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quinta-feira, 22 de julho de 2010

Receitas acessórias, um ótimo negócio


Interessante os dados de um estudo conjunto entre a Amadeus e a IdeaWorks que definem os ganhadores de topo na indústria da aviação, quando se trata de receitas acessórias.

O projeto analisou a divulgação de resultados financeiros de 96 companhias aéreas ao redor do mundo, incluindo as de baixo custo e outras transportadoras regulares, para produzir informações detalhadas sobre a companhia aérea que está fazendo o máximo de receita obtida com produtos auxiliares.

Amadeus diz que as estimativas incluem a receita de uma características la carte, como taxas de bagagem e os alimentos vendidos a bordo de aeronaves, as comissões da venda de acomodações de hotel, aluguel de carros e seguros de viagem nos sites das companhias aéreas, e as receitas geradas pelo parceiro programas de passageiro frequente.

O montante total das receitas acessórias para as 96 companhias aéreas ao longo de 2009 foi de € 11 bilhões, acima dos 7,68 bilhões de euros em 2008, descobriu o estudo.

Quem Lidera o caminho em termos de receitas acessórias de 2009 é a United Airlines, com 1,5 bilhões de euros, um aumento de 330 milhões de euros no ano anterior.

Top 10 Airlines - receitas acessórias total:

Classificar Total de receitas acessórias (Euro) Companhia aérea
1 1527310000 United
2 1507750000 American
3 1117120500 Delta
4 782903000 Qantas
5 663.600.000 Ryanair
6 608796693 EasyJet
7 540589693 E.U. Airways
8 534143000 Air Canada
9 368869000 Alaska Airlines
10 356742400 TAM Airlines

Top 10 Airlines - receitas acessórias como% da receita total:

Classificar Percentagem do total Companhia aérea
1 29,2% Allegiant
2 23,9% Spirit Airlines
3 22,2% Ryanair
4 19,4% EasyJet
5 19,4% Tiger Airways
6 18,1% Jet2.com
7 14,4% Aer Lingus
8 13,3% Alaska Airlines
9 13,2% FlyBe
10 13,1% AirAsia

Top 10 Airlines - receitas acessórias por passageiro:

Classificar Acessórias de receita por passageiro (Euro) Companhia aérea
1 24,89 Allegiant
2 22,51 Jet2.com
3 22,35 Spirit Airlines
4 20,37 Qantas
5 18,76 United Airlines
6 17,23 Air Canada
7 16,72 Aer Lingus
8 16,47 Alaska Airlines
9 14,43 American Airlines
10 13,47 EasyJet

NB: Amadeus diz que as estimativas incluem a receita de uma carta la características tais como taxas de bagagem e os alimentos vendidos a bordo de aeronaves, as comissões da venda de acomodações de hotel, aluguel de carros e seguros de viagem nos sites das companhias aéreas, e as receitas geradas pelo parceiro programas de passageiro frequente.


Flybe crescendo na França




A companhias aéreas britânica de baixo custo Flybe lançou oito novas rotas na França, com voos a partir de Inglaterra de Avignon, Bergerac, Bordeaux, Limoges, Nantes, Rennes e Perpignan.

Thai Airways cortará despesas


A Thai Airways afirmou nesta quarta-feira que espera reduzir custos em até THB20 bilhões de bahts (US $ 620 milhões) no período de 2010 à2012 , acrescentando que a instabilidade política pode conduzir a um relatório de perdas operacionais no segundo trimestre.

CEO da companhia aérea diz que a bagagem não é essencial para férias


http://abcnews.go.com/Travel/spirit-airlines-ceo-defends-luggage-fees-tells-congress/story?id=11162586

The head of the nation's most fee-happy airline told Congress today that bringing luggage on vacation was "not essential" to travel and his airline was actually helping the poor fly by charging up to $45 to place a carry-on bag in the overhead bin.
abcnews

Eu definitivamente tenho roupa demais para um passeio à praia.

