional de Ezeiza em Buenos Aires.

Passageiros contaram à AFP que houve pânico a bordo e que as pessoas foram obrigadas a usar máscaras de oxigênio.

O pouso foi normal no aeroporto Juan Domingo Perón da capital provincial.

Outra nave da empresa aérea partiu quatro horas mais tarde de Neuquén com os passageiros, em direção ao Ezeiza, onde devem desembarcar daqui a pouco, às 18H00, hora de Brasília.

AFP

Outro avião colide com pássaro no Paraná



Mais uma aeronave da companhia Gol colidiu com pássaro nesta segunda-feira durante o voo 1833, que partiu às 5h50 de Londrina (PR) com destino a Porto Alegre (RS). Na semana anterior, no dia 11, outro avião, que fazia a mesma rota, chocou-se com uma ave de pequeno porte na hora de pousar.

O engenheiro civil Marcos Mucillo Padilha estava no voo desta semana. "Nós tivemos que trocar de aeronave quando paramos em Curitiba. Os comissários informaram que uma ave havia entrado nas turbinas do avião", diz Padilha.

A companhia informou que a aeronave precisou passar por uma manutenção após o pouso em Curitiba (PR), onde realizou escala. A aterrissagem e o desembarque dos 125 passageiros a bordo transcorreram normalmente, afirma em nota.

Do total, 107 seguiram para Porto Alegre às 10h37 em outro avião. Os demais passageiros em conexão para outros destinos foram acomodados em voos da GOL e de outras companhias.

terra

Confirmado: empresário em Sinop era dono de avião que caiu


O empresário sinopense Josemar Petroski acaba de confirmar, ao Só Notícias, que era o proprietário do avião Embraer 710, prefixo PT-NTR, encontrado na Serra das Araras (120 km de Cuiabá). A aeronave estava desaparecida desde janeiro de 2007.

O último destino era Tangará da Serra. De lá, o piloto Cleverson de Souza decolaria para Sinop. Mas ele e o avião desapareceram. "Está confirmado que a aeronave era a minha. As imagens que eu vi, aqui na Superintendência da Polícia Federal, não restam dúvidas.

O avião ficou todo destruído, virou ferro velho, pegou fogo. A Polícia Federal me informou que não há vestígios de corpos no local e vai continuar as investigações. Eles (policiais) investigam se corpos foram carbonizados. O avião estava desaparecido há 3 anos", declarou.

Josemar confirmou ainda que foram achados documentos do piloto Cleverson Souza, "bolsa com pertences, celular queimado e carteira em decomposição. Vamos ao local nesta 4ª feira com os familiares do Cleverson. É um momento difícil para todos nós. Infelizmente, tivemos um desfecho triste. Cleverson era um amigo, pessoa idônea, de muita confiança", lamentou Josemar. Ele disse ainda quem "o avião nunca saiu da região de Sinop. Eu tinha ele de uso privado, restrito para mim. O Cleverson foi a Tangará para fazer uma viagem para seus familiares e nunca tivemos notícia dele". O piloto residia em Sinop e, seus familiares, em Sorriso. Josemar disse também, ao Só Notícias, que a aeronave não tinha seguro e que estava avaliada em aproximadamente R$ 200 mil.

Conforme Só Notícias já informou, nos destroços a Polícia Federal encontrou sacos com cerca de 36 kg de cocaína (mas havia impurezas). Está sendo investigado se o avião foi roubado por traficantes - como ocorreu recentemente e o piloto, que residia em Várzea Grande, foi deixado na Bolívia. A PF apontou que o acidente aconteceu em 2007, mesmo ano que desapareceu. Os destroços foram encontrados por equipes do Ibama e Corpo de Bombeiros, que combatiam focos de incêndio no local.


só notícias

Britânico diz ter viajado em aviões nos EUA levando 200 bombinhas

Bombinhas de festa junina

Um britânico da cidade de Rochdale, na Inglaterra, disse ter transportado mais de 200

Lei federal americana proíbe o transporte de fogos de artifício, incluindo bombinhas, em aviões, bombinhas do tipo usado em festas juninas no Brasil em dois voos pelos Estados Unidos.

Paul Jones, de 29 anos, voou de Kansas para Houston e depois retornou à Grã-Bretanha carregando os fogos e um isqueiro na bagagem de mão.

