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segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Será que Lula recebe relatorio do FX-2 amanhã ?

http://2.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SQpJMJPRkKI/AAAAAAAAAz4/8gVVcXeQ6mY/s1600/fx2_faseII.JPG

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a reunião ministerial que convocou para amanhã, no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência da República, em Brasília, tem como objetivo cobrar que os ministros trabalhem até o último minuto de 2010. Lula afirmou que quer evitar o "clima de fim de governo", quando eles começam a faltar em dia de expediente, chegar mais tarde e sair mais cedo.

"Não quero que ninguém afrouxe por um minuto sua capacidade de trabalho", disse Lula, após seminário empresarial Brasil - El Salvador na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo. O presidente ressaltou a importância de não deixar obras sem conclusão para o próximo governo. "Nós precisamos trabalhar mais porque temos que entregar tudo que tiver de obras até o fim do nosso mandato", afirmou. Lula alertou que a reunião ministerial terá um tom de aviso aos ministros. "Se a gente deixar, os ministros começam a pensar que estão chegando ao fim do mandato e já não vêm trabalhar na segunda-feira de manhã", exemplificou.

Sobre a participação de ministros na campanha eleitoral, o presidente advertiu: "Quero que as pessoas junto comigo assumam a responsabilidade de dedicar cada minuto e cada hora de sua vida para trabalhar. Nós não vamos pedir para nenhum ministro fazer campanha política. Ministro tem que ser ministro. Se alguém quiser fazer campanha depois do expediente faça, com carro particular. Façam o que quiser, mas quero eles trabalhando". "Foram escolhidos por mim para serem ministros e tem muita coisa para acontecer no Brasil e eu não quero que aconteça o que acontece em fim de governo. Tem gente que para de trabalhar, ministro que não vai mais e o governo não cobra mais. Eu quero cobrar desses companheiros até o último minuto", afirmou.
blog do vinna

Petrópolis vira polo de aviação da GE

Centro de manutenção de turbinas no Rio dobra capacidade até outubro e será a maior das cinco unidades no mundo. Com faturamento de US$ 1 bi e em expansão, GE-Celma ganha um novo centro para teste de turbinas. Com cinco centros globais de manutenção de turbinas de aviação espalhados por Europa, EUA e Ásia, a General Electric (GE) escolheu a unidade do município de Petrópolis, no Rio, para ser o principal polo de seus serviços do gênero no mundo. Em outubro, a planta, que leva o nome de GE-Celma, ganhará um novo centro de provas, capaz de dobrar a capacidade de turbinas testadas de 400 para 800 por ano.

A câmara de testes simula integralmente as condições enfrentadas pelas aeronaves durante o voo, como tempestades, neves e até choques com pássaros. A iniciativa faz parte de um plano de crescimento da GE-Celma que prevê investimentos de US$ 50 milhões -R$ 88 milhões- até 2014. “Ao término da expansão, revisaremos 500 turbinas, a maior capacidade entre as subsidiárias”, diz Júlio Talon, presidente da GE-Celma. Pelo modelo de negócios da GE, a Celma retira a turbina em qualquer lugar do mundo, leva a peça por terra a Petrópolis a partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde chega ao Brasil, e faz a manutenção. “São 10 mil peças que compõem a turbina que exigem processos minuciosos para não haver atraso”, diz.

poder aéreo

Delta Adiciona Islândia


A Delta Airlines irá adicionar um novo serviço entre Nova York e Reykjavik, começando em 01 de junho de 2011, tornando-se a transportadora americana apenas para servir voos para a Islândia nonstop desde os E.U.

Laguna inclui GUARAPUAVA entre possíveis rotas


A cidade paranaense de Guarapuava, no centro sul do estado, poderá ser uma das novidades na malha de voos da Laguna Linhas Aéreas, a mais nova empresa regional que pretende alcançar cerca de 90 cidades em todo o país, a maior parte delas sem contar atualmente com serviço aéreo.
brasilturis

Multas às aéreas já renderam R$ 7,4 mi à Anac em 2010


Segundo a Anac, em 2007, o valor arrecadado pela agência reguladora em autos de infração junto às companhias aéreas foi de R$ 808 mil. Em 2008, esse valor subiu para R$ 1,7 milhões. Em 2009 foram R$ 7,3 milhões arrecadados e só este ano, até junho, já foi arrecadado R$ 7,4 milhões, podendo dobrar com os últimos problemas da Gol. Os valores ficam dentro da agência reguladora, que utiliza os recursos para complementar o orçamento anual do órgão.

Até 31 de julho de 2010, a Anac aplicou R$ 12,41 milhões nas ações de regulação e fiscalização para a aviação civil. O valor, referente aos primeiros sete meses do ano, corresponde a 51,82% do total disponível, que é de R$ 23,96 milhões. Em 2009, foram aplicados R$ 20 milhões do orçamento destinado a essas ações, o que, em 12 meses, representou 98% do valor total disponilizado, de R$ 20,4 milhões.

Os números divulgados pelo site Contas Abertas não se referem a valores disponíveis e sim a números que constavam da Lei de Orçamento Anual (LOA), sem levar em conta os contingenciamentos.
panrotas

American Airlines - Aplicativo para iPhone


foto blog


Lançado no iTunes, o aplicativo gratuito da american faz um pouco mais do que apenas controlar seus vôos.
O novo aplicativo permite que você verifique seu vôo, monitore seu lugar na lista de espera, siga sua milhas de passageiro frequente, veja mapas do terminal do aeroporto e use um cartão de embarque móvel (em vôos selecionados).

Possui um localizador de estacionamento onde você pode armazenar uma imagem do local do estacionamento do seu carro gravando informação sobre o estacionamento de outros aeroportos, detalha sua visão pessoal de vôo, mapas de acesso ao terminal e acesso ao GPS para localizar os aeroportos da American Airlines.

A American Airlines não esqueceu do Sudoku, afinal os clientes da AA são grandes fãs de Soduku, visto que o jogo que vem na revista American Way é sempre preenchido.

Cada A380 cria 350 postos de trabalho


Por cada A380 que a Lufthansa acrescenta à sua frota estão a ser criados entre 350 e 400 novos postos de trabalho. As contas são de Karsten Benz, vice-presidente de Vendas para a Europa da Lufthansa, e referem-se não apenas à tripulação - 25 elementos entre assistentes e pilotos -, mas a todos os serviços associados como manutenção, assistência em terra e ‘catering'.

Aos dois aviões que já fazem parte da frota da companhia aérea alemã - o primeiro entrou ao serviço em Junho - vai juntar-se um terceiro já em Setembro, recebendo quatro ao longo deste ano, e outros 11 até 2015. Depois disso há uma opção de compra de mais dez aviões que está dependente, explica Benz, da resposta dos consumidores.

Com um preço de tabela de 346,3 milhões de euros por avião, a Lufthansa prefere jogar pelo seguro. Em Junho deste ano a Airbus anunciava ao mercado que tinha encomendas para 234 A380, a maior pertencente à Emirantes com um total de 90 aviões. "Somos sempre cautelosos quando começamos. Temos que ganhar dinheiro para o avião antes de o comprar", diz Aage Dünhaupt, director de informação corporativa da Lufthansa.

economico

Avianca inicia trecho BSB-GIG-GRU com preço promocional


A Avianca inicou hoje a operação diária para o trecho Brasília-Galeão (RJ)-Guarulhos (SP), com preços promocionais válidos até 15 de agosto. Os voos serão operados de segunda à sexta-feira, com saídas de Guarulhos para o Galeão às 14h15 e do Galeão para Brasília às 15h54. No sentido inverso, de Brasília ao Galeão às 8h47 e do Galeão para Cumbica às 11h11.
panrotas

O OVNI era um avião chinês



O "UFO" avistado no último dia 7 de julho passado pelo radar do aeroporto de Hangzhou na China era , finalmente, um simples avião privado .

