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sexta-feira, 23 de julho de 2010

El Al & JetBlue


A El Al anunciou u
m acordo de interline com a JetBlue para oferecer opções de conexão para os passageiros que viajam entre Israel e os E.U.A.

O acordo passará a vigorar a partir de Setembro
.




Credores cobram a Mexicana


A Mexicana está sob pressão dos credores, após não conseguir cumprir as obrigações de dívidas, incluindo alguns pagamentos de arrendamento de aeronaves.

De acordo com fontes, a mexicana, tem lutado para recuperar a desaceleração econômica e os efeitos dramáticos sobre a demanda causada pelo medo da gripe H1N1 no início de 2009.

Enquanto isso na Austrália



A Civil Aviation Safety Authority noite passada suspendeu os certificados de operador aéreo da Skymaster Air Services e a empresa coligada Avtex Aviation Services, após uma auditoria especial em que descoberto problemas de segurança na Skymaster Air Services.

As duas empresas operam entre cerca de 19 aviões charter oferecendo serviços médicos e aéreo."Houve três acidentes graves e um número de incidentes envolvendo aeronaves Skymaster nos últimos três meses".

"A decisão da CASA (Civil Aviation Safety Authority) de suspender a Skymaster Air Services e a Avtex Air Services baseia-se igualmente em questões relacionadas com a cultura de segurança das operações, controle de manutenção de aeronaves e treinamento de pilotos".

Kenya Airways locações de E190s



A Kenya Airways assinou um acordo com a Jetscape para a locação de dois E190s a serem entregues respectivamente em Dezembro de 2010 e maio de 2011.

Fidelidade TAM: A Folha de São Paulo É o Melhor Caminho Para Reclamações

Diversas foram as reclamações de associados do Fidelidade Tam com relação a milhas não computadas ou erros no processamento de pagamentos.

Apesar do Aquela Passagem tentar atuar em defesa do consumidor, não somos aparelhados para isso e a Tam não liga para a propaganda negativa na internet que essas reclamações sem resposta deixadas pelos leitores, principalmente, neste e neste post. Já deixamos a porta aberta para que a mesma faça algum tipo de pronunciamento ou passe sua versão dos fatos, mas ela nunca se interessou por isso.

Você tem problemas com a Tam? Se você não conseguiu uma resposta pelo call center, então depois de formalizar uma queixa no fale com o presidente, não perca tempo e vá direto a Folha de São Paulo e poste sua reclamação lá. Pelo relato dos leitores, uma reclamação a Folha tem rendido respostas muito mais rápidas do que as dadas inclusive ao Reclame Aqui, site conhecido de defesa ao consumidor!

Muitas cias aéreas que querem ser modernas ou passar-se por modernas muitas vezes mostram a visão limitada que tem do mercado onde atuam ao ignorar o poder de destruição de uma marca gerada apenas por ignorar as novas mídias ou a reclamação de seus consumidores. Um consumidor insatisfeito, mas limitado pela falta de opções, pode no futuro se vingar e escolher a concorrência quando o mercado apresentar novos players… Por outro lado, cada dia mais se vê assessorias de comunicação contratadas especificamente para lidar com as mídias eletrônicas na tentativa de um diálogo mais facilitado e direto com esses novos meios de comunicação antes que seja tarde.

Aquela passagem

Brasil e Rússia vencem a guerra dos aviões de cabotagem




FARNBOROUGH, Reino Unido — Os fabricantes aeronáuticos brasileiro Embraer e russo Sukhoi venceram esta semana a corrida para a venda de aviões de cabotagem no Salão de Farnborough, deixando para trás a canadense Bombardier e o novo concorrente japonês Mitsubishi Regional Jet.

Companhias aéreas e companhias de aluguel de aviões gastaram bilhões de dólares em aeronaves com capacidade para cem passageiros da Embraer e da Sukhoi, em detrimento de seus concorrentes canadense e japonês.

Os voos de curto alcance em nível regional se tornaram um nicho em pleno desenvolvimento, graças ao crescimento do tráfego aéreo nos mercados emergentes, especialmente na China, como também na América Latina.

A concorrência neste setor deve se intensificar nos próximos anos, já que a China se interessa em entrar no mercado.

Terceiro construtor aeronáutico mundial atrás dos americano Boeing e europeu Airbus, a Embraer fechou durante o São de Farnborough contratos de venda no valor de 7,9 bilhões de dólares.

O maior acordo foi fechado com a companhia aérea britânica Flybe, que encomendou à brasileira 140 aparelhos em um contrato no valor potencial total de 5 bilhões de dólares.

A Flybe confirmou a aquisição do 35 E175, um avião com capacidade para 88 passageiros, assim como opções de compra para 65 aeronaves adicionais do mesmo modelo e direitos de compra para outros 40.

Segundo o vice-presidente executivo de assuntos corporativos da fabricante brasileira, em entrevista à AFP, afirmou que o Salão de Farnborough é um bom presságio para o futuro da Embraer.

"Foi um bom salão para a Embraer e diria que para o conjunto da indústria de uma crise muito grave", declarou o executivo, enfatizando que a empresa conseguiu superar esse período difícil com medidas drásticas em termos de redução de custos e de pessoal, além da renegociação com empresas terceirizadas.

"É uma empresa equilibrada e rentável", comentou, negando-se, no entanto, a fazer uma previsão para 2011, embora tenha se declarado otimista.

"Comparado com o Salão de Le Bourget (no ano passado, perto de Paris), este salão foi muito melhor", ressaltou.

A Embraer possui 60% do mercado de aviões para voos regionais.

Sem alcançar as cifras da Embraer, o fabricante russo Sukhoi anunciou em Farnborough vendas de 60 aviões Superjet 100 no valor de 1,85 bilhão de dólares no total.

A companhia de aluguel de aviões Pearl Aircraft Corporation adquiriu 30 dessas aeronaves; e a companhia indonésia Kartika Airlines, outras 30.

A Pearl tem, além disso, a opção de comprar outros 15 aviões. "Estamos convencidos de que é o melhor avião para cem passageiros do mercado. Em termos de baixos custos, supera todos seus competidores", afirmou o diretor executivo da Pearl, Jan Soderberg.