Making of da British Airways -Boeing 777-300ER em 3 minutos

Popout

Embraer vende mais cinco 195 Para a Azul


A Embraer assinou um contrato adicional com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras para a venda de mais cinco jatos Embraer 195.
O valor total do negócio, a preço de tabela, é de R $ 211 milhões, em janeiro de 2010 seguindo as condições econômicas.
Esta encomenda já está incluída na carteira de pedidos firmes da Embraer para o segundo trimestre de 2010 como "cliente não divulgado".
Os cinco jatos Embraer 195 jatos serão entregues ainda este ano, e em dezembro, a Azul terá 26 E-Jets da Embraer em sua frota exclusivamente.

Tam concorre ao Passenger Choice Awards 2010


A Tam Linhas Aéreas concorre ao Passenger Choice Awards 2010, premiação promovida pela World Airline Entertainment Association (WAEA), que elegerá a companhia aérea mais inovadora e que oferece mais excelência nos serviços de entretenimento de bordo e experiência do passageiro, por região: África, Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia e Austrália.

A votação é online, no site http://www.passengerchoiceawards, e vai até o dia 31 de julho. As empresas vencedoras serão conhecidas durante a 31ª Conferência Anual da WAEA, realizada entre 13 e 16 de setembro, em Long Beach, na Califórnia (EUA).

MERCADO E EVENTOS

Donald Trump arquiva processo contra o aeroporto da Flórida


O magnata Donald Trump entrou com uma ação contra um aeroporto próximo à sua casa na Flórida, em uma tentativa de interromper uma expansão planejada.

Trump, de 64 anos , apresentou os documentos em Palm Beach County Circuit Court em 19 de Julho, acusando os oficiais do condado de não avaliarem o ruído e a poluição associadas a partir de motores a jato no Palm Beach International Airport.

A denúncia, que também visa o diretor do aeroporto, Bruce Pelly, visa impedir a construção de uma segunda pista e evitar que os aviões que sobrevoam suas propriedades.

Estacionamento do aeroporto de Guarulhos está saturado


Jornal da Band

pauta@band.com.br

Antes de inaugurar o trem bala para as olimpíadas, o Brasil terá de resolver outros gargalos a tempo de receber a copa do mundo. Um deles é a saturação nos aeroportos, não só de aviões. na grande São Paulo, faltam vagas para estacionar o carro no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A situação do estacionamento é tão crítica, que em algumas horas do dia é mais rápido ir de São Paulo ao Rio de Janeiro de avião, do que arrumar uma vaga para estacionar.

O voo entre as duas capitais dura 50 minutos. À noite é comum ver pessoas circulando por um tempo maior, à procura de vaga.

Uma solução está longe de acontecer. Segundo a Infraero, estatal que administra os aeroportos, a construção de um edifício garagem está em fase de projeto. Sobram reclamações, onde faltam vagas.

De cada dez voos internacionais que chegam ao Brasil, sete pousam em Guarulhos. O aeroporto já opera 40% acima da capacidade. Para um consultor aeronáutico, sem uma remodelação completa dos aeroportos do país, é impossível receber a copa do mundo ou as olimpíadas.
cid parking

GOL/VARIG "faz a festa" para Bogotá



A Varig, que opera os voos internacionais mais longos da GOL, vai fazer parte da próxima edição da promoção “Você Faz a Festa”, que comemorará o aniversário de Bogotá. Clientes que viajarem para a capital colombiana nos dias 4 e 5 de agosto partindo de São Paulo (Guarulhos), Rio de Janeiro (Tom Jobim/Galeão) e Argentina (Ezeiza, via GOL) terão o trecho de ida grátis.

Os bilhetes promocionais podem ser comprados pelo site da companhia até o próximo dia 21.

Informações: www.voegol.com.br

Polvo Paul é estrela em campanha da Ryanair


Foi a maior estrela do mundial e, mesmo quando a bola já não rola na África do Sul, ainda dá que falar. O polvo Paul, o mesmo que adivinhou todos os resultados dos jogos do Mundial, agora é estrela de publicidade.

Segundo o site PRNoticias, a companhia low cost irlandesa associou a mais recente promoção, descontos de 40%, ao molusco vidente.

Usando o mesmo sistema, colocaram duas caixas, uma com nome da Ryanair, outra a dizer Ibéria e perguntaram ao polvo: qual a companhia número um em serviço e tarifas baixas? O desenho mostra o polvo em cima da caixa da Ryanair.