Em 7 de julho, o Aeroporto Internacional de Hanghzou teve que interromper o seu tráfego aéreo por uma hora , no total, vinte vôos foram desviados por causa de um objeto voador não identificado.

O "UFO" em questão acabou por ser um dos muitos aviões particulares que circulam, principalmente de forma ilegal, no céu da China, informou o jornal China Daily.

Cerca de 200 jatos privados são agora de propriedade de milionários chineses.

Embora o acesso aéreo seja rigorosamente controlado pela Administração da Aviação Civil e da Força Aérea Chinesa, os proprietários devem fazer um pedido, muitas vezes longo e complexo, com diversas autoridades chinesas.
Por esse motivo,
eles preferem voar mais frequentemente de forma ilegal com o risco de pagar uma multa (em torno de 4.300 dólares de acordo com o jornal China Daily).

China Daily

Turkish Airlines suspende comissários acima do peso



Tem sido relatado pela Turkish Airlines que 28 de seus assistentes de vôo foram suspensos por estarem acima do peso e que lhes foi dado seis meses para entrar em forma ou correrão o risco de serem demitidos.
De acordo com relatos do Turky Daily, os funcionários estarão em licença sem vencimento, até que perderem peso e, em seguida, serão autorizados a retomar ao trabalho.

Dos 28 assistentes de vôo, 15 são do sexo masculino e 13 do feminino.

A Turkish Airlines disse ainda que todos os empregados foram avisados no passado para perderem peso antes da suspensão.

Um dos homens suspenso é o comissário de bordo , Izzet Levi, que também é o chefe de uma associação de tripulação de cabine e disse ao jornal que ele precisava perder dez quilos a fim de voltar ao trabalho, o seu peso atual é 106 kg .

"O peso e a estatura são fatores importantes em todas as companhias aéreas.
Estes critérios são importantes, tanto em termos de aparência e habilidade de se locomover tanto para dar atendimento aos passageiros, como também em situações de emergência , "disse a companhia aérea em declaração.
Turky Daily

Usca diz sim a greve com 98.25% de aprovação


9 de agosto de 2010 - Os controladores de tráfego aéreo da Espanha votaram esmagadoramente a favor da greve por novas regulamentações governamentais.

O sindicato dos Controladores de Tráfego Aéreo (USCA) informou que dos seus 2.300 controladores, 92 por cento de seus membros apareceram para votar, desse número, 98,25 por cento votaram a favor de uma greve.


reclanação Ryanair


Após o embarque na Ryanair no vôo de Milão para Paris, uma aeromoça me disse que não havia mais espaço para bagagem de mão e insistiram que eu entregasse a minha mala de mão para ela imediatamente.

Tirei meu laptop, passaporte e carteira e fez como ela pediu.
Na chegada, eu descobri que minha mala tinha sido enviada para o porão e alguém havia roubado uma máquina fotográfica e jóias no valor de £ 300.
A Ryanair disse-me para registrar um formulário de reclamação de danos, o que eu fiz, embora estes se aplicam apenas a bagagem de porão.

Moral: A Ryanair diz que não irá reembolsar o valor dos itens roubados ,pois os passageiros são aconselhados a não guardar objetos de valor em seus check-in na bagagem.
Mas foi a Ryanair, não eu, quem colocou a mala no porão.
guardian.co.uk

British Airways se diz pronta para a greve

As conversações entre a British Airways e o sindicato Unite , que representa a tripulação de cabine , não mostra nenhum sinal de chegar a um acordo em breve.

Em vez disso, a Unite está ameaçando para que os membros da tripulação de cabine votem novamente para futuras paradas a partir de setembro.
Enquanto isso a BA continua a treinar a tripulação de cabine voluntárie e insiste que ainda será capaz de operar todos os seus voos de longo curso a partir de Heathrow, independentemente do resultado de uma votação de greve.

NHT Linhas Aéreas nega estar à venda

Let 410 UVP E-20 da NHT - Photo: Elton Rodrigues

Let 410 UVP E-20 da NHT - Photo: Elton Rodrigues

A NHT Linhas Aéreas, do grupo santa-mariense JMT, dono da Planalto Transportes, negou ontem que esteja à venda. A resposta da companhia gaúcha, com sede em Porto Alegre, foi dada depois que um grande jornal de circulação nacional publicou, na segunda-feira, a informação de que a empresa estaria aberta a negociações. Isso foi divulgado na coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo. Ancelmo publicou em sua coluna que a NHT estaria à venda, mas sem citar sua fonte.

Ontem, bem-humorado, o diretor-presidente do JMT, Pedro Teixeira, negou de forma veemente que a NHT esteja sendo negociada e fez questão de dizer que a companhia aérea está em expansão e com crescimento no número de passageiros nos últimos dois meses. Ainda este ano, deve passar a voar também para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro — a NHT já tinha horários para pousos e decolagens por lá e conseguiu agora um espaço para montar seu guichê. A empresa também quer incluir voos para outra cidade no interior paulista.

Segundo Teixeira, a compra de aviões de 50 ou 70 lugares ainda está sendo analisada e não há prazo para ser feita, pois há vários detalhes técnicos e financeiros a serem avaliados. Só depois disso haverá uma chance de serem implantados voos de Santa Maria para São Paulo, por exemplo, pois os seis aviões LET, de 19 lugares, não são adequados a viagens tão longas. A NHT está de olho em aeronaves da brasileira Embraer, da canadense Bombardier e da francesa ATR.

espaço aéreo

“Não quero mais voar neste país”


Há dois anos, ele desistiu. Depois de 21 anos trabalhando como piloto em companhias aéreas brasileiras (primeiro Vasp, depois Varig e Gol), Norton Kripka (foto) parou de tentar conciliar trabalho e qualidade de vida no Brasil. Como não cogitava abandonar a profissão com a qual sempre sonhou, mudou-se para o Canadá para ser piloto dos mesmos aviões que comandava nos céus brasileiros.

Desde que seu visto de trabalho canadense foi expedido, Kripka pilota Boeings 737-800 na Sunwing Airlines, que opera voos charter. Diariamente, o porto-alegrense conduz turistas das terras geladas do Canadá para locais mais ensolarados como Flórida e Caribe. O salário, segundo Kripka, é equivalente ao que recebia no Brasil.

– Não deixei o meu país por dinheiro. Deixei por uma vida melhor, que nunca teria na aviação brasileira – diz.

A ameaça de greve dos funcionários da Gol e a recente polêmica sobre as condições de trabalho das tripulações fizeram Norton lembrar os motivos pelos quais foi embora:

– Imagine voar com várias escalas e chegar ao fim de sua jornada de 11 horas tendo que sobrevoar Guarulhos para esperar vaga para o pouso, porque o aeroporto mais movimentado do país não tem pistas suficientes.

Além das questões trabalhistas, os pilotos, conta, precisam lidar com outros impasses do sistema aéreo.

– Muitas vezes, presenciei colegas discutindo com controladores de voo no ar, por eles não estarem auxiliando a equipe. Nossa estrutura aeronáutica é muito deficiente e contribui para o estresse das tripulações – destaca.

Por ter conseguido qualidade de vida e de trabalho no Exterior, o piloto só volta ao Estado para rever a família.

– Não pretendo voltar para o Brasil para trabalhar – garante.
Zero Hora

Mexicana: Situação se Agrava. Suspensa Rota São Paulo/ Cidade do México

A Mexicana que já tinha reduzido uma série de vôos internos e de vôos de cidades secundárias mexicanas para aos EUA, anuciou a interrupção de várias rotas internacionais a partir de hoje. Dentre essas rotas, inclue-se a rota São Paulo/Cidade do México.

O certo é que o anúncio da solicitação de recuperação judicial sempre leva uma cia aérea a sofrer com efeitos colateriais dessa medida: estrago enorme na imagem e fuga de novos clientes, saída das câmaras de compensação como a da IATA, redução de crédito e por ai vai.