Já a canadense Bombardier acabou sendo uma das decepções do tradicional salão aeronáutico na periferia de Londres, dedicado, de segunda a quinta aos profissionais, e a partir de sábado ao público em geral.

A Bombardier esperava anunciar um acordo para vender seu novo avião CSeries à Qatar Airways, mas ficou por enquanto em suspenso, apesar de a companhia aérea do Golfo Pérsico dizer que continua interessada.

Por sua vez, o Mitsubishi Regional Jet (MRJ), primeiro avião fabricado pelo Japão, não conseguiu concretizar nenhuma nova ordem de compra.

"Trabalhamos muito duro para fazer um anúncio durante o salão, mas, infelizmente, não pudemos fazê-los. Esperamos alcançar algum acordo em um futuro próximo", afirmou o diretor de vendas da MRJ, Masao Yamagami, à imprensa.

A companhia estatal aguarda lançar em 2014 seus aviões de baixo consumo de combustível para 70 e 90 passageiros.

O projeto tem até agora dois clientes: a companhia americana Trans States, que encomendou 100 aviões num total de 4 bilhões de dólares, e a japonesa All Nippon Airways, que concordou em adquirir 25 aeronaves.

afp

Viu? Nâo!? usei Flying Pasties


Para ser ter noção do que o empresariado é capaz dê uma olhada!

Ótima sacada!

Para se evitar à exposição de suas genitálias diante do scanners de corpo inteiro, foi lançado um mais novo produto no mercado, e um dos mais criativos: o "Flying Pasties", que são na verdade , nada mais e nada menos, que adesivos que você você pode colocar sobre suas "intimidades"

De acordo com o fabricante o conjunto de autocolantes laranja (muito bom gosto e impresso com o tema "privado") custa $ 20 .

A Flying Pasties é enfática sobre o fato de que os seus adesivos não irão protegê-lo contra a radiação de scanners de corpo inteiro, também não mencionam qualquer tecnologia presente em suas vinhetas que realmente mantém o seu PIN e bits invisíveis.




Flying Pasties are NOT your typical 'Pasty' or 'sticker', they are 2mm thick 100% rubber and can obscure your private areas when you pass through airport scanners. No adhesive necessary as they simply slip into your clothing!





Etihad Airways continua a crescendo

O primeiro semestre de 2010 , foi o semestre mais forte desde a fundação da Etihad Airways, tanto na área de passageiros, como na carga.

Onze por cento mais passageiros e na carga, mais de 22 por cento, nos últimos seis meses, o mais forte desde a fundação.

Em Tóquio aprecie o serviço da Jal em sua casa

Em torno da área da estação de Tóquio existe um escritório da JAL cujas janelas promovem a venda de bilhetes e uma loja de varejos.

Afinal o que a JAL poderia vender ?
O destaque são todos os itens alimentares tão numerosos que você poderia ter uma refeição completa da JAL a partir do conforto de sua casa.

  • Para um aperitivo, têm um pacote de soja fermentada.
  • Para uma sopa, você terá três opções: curry, soba e ramen.
  • Para sua entrada, escolher um dos três pratos de massas e, em seguida, encerra sua refeição com alguns doces.



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Mas o que acontece com os milhões de ienes em questão: os clientes estarão realmente comprando esses alimentos? Pode apostar que sim.

Uma andorinha só, não faz verão


Sem controladores de tráfego aéreo, sem rádio e sem faps .
Assista este bando de estorninhos voando é impressionante!

Popout

Queda de Cessna mata casal na África do Sul

Os destroços do avião em Mpumalanga.

Joanesburgo - Um empresário e sua namorada morreram quando o avião ,um Skylane Cessna 182, colidiu com uma montanha na região de Mpumalanga Bosbokrand nesta quarta-feira.

Os corpos foram encontrado a cerca de 7:45 da manhã de quinta-feira em terreno acidentado.
news24h

Piloto de avião terá de fazer antidoping



Pilotos de aviões serão obrigados a fazer testes toxicológicos periódicos e após acidentes ou qualquer outro tipo de problema, mesmo que tenham acontecido em solo. As novas regras estão em regulamento colocado em consulta pública pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O profissional que for flagrado no antidoping, que identifica substâncias como maconha, cocaína, crack, álcool e LSD, será afastado e só poderá voltar ao serviço após passar por tratamento contra o vício. Caso se recuse a fazer o teste, ficará proibido de trabalhar e a punição será de até um ano de suspensão da licença. Outros países, como os EUA, já adotam a prática.

Em caso de acidentes, a norma estabelece um prazo de até oito horas para que as pessoas envolvidas passem pelo exame que detecta consumo de álcool e de no máximo 32 horas para outras substâncias psicoativas.

Além de pilotos, estão sujeitos aos testes os demais tripulantes das aeronaves, além do pessoal que trabalha nos setores de bagagem, combustíveis, manutenção e segurança.

A secretária de previdência do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziela Baggio, defende que o sistema seja usado somente para monitorar, mas não punir os funcionários.

No plano da Anac, em companhias com até 500 empregados, ao menos metade deles deve ser examinada. O diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, Ronaldo Jenkins de Lemos, diz que o setor apoia a implantação do controle de drogas.

– Já temos empresas, principalmente de helicópteros, que fazem isso há muito tempo. Agora teremos um amparo legal, porque você não pode fazer nada hoje se um funcionário não aceitar o exame – diz Jenkins.

zerohora

United e Continental chegam a acordo com os pilotos


A United Airlines e a Continental Airlines chegaram a um acordo de princípio quanto à transição e processo dos pilotos de ambas as companhias aéreas, que anunciaram a sua fusão este ano.
O acordo estipula um enquadramento para os pilotos de operações até os certificados de funcionamento das companhias estarem combinados.

Segundo o presidente e CEO da United Airlines, Glenn Tilton, que irá ocupar as funções de presidente não-executivo da nova empresa, “este é um passo importante que reflete o trabalho duro e o diálogo necessários para chegar a este acordo de transição, que serve o interesse da nossa nova empresa e dos nossos pilotos”.