Jones disse que somente após ter desembarcado no aeroporto de Heathrow, em Londres, autoridades alfandegárias manifestaram preocupação com o material transportado.

A lei federal americana proíbe que produtos perigosos, entre eles fogos e qualquer tipo de explosivo, sejam incluídos na bagagem de mão ou despachados.

A companhia aérea, Continental Airlines, disse não possuir qualquer registro do incidente, mas acrescentou que seus passageiros são avisados de que materiais perigosos são proibidos no avião.

Desde 1997, a venda de bombinhas está proibida na Grã-Bretanha.

Festa

Jones visitou a cidade de Wichita, em Kansas, durante as comemorações do Dia da Independência nos Estados Unidos, em 4 de julho, e acabou ficando com uma sacola de bombinhas.

Ele disse que não pensou na questão da segurança ao decidir levá-las para sua casa na Grã-Bretanha.

Jones contou que, ao passar pelo controle de segurança no aeroporto, colocou naturalmente as bombinhas em uma bandeja de plástico cinza fornecida pelo pessoal de segurança.

"Elas passaram pelo (escaneador de) raio X", disse.

Os produtos proibidos só foram descobertos pelos funcionários da alfândega no aeroporto de Heathrow.

"Eles me pararam, esvaziaram tudo e perguntaram como eu tinha conseguido passar com aquilo pela alfândega".

Apesar da preocupação dos funcionários, Jones recebeu permissão para entrar na Grã-Bretanha com o material.

Em uma declaração, o setor de aviação do Departamento de Transportes da Grã-Bretanha disse não ter conhecimento do incidente e acresentou que o assunto é do interesse das autoridades americanas.

Um porta-voz da Continental Airlines, por sua vez, declarou que o controle de segurança de passageiros é responsabilidade da Transportation Security Administration (TSA), órgão americano responsável pela segurança nos transportes.

"No nosso site, alertamos nossos passageiros sobre materiais perigosos, que são proibidos no avião pela lei federal, e isso inclui fogos de qualquer espécie".

Representantes da TSA não estavam disponíveis para comentar o caso.

bbc

Avião KC-390, da Embraer, fará 1º voo em 2014


O KC-390, maior avião que a Embraer construiu, já tem a primeira decolagem marcada, para novembro de 2014, pouco depois da cerimônia de "roll out". Esta é uma festa tradicional que marca o momento em que um avião, ainda protótipo, deixa a linha de montagem e rola para fora do hangar, iniciando a etapa de avaliação de sua capacidade. O primeiro voo de uma unidade de série será realizado dois anos depois, em 2016. O KC-390 foi projetado para transportar tropas e para ser um cargueiro de emprego geral.

O Comando da Força Aérea é o principal investidor do programa. Em abril de 2009 foi autorizada a dotação total de R$ 3,028 bilhões para o desenvolvimento do projeto e a produção dos modelos preliminares - dois deles, com duração de sete anos. Há duas semanas, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a disposição de adquirir um lote inicial de 28 aviões KC-390. Pelo atual valor de mercado dos equipamentos da mesma classe, o negócio é estimado em R$ 3,04 bilhões.

“Com isso, o governo deixa claro que o programa é irreversível e afinado com a Estratégia Nacional”, considera o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O ministro tem planos para envolver a Embraer como receptora de tecnologias de ponta, e não apenas no setor aeronáutico, implícitas no processo de reequipamento das Forças Armadas. O tema foi discutido na semana passada, em São Paulo, com Frederico Curado, presidente da empresa, e Orlando Ferreira Neto, vice-presidente para o mercado de Defesa. Segundo Jobim, foi uma discussão conceitual.

O KC-390 vai disputar um enorme e rico mercado internacional. De acordo com Curado, serão ao menos 700 aviões de transporte médio - na faixa pouco acima de 20 toneladas e cerca de 2.700 quilômetros de alcance - contratados até 2020.
abril

PF encontra droga em avião que teria caído em 2007


A Polícia Federal apreendeu,ontem à tarde, cerca de 30 quilos de entorpecentes na Serra das Araras, na região entre Barra do Bugres e Cáceres. De acordo com informações preliminares da PF, a droga é oriunda de uma aeronave que teria caído naquela região em 2007 e desaparecido.