A Mexicana anda relocando seus passageiros em vôos de parceiras Oneworld. Mas ficam algumas dúvidas sobre até quando as parceiras vão aceitar os passageiros da Mexicana e até quando a cia terá caixa para pagar por esses assentos nos parceiros. Pelo andar da carruagem, as operações próprias devem se reduzir ao mínimo nos próximos dias.

A esperança vem do fato de que a controladora da Mexicana, controlar ainda as cias Link e Click, que poderiam ajudar a fazer algum caixa para manter o pagamento dos compromissos assumidos com seus consumidores.

O que fazer? Quem comprou passagens diretamente da Mexicana deve tentar um contato com a cia a fim de ser relocado em um vôo de outra cia aérea. Mesmo assim, vale a pena fazer uma reserva em uma outra cia aérea. Se for necessário, você emite a passagem plano B.

Se comprou junto a uma agência, ela também é responsável pela emissão e deverá te oferecer alternativas. Lembrando que uma boa parte delas só se moverá assim que a situção da Mexicana mostrar-se irreversível. Aqui também vale a dica do plano B.

Como ela é uma cia que tem escritório no Brasil, poderá ser ajuizada uma ação contra a mesma, mas dependendo do andar da carruagem no México o resultado pode ser insatisfatório. Quem comprou com cartão de crédito, pode solicitar ao cartão a suspensão do pagamento, mas isso após esgotadas, e de forma documentada, as demais opções.

aquela passagem

Piloto faz pouso forçado na BR-364 e candidato a Vice Governador Tiziu Jidálias é um dos passageiros

Os candidatos a vice governador, Tiziu Jidalias, e a senador, Melki Donadon, além do deputado federal Natan Donadon, o assessor do deputado Tiziu, Ezequias Miranda e o piloto Vanderlei Guimarães passaram por um grande susto na tarde deste sábado, quando o avião monomotor Corisco que os conduzia sofreu uma pane de motor, parando de funcionar a cerca de 1500 metros de altura, minutos após decolar de Ariquemes em direção à Vilhena, onde cumpririam compromisso de campanha.
Com muita habilidade o piloto conseguiu controlar a aeronave e fez um pouso forçado sem tocar em nenhum veículo em plena BR-364, próximo à Fazenda Nova Vida, no município de Jaru.
Os passageiros, embora muito assustados, nada sofreram, e após o pouso retiraram a aeronave da rodovia para o acostamento e foram socorridos pela equipe de segurança do governador João Cahulla, que coincidentemente vinha em direção contrária, retornando de Cerejeiras para Porto Velho, e foram os primeiros a chegar no local onde a aeronave estava estacionada.
Todos os ocupantes foram conduzidos em segurança de volta a Ariquemes em perfeitas condições de saúde, e na noite deste sábado Tiziu Jidalias, Melki Donadon e o assessor Ezequias foram a Machadinho D’Oeste visitar a exposição local, acompanhando Ivo Cassol, João Cahulla e o deputado estadual Neodi de Oliveira, que recepcionou a todos no parque de exposição.
rondoniaaovivo

Turkish Airlines terá mais voos semanais entre São Paulo e Istambul


A partir de 21 de dezembro, a Turkish Airlines planeja passar de três para quatro os voos semanais entre São Paulo e Istambul, na Turquia, de onde partem conexões para outros destinos na Europa, Ásia, Oriente Médio e África. O voo extra será às terças-feiras. Atualmente, o trecho é feito apenas as quartas, sextas e domingos.

Outra mudança no serviço da companhia é a criação de uma nova classe de bordo. Localizada entre a econômica e a executiva (inclusive no preço), a Comfort Class será oferecida a partir do dia 26 de dezembro, quando as novas aeronaves Boeing 777 compradas pela Turkish Airlines entrarem em circulação.

A proposta é combinar a conveniência da classe executiva com as tarifas mais baixas da classe econômica. A rota São Paulo - Istambul receberá um dos Boeing 777 equipados com essa nova classe. A Comfort Class começará a ser oferecida nas rotas internacionais da empresa também para Xangai, Narita, Bangkok e Toronto, e, posteriormente, Nova York, Chicago e Washington. O B777 será equipado com 28 assentos na classe executiva, 63 na Comfort Class e mais 246 na econômica, totalizando 337 lugares.

A nova classe terá poltronas de 49 cm de largura e com 116 cm de distância de uma para outra. Todos os passageiros contarão com monitores individuais de 10,6 polegadas e entradas para conexões de computadores pessoais e outros dispositivos eletrônicos.

o globo

É da China nova operadora de aviões Airbus


A West Air, empresa aérea privada do Grupo HNA, da China, recebeu na semana passada (terça, dia 3) o primeiro avião da Airbus – um A319. Essa aeronave é a 26a unidade montada pela empresa fora da Europa, a sede da Airbus.

O jato transporta 144 passageiros e fez o primeiro voo comercial ontem (domingo, dia 8) entre Chongqing e Wenzhou, na China. Fundada em 2005, a West Air serve mais de 20 rotas chinesas desde Chongqing.
panrotas

Juizados especiais dos aeroportos resolvem uma em cada três reclamações de passageiros



Os juizados especiais cíveis dos aeroportos de Congonhas e Cumbica solucionaram 37% das reclamações que receberam nos dez primeiros dias de funcionamento, segundo balanço do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) concedido ao R7.

Ao todo, entre os dias 23 de julho e 3 de agosto, foram registradas 311 ocorrências nos dois aeroportos, sendo que 115 viraram acordo entre companhia aérea e passageiro. Congonhas recebeu 63 ocorrências e resolveu 23 delas. Já o aeroporto de Cumbica, teve 248 reclamações, sendo que 92 terminaram com final feliz.

Os juizados especiais podem resolver situações que envolvem atrasos ou cancelamentos de voos, problemas de extravio ou avaria com a bagagem, falta de informações sobre a empresa, entre outros, explica a diretora dos juizados especiais cíveis dos aeroportos de São Paulo, Márcia Luiza Negretti.

- Já atendemos casos em que o passageiro chega com a mala avariada e agendamos o conserto; também recolocamos em voo de outra empresa passageiros que perderam uma conexão por causa de atrasos; resolvemos casos em que houve cancelamento de voo e o passageiro precisou de hospedagem; e teve até um caso em que uma empresa estrangeira devolveu o valor da passagem em dinheiro para o cliente.

Na sexta-feira (6), o R7 visitou os aeroportos de Congonhas e Cumbica em São Paulo para checar a eficiência dos juizados especiais cíveis.

O advogado Ulisses Boia de Albuquerque, de 67 anos, veio para São Paulo com a esposa e um irmão de Recife para o casamento de um sobrinho.

Ao chegar na capital paulista, no fim da manhã de sexta-feira, a surpresa: apenas uma das três malas da família chegaram ao destino, e as roupas da festa estavam nas duas malas desaparecidas. Após fazer reclamação na Gol (empresa que prestou o serviço) e na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ele procurou o juizado especial de Cumbica.

- A Anac apenas registrou a queixa e disse que tem até 30 dias para a empresa devolver as malas. Uma funcionária da Gol disse que erro acontece, mas não era pra acontecer. Depois, vim ao juizado para fazer queixa contra a empresa, mas a audiência teria que ser aqui em São Paulo e, por isso, deixei pra fazer em Recife, quando eu voltar.

Ansiosa pela solução do problema, a mulher de Albuquerque - que não quis se identificar – puxou o marido com bom humor e disse para a reportagem que “a Gol vai pagar as roupas para o casamento”.

Outro passageiro que procurou o juizado foi o empresário Ezequias Cândido, de 43 anos. Ele voltava de uma viagem de férias de três semanas com a esposa nos Estados Unidos na sexta-feira. Como moram em Florianópolis, passariam por São Paulo para pegar outro avião até a capital catarinense.

No entanto, o voo da American Airlines atrasou três horas e eles perderam o voo para Santa Catarina. Como se sentiu prejudicado por conta do atraso da companhia aérea americana, Cândido procurou o juizado para solicitar a remarcação do voo ou reembolso da passagem para a capital catarinense – que seria feito por outra empresa, a Avianca.