Por seu lado, o presidente e CEO da Continental Airlines, Jeff Smisek, que será o CEO da empresa resultante da fusão, afirmou: “Estamos satisfeitos por ter alcançado este importante acordo numa fase tão inicial do processo de integração, sendo que é um passo fundamental na construção de uma relação a longo-prazo e produtiva entre a nova companhia e os pilotos”.

Publituris

TAM oferece nova opção na reserva de passagens pelo site


A TAM Linhas Aéreas acaba de lançar um novo serviço online para passageiros que precisam viajar para mais de um destino.

O serviço de bilhetes multissegmento pelo site www.tam.com.br oferece ao passageiro a opção de busca de voos e tarifas para vários aeroportos em apenas uma transação. Anteriormente, era necessário efetuar compras distintas para cada trecho. Assim, a ferramenta facilita a vida do cliente que vai viajar para mais de um destino, que deseja realizar paradas em outro aeroporto antes de retornar ao destino final ou que necessita retornar de um aeroporto diferente.

Para sair de Porto Alegre, ir para Aracaju e, depois, para Manaus, por exemplo, o passageiro acessa o site da TAM e, na área reservada à aquisição de passagens, clica na opção "várias cidades", conforme mostra a imagem abaixo. Em resposta, o sistema apresenta uma única tela para preencher com todos os destinos desejados e as datas em que se pretende realizar a viagem. Em seguida, pesquisa os voos disponíveis e os preços e já devolve ao cliente as opções de compra.

O serviço não está disponível para bilhetes adquiridos com pontos do programa TAM Fidelidade.
diario de turismo

Ultraleve caiu em Buckley (Washington)


Um ultraleve caiu em um campo em Buckley, Washington nesta quinta-feira 22 de julho, 2010.

A imagem mostra o avião amarelo, praticamente intacto no gramado alto.

O Piloto Kenneth Overbey, de 77 anos , disse que o motor parou.
Ele foi tratado no local com ferimentos leves.

king5

pouso de emergência em Middle Township - New Jersey- Eua

Na quinta-feira 22 de julho, aproximadamente às 11:40h a polícia recebeu através do "911" diversas chamadas sobre um avião que teria pousado de emergência no pântano.



Ao investigar mais, descobriu-se que o Piloto , Dave Masterson de 23 anos, um piloto com seis anos de experiência de vôo que trabalha para a Paramount Air Service cuja atividade é exibir banners publicitários em torno das comunidades da costa, acabara de decolar da pista do Green Creek, quando imediatamente teve problemas no motor.

Masterson encontrou uma vasta área aberta, longe de zonas povoadas e lançou o banner de seu avião. Em seguida, Masterson fez um pouso seguro no pântano, ao norte da pista.
capemaycountyherald

Casa é atingida por bloco de gelo caido de um avião



Um grande bloco de gelo que teria se desprendido de um avião, caiu no telhado de uma casa na cidade de Chichester, na Grã-Bretanha.

Os donos da casa, Vince Foote e sua esposa, estavam dormindo quando o gelo rompeu o telhado da casa, fazendo um buraco de 60 cm, durante a madrugada.

O blocou foi parar no quarto de hóspedes do casal.

Foote disse que ficou em estado de choque quando o incidente ocorreu.

"Primeiro pensei que tivesse sido um trovão e me levantei para ver o que havia acontecido," disse Foote.

"Tentei abrir a porta do quarto de hóspedes e estava bloqueada."

"Quando a forcei e consegui abri-la, não consegui acreditar no que vi."

"Havia um buraco enorme no telhado e no teto do quarto e pedaços de gelo por todo lado."

Foote disse que tiveram sorte de escapar ilesos. Segundo ele, o quarto é normalmente usado por seus netos, o que para ele "é um pensamento aterrorizante".

Um porta voz da agência de aviação civil britânica disse que um acúmulo de gelo normalmente ocorre na vedação dos dutos exteriores por onde água é bombada para dentro da aeronave.

Quando há vazamento, gelo começa a se formar em grandes altitudes, e continua a crescer até o avião descer e atingir temperaturas mais quentes.

O porta voz afirmou que é raro que esses pedaços de gelo caiam, normalmente, eles se dissipam na atmosfera.

Ele também disse que cerca de 30 incidentes do tipo acontecem a cada ano.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

OGLOBO

Receitas de passagens aumentam 25% nos EUA


As receitas de passagens nas companhias aéreas norte-americanas aumentaram 25% em junho de 2010, de acordo com um estudo realizado pela ATA, com base num grupo de transportadoras.

Segundo os dados divulgados pela ATA no seu site, este é o sexto mês consecutivo em que é registado um incremento deste indicador.

Em junho, o tráfego aéreo aumentou cerca de 1,4% nas companhias aéreas dos EUA e o preço médio para voar uma milha cresceu 20%, enquanto as receitas de passagens internacionais subiu 38%, valor impulsionado por um ganho de 58% nos mercados trans-Pacífico, indica a ATA.

Estes números demonstram que a retoma da economia norte-americana está permitindo às companhias aéreas começaram a recuperar da crise que abalou profundamente o setor da aviação, comentou o presidente e CEO da ATA, James C. May.

O estudo a ATA confirma, igualmente, os relatórios mais recentes da Iata, que dão conta, precisamente, de que as companhias aéreas e o setor da aeronáutica estão se recuperando em 2010.
DIÁRIO DE TURISMO

Viracopos: Infraero estuda free shop

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) pretende abrir licitação para a contratação de uma empresa de free shop no Aeroporto Internacional de Viracopos. O serviço, que já funciona em diversos aeroportos do País, oferece o serviço de vendas de produtos com isenção ou redução de impostos, no setor de embarque e desembarque internacional de passageiros.
A assessoria de comunicação da Infraero informou que assim que o aeroporto começou a operar a linha internacional Campinas-Lisboa, por meio da companhia de aviação TAP Portugal, um levantamento das novas necessidades do local começou a ser realizado e um documento, conhecido como caderno de especificações, está sendo elaborado pela regional da Infraero em São Paulo. O documento determinará o tamanho da área onde funcionará, por quanto tempo será a concessão, os horários de funcionamento e quais tipos de serviço o free shop terá que atender. Ainda não foi determinado um prazo para a conclusão do estudo.
Segundo a Infraero, a única limitação que pode interferir no interesse das empresas é o fato de o aeroporto estar apenas operando três voos internacionais no momento, e que a demanda talvez ainda não interesse a muitos concorrentes. No entanto, a assessoria de comunicação da instituição informou que ainda existe uma grande capacidade ociosa do aeroporto e, com o começo das operações da TAP, possivelmente novas empresas comecem a se interessar em abrir novas linhas internacionais em Viracopos. Atualmente, os voos para Portugal saem de Campinas às terças, quintas e sábados, às 22h35.