A droga foi localizada na tarde deste domingo e tudo indica se tratar de cocaína. A pesagem exata ainda está acontecendo neste momento, visto que foi encontrada em meio a grande quantidade de mato misturado a mesma.
gazeta digital

Erro humano pode ter causado o acidente de avião em Maracaibo

CARACAS — Um erro humano está na origem do acidente com o avião da companhia colombiana West Caribbean em Maracaibo na Venezuela, que fez 160 mortos, entre eles 152 martinicanos, no dia 16 de agosto de 2005, segundo relatório do ministério venezuelano dos Transportes do qual a AFP obteve uma cópia.

Erro humano pode ter causado o acidente de avião em Maracaibo

"As provas voltam-se ao fator humano como causa do acidente", diz o relatório entregue aos representantes das vítimas cinco anos após a tragédia.

Segundo o documento, o acidente foi o resultado de uma série de acontecimentos, "a crise financeira" vivida pela companhia aérea, o desconhecimento de limites operacionais do avião e ainda a inexperiência do piloto e do copiloto.

Os integrantes da AVCA (Associação de Vítimas da Catástrofe Aérea de 16 de agosto) representando famílias de vítimas da metrópole haviam pedido aos poderes públicos a publicação do relatório venezuelano assim que fossem concluídas as recomendações do Birô de Investigações e Análises (BEA), o organismo francês encarregado da parte técnica dos acidentes ou incidentes na aviação civil.

Um relatório apresentado em 2007 não havia mostrado nenhuma falha técnica, orientando-se para o fator humano para explicar o acidente de avião da West Caribbean, que ligava Panama a Fort-de-France.

afp

Avião é furtado do principal aeroporto da Venezuela



Um avião de pequeno porte foi furtado neste fim de semana de um dos hangares do Aeroporto de Maiquetía, o principal da Venezuela, sem que a torre de controle tenha registrado o momento da decolagem, informou nesta segunda a imprensa local.

O pequeno avião, de sigla YV1987 e de propriedade da empresa agropecuária Yuruguaná, foi furtado do terminal auxiliar de Maiquetía entre sexta-feira e sábado, de acordo com a denúncia apresentada à Polícia, publicou hoje o jornal El Universal de Caracas.

O curioso do caso é que, aparentemente, ninguém percebeu o furto da aeronave, já que funcionários do aeroporto disseram aos policiais que a viram pela última vez na noite de sexta-feira estacionada no hangar.

De acordo com as informações obtidas pela polícia, o avião tinha um vôo programado para sábado de manhã e a decolagem foi avisada na noite de sexta-feira.

Os investigadores acreditam que os autores do furto são envolvidos no tráfico de drogas. Eles teriam conseguido levantar voo com a aeronave dentro do próprio hangar, pois esse modelo de avião permite que a decolagem seja feita em 100 metros de pista.

terra

Citi vê mudança no jogo da aviação e eleva ações da TAM e GOL para compra

Analista avalia que a fusão entre TAM e LAN levou a um reajuste do valor das companhias aéreas brasileiras.

GOL e a colombiana Avianca serão as mais afetadas pelo aumento de competição continental, diz Citi

São Paulo - A fusão entre as companhias TAM (TAMM4) e LAN Chile pode ser vista como uma mudança de jogo no setor aéreo brasileiro, avalia o Citi em relatório. "Vemos o anúncio da Latam Airlines como uma mudança de jogo, possivelmente levando a mais consolidação", destaca o analista Stephen Trent. Para ele, o acordo, no mínimo, ajuda a reavaliar o setor.

O Citi elevou a recomendação para as ADRs (American Depositary Receipts) da TAM para compra e o preço-alvo de 20,25 dólares para 31 dólares. Os papéis encerraram o dia cotados a 20,78 dólares em Nova York. No Brasil, as ações preferenciais da TAM terminaram o dia com baixa de 0,83%, vendidos a 35,90 reais. "Essencialmente, a LAN está adquirindo a TAM", afirma Trent.

O analista também rebaixou a indicação para os papéis da LAN negociados na bolsa de Nova York para manutenção, porém aumentou o preço-alvo de 25,5 dólares para 34 dólares. As ADRs da chilena encerraram a sessão com valorização de 2,17%, negociadas a 27,79 dólares. O novo movimento deve fazer com que as outras companhias da região procurem parceiros por uma questão de sobrevivência, aponta o Citi.