A American Airlines, porém, informou não ter convênio com a Avianca.

Serviço

Congonhas
Horário de atendimento
Segunda-feira à sexta-feira - das 10h às 19h
Sábado, domingo, e feriado – das 14h às 19h

Cumbica (Guarulhos)
Horário de atendimento
Segunda-feira à sexta-feira - das 11h às 23h
Sábado, domingo e feriado - das 15h às 23h
r7

Victoria Beckham - avião faz pouso de emergência no aeroporto de Heathrow


Victoria Beckham foi pega em um drama em vôo a 40.000 pés, quando seu avião teve de voltar e fazer um pouso de emergência no sábado.

A ex-Spice Girl estava viajando de Londres para Los Angeles, quando os pilotos foram forçados a fazer uma chamada de SOS após alarmes soarem no cockpit.

VICTORIA BECKHAMVictoria Beckham
O vôo da British Airways teve que se virar para o mar da Irlanda e fazer um pouso de emergência no aeroporto de Heathrow, de acordo com uma reportagem no The Daily Star.


Os serviços de emergência foram acionados no aeroporto
It was later discovered that there had been a fault with the plane's fuel system. Foi descoberto mais tarde que tinha havido uma falha com o sistema de combustível do avião.

Abalado, mas com estilo: Victoria chega de volta a Londres depois de seu vôo LA-bound foi forçado a voltar para Heathrow -, mas ela conseguiu uma mudança de roupa rápido antes da aterragem

Abalada, mas com estilo: Victoria chega de volta a Londres depois de seu vôo LA-bound foi forçado a voltar para Heathrow -, mas ela conseguiu uma mudança de roupa rápida antes da aterragem.

Fontes disse que a ex-Spice Girl, 36 anos, que estava voando de volta para Los Angeles para se encontrar sozinha com o marido David, 35, e seus três filhos, ficou "abalado" e "chateado" pelo incidente.

"foi um momento assustador, e ela não tinha ninguém a quem recorrer".
mailonline

Embraer disputa com Airbus e Boeing novas encomendas da Pantanal





A ATR deve ficar de fora da disputa pela família de jatos que integrará a frota da Pantanal. O presidente da TAM, Líbano Barroso, sinalizou em rápida conversa com a Agência Estado que a frota da subsidiária deve ser equipada com modelos com capacidade "entre 100 e 150 passageiros". Fabricam hoje aeronaves deste porte a Airbus, com a qual a TAM trabalha, a Boeing e a Embraer.

Segundo Líbano, o grupo decide até o fim do ano os modelos que irão compor a frota da subsidiária. Comprada no final de 2009 pela TAM, a Pantanal tem hoje cinco ATRs, embora esteja utilizando apenas quatro destas aeronaves. O maior avião fabricado pela franco-italiana acomoda 80 passageiros, o que a deixa de fora da disputa. No caso da Embraer, o ERJ 195 é preparado para até 122 pessoas.

Recentemente, a TAM anunciou a ampliação da malha aérea da Pantanal, que passa a atender 15 cidades a partir de 23 de agosto. Antes, a companhia voava para seis destinos.

Os voos com as aeronaves ATR 42 passam a ser operados a partir do aeroporto de Guarulhos. A empresa começou também a trabalhar com Airbus desde Congonhas. A nova malha totaliza 44 voos - 21 em Congonhas, 21 em Guarulhos e outros dois de Brasília.

Os ATR 42 têm capacidade para 45 passageiros, enquanto os três Airbus contam com 144 lugares (A319) ou 174 assentos (A320). Essas três aeronaves Airbus foram alugadas para a Pantanal por um período de seis meses pela controladora TAM. Contratos de leasing foram prorrogados até que a Pantanal defina a ampliação e renovação de sua frota própria.

Com a nova malha, a Pantanal aumentará em 660% sua oferta semanal em ASK, medida que multiplica o número de assentos oferecidos pelo total de quilômetros voados.

Às cidades atendidas pela Pantanal em Guarulhos - Bauru, Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, no interior de São Paulo, mais Maringá (PR) e Juiz de Fora (MG) - somam-se São José do Rio Preto (SP), que terá duas frequências diretas. A Pantanal voará também para Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro/Galeão (RJ), Belo Horizonte/Confins (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Salvador (BA) e Recife (PE).

estadao

Gol pede tranquilidade a passageiros pelo Twitter

Rio de Janeiro (O Repórter) - A Gol Linhas Aéreas ainda lidera o ranking de atrasos nos principais aeroportos do país. O último balanço divulgado pela Infraero, às 16h, mostra que dos 1506 voos domésticos previstos, 61 foram cancelados e 282 atrasaram, representando 18,7% do total.

A Gol continua sendo a companhia aérea que mais apresenta problemas, com 44 cancelamentos e 196 atrasos, sendo que 27 voos ainda não foram liberados. Outras empresas também integram a lista de atrasos: Tam, em 5% dos voos, Webjet, em 2,6% e Azul, em 9,8%.

Com todo o transtorno causado a Gol usou o Twitter para pedir calma aos seus passageiros.

o reporter

Proposta limita os abusos para remarcar passagens de avião

Substitutivo que aguarda votação na Câmara dos Deputados altera o Código Brasileiro de Aeronáutica e estabelece restrições às penalidades impostas aos passageiros que desistirem de voos. Mudanças são tímidas, mas representam uma vitória


Publicação: 09/08/2010 07:00 Atualização: 09/08/2010 09:58

A proposta (1) que modifica o novo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) — e aguarda para ser votada em plenário na Câmara do Deputados — deixa mais claras as penalidades que podem ser aplicadas aos passageiros em casos de desistência do voo. Se a alteração for aprovada, o consumidor terá direito ao reembolso e a multa máxima imposta será de até 5% do valor pago pela passagem, caso o cancelamento seja pedido com antecedência mínima de sete dias da data do embarque, e de até 10%, se a comunicação ocorrer em prazo inferior a sete dias. A regra será válida até mesmo para as tarifas promocionais.

Elias José pagou R$ 75 por um bilhete Brasília/Rio de Janeiro, mas, para remarcá-lo, teria de gastar R$ 110 - (Leonardo Arruda/Esp. CB/D.A Press )
Elias José pagou R$ 75 por um bilhete Brasília/Rio de Janeiro, mas, para remarcá-lo, teria de gastar R$ 110
As mudanças — consideradas ainda tímidas por especialistas em direito do consumidor — podem soar como vitória se levado em consideração que, atualmente, as companhias aéreas têm liberdade para impor multa e diferentes taxas com a anuência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), desde que estejam previstas em contrato (leia quadro). O resultado, em muitos casos, são penalidades que extrapolam o preço pela prestação do serviço e retiram do cliente o direito de receber de volta qualquer centavo pela quantia paga e não utilizada.

Em resposta ao Correio, a Gol e a Tam — as duas maiores detentoras do mercado nacional, com domínio de 83% dos voos no país — confirmaram que não há período mínimo, previsto em contrato, para que o passageiro tenha o direito de remarcar a passagem sem cobrança de taxas. As empresas explicaram ainda que os valores das multas não são proporcionais às quantias pagas. As regras para penalidades previstas em contrato variam de acordo com o perfil da tarifa. Geralmente, quanto mais barata, menos direitos, pois o bilhetes promocionais têm regras específicas de acordo com o regulamento. O que significa dizer que há restrições graves aos direitos dos consumidores. A Anac, inclusive, permite a comercialização de tarifas promocionais não reembolsáveis, desde que previsto em contrato.

Na última quinta-feira, o carioca Elias José de Faria, 27 anos, esteve no Aeroporto Internacional de Brasília para tentar remarcar o retorno para o Rio de Janeiro, mas deixou o guichê de atendimento da Webjet sem saber o que fazer diante da falta de alternativa. “A passagem custou R$ 75, mas para remarcá-la será preciso pagar uma taxa de R$ 110. Recebi a informação de que, mesmo que aceitasse tal penalidade, não poderia porque era superior ao valor do bilhete adquirido. A sugestão que recebi no balcão da empresa foi comprar uma nova passagem, que custa pouco mais de R$ 150. E vou jogar os R$ 75 no lixo?”, questiona Elias. A Webjet não respondeu ao Correio.