Apesar da desconfiança por parte da Infraero, a população que utiliza o aeroporto com frequência elogia a iniciativa e acredita que Campinas será beneficiada com a inclusão de mais um serviço no aeroporto. O administrador de empresas Nilton César Bergamin, de 41 anos, afirma que costuma viajar a trabalho para o exterior e que, com a criação de uma área de free shop no aeroporto, Viracopos contribuirá para que outras empresas se interessem a operar mais linhas
internacionais na cidade. “Já utilizei os free shops dos aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro e já comprei desde chocolate a produtos eletrônicos com descontos de mais de 30%.” As taxas de desconto nas lojas de free shop podem alcançar níveis ainda mais elevados. É o que afirma o bancário Rodrigo Danezi, de 24 anos. Ele diz que já conseguiu comprar objetos com desconto de até 80% em lojas de free shop.

O secretário de Finanças de Campinas, Mauro Mallmann, afirma que o novo serviço irá contribuir na melhora das condições de atendimento do aeroporto.
SPOTTING VIRACOPOS

Avaria na fuselagem impede decolagem de voo da Air France

A empresa aérea Air France informou, nesta quinta-feira, que o voo AF 455, que iria de São Paulo para Paris, às 16h15, não decolou por uma avaria na fuselagem. Segundo o comunicado da companhia, o problema do Boeing 777-200 teria sido constatado com o avião ainda no solo, durante a inspeção obrigatória.
A Air France afirmou que 227 passageiros foram desembarcados e devem viajar na sexta-feira, às 15h50. A empresa disse que irá arcar com os custos de hospedagem, alimentação e transporte dos passageiros, que passarão a noite em São Paulo.
Procurada pelo Terra, a Air France não divulgou o que teria provocado a avaria e também não detalhou que problema exatamente foi encontrado no revestimento externo do avião.
Na quarta-feira, outro voo da companhia voltou ao aeroporto de origem, no Rio de Janeiro, ao constatar problemas em 10 dos 13 banheiros. No sábado anterior, um voo que iria do Rio de Janeiro para Paris precisou fazer um pouso não programado no Recife, por um alarme de bomba, que resultou falso.
Há pouco mais de um ano, um voo da Air France entre o Rio de Janeiro e Paris, feito por um Airbus, caiu no mar causando 228 mortes. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.
12 HORAS

Avião da Aerosur faz pouso de emergência no Acre

Um avião da companhia Aerosur teve de fazer um pouso de emergência na madrugada desta sexta-feira (23) no aeroporto internacional de Rio Branco, no Acre, depois que houve uma despressurização da cabine. Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o Boeing 737-300, saiu de Miami, nos Estados Unidos, e seguia para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

O superintendente do aeroporto, Raimundo Daniel Pereira Sobrinho, informou que 122 pessoas estavam a bordo do avião. Ainda não se sabe o que ocasionou a despressurização. Uma das hipóteses é que houve mau funcionamento do sistema ou vazamento na fuselagem da aeronave.

Depois de comunicar o problema ao CCA (Centro Controle Amazônico), com sede em Manaus e que coordena o tráfego internacional no espaço aéreo na região Norte do Brasil, o avião foi autorizado a descer em Rio Branco. O pouso ocorreu por volta das 4h desta sexta-feira, hora local.

Duas ambulâncias do Samu (Serviço Móvel de Urgência) aguardavam o pouso, caso fosse necessário atender algum passageiro. Mas, segundo Sobrinho, não houve problemas. Às11h30, todos que estavam a bordo ainda aguardavam na sala de embarque uma nova aeronave para seguir viagem. O socorro estava previsto para chegar às 15h, hora local.


12horas

Que tal uma soneca no aeroporto por 30 dólares a hora?

Depois da 'Sleep Box' em Paris, nota anterior, mais um conceito parecido no aeroporto de Atlanta, no estado da Geórgia, nos EUA.

O 'Minute Suites' é um micro hotel que permite aos viajantes tirarem uma soneca por US$ 30 a hora em quartos bem pequenos, mas longe do barulho e da confusao. O preço parece uma loucura no início, até você se lembrar que na última vez que esteve preso em um aeroporto, lotado de gente com gripe, em meio a espirros ou numa escala horrível, de repente, 90 dólares para uma sesta tranquila de 3 horas parece OK. Duas coisas: massagens não estão incluídas e tem que se comportar lá dentro. Que tal?

desástres aéreos

Avião com pneu furado faz pouso forçado nos EUA

Aeronave sobrevoou a região de Atlanta antes de aterrissar no aeroporto local

O Boeing 737-832, prefixo N392DA, da companhia Delta Airlines (foto acima) fez nesta quinta-feira (22) um pouso forçado no aeroporto de Atlanta, na Geórgia, depois que um de seus pneus furou durante a decolagem.

A tripulação prosseguiu para a altitude de cruzeiro (FL340) e, após comunicação com a companhia aérea, decidiram retornar para Atlanta. Depois de queimar combustível por cerca de uma hora, o avião pousou em segurança.

A estimativa era que o voo tivesse um atraso de 5:15 horas em sua nova partida.

O avião levava 160 passageiros e seis tripulantes no voo DL-1457 Atlanta para Portland.
desástres aéreos

Globo manda construir avião para a novela “Insensato coração”

Foto: TV Globo/Marcio de Souza

O investimento da rede Globo na dramaturgia, em especial nas novelas das 20h, começa a parecer coisa de Hollywood. A emissora do Jardim Botânico encomendou um avião à Embraer para ser usado na novela “Insensato Coração”, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Os valores não foram divulgados.