Apesar de ainda continuar cético com as operações brasileiras, Trent reafirma a sua aposta no crescimento da aviação na América do Sul. A brasileira GOL e a colombiana Avianca seriam as mais afetadas por esse aumento de competição, explica. O analista não descarta, por exemplo, a GOL se aproximando de uma empresa de menor porte como a Web Jet.

O Citi elevou a recomendação da GOL para compra e aumentou o preço-alvo de 9,85 dólares para 19,50 por ADR. Os papéis encerram o dia cotados a 14,05 dólares, com variação de 1,08%, em Nova York.

exame



Especialistas discordam de que raio tenha causado queda de avião


Forte tempestade e mudança abrupta do vento são as possíveis causas do desastre.

Nesta segunda-feira, um Boing 737-700 da companhia aérea Aires que pousava em meio à forte tormenta no aeroporto Gustavo Rojas Pinilla, em San Andrés, na Colômbia, partiu-se em três pedaços. Apenas uma pessoa morreu aparentemente de infarto, enquanto pelo menos outras 124 ficaram feridas, sendo cinco em estado grave.

Foto: AP

Avião que caiu durante pouso é visto em pista do aeroporto da ilha de San Andrés, na Colômbia

O piloto do avião, capitão Wilson Gutiérrez, disse que, quando faltava menos de 80 metros para chegar à cabeceira da pista, a aeronave foi atingida por um raio e isso teria desestabilizado o avião.

Especialistas ouvidos pelo iG, porém, afirmam que raio não desestabiliza o avião a ponto de derrubá-lo. “A aeronave foi projetada para receber raios”, disse o professor do centro de estudos estratégicos de transporte aéreo da UFRJ, Respício do Espírito Santo.

“Foi um pouso mal-sucedido. Provavelmente o piloto perdeu o controle do avião por causa de correntes inesperadas”, disse o comandante aposentado e professor de Ciências da Aeronáutica da PUC-RS, Ênio Dexheimer.

Os dois professores concordam que a queda e a quebra do avião deram-se por grandes instabilidades do ar na hora do pouso e principalmente pela ocorrência das chamadas tesouras de vento – rajadas de vento verticais, que vêm de cima para baixo e se bifurcam.


Respício afirma, no entanto, que desde o acidente da Delta Airlines em Dallas, em 1980, a aviação comercial utiliza um radar que detecta a formação das chamadas tesouras de vento. “Provavelmente, esse radar não estava acionado ou funcionando”, disse.

O avião voava a baixa altitude, pois já estava em procedimento de pouso, o que torna a ação das tesouras de vento mais devastadoras: elas jogam o avião para baixo. “Em alta altitude, quando o avião passa por tesouras de vento, não há tanto perigo. Apenas o susto e a sensação de a aeronave estar caindo em um buraco.”

Um fato que pode ter contribuído para a quase total sobrevivência de passageiros e tripulação é a quantidade de combustível. “Nessas situações, o perigo de explosões e incêndio é muito grande. Provavelmente havia pouco combustível na aeronave”, disse.

Dexheimer já teve a experiência de ter seu avião atingido por raio algumas vezes enquanto piloto. Ele lembra que o raio não desestabiliza a aeronave e muito menos causa um acidente como o da Colômbia.

“Acredito que o raio foi um coadjuvante nesse caso. Devia haver grande instabilidade do ar na hora do pouso. Quando o avião é atingido por um raio, nada acontece fora um grande clarão e um cheiro forte de fio queimado”, disse.

O professor explica que esse cheiro forte não tem relação nenhuma com fogo. Ele se dá quando a corrente elétrica do raio rompe partículas de oxigênio (O2) próximas ao avião e ocasionalmente elas podem se transformar em gás ozônio (O3), que tem cheiro forte de fio queimado.

Procurada pela reportagem, a Boeing informou que está mandando uma equipe de análise técnica para acompanhar as investigações da agência colombiana de aviação (DJAC).

Foto: Arte/iG

Avião que vinha de Bogotá caiu durante o pouso na ilha caribenha de San Andrés

ultimo segundo