Ele considera a prática ainda mais abusiva, já que a necessidade de adiar o retorno foi criada pela própria companhia. “Na vinda para Brasília, no último dia 31, o voo atrasou em quase uma hora. Em razão disso, perdi um compromisso, que só consegui reagendar para a próxima segunda-feira à noite (hoje). Como a volta estava prevista para sábado (7 de agosto), preciso remarcá-la para terça-feira (amanhã)”, contou.

A bancária Rosângela Rezende de Oliveira, 37 anos, também não considera as cobranças por remarcação e procedimentos adotados para o reembolso justas, sobretudo quando a comunicação é feita com bastante antecedência. Em janeiro do ano passado, ela comprou passagens de ida e volta para viajar no Carnaval. No entanto, conseguiu uma carona na ida e cancelou esse trecho com antecedência de aproximadamente um mês. “Não devolveram o dinheiro e me deram um prazo de um ano para fazer uso do bilhete. No entanto, ao remarcá-lo, tive que desembolsar mais R$ 100. Quando você avisa à empresa com antecedência, não deveria sofrer qualquer penalidade porque há tempo para a companhia vender esse assento para outra pessoa. Então, ela está ganhando duas vezes”, avalia Rosângela.

O caso se complica quando o consumidor perde o voo. Nesse caso, além da taxa de remarcação ou de de reembolso, há também a multa por no show — estipulada pela empresa aérea quando o passageiro adquire um bilhete e não comparece para o embarque na data e horário acordados no contrato. Somadas, essas multas ultrapassam os valores já pagos pela prestação do serviço e deixam o passageiro no prejuízo. É o caso do servidor público Jorge Antônio dos Santos, 49 anos. Em abril, ele, a esposa e a filha chegaram atrasados ao aeroporto e foram impedidos de embarcar com destino a Brasília. Ao tentar remarcar as passagens, ele descobriu que teria que pagar taxa de reemissão, de R$ 90, e multa por não comparecimento (no show), de R$ 80 por pessoa, que superavam os valores dos bilhetes, que custaram R$ 159 cada. “Sem alternativa, adquirimos as passagens de outra empresa para o dia seguinte. Ao chegar a Brasília, tentei o reembolso e, mais uma vez, fiquei espantado. Somados, os valores do pedido de reembolso (R$ 95,40) e do no show (R$ 80) também eram maiores que o preço da passagem. Ou seja, pelos cálculos da companhia aérea, eu não tenho nada a receber. É inaceitável que uma multa seja mais onerosa que a prestação do serviço”, desabafa.

1 - Novo CBA
O substitutivo ao Projeto de Lei nº 6.716/09, que propõe mudanças no CBA, é uma ação resultante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do caos aéreo. O texto, aprovado em 23 de junho pela comissão especial encarregada de discutir o assunto, é do relator e deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Agora, a proposta aguarda para ser votada em plenário. Caso seja aprovada, deverá retornar ao Senado.

Práticas contrariam CDC
Rosângela cancelou o trecho de uma viagem e recebeu prazo de um ano para usar o bilhete: R$ 100 de prejuízo - ()
Rosângela cancelou o trecho de uma viagem e recebeu prazo de um ano para usar o bilhete: R$ 100 de prejuízo


Embora a Anac alegue liberdade tarifária e falta de competência para regular os valores cobrados, o diretor secretário geral do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), Walter Moura, defende que a Agência deve atuar para corrigir os desequilíbrios. “Ela não é obrigada a intervir sempre no mercado. Mas, se há uma distorção, ela terá que interferir especialmente por causa do CDC. Caso contrário, quem comanda são as empresas dominantes”, argumenta.

As cobranças de taxas e multas são justificadas pelas empresas para cobertura de custos administrativos e eventuais prejuízos com a não comercialização de assentos reservados e não utilizados. No entanto, ocorrências como no shows, remarcações e cancelamentos não necessariamente podem representar perdas. “Em voos em que há lista de espera, o assento vendido ao consumidor que não compareceu ou precisou remarcar o bilhete será revendido para outra pessoa a um preço muito maior, já que na última hora se perdem todos os descontos”, pondera Walter. A mesma análise vale para as remarcações, inclusive as posteriores ao voo, e cancelamento com pedido de estorno. “Se o voo lota, a empresa deveria ser proibida de cobrar multa, pois dessa forma estaria ganhando duas vezes”, ressalta.

Já nos casos das remarcações com antecipação da data da viagem, Walter assegura que a multa é abusiva em qualquer circunstância. “Só posso antecipar meu voo se há vaga disponível. E meu assento anterior será vendido. Então, por que me penalizam? Essas multas são uma grande fonte de renda. É preciso saber qual o faturamento dessas companhias com as multas para então dizer se estão enchendo os bolsos ou cobrindo prejuízos”, desafia Walter.

O passageiro deve saber que:

» Independentemente dos atos normativos em vigor, nenhum deles pode contrariar uma lei, como por exemplo a de nº 8.078/1990, ou seja, o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

» Portanto, o CDC se aplica a qualquer relação entre passageiro e empresa aérea sem discussão, inclusive para afastar cláusulas contratuais abusivas.

» Não se justifica a imposição de multa ou taxa ao consumidor que cancelar viagem por motivo de doença ou para destinos afetados por desastres naturais ou por epidemias, por exemplo.

» As penalidades impostas contratualmente devem ser proporcionais ao que foi pago e nunca pode superar o valor cobrado pela prestação do serviço, mesmo em tarifas promocionais. Isso configura uma abusividade e onerosidade excessiva ao consumidor, além de enriquecimento ilícito.

» O contrato deve ser equililibrado, com penalidades para ambas as partes em caso de descumprimento do acordo. Portanto, as mesmas penalidades deveriam ser aplicadas contra a empresa aérea caso ela cancelasse o voo ou atrasasse.

» Procure o Procon. Ele poderá ajudar a mediar a solução do problema de forma administrativa em casos de abusividade.

» O Procon não pode obrigar a empresa a devolver o dinheiro. Portanto, caso o problema persista o caminho deverá ser a Justiça.

» Para tanto, é necessário ter o máximo de documentos possíveis, como recibos com valores discriminados e indicação do pagamento das taxas e multas, além de cópia ou original do bilhete de passagem.

Fonte: advogada do Idec Maíra Feltrin

Título

Saiba como funciona a cobrança de taxas e de multas pelas companhias aéreas em casos de remarcação, cancelamento e pedido de reembolso para bilhetes promocionais ou com preços cheios, e o que poderá mudar caso a nova proposta que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica seja aprovado no Congresso Nacional.

Como é hoje
O Código Brasileiro de Aeronáutica em vigor (Lei nº. 7565/1986) não regulamenta as condições para remarcação da passagem, cancelamento e pedido de reembolso.

A legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autoriza às empresas aéreas:

» Restrições ao reembolso para os bilhetes promocionais, desde que esteja expresso em contrato, nas condições de aplicação da tarifa.

» Comercialização de tarifas promocionais não reembolsáveis desde que previsto em contrato.

» A cobrança de multa por no show — estipulada pela empresa aérea quando o passageiro adquire um bilhete e não comparece para o embarque na data e horário acordados no contrato.

» A exigência de outras taxas e multas em casos de alterações (para remarcação ou pedido de reembolso, por exemplo), desde que conste em contrato. Essas taxas podem ser cobradas juntamente com a multa por no show.

» Cobrar, além das taxas e multas, as diferenças tarifárias pelo novo bilhete, quando a tarifa original não estiver mais disponível. Essa quantia poderá ser superior ao valor inicialmente pago para o trecho.