Entretanto, o aquário de Madrid requereu a transferência do polvo para a capital espanhola, depois do molusco ter adivinhado que a selecção iria vencer o Campeonato do Mundo. No entanto, ainda não obteve resposta oficial do Sea World de Oberhausen, na Alemanha, onde o polvo reside.

No passado, a Ryanair já utilizou nas suas campanhas os políticos Tony Blair, Jacques Chirac, Romano Prodi, José Zapatero, a rainha Sofia de Espanha e a primeira-dama francesa Carla Burni.

tvi

JetBlue Airways informa um lucro líquido de US $ 30 milhões no segundo trimestre


A JetBlue Airways (Nova York-JFK) reportou lucro líquido no segundo trimestre de US $ 30 milhões, ou US $ 0,10 por ação diluída.
Isso se compara ao segundo trimestre de 2009 da JetBlue , que obteve lucro líquido de US $ 20 milhões, ou US $ 0,07 por ação diluída.

Ryanair queria 12 euros por passageiro


Ryanair queria 12 euros por passageiro
para manter rotas em Múrcia San Javier

A low cost Ryanair, que actualmente tem em curso uma promoção em que anuncia bilhetes a dez euros, queria doze euros por passageiro a título de apoio à promoção para manter a operação no Aeroporto San Javier, de Múrcia, segundo fontes do governo regional citadas pela imprensa espanhola.
As notícia dizem que a Ryanair anunciou ontem a suspensão, durante o Inverno, as ligações de Múrcia com Birmingham, Liverpool, Bournemouth, Londres - Luton, East Midlands, Glasgow Prestwick e Leeds Bradford e que a associação dos hoteleiros da Costa Cálida, a Hostetur, já manifestou preocupação com a suspensão desses voos que, diz, representará “um grave prejuízo”.
Um porta-voz do governo regional, citado pelos jornais espanhóis que reproduzem uma notícia da agência de notícias EFE, comentou que o executivo não questiona decisões de empresas privadas.
As notícias também citam fontes do executivo regional que
argumentam que não lhe era permitido conceder os apoios que a Ryanair pretendia porque violariam o princípio da livre concorrência e que os apoios à promoção devem ser submetidos a concurso público.
presstur

LUFTHANSA com novo número de atendimento


A partir do próximo dia 26, segunda-feira, a Lufthansa terá um novo número de telefone para o mercado brasileiro. O (11) 4700-1700 passará a atender clientes. O número antigo será desativado. Os números de telefone da Swiss (11 3049-2720) e para agentes de viagem permanecem inalterados por enquanto.


A Lufthansa voa diariamente para Frankfurt e cinco vezes por semana para Munique, dos dois centros de distribuição, oferece conexões para toda a Alemanha, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Informações: www.lufthansa.com

brasilturis

Aeroportos alemães vão cobrar imposto adicional a partir 2011


Os passageiros que embarcarem em aeroportos alemães terão de pagar, a partir de 2011, um imposto ambiental entre 13 e 26 euros por voo, medida prevista no pacote de austeridade do governo, apesar dos protestos das companhias aéreas.

Nos voos domésticos, voos no espaço europeu e para o norte de África, a taxa adicional será de 13 euros, a suportar por cada passageiro, e nos voos de longo curso de 26 euros, afirma-se no projeto do diploma, divulgado hoje na imprensa alemã.

O executivo de centro direita planeia obter com esta taxa uma receita extra de mil milhões de euros por ano, como foi anteriormente anunciado.

Por seu turno, as principais companhias aéreas já disseram que o novo imposto poderá significar uma quebra, entre os três e cinco por cento, no número de passageiros.

«O imposto representa exportar postos de trabalho para países vizinhos, e enfraquecer a praça industrial alemã», disse um porta voz da Lufthansa.

Um responsável da Air Berlin, segunda maior companhia aérea alemã, criticou também a medida, afirmando que esta «ultrapassa as piores expetativas».

As transportadoras baseiam os cálculos das suas perdas em experiências idênticas feitas em outros países, caso da Holanda, onde não houve resultados significativos para os cofres do Estado, mas houve prejuízos para as empresas de tráfego aéreo, dizem.

Sublinham também que um passageiro que faça uma voo de ida e volta no espaço aéreo alemão será taxado duplamente, enquanto outro que faça uma viagem de ida e volta ao estrangeiro só paga o imposto uma vez.