A informação é da coluna “Controle Remoto”, do jornal “O Globo”, desta sexta-feira (23). A publicação ainda conta que a aeronave será utilizada pelo personagem de Eriberto Leão. A ideia da emissora é usar o aparelho em outros folhetins. O teto e as laterais do avião serão removíveis para que as câmeras sejam instaladas. Por baixo, também haverá um motor para que o movimento natural de um avião no ar seja reproduzido com perfeição.

rd1audiencia

WEBJET reforça corpo diretivo

A Webjet Linhas Aéreas anuncia a contratação de dois novos diretores para seu quadro de colaboradores. O primeiro deles, Fernando Sporleder, será o vice-presidente de Operações e terá sob sua responsabilidade as áreas de Operações, Aeroportos, Security, Safety e Manutenção.


O executivo foi, entre 2007 e 2010, vice-presidente Técnico Operacional da TAM. Antes disso atuou como chefe de Equipamento e Diretor de Frota da GOL por 7 anos e, por 18 anos, ocupou diversos cargos na extinta VASP.


Outro que chega para agregar ainda mais força à equipe é André Fernando de Almeida. Com mais dez anos no setor de telefonia móvel, com passagens por Amazonia e Telemig Celular, iniciou a carreira na Pricewaterhouse Coopers. Almeida será responsável pelas áreas Financeira, Comercial/Marketing, Planejamento/Yield, TI/Processos, Gente e Jurídica.

Toda esta estruturação visa suportar o planejamento de crescimento da empresa, que vem se posicionando como uma companhia aérea comprometida com os conceitos “low cost low fare”.
brasilturis

Gol negocia codeshare com empresas aéreas regionais no Brasil


SÃO PAULO (Reuters) - A Gol está negociando acordos de compartilhamento de voos com companhias aéreas de menor porte no Brasil (codeshare), afirmou nesta quinta-feira seu presidente-executivo, Constantino de Oliveira Junior.

O objetivo, disse o executivo à Reuters, é capturar parte do crescimento na demanda de passageiros gerada fora dos grandes centros em que a Gol já está presente.

Segundo ele, a Gol não tem interesse em aquisição de uma companhia aérea regional a exemplo da compra da Pantanal pela TAM no final do ano passado.

"Nosso orçamento se limita a alianças... O melhor neste momento é manter o foco", disse Constantino Junior. "Ainda há muita oportunidade para nosso modelo de negócios com frota padronizada e de captura de mercado com melhoria do nosso produto", acrescentou.

As negociações da Gol acontecem em um momento de forte expansão na participação de mercado de companhias aéreas de menor porte como Azul, WebJet e Trip.

Nesta semana, a Azul anunciou a compra de 20 aviões turboélice da francesa ATR, um contrato de 850 milhões de dólares incluindo opções, numa estratégia de reforçar sua operação trazendo passageiros a partir de um raio de até 800 quilômetros de suas principais bases.

Na avaliação de Constantino Junior, "o anúncio da Azul é uma iniciativa muito positiva para a indústria. A aviação regional é muito importante para alimentar os voos troncais".

O executivo afirmou ainda que não vê cenário para uma nova guerra de preços como a ocorrida no final do terceiro trimestre de 2009 e que ajudou a puxar uma alta de 42 por cento na demanda em outubro passado na comparação anual.

A expansão do tráfego aéreo no Brasil em junho, que sofreu uma ligeira desaceleração em relação ao ritmo de meses anteriores, se normalizou na segunda quinzena de julho, disse o executivo. O yield, que representa o valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro, tem se mostrado "até um pouco acima da expectativa", disse Constantino Junior.

A Gol deve lançar em setembro um novo voo no Brasil, ligando Belo Horizonte e Montes Claros (MG). No mercado internacional, onde a empresa atua no Caribe e América do Sul, o executivo afirmou que não vê condições de a empresa ampliar destinos, mas pode aumentar as frequências dos vôos.

LOJAS FÍSICAS

Enquanto negocia com companhias aéreas locais e expande sua malha no Brasil, a Gol também trabalha para transformar sua experiência com loja física própria, instalada em uma região de comércio popular de São Paulo, em uma rede que deve ter mais 4 ou 5 lojas até o fim do ano.

"Estamos no final da fase de experiência. A ideia é usar um formato de franquia para essas lojas", disse o presidente da Gol, acrescentando que a intenção do grupo é ter pelo menos uma loja em cada grande centro do país. Atualmente, 92 por cento das vendas da companhia ocorrem pela Internet. "Precisamos estar mais próximos dos clientes", comentou.

COPA

Sobre a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Constantino Junior afirmou que o governo precisa de foco para não perder os prazos das várias obras para aumentar a capacidade da infraestrutura aeroportuária.

"Sem dúvida que exige foco, temos que deixar o sinal de alerta alto ligado. Provavelmente antes da Copa do Mundo já atingiremos o limite dos aeroportos", disse, citando que a demanda aérea está crescendo a um ritmo de 3 vezes o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Perguntado se há condições para a preparação dos aeroportos das 12 cidades-sede a tempo para a Copa, Constantino Junior respondeu que "é possível, mas dado o histórico (de investimentos no setor), preocupa".

Segundo o executivo, o "negócio da Gol é transporte de passageiros", mas a empresa está aberta para eventuais oportunidades de participar de terminais privados de passageiros. "Temos condições, disposição de participar se houver necessidade de participação da iniciativa privada. Estamos à disposição, mas não tivemos conversas com o governo sobre isso."

o globo

Companhia aérea da ECT depende de Lula



Ministérios das Comunicações já aprovou a criação do braço de logística que terá sócio privado.


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) está com um projeto finalizado nas mãos para montar sua própria empresa aérea voltada ao transporte de carga. Com valor total estimado em US$ 400 milhões, o plano dos Correios inclui a aquisição de uma frota de 13 aviões usados do porte de um Boeing 757, com preço médio de US$ 30 milhões por aeronave. A ideia é os Correios recorrerem a apoio financeiro do BNDES.

Para ser dono do negócio, a ECT vai montar uma subsidiária de logística em parceria com um sócio do setor privado. No plano original dos Correios, enviado há alguns meses ao Ministério das Comunicações (MC) e ao Executivo, a ideia era transformar a estatal em uma sociedade anônima (SA), mas essa opção já foi descartada.