» Estabelecer as próprias condições para reembolso, no caso de cancelamento da passagem pois o procedimento não é regulado pela Anac. Dessa forma, quando o cancelamento do bilhete é feito por decisão do passageiro, valem as regras do contrato do transporte.

» Os valores ou porcentagens das taxas e multas não são regulados pela Anac, que alega falta de competência para o assunto por força da liberdade tributária.

O que muda
A proposta que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica prevê o direito ao reembolso do valor da passagem, com limitação da penalidade máxima:

» Em 5% do preço do bilhete, caso desista da viagem com antecedência mínima de sete dias da data do voo;

» Em 10% do que foi pago, se o passageiro desistir no prazo inferior a sete dias.

» O Código considera nula as cláusulas contratuais que exijam do consumidor, mesmo nos casos de tarifas promocionais, um percentual de retenção do valor reembolsável superior aos definidos acima.

» Caso o passageiro tenha adquirido a passagem por meio de compra na internet ou por intermédio de outro estabelecimento comercial, como agência de viagem por exemplo, ele terá sete dias após a compra para desistir da contratação e receber o reembolso do valor integral.

» O nova proposta ressalta que as questões relacionadas à responsabilidade civil do transportador previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica serão subsidiadas pelo Código de Defesa do Consumidor. Dessa forma, qualquer situação que não esteja prevista nas regras da aviação será regulamentada pelo CDC.
correio brasiliense

Comissária: colapso da Varig foi mais fácil que estresse na Gol



Um problema no sistema de gerenciamento de escala da companhia aérea Gol fez o Brasil relembrar, entre segunda e terça-feira, o caos aéreo instalado nos aeroportos em meados de 2006. A falha impediu que tripulações que haviam atingido o limite de trabalho seguissem viagem, afetando os voos programados. Mas as reclamações não se limitam apenas aos passageiros nas salas de embarque. Uma comissária que atua na Gol desde 2007 disse ao Terra que o volume de trabalho se tornou insustentável após o problema, sofrendo mais estresse que durante o colapso da Varig, sua antiga companhia.

"Era mais fácil trabalhar sem receber salário do que receber direitinho e trabalhar dessa forma", disse a comissária, que não quis se identificar. Ela afirma que os colegas estão sobrecarregados com o número de horas de voo e que muitos pediram demissão, ou licença médica, piorando a situação.

"Após a implantação do sistema, as escalas começaram a ficar confusas e as horas de trabalho aumentaram. As pessoas começaram a ficar sobrecarregadas, nervosas, e muita gente começou a se afastar (...). A nova escala não respeita as folgas, nem o descanso, a gente sai de casa e não sabe onde vai dormir, nem quando vai voltar. Em um dia, minha escala chegou a mudar três vezes."

Em reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Gol admitiu a falha no software NetLine/Crew como a causa dos problemas. A fabricante do sistema, a companhia alemã Lufthansa, disse, no entanto, que a aérea brasileira não comunicou problemas e que o programa foi elaborado com base na legislação trabalhista brasileira.

A lei nº 7.183, de 1984, que regulamenta a profissão do aeronauta, estabelece que a jornada de trabalho, contada entre a hora da apresentação do tripulante e encerrada 30 minutos após a parada final dos motores, não pode exceder 11 horas diárias, 85 mensais, 230 trimestrais ou 850 anuais para tripulações simples.

Os atrasos começaram a ser registrados no fim de semana, em pleno fim das férias escolares. Só na segunda-feira, dos 818 voos domésticos programados, 430 tiveram atrasos superiores a 30 minutos, além de 102 cancelamentos.

Gol diz que trabalha dentro da lei
Em nota divulgada na terça-feira, a Gol afirmou que o seu quadro de 5 mil tripulantes tem a carga horária de trabalho de acordo com a legislação vigente do setor. A companhia estabeleceu um plano de ação para evitar os atrasos e cancelamentos, deslocando cinco aeronaves Boeing 767, utilizados em fretamentos, para aumentar a capacidade de acomodação de passageiros.

terra

AEROPORTO DE RESENDE - Trip anuncia início de voos comerciais

Data do início de voos a partir de Resende deve ser anunciada na quinta

Resende

Executivos da Trip Linhas Aéreas, sexta no ranking das empresas aéreas que atuam no Brasil, vão apresentar em Resende, na próxima quinta-feira, os planos da empresa apara operar linhas aéreas a partir do município. A apresentação da Trip tem como objetivo preparar agentes de viagem, empresários, executivos e autoridades da região para o início dos voos, que deve acontecer em breve. "Os executivos da Trip devem anunciar, na quinta-feira, o dia em que começarão a operar na cidade", disse o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços de Resende, Edgar Moreira Gomes.


De acordo com Edgar, a Trip está interessada em operar, usando um aparelho ATR-4, com capacidade para 50 passageiros, uma linha que vai incluir Resende. O percurso será Curitiba - São Paulo (Guarulhos) - Resende - Rio (Santos Dumont) - Belo Horizonte - Brasília, com retorno. Assim, o passageiro poderá ir de Resende para essas cidades sem trocar de avião e alcançará outros destinos no país através de conexões da empresa.

Anac aponta Trip como empresa que mais cresce

A empresa que vai começar a operar em Resende é a que mais cresce no Brasil, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Segundonota publicada pela agência, "descontado o percentual da Puma Air - que passou a operar com aeronaves maiores somente neste ano - a Trip foi a empresa aérea brasileira com o maior percentual de crescimento no mês passado, com aumento de 129,25% da demanda".


No segmento doméstico, a TAM segue líder com participação de 42,91% e ampliou sua diferença em relação à sua principal concorrente, a Gol/Varig, que fechou o mês de junho com 39,11% do mercado. No comparativo com junho de 2009, a TAM obteve crescimento de 11,95%, enquanto a Gol/Varig avançou 8,29% no mesmo período.
Já a Webjet manteve a terceira posição, com 6,15% de participação em junho, à frente da Azul, com 5,68%. Em seguida estão a Avianca (2,74%) e a Trip (2,37%).


A companhia nacional com melhor índice de ocupação foi a Azul, com 84,20%. A ocupação nos voos domésticos registrou um pequeno recuo, de 65,44% em junho de 2009 para 64,53% no mês passado. No entanto, no mercado internacional, o índice de assentos ocupados passou de 65,47% em junho do ano passado para 76,14% em junho de 2010.


Entre as companhias brasileiras que operam rotas internacionais, a TAM mantém a liderança, com 86,67%, seguida pela Gol/Varig, com 13,45% de participação. As duas empresas tiveram elevação superior a 20% da demanda por voos internacionais no mês passado, comparado ao mesmo mês de 2009.

diário do vale

fim da Varig fez pilotos migrarem e gerou déficit


Os recentes atrasos e cancelamentos nos voos da Gol teriam sido ocasionados por falhas no sistema de escala. De acordo com funcionários da companhia, a carga de trabalho aumentou de maneira preocupante, colocando em risco até a segurança dos voos. Para o pesquisador da área de transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ) Elton Fernandes, após o colapso da Varig, em 2007, muitos profissionais brasileiros migraram para o mercado estrangeiro, gerando um déficit no País.

Os riscos à segurança ocasionados pelo cansaço não são um problema específico do Brasil. Pilotos americanos relatam incidentes após 14 horas de voo, e tripulantes de companhias do Oriente Médio afirmam que enfrentam uma carga horária até 55 horas maior do que a estabelecida pela legislação brasileira.

A lei nº 7.183, de 1984, que regulamenta a profissão do aeronauta, estabelece que a jornada de trabalho, contada entre a hora da apresentação do tripulante e encerrada 30 minutos após a parada final dos motores, não pode exceder 11 horas diárias, 85 mensais, 230 trimestrais ou 850 anuais para tripulações simples.