Os passageiros que fazem escala na Alemanha não serão taxados, para evitar que prefiram fazer escala em aeroportos de países vizinhos, como Paris, Londres ou Amsterdão.

As crianças até dois anos ficam isentas de pagamento, desde que não ocupem lugar reservado.
O ministério das Finanças sustenta que o novo imposto «é moderado», e se destina a proteger o clima, porque quem voa mais paga mais.

Além disso, o imposto poderá ser reduzido a partir de 2012, quando as companhias aéreas passarem a ser incluídas no comércio de certificados de emissões de dióxido de carbono, que provocam o aquecimento da atmosfera.

Nessa altura, o governo passará a obter receitas da venda de tais licenças, lembrou um porta voz do ministério.

A notícia sobre os valores do futuro imposto fez baixar as ações da Lufthansa, da Air Berlin e da gestora de aeroportos Fraport, na bolsa de valores de Frankfurt.
leiriaeconomica

2º Bala Summit na Labace



No próximo dia 13 de agosto, durante a edição deste ano da Labace, segundo maior evento do mundo em aviação executiva, acontece em São Paulo o 2º Bala Summit (Business Aviation in Latin América).

Com o tema “Uma visão para o futuro”, a proposta do evento é discutir a aviação executiva como ferramenta de desenvolvimento do país e inclusão social, abordar as modernas tecnologias do ponto de vista da segurança e da proteção ao meio ambiente, assim como retomar a discussão a respeito das exigências de segurança em tráfego aéreo para a aviação executiva. Os palestrantes a participantes também vão debater os desafios e oportunidades para a aviação executiva na América Latina.

A abertura do 2° Bala Summit ficará a cargo de Francisco Lyra, presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral.


AEROCLUBE VIRTUAL

Lufthansa recebe segundo A380


A Lufthansa recebeu a sua segunda aeronave A380, que após o baptismo recebeu o nome de “München”.
Com esta nova aquisição a companhia alemã passará a voar a partir de 2 de Agosto diariamente de Frankfurt para Tóquio, ao invés dos três voos semanais que tem para aquela rota.
A previsão é que a partir de a partir de 1 de Setembro, após recepção do seu terceiro A380, a companhia inicie igualmente voos diários de Frankfurt para Pequim, com voos às segundas, quartas e sextas, retornando nos respectivos dias seguintes.
A rota poderá ser servida diariamente a partir de final de Outubro, quando a frota Lufthansa receber seu quarto A380.
OPÇÃO TURISMO

TAM vai voar para África e Japão


A TAM vai voar para Angola e África do Sul até o fim do ano. A rota para Luanda será operada com voos próprios, três vezes por semana. Para Johannesburgo, a operação será feita em code share com a South African Airways.

A empresa brasileira deve ter ligações ainda para o Japão, em parceria com a All Nippon Airways. Paulo Castello Branco, vice-presidente comercial da aérea líder no Brasil, falou a "Negócios&Cia" sobre projetos para rotas internacionais este ano.
AERONAUTA

ABSA Cargo começa a funcionar

Estimulada pelas projeções de crescimento na movimentação de cargas no Complexo Industrial Portuário de Suape e início de funcionamento da Refinaria Abreu e Lima, a ABSA Cargo Airline iniciou uma rota com destino ao Recife. A empresa está operando cinco voos semanais, de terça-feira a sábado, em um Boeing 767-300F, com capacidade para transportar até 57 toneladas de carga. Até o fim do ano, a previsão da companhia é de movimentar 6,5 mil toneladas. Até o próximo ano, a projeção é de alcançar 35% de participação neste mercado.
“Iniciamos as operações no último dia 22 e a rota já atende nossas expectativas. O Nordeste já procurava por este serviço. Além disso, nossa operação está bastante competitiva, já que este é um Boeing com o menor custo de operação do mercado”, afirmou o diretor Executivo da ABSA, Pablo Navarete. Segundo ele, a previsão é de que, em seis meses de operação, a rota atinja a marca de 50 toneladas de carga transportada por operação.
A rota sai de São Paulo e atende também a cidade de Fortaleza. Assim, os voos sairão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 4h30, com chegada prevista ao Recife às 7h25. Em seguida, às 9h35, a aeronave segue para a capital cearense, retornando para São Paulo às 23h.
Na capital pernambucana o foco está no transporte de itens eletrônicos, autopartes e produtos farmacêuticos. “Já para o mercado internacional há de tudo um pouco, inclusive frutas, peixes e produtos químicos”, destacou o gerente regional de vendas da companhia, Alexandre Silva. Com relação ao valor cobrado pelo transporte, o gerente explica que a tarifa varia de acordo com o tamanho, peso e tipo de produto transportado. Os serviços podem ser contratados pelo www.abscargo.com.br.