"Desistimos dessa opção. Houve rejeição dos sindicalistas, que temiam perder a estabilidade dos funcionários, mas eles não entenderam qual era a nossa proposta, acharam que iríamos abrir capital em bolsa, o que não é a intenção", disse ao Valor o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio.

O projeto atual é manter os Correios 100% estatal, mas com participação em uma empresa de logística aérea. Na operação, a ECT quer ser o sócio minoritário, com uma fatia de 49%. O parceiro - uma companhia aérea ou um consórcio de aéreas - fica com 51%. O sucesso do negócio, segundo Custódio, depende do sinal verde do MC e do Executivo. O governo deve publicar uma Medida Provisória que permita aos Correios montar a subsidiária. Pelo modelo atual, a ECT não tem autorização para isso.

José Artur Filardi, ministro das Comunicações, diz que o aval do MC está dado. "Esse é o caminho viável para dar condições aos Correios de concorrerem de igual para igual com os outros", disse Filardi. "O que se aguarda agora é a palavra final da Presidência [da República]." Ou seja, a decisão está nas mãos do presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Atualmente, a ECT gasta R$ 350 milhões por ano com o aluguel de aeronaves. A frota, que pertence a empresas como Airbrasil, Beta, NTA e Rio, soma nove aviões de médio e grande porte. Nas regiões Norte e Nordeste, a distribuição dos Correios se apoia em mais oito aeronaves pequenas. Boa parte dos aviões usados, segundo Custódio, são antigos e consomem muito combustível.

Outro problema é que cada contrato com fornecedor está limitado a uma determinada rota e horário. "Hoje temos uma média de 12 horas de transporte aéreo diário", diz Carlos Henrique Custódio. "Com nossos próprios aviões, teremos quase 24 horas de voo, com um mínimo de interrupção."

No projeto dos Correios está a proposta de comprar aeronaves que tenham cerca de 15 anos de voo, usadas por passageiros, para então adequa-las ao transporte de cargas. "Temos de deixar de ser os Correios para nos tornarmos uma empresa de logística", diz Custódio. "Hoje usamos um modelo de transporte aéreo que atende, mas que tem riscos e limita a expansão dos serviços."

A reestruturação dos Correios tem sido cobrada insistentemente pelo presidente Lula. No início do ano, a ECT enfrentou uma forte crise em seu transporte de cargas depois que, repentinamente, uma série de aeronovaes deixou de voar. Custódio reconhece a gravidade do problema, mas afirma que boa parte de sua causa deve-se à lentidão para fazer novas contratações.

Nos últimos meses, a ECT tem sido alvo constante de reclamações sobre atrasos. Em meio à pressão que paira sobre a empresa, chegou a ser cogitada a troca de toda a sua diretoria, o que não ocorreu. Na semana passada, o governo exonerou Marco Antonio Oliveira, que ocupava a diretoria de operações dos Correios. As dificuldades atuais da estatal incluem ainda a necessidade de resolver a situação dos contratos com 1,5 mil franqueados, que foram licenciados sem licitação (ver abaixo).

Enquanto tenta resolver seus problemas internos, a ECT vê crescer o apetite da concorrência. Na área de logística, multinacionais como FedEex, DHL e UPS têm ampliado regularmente suas operações no país, sem contar o peso de empresas nacionais como Cometa, TAM Cargo, TNT e VarigLog. "Não é uma equação simples. Hoje empresas como FedEx e DHL têm 500 aviões cada. No Brasil, nós temos mais de 2 mil concorrentes", diz Custódio. Com o monopólio do transporte de cartas e informes bancários, os Correios tentam se mexer para crescer no transporte de encomendas. "Hoje temos 35% do mercado de entrega expressa. Em cidades como Rio e São Paulo, os 'motoboys' são os grandes concorrentes."

As mudanças na ECT, diz o ministro das Comunicações, José Artur Filardi, são vitais para o sucesso da operação, mas é preciso lembrar que não acontecem de uma hora para a outra. "Não é só a publicação da MP que vai resolver os problemas. As coisas não mudam da noite para o dia."

Pelas projeções dos Correios, a subsidiária de logística aérea da empresa tem condições de operar em um ano, a partir do momento em que o governo bater o martelo.
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Embraer pode criar avião de 130 lugares


A remotorização seria o passo certo para se manter na liderança no segmento de até 120 assentos

A Embraer decide até o fim do ano se faz a remotorização do jato 195, que leva até 122 passageiros, ou se parte para o desenvolvimento de um avião maior, de 130 lugares, disse seu vice-presidente para o mercado de aviação comercial, Paulo César de Souza e Silva. A empresa não tem planos de fazer um avião de 150 lugares. "O estudo prevê um jato de 130 assentos com duas classes, mas numa configuração de classe econômica poderia comportar entre 138 e 140 passageiros".

O presidente da Embraer, Frederico Curado, disse que a companhia não ficaria alheia à chegada de motores que consomem menos combustível. "Nossos E-Jets são novos, mas não podemos ficar indiferentes à disponibilidade de motores mais econômicos". Ele confirmou conversas com fabricante de motores e disse que a remotorização seria o passo certo para se manter na liderança no segmento de até 120 assentos.

valor on line

A Azerbaijão Airlines encomenda Boeing 767-300 para passageiros e para transporte de carga


Farnborough, Reino Unido– A Boeing [NYSE: BA] e a Azerbaijão Airlines assinaram um acordo para substituir dois aviões 737 Next-Generation por um 767-300ER (longo alcance) e dois cargueiros 767, um novo tipo de modelo para a Baku, companhia baseada no Azerbaijão. A substituição foi atualizada no site de Pedidos e Entregas da Boeing.

"Com a nossa centralizada localização geográfica, o Azerbaijão está se tornando um terminal muito concorrido na região entre o leste e o oeste, e o norte e o sul”, diz Jahangir Askerov, presidente da Azerbaijão Airlines. "Estamos aproveitando esse desenvolvimento através da ampliação de nossa frota longo alcance para passageiros de longo curso e crescendo nossos negócios em carga com a eficiência comprovada do cargueiro 737”, enfatiza.