De acordo com os funcionários da Gol, o sistema de escalas comprado da empresa da companhia aérea Lufthansa, implantado em julho, não estava de acordo com a legislação brasileira. Os tripulantes reclamaram de excesso de horas de voos, trocas frequentes de diárias de escalas e acúmulo de funções. Uma comissária de bordo da empresa diz que eles passaram a ser responsáveis pela limpeza das aeronaves após as viagens. Em nota divulgada na terça-feira, a Gol afirmou que o seu quadro de 5 mil tripulantes tem a carga horária de trabalho de acordo com a legislação vigente do setor.

O diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, afirma que, após a adoção do novo sistema de escalas da Gol, o Crew Link, o número de denúncias contra a segurança ou contra a legislação trabalhista subiu 400%. "A média era de 85 denúncias por mês, no entanto, no mês de julho, em virtude de uma mudança nos regimes de escalas, esse número subiu para 345. Deste total, 95% eram referentes às práticas adotadas pela Gol".

A Gol alegou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que houve falha no software, no entanto, a fabricante do programa disse que obedeceu os parâmetros estabelecidos pela companhia aérea e que a Gol não relatou problemas.

Para Camacho, as excessivas horas de voo representam um risco de segurança, principalmente para aqueles que trabalham no período noturno - entre 23h e 6h. "Ao enfrentar seguidas escalas nesses horários, a segurança é colocada em risco. Os hotéis brasileiros não estão preparados para receber um trabalhador que dorme de dia. Após 18 horas sem sono, a pessoa apresenta os mesmos sintomas de alguém que ingeriu duas ou três doses de whisky", disse Camacho.

Déficit de profissionais
De acordo com o pesquisador do Coppe/UFRJ, as queixas dos tripulantes podem ser um reflexo da falta de profissionais no mercado de trabalho. "Os pilotos ou vêm da aeronáutica, ou passam por uma formação que é cara e longa. Com o colapso da Varig, muitos profissionais foram atraídos por ofertas na Ásia e no Oriente Médio. Muita gente foi embora, até mesmo, porque os brasileiros têm se adaptado muito bem ao exterior", disse.

Para ele, até então, as empresas negociavam com esses profissionais de forma muito "confortável", mas com o aumento da demanda no mercado brasileiro, e também no resto do mundo, esse quadro pode ter se revertido. "Sei que o Oriente Médio não tem tradição em formar esses profissionais", disse, afirmando que a Emirates Airlines tem cooptado profissionais no Brasil.

Carga menor que no Exterior
Apesar das reclamações dos aeronautas da Gol, o limite máximo de 85 horas de voo por mês, nos casos de aviões a jato, ainda é menor do que o enfrentado pelos colegas que atuam no exterior. Nos Emirados Árabes, por exemplo, esse teto varia entre 120 e 140 horas por mês, segundo afirma o comissário da Emirate Airlines, que vive em Dubai, Daubert Voltz.

De acordo com outra comissária de voo da empresa árabe, Henriette Rainho, no Brasil, os colegas brasileiros são pressionados pelas empresas para ultrapassar os limites que voo para evitar cancelamentos. "O mesmo acontece com manutenção da aeronave, o que acaba sendo uma falta grave. Eles fazem voos mais curtos, mas com vários pousos e decolagens por dia", disse.

De acordo com ela, o Brasil tem fama de ser mais flexível com os funcionários na troca de escalas, e as empresas são conhecidas por "atuar por baixo dos panos" no que diz respeito à legislação. "A própria empresa aciona um funcionário em dia de folga ou coloca tripulantes que deveriam estar de reserva (substitutos) em alguma tripulação pra trabalhar, debaixo dos panos", disse. No entanto, para ela, algumas dessas mudanças são em benefício da própria tripulação. "Se o último trecho de um voo é Rio - São Paulo, um tripulante carioca pode ficar no Rio e ser substituído por alguém que vai assumir, como extra, em São Paulo."

Fadiga é um problema mundial
A fadiga é um problema recorrente na aviação internacional. A Nasa, responsável nos EUA pelo espaço e aeronáutica, possui o Sistema de Relatórios de Segurança, que reúne relatos anônimos de pilotos sobre e incidentes provocados pelo cansaço após horas de voo.

De acordo com o último relatório publicado em janeiro deste ano, pilotos descrevem os efeitos do cansaço, após muitas horas de voo e frequentes mudanças de turnos. São incidentes de erro na determinação de rota, e outros procedimentos, além de vários outros relatos de excessivas horas de voo, descanso precário, e mudanças em escalas.

De acordo com o relato de um dos pilotos, após quase 20 horas acordado, e trabalhando por 14 horas, ele notou os efeitos do cansaço ao protagonizar pequenos erros, na hora do pouso, que culminaram com a aeronave saindo da pista.

"A empresa continua a operar com o mínimo de funcionários, em turnos alternados para cobrir múltiplos turnos. Muitos pilotos reclamam que a fadiga compromete a segurança, mas a companhia segue ignorando, e alega que os pilotos estão apenas cansados", disse.

terra

Fisiologia do Voo: Hiperventilação

Continuando com os posts sobre a fisiologia humana em ambiente de voo, o vídeo que se segue trata da hiperventilação. Para quem não está familiarizado com o assunto, a hiperventilação nada mais é do que o acúmulo excessivo de oxigênio na circulação sanguínea (e obviamente diminuição do dióxodo de carbono), o que acarreta alguns efeitos que podem influenciar negativamente a segurança dos aviadores e demais ocupantes a bordo.

Alguns dos sintomas deste fenômeno podem ser a sensação de estar flutuando, tontura, vertigem, dores no peito, formigamento ou adormecimento em vários locais do corpo, como a ponta dos dedos em volta da boca, taquicardia, palpitações, visão borrada, sensação de falta de ar, disfagia, náuseas, dor abdominal, distensão abdominal, dores musculares, tremores, tetania, ansiedade, medo, fadiga, exaustão, sonolência, fraqueza.

Tudo isso é discutido de forma bastante didática no vídeo que possui cerca de 6 minutos de duração (em inglês).


Popout
losa

Anac divulga números errados da Gol


Companhia aumentou tripulação para 70 e não 170, conforme o anunciado.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou números errados sobre o crescimento da tripulação da Gol. A companhia aérea aumentou em 70 o número de pilotos (comandantes e copilotos) na sua operação no mês de julho e não em 170 como anunciou a presidente da agência, Solange Vieira.

A Gol disse que houve um erro de comunicação. Os números não foram colhidos por inspetores da Anac, mas passados pela direção da Gol para a direção da Anac por telefone. Na conversa, os números foram anotados errados.

Os dados errados foram divulgados pela presidente Solange Vieira em coletiva de imprensa e depois em um comunicado por escrito. A Anac divulgou que a companhia teria aumentado a tripulação em 42 comandantes e 128 copilotos. Mas, em realidade, foram apenas 28 copilotos.

bem paraná

Águia entra em motor de avião no Alasca


Uma águia foi sugada para dentro do motor esquerdo de um avião da Alaska Airlines quando a aeronave decolava na cidade de Sitka, no Alasca, rumo a Seattle. Nenhum dos 134 passageiros e cinco tripulantes ficou ferido. O motor desligou-se automaticamente e o avião parou a 915 metros do fim da pista de decolagem, que possui 1.980 metros e termina na água.

O avião taxiou de volta para o terminal com o outro motor que ainda funcionava. A companhia enviou um avião substituto para que o voo pudesse ocorrer ainda hoje. Enquanto isso, mecânicos inspecionavam o Boeing 737-400 para verificar os estragos.

estadão

Aéreas nacionais perdem espaço para estrangeiras



RIO - O crescimento vigoroso do setor aéreo no País tem estimulado o apetite das companhias estrangeiras pelo mercado brasileiro, aponta um levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Das 58 novas rotas internacionais autorizadas este ano, apenas 11 foram alocadas para as companhias nacionais TAM e Gol. Enquanto as empresas brasileiras expandiram em 43% suas operações para o exterior desde 2003, as estrangeiras cresceram 76,9%.