Fonte: Folha de Pernambuco/ROCHELLI DANTAS
12HORAS

Polícia Federal pretende usar no Rio aeronave não tripulada

A Polícia Federal tem planos para usar um avião não tripulado para vigiar a cidade e, principalmente, as favelas do Rio em 2014. Para isso, pretende comprar 14 aeronaves e montar quatro bases de operações no país. Pelo menos um avião será usado em operações de combate ao tráfico na cidade. Batizada de Vant (veículo aéreo não tripulado), a aeronave é capaz de voar por 37 horas ininterruptas, cobrindo mais de mil quilômetros.


Durante o voo, o aparelho pode fotografar ou filmar com nitidez pessoas ou objetos no solo, de uma altura que pode chegar a 30 mil pés (cerca de dez quilômetros). A primeira fase, considerada de testes, já começou: o Vant tem patrulhado os limites do Brasil, com especial atenção para a fronteira com o Paraguai, no combate ao tráfico de armas e drogas e ao contrabando.

Popout

Também pensando na Copa do Mundo do Brasil, a PF enviou para a África do Sul oito policiais, lotados nos setores de imigração, inteligência, segurança de dignitários e antibomba, e ainda um servidor que atuou como adido. Os policiais tiveram como missão, segundo informou a PF, fazer análise crítica da estrutura de segurança adotada pela África do Sul, visando a coleta de informações que podem ser úteis no planejamento estratégico e operacional da PF para a Copa do Mundo de 2014.

piloto policial

Força Aérea Brasileira moderniza aeronaves modelo Bandeirante

aeronave C-95M da Força Aérea Brasileira (FAB) vai alçar voo e alcançar horizontes de natureza bastante significativa. Esses aviões modelo Bandeirante, um dos principais da Força, datam de 1973 e estão passando por um processo de modernização e terão sua história reescrita: foram modernizados com alta tecnologia e estão em contagem regressiva para, novamente, entrar em plena atividade.

Ao todo, até 2013, 54 aeronaves Bandeirantes – das 95 que o Brasil possui nas versões C-95 A/B/C e P-95 A/B – terão o mesmo conceito de modernização. O projeto é coordenado no Rio de Janeiro, pelo Comando- Geral de Apoio (COMGAP), por intermédio de uma de suas unidades subordinadas, o Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF). Dois aviões, inicialmente, passarão por uma fase de testes, para, no mês de outubro e novembro,respectivamente, serem distribuídos para as Unidades Aéreas.

Mas essas duas decolagens guardam significados que não podem ser lidos ao pé da letra: simbolizam a renovação tecnológica da FAB e acende a luz da economia no desenvolvimento de projetos de forte impacto para o Brasil. “Fizemos um estudo e chegamos à conclusão de que o custo da modernização é bem menor do que o da substituição”, garante o Major Paulo César Guerreiro Lima, coordenador do projeto.

nova configuração

As aeronaves serão modernizadas em três fases. Na primeira, os instrumentos de navegação são ‘encorpados’ e ganham o reforço de um painel Glass Cockpit – aquele painel robusto que mostra a vida do avião –, totalmente convertido em tela LCD. Na segunda etapa, sistemas importantes, como de mecânica e hidráulica, são convertidos em outros mais confiáveis e avançados.

A última fase completa o ciclo de revitalização e dá o toque final com pintura, forração interna e outras ações dessa mesma linha. Empresas nacionais do campo da aviação fazem as duas primeiras etapas, enquanto a própria FAB, através do PAMA-AF é responsável pela terceira. Depois de todo esse processo, as aeronaves estarão prontas para novamente servir ao seu propósito – que inclui patrulha marítima,assalto aeroterrestre, busca e resgate, transporte de pessoal e cargas e outros – por mais vinte anos.
De acordo com o Major Guerreiro, quatro aviões experimentam essa modernização e voltam aos céus ainda neste ano. “Essa é nossa expectativa. Projetamos trabalhar em mais sete aeronaves simultaneamente ”, planeja o Major. A devolução das aeronaves modernizadas será realizada em sistema de rodízio entre as unidades da FAB que possuem esse avião em sua frota.

Tripulações operacionais

Do alto das muitas habilidades e sabedorias arregimentadas ao longo de anos de voo nos Bandeirantes, pilotos também ganham atenção nesse processo de modernidade. Vão fazer curso de readaptação às novas máquinas, imprimindo ainda mais qualidade aos trabalhos comandados pela FAB, já que estarão em contato com o que há de mais moderno em equipamentos de navegação e comunicação na aviação.

plano brasil

Virgin America interessada em adquirir até 60 aeronaves A320 da Airbus

Concepção artística do Airbus A320 nas cores da Virgin America. As aeronaves virão equipadas com os dispositivos Sharklets nas pontas das asas. (Foto: Airbus)

A Virgin America e a Airbus assinaram um não-vinculativo Memorando de Entendimento para 40 novas aeronaves Airbus A320, com mais 20 opções, durante essa quinta-feira, durante o Farnborough 2010, potencialmente podendo expandir a frota da companhia aérea para um total de 90 aeronaves Airbus. O CEO da Virgin, Sir Richard Branson, compareceu na coletiva por vídeo conferência.

A Virgin America já opera com 28 aeronaves da Airbus (dez A319 e 18 A320) e fará uma encomenda de mais 22 aeronaves A320 em operação, na forma de compra direta e através de leasing, até o final de 2012. Se o Memorando de Entendimento for transformado em pedido firme, as aeronaves serão entregues a partir de 2013, equipadas com os novos dispositivos “sharklets” para economia de combustível.

CAVOK

CARREIRA: Piloto de Avião.


A carreira de piloto de avião é um sonho que persegue muitos brasileiros, agora com o mercado nacional aquecido, está motivando aqueles que deixaram seu sonho de lado voltarem a pensar na carreira. No mês de junho/2010 foi anunciado pela ANAC um crescimento de 16,81% no mercado de aviação doméstica no Brasil.

Sem dúvida nenhuma, é uma profissão muito promissora, que promete altos salários e uma vida sem rotina.
O mercado de trabalho atualmente oferece oportunidades para todos, desde o mais qualificado até o aluno que acabou seu curso de PC no Aeroclube.

A idade pode ser um obstáculo para iniciar a carreira, porém depende muito do capital que se tem para investir na sua profissionalização e tempo disponível para acumular as horas de vôo (aproximadamente 150hs) necessárias para tirar o breve de Piloto Comercial.
Por exemplo, uma pessoa ao iniciar na aviação com 35 anos de idade, pode ser tarde para fazer carreira em uma companhia área, porém existem grandes oportunidades no mercado de aviação executiva. Se estiver com 35 anos de idade, puder investir dinheiro para tirar as carteiras de PP e PC dentro de um curto prazo(um ano e meio), pode até tentar entrar em uma empresa aéra. A AZUL atualmente não tem como regra a quantidade de horas de vôo acumuladas, mas é bom lembrar, que para isso precisa ter ICAO 4 no mínimo e se tiver faculdade, as chances aumentam no processo seletivo.
Já para a aviação executiva, a idade pode ajudar o piloto que iniciou um pouco mais tarde, geralmente quando se começa a profissão aos 35 anos, provavelmente ja fez uma faculdade, pode ter uma boa fluência em inglês e até mesmo ter um conhecimento melhor de como as coisas funcionam no mercado de trabalho. Tudo isso pode ajudar na hora da contratação por um dono de avião particular ou até mesmo um taxi aéreo.

Para quem é jovem, tem por volta dos seus 20 anos de idade, o futuro é muito promissor. Com o Brasil na lista de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas nos próximos anos, a tendência é de que o mercado acabe absorvendo a maior parte dos pilotos que estão hoje em formação.

Dedicação na Carreira.
A carreira de Piloto exige muita dedicação, estudo, disciplina e planejamento para atingir seus objetivos. Não é regra, mas geralmente segue o caminho natural da profissão, primeiro tira o breve de PP(Piloto Privado )com no mínimo de 40 horas de vôo, depois precisa de mais 110hs aproximadamente para tirar a licença de PC/IFR. Tudo isso é apenas o começo, pois pode tentar ingressar como copiloto na aviação executiva ou fazer o curso de INVA(instrutor de vôo) para acumular as horas e também experiência. Geralmente grandes companhias aérea pedem 1.000hs para quem tem nível superior ou 1.500hs para quem não tem. Provavelmente você já gastou uns 2 anos até agora, mas ainda não acabou, é preciso fazer um teste de proficiência da língua inglesa e obter no mínimo o ICAO 4, que vai permitir você voar como piloto internacional, ou simplesmente critério no processo de seleção de empresas como Gol e TAM. Após tudo isso e ter conseguido passar no processo de seleção de alguma empresa, vai ainda fazer o Groud School, que leva mais um mês de estudo, para aprender tudo sobre a operação da aeronvave que vai voar e ainda passar por teste no simulador para ser aprovado e contratado. Ufa! agora você está empregado e vai começar a voar como copiloto, o salário inicial varia em torno de R$ 2.000 a R$ 3.000, mas sua rotina acabou, pois vai viajar bastante e curtir o fruto de tanta dedicação.

Nunca desista de um sonho, mas tenha objetivos para atingir e um plano B caso alguma coisa saia errada.

Investimento na Carreira:

Piloto Privado de Avião

Curso Teórico:
Os estudos para este curso poderão ser realizados "por conta", não obrigando o aluno a freqüentar uma escola homologada. Em escola homologada: Curso composto por 5 matérias e com duração média de 4 meses. R$ 1.000,00

Banca teórica da ANAC, Inscrição para as 5 matérias R$ 250,00.

Curso Prático:
Para poder voar, é obrigatório o piloto-aluno possuir o CCF (Certificado de Capacidade Física).
É obtido pelas juntas de saúde da aeronáutica ou em clínicas credenciadas pela ANAC.
CCF Exame inicial de segunda classe R$ 301,50.

Hora de vôo:
Para obter o CHT (Certificado de Habilitação Técnica), o piloto-aluno precisa cumprir um programa de curso composto por 40 horas.

As aeronaves mais comuns e seus valores (estimado por hora voada) são:

Avião Paulistinha: R$ 210,00

Avião Aeroboero: R$ 210,00
Avião Cessna 150: R$ 260,00
Avião Cherokee: R$ 260,00

Prova prática (cheque):
Realizadas as 40 horas de treinamento, é hora de solicitar o vôo de cheque, geralmente com duração de uma hora e realizado por um checador credenciado da ANAC. Para solicitar este vôo é necessário o preenchimento da CIV (Caderneta Individual de Vôo) com as horas voadas além de pagar uma taxa para a Agência. Emissão de Licença para PP: R$ 100,00

Exemplo de investimento estimado considerando o curso de piloto privado de avião, aeronave paulistinha:
Teoria: R$ 1.584,90
Prática (41h, incluída hora de cheque): R$ 7.397,00
CCF + CHT (licença) + CIV: R$ 431,50

Total: R$ 9.413,40

Piloto Comercial de Avião

Curso Teórico:
Os estudos para este curso NÃO poderão ser realizados "por conta", ou seja, é obrigatória a presença do aluno em escola homologada. Como no PILOTO PRIVADO, o curso é composto por 5 matérias e com duração média de 4 meses R$ 1.200,00

Banca teórica da ANAC: Inscrição para as 5 matérias R$ 250,00.

Curso Prático:
Para poder voar, é obrigatório o piloto-aluno possuir o CCF (Certificado de Capacidade Física).
É obtido pelas juntas de saúde da aeronáutica ou em clínicas credenciadas pela ANAC.
Mesmo tendo a carteira de segunda classe (PP - validade de 2 anos), é necessário fazer outra INICIAL para obtenção da de PRIMEIRA CLASSE (PC - validade de 1 ano).
Pergunta: Por quê, então, existe a de segunda classe se as duas servem para pilotos? Resposta: As juntas informam que os exames para PC são os mesmos porém mais "exigentes"!

CCF
Exame inicial de primeira classe.
R$ 301,50

Hora de vôo:
Para obter o CHT (Certificado de Habilitação Técnica) de Piloto Comercial IFR de Avião, o piloto-aluno precisa cumprir um programa de curso composto por 110 horas, sendo:

40 horas de vôo IFR.
70 horas como piloto em comando, incluindo navegação de 300 milhas e 5 horas de vôo noturno.

As aeronaves mais comuns e seus valores (estimado por hora voada) são:

Avião Paulistinha: R$ 210,00
Avião Aeroboero: R$ 210,00
Avião Cessna 150: R$ 260,00
Avião Cherokee: R$ 260,00
Avião Tupi (IFR): R$ 300,00
Avião Cessna 172 (IFR): R$ 340,00

Pra uma economia satisfatória, o piloto-aluno poderá realizar as navegações (ou todas 70 horas) em uma aeronave de custo menor, deixando somente as aulas de IFR para a aeronave homologada para tal.

Redução de horas (avião)
Se for habilitado PPL (planador), o total de horas pode incluir até 30 horas de vôo.
Se for habilitado PPH, o total de horas pode incluir até 40 horas de vôo.
Se for habilitado PCH ou PLAH, o total de horas pode incluir até 100 horas de vôo.
20 horas de vôo IFR poderão ser substituídas por 25 horas em simulador sintético.

Prova prática (cheque):
Realizadas as horas de treinamento, é hora de solicitar o vôo de cheque, geralmente com duração de uma hora e realizado por um checador credenciado da ANAC. Para solicitar este vôo é necessário o preenchimento da CIV (Caderneta Individual de Vôo) com as horas voadas além de pagar uma taxa para a Agência. Emissão de Licença para PC: R$ 115,00

Total: R$ 21.000,00

Fontes consultadas: Sites Piloto Comercial e ANAC
MUNDO DA AVIAÇÃO

E se o avião mais moderno do mundo tivesse uma pintura retrô?

Não tenho detalhes sobre esta foto, mas é oficial da Boeing.

Imaginem um Boeing 787 com uma pintura retrô da United, que maravilha seria heim?

E pra quem não viu ainda como é o cockpit do 787, eis uma senhora foto. Ele não é lindo só por fora não…

AVIÕES E MÚSICAS

F-X2: Decepção de Lula com Sarkozy atrasa compra de caças da FAB

Um forte "neblina" pode dificultar ainda mais a decolagem dos caças Rafale no Brasil.


Segundo interlocutores próximos do presidente Lula, ele anda desapontado com o governo do presidente francês Nicolas Sarkozy. E tal decepção pode vir a atrasar ainda mais o anúncio oficial, antes dado como certo, da compra dos caças franceses Rafale para a Aeronáutica.

Seriam três as razões para a decepção de Lula — duas de ordem diplomática e a terceira de ordem técnica.

A primeira seria a “traição” da França à política externa brasileira na votação a favor de sanções diplomáticas ao Irã no âmbito do Conselho de Segurança da ONU. Apenas o próprio Brasil e a Turquia votaram contra as sanções, no último mês de junho. Lula e o chanceler Celso Amorim esperavam que se não votasse contra as sanções, ao menos que a França se abstivesse e não votasse contra. Mas isso não ocorreu.

Já a segunda razão tem a ver com a falta de ajuda francesa para que o Brasil e o Mercosul consigam fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia. O maior obstáculo para o acordo tem sido a manutenção dos subsídios agrícolas europeus. E mais uma vez nesse quesito, a última rodada de negociação entre os dois blocos, feita em junho na Argentina, não resultou em avanço.

Note-se que durante os quase oito anos do governo Lula, o Brasil só fechou um acordo de livre comércio, com Israel, e ainda sim também no âmbito do Mercosul.

Finalmente, o terceiro motivo tem a ver com o alto índice de componentes americanos no caça francês, além do sistema americano de navegação GPS.

Como se sabe, na briga pela venda de caças ao Brasil, além do Rafale, fabricado pela Dassault, estão também o sueco Gripen NG, da Saab, e o americano F/A-18 Hornet, da Boeing. Trata-se de uma compra estimada em