Incluindo o anúncio de hoje, a Azerbaijão Airlines têm, no total, oito aeronaves Boeing encomendadas: dois 767-300ER, dois cargueiros 767, dois 737 Next-Generation e dois modelos 787-8.

"Com a recuperação econômica ganhando impulso em diversas velocidades ao redor do mundo, nossos clientes estão fazendo mudanças em suas frotas para atender a demanda", informa Marlin Dailey, vice-presidente de Vendas da Boeing Commercial Airplanes. "Nós temos trabalhado com a Azerbaijão Airlines para fazer mudanças em seus pedidos e atender a suas necessidades”, completa.

A família 767 da Boeing são os aviões mais limpos, silenciosos e de baixo consumo de combustível que oferecem versatilidade ao mercado de 200 a 300 assentos. O família 767 inclui três modelos de passageiros - o 767-200ER, 767-300ER e 767-400ER - e um cargueiro médio de cabine larga, que é baseado na fuselagem do 767-300ER. [www.boeing.com].

fator brasil

Polícia indicia taxistas que agrediram colega em aeroporto do Rio



A Polícia Civil indiciou na quinta-feira oito taxistas envolvidos nas agressões ao colega Kléber Oliveira Rosa, de 31 anos, na madrugada do dia 7 de julho, no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, também conhecido como Galeão. A vítima foi espancada por não pertencer à cooperativa autorizada para atuar no local e tentar transportar três passageiros.

A prisão dos suspeitos não foi pedida porque eles colaboraram com a polícia. O Ministério Público ainda pode não aceitar a denúncia.

José Cosmo Neres de Freitas, Edson Neres de Freitas, Wagner de Oliveira Manoel e Vinícius de Araújo foram indiciados por tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil e dificuldade de defesa da vítima e, se condenados, podem ser presos por até 20 anos.

Os outros, Sandro de Souza, Luiz Ramos de Oliveira, José Carlos Santos Rangel e Muniz Pereira da Silva devem responder por omissão de socorro, já que não impediram a violência ou ajudaram a vítima. Eles podem pegar até 9 anos de prisão ou pagar multa.

A vítima também não tinha os documentos necessários para trabalhar como taxista, então também terá que responder processo judicial.
eband

Juizados começam a funcionar hoje nos aeroportos


Os juizados especiais começam a funcionar hoje em cinco aeroportos (Cumbica, Congonhas, Galeão Santos Dumont e DF). Eles foram criados para solucionar problemas com as empresas aéreas sem a necessidade da presença de um advogado.

Os juizados, que vão funcionar em salas cedidas pela Infraero, podem ser estendidos a outros aeroportos. Cinco das 19 empresas notificadas pela Anac por não cumprirem a resolução nº 141, que aumentou os direitos dos passageiros e os deveres das companhias, ignoraram a intimação da agência.
eband

Passagens aéreas têm menor preço médio desde 2002 em abril, diz Anac


O preço médio das passagens aéreas de voos realizados no Brasil foi de R$ 256,13 em abril e, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é o menor para esse mês desde 2002, quando começou a ser realizado o levantamento de preços. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (22) e se referem às tarifas informadas pelas companhias aéreas à agência.

CongonhasMovimento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (Foto: Carolina Iskandarian/ G1)

A queda nas tarifas das passagens mostra que a concorrência está cada vez mais acirrada no setor, segundo avaliação da Anac, já que a redução dos preços ocorreu em um mês em que a procura por voos domésticos havia registrado crescimento de 23,5%.

Em relação a abril do ano passado, a diminuição no valor das passagens foi de 23,9%. Já na comparação com o mês anterior, março de 2010, a queda foi de 7,5%.

Por quilômetro

O preço médio pago por passageiro para cada quilômetro voado – que corresponde ao indicador Yield Tarifa – foi de R$ 0,39 em abril, equivalente a um recuo de 24,6% em relação ao mesmo mês de 2009 e de 7,4% ante março deste ano.

No acumulado

No acumulado de janeiro a abril de 2010, a tarifa média é de R$ 272,44. Isso representa baixa de 47% se comparado ao valor acumulado em 2004, quando uma passagem aérea custava, em média, R$ 514,42. O preço por quilômetro voado em 2010 é de R$ 0,40 em média.

Para o levantamento, conforme informou a Anac, são considerados os valores entre origem e destino do bilhete aéreo, independentemente das escalas e conexões, vendido pelas empresas brasileiras em 67 ligações domésticas.

g1

Guarulhos quer árvores em troca de CO² de avião


As 42 empresas aéreas nacionais e estrangeiras que operaram no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, estão na mira do Ministério Público Estadual (MPE). A pedido da prefeitura de Guarulhos, o promotor do Meio Ambiente Ricardo Manoel de Castro instaurou inquéritos civis para apurar eventuais danos ao meio ambiente provocados pela emissão de dióxido de carbono e outros poluentes atmosféricos pelas aeronaves.

Na semana passada, Castro encaminhou ofícios às companhias, solicitando informações sobre a taxa média de ocupação das aeronaves, consumo de combustível e índice de atrasos. A partir desses dados, o promotor vai estudar que medidas deve requerer à Justiça. Segundo ele, o relatório das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas indica que o transporte aéreo é responsável hoje por 7% do aquecimento global do planeta. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estima que, só em Cumbica, as aeronaves despejam 14,4 milhões de toneladas de CO² por ano.

Diante da perspectiva de expansão do setor nos próximos anos, a tendência é de que a situação se agrave. "O combustível de aviação tem alto grau de octanagem (resistência à detonação) e, por isso, polui muito mais do que um carro, por exemplo", explica o promotor. Além de CO², diz ele, os motores dos aviões emitem mais minerais, que nem sempre são expelidos por outros meios de transporte. "Precisamos fazer alguma coisa", assinala Castro.