As empresas nacionais têm perdido participação principalmente nas ligações de longo curso, como para os Estados Unidos e a Europa?, diz Elton Fernandes, professor da Coppe/UFRJ e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo (SBTA). No início da década, existia um equilíbrio. As companhias brasileiras detinham cerca de 50% do mercado internacional, com liderança da Varig, antes do seu colapso?, explica o pesquisador.

O avanço das estrangeiras é reflexo de uma política de abertura do mercado adotada pela Anac nos últimos anos, que inclui a instituição da liberdade tarifária e os acordos bilaterais, que permitem a operação de voos internacionais. O Brasil possui acordos com 78 países, dos quais 40 foram negociados a partir de 2008. O foco é a livre determinação, pelos países signatários, do número de voos e a escolha de rotas e cidades de destino.

Segundo a presidente da Anac, Solange Vieira, essa é uma forma de expandir a aviação internacional. ?Hoje os aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro estão relativamente saturados. A tendência, para que este mercado cresça, é a distribuição de voos para outros aeroportos. Há alguns anos, praticamente só havia voos internacionais partindo dessas duas capitais?, diz. Exemplo disso é a American Airlines, que até 2008 voava apenas para Rio e São Paulo. Desde então, passou a ter voos para Belo Horizonte, Salvador e Recife. Hoje, a portuguesa TAP tem voos partindo de oito capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O Estado de S. Paulo.

Avião bate em casa na Pensilvânia e mata 2

Autoridades do oeste da Pensilvânia disseram que dois corpos foram removidos dos destroços de um avião bimotor que colidiu com uma casa e quase atingiu um homem que dormia no sofá com seu cão.

O porta-voz do distrito de Westmoreland, Dan Stevens, disse que os corpos foram encontrados após os destroços do avião terem sido removidos da casa em Bell Township, localizada numa região rural do distrito a cerca de 145 quilômetros a nordeste de Pittsburgh.

Segundo Stevens, oficiais acreditam que apenas duas pessoas estavam a bordo do avião. O responsável pelas investigações de homicídios do distrito informou que ainda não identificou as vítimas.

A Administração Federal de Aviação disse que o BE58 Beech Baron decolou de um aeroporto regional em Latrobe, Pensilvânia, às 9h08 deste sábado, 7, e caiu 11 minutos depois, incendiando a casa.

estadao

Embraer apresenta pela 1ª vez o Legacy 650 ao público

A Embraer exibe o jato executivo Legacy 650, pela primeira vez, na 7ª edição da Latin American Business Conference and Exhibition(Labace), que acontece de 12 a 14 de agosto, no Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo.

O evento marca a estreia do Legacy 650, que será apresentado oficialmente ao público no dia de abertura da feira, próxima quinta-feira (12), às 13h.

Credito: Divulgação “Estamos muito satisfeitos com a estréia do Legacy 650 em um evento de aviação executiva tão importante. A certificação do Legacy 650 está cada vez mais próxima e o avião cumprirá todas as metas do projeto”, afirmou Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva.

O Legacy 650 foi lançado em outubro de 2009 na 62ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (National Business Aviation Association – (NBAA) dos EUA, em Orlando, Estado da Flórida, e está em fase final de desenvolvimento.

A aeronave será exibida na LABACE juntamente com o Phenom 100 e o Phenom 300, das categorias entry level e light, e os visitantes terão a oportunidade de conhecer o confortável interior destes jatos que são os melhores em suas categorias.
vnews

Anac gastou apenas 1/3 do orçamento previsto para fiscalização


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) usou até agora apenas um terço do orçamento previsto neste ano para a regulação e fiscalização da aviação civil. Segundo dados da ONG Contas Abertas, a agência desembolsou R$ 11,4 milhões dos R$ 34 milhões destinados a "garantir o funcionamento da aviação civil dentro de padrões internacionais de qualidade e segurança".

Em 2009, o mesmo aconteceu com as verbas para regulação e fiscalização da aviação. Dos R$ 30,5 milhões previstos, R$ 18,8 milhões foram desembolsados pela Anac, o equivalente a 62% do total. Já em 2008, com orçamento menor, o uso foi de 72% --R$ 14 milhões do total de R$ 19,7 milhões autorizados.

Segundo a Contas Abertas, a agência atribuiu a baixa taxa de execução desse ano ao contingenciamento, que é o controle governamental sobre o orçamento público para evitar desequilíbrio financeiro. Em 2010, segundo a agência, R$ 10 milhões foram contingenciados, deixando R$ 24 milhões disponíveis para uso. Assim, nos sete primeiros meses de 2010 a Anac teria gastado 47,5% do orçamento total.

Um contingenciamento de R$ 10 milhões foi também o argumento usado pela Anac para explicar os 62% em 2009. Assim, o percentual de gasto teria sido, na verdade, de 98% do valor autorizado.

EXPLICAÇÕES

A Anac está sendo muito pressionada desde que começaram os atrasos da companhia aérea Gol, na última semana. Na segunda-feira (2), a Infraero afirmou que os atrasos da Gol haviam sido provocados pela "implantação de um novo sistema de escalas, o que ocasionou a falta de tripulantes" --informação confirmada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas. Já a Gol disse que o problema fora agravado pelo tráfego aéreo intenso.

correio do estado

Avião cai no jardim de casa na Austrália


Uma mulher que pilotava um pequeno avião e o único passageiro sairam ilesos após a queda da aeronave no quintal de uma casa neste sábado (7) em Melbourne, na Austrália.

O acidente ocorreu quando o avião se preparava para pousar. As imagens de uma emissora de televisão mostram os pedaços da aeronave próximos a uma piscina no jardim.

A piloto de 28 anos e o passageiro estavam em uma missão de fotografia aérea e saíram ilesos do acidente.

g1

Justiça: aéreas têm de avisar atraso 2h antes


A Justiça Federal de São Paulo determinou na sexta-feira que as companhias aéreas passem a cumprir de imediato uma decisão judicial, do fim de 2008, que obriga as empresas a informar atrasos e cancelamentos de voo com duas horas de antecedência. A multa é de R$ 50 mil por dia para a empresa que descumprir.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que ainda não foi notificada da decisão judicial.

No começo da semana passada, vários voos da companhia aérea Gol atrasaram em razão de um erro no software usado para fazer a escala de trabalho dos tripulantes.

A Anac já anunciou que vai multar a companhia em R$ 2 milhões por conta dos atrasos e cancelamentos registrados da última semana.
destak

Avião do governo do Brasil vai buscar Lugo para tratamento de saúde

Presidente Lula e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, durante encontro na cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul

Presidente Lula e o presidente do Paraguai, Fernando
Lugo, durante encontro na cidade de Ponta Porã, em
Mato Grosso do Sul (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu o avião presidencial para trazer o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, para o Brasil na próxima terça-feira (10). Lugo foi diagnosticado com câncer linfático e fará todo o tratamento de saúde no Brasil.

Lula também ofertou ao colega paraguaio toda a estrutura logística necessária o tratamento da doença. As informações foram confirmadas neste sábado (7) pela assessoria internacional da Presidência da República brasileira.

O presidente do Paraguai deve viajar nesta terça-feira para o Brasil. Fernando Lugo irá direto para São Paulo, onde fará uma série de exames no Hospital Sírio-Libanês.

“O presidente Lugo conta com o apoio do governo brasileiro”, informou a assessoria da Presidência da República do Paraguai.

No último dia 4, o presidente paraguaio foi submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de um gânglio na virilha. Apesar do diagnóstico e da última cirurgia, ele passa bem e não sente dores, de acordo com sua assessoria.

O câncer foi descoberto após um check-up de rotina. Segundo os médicos, um nódulo foi encontrado na virilha do presidente. Eles ressaltaram que a doença é curável. A previsão é de que Lugo fique dois dias em São Paulo para definir o tratamento a que será submetido. O médico Alfredo Boccia, que também acompanha o presidente, afirmou que ele poderá continuar no cargo, exercendo normalmente as atividades. A expectativa é de que o tratamento dure seis meses.

g1