A proposta da prefeitura de Guarulhos é criar um fundo de compensação ambiental, que fosse usado para custear o aumento da área verde do município dos atuais 30% para até 45% de seu território. A compensação financeira seria ainda usada na remoção de famílias e favelas erguidas em Áreas de Proteção Permanente, além da recuperação de nascentes, córregos e matas ciliares. "Isso é só uma proposta de trabalho. Em 60 dias, depois que as companhias encaminharem as informações solicitadas, será possível avaliar o que pode ser feito", diz o promotor do Meio Ambiente.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Alexandre Kise, autor da representação ao MPE, diz que desde 1997 estuda os efeitos da poluição nos habitantes de Guarulhos. "Sempre foi difícil definir qual era a contribuição de Cumbica na poluição da cidade. Mas, com os dados da ONU e da Anac, isso ficou mais claro e pudemos ingressar com esse pedido de reparação", anotou. Pelas contas de Kise, seria necessário plantar 2,9 bilhões de árvores para neutralizar a emissão de CO² gerado pelos aviões de Cumbica. "Ou plantamos árvores ou fechamos o aeroporto." O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) disse que não se pronunciaria por desconhecer o teor dos inquéritos.
estadão

Sem força para voar


Uma pequena parcela da população atendida, mesmo assim a perda dos voos para Congonhas é ruim para a cidade, não apenas para levar pessoas daqui para a capital paulista mas também por reduzir o interesse de negócios entre Marília e São Paulo devido a redução de possibilidade de acessos.

O aeroporto de Cumbica em Guarulhos, outro município embora tudo na grande São Paulo, é longe da maior parte do centro comercial e financeiro da capital e isso com certeza inibe ou pelo menos faz pensar quando se dá a necessidade de elo de investidores entre as duas cidades via transporte aéreo.

Mas por que Marília está perdendo voos para Congonhas? Porque a TAM empresa que adquiriu os slots da Pantanal (slots são as permissões de pouso e decolagem nos aeroportos distribuídos pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil) prefere usa-los em linhas com cidades que dão mais lucro.

Uma opção da TAM que precisa ser respeitada. Porém além de logística também pesa nela outro fator: a falta de representatividade de Marília da política e do setor empresarial.

Na política, nos últimos anos, uma cidade envolvida em escândalos com dezenas de processos de improbidade administrativa e até crimes de seus administradores eleitos até agora.

No lado empresarial, embora forte e empregador, que cumpre seu papel na sociedade, fica a dever por causa justamente das mazelas do poder público que inibem investimentos e principalmente contatos para fim de expansão do mercado.

Marília é uma das cidades mais ricas do interior, com orçamento maior que Bauru que acaba de receber um aeroporto internacional e novas empresas aéreas, fica para trás outra vez, infelizmente.

diário de marília

Lei antiga protege empresa aérea em caso de mala perdida


No início de junho, a historiadora Maria Luiza de Carvalho embarcou em um avião em Salvador, na Bahia, com duas malas com destino ao aeroporto de Guarulhos - região metropolitana de São Paulo.

A ideia era curtir os trinta dias de férias ao lado dos familiares que moram na capital paulista, mas assim que colocou os pés em São Paulo começou a dor de cabeça.

Só metade da bagagem tinha chegado à esteira do aeroporto – uma mala de 19 kg simplesmente desapareceu. Dentro havia roupas, maquiagens, perfumes e casacos comprados no exterior – “cerca de R$ 6.000 em objetos pessoais”.

Assim que notou o desaparecimento da mala, foi até ao guichê da TAM no próprio aeroporto e registrou a ocorrência. Um funcionário informou que a empresa investigaria o paradeiro da mala e ligaria assim que encontrasse. Para completar a via sacra dentro do aeroporto, Maria Luiza fez outra ocorrência no escritório da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Depois de um mês, após várias ligações para a empresa, a oferta de auxílio-emergência de R$ 100 para ser retirado em Guarulhos (só a viagem de ida e volta do centro de São Paulo até o aeroporto custa cerca de R$ 200), muita chateação e a constatação do sumiço da bagagem, a companhia aérea ofereceu, como indenização, passagens de ida e volta para qualquer destino da empresa na América do Sul.

Em nota, a assessoria da TAM informou ao R7 que Maria Luiza agiu corretamente ao procurar um funcionário da empresa e afirmou que, “caso a mala não seja localizada no prazo de 24h, conforme as recomendações da Anac, a companhia oferece o auxílio emergencial”.

- Para os casos de bagagem extraviada, a companhia tem 30 dias para realizar as buscas e a partir do 31º dia deve enviar a proposta de indenização para o passageiro, caso a bagagem não seja encontrada.

Procurada pelo R7, a Anac informou que a TAM agiu dentro das regras do CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica), que é de 1986.

Em comunicado, a assessoria da agência estatal admitiu, entretanto, que a legislação do setor é antiga e lembrou que o Congresso Nacional está revisando o conteúdo da lei.

A agência informou ainda que a indenização por malas perdidas podem ser pagas por meio de um valor fixo ou usando como base o peso da carga.

- O CBA, que é de 1986, prevê no artigo 260 que a indenização por dano ou perda de bagagem “limita-se a 150 Obrigações do Tesouro Nacional (OTNs)”. Esse índice de OTN não existe mais, mas, se fosse atualizado pela inflação – IPCA [a inflação oficial do governo] – daria hoje pouco mais do que R$ 1.900. Só que o mesmo Código diz, em seguida, que pode ser usado o artigo 262, e este diz que a responsabilidade do transportador “limita-se ao valor correspondente a 3 OTNs por quilo” [o que daria, no caso da passageira Maria Luiza, R$ 722].

A Anac recomenda que, ao notar falta de alguma bagagem nos desembarques, o passageiro procure, primeiro, a própria companhia aérea e relate o caso. Se a situação não for resolvida, o segundo passo é pedir ajuda a um órgão de defesa do consumidor – como o Idec ou os Procons, por exemplo. Se não houver solução, a última cartada é procurar um advogado e buscar os direitos na Justiça.

Diante de tantos aborrecimentos, Maria Luiza precisou comprar roupas e objetos pessoais e gastou R$ 1.500 para passar os 30 dias em São Paulo – ou seja, o prejuízo total chegou a R$ 7.500. Irritada com a situação, a historiadora preferiu voltar à capital baiana com a companhia aérea concorrente – a Gol.

- Só para lembrar, não aceitei a viagem para a América do Sul como recompensa porque vou entrar na Justiça. Como vou para outro país com essa empresa com a certeza de que minhas malas vão chegar lá?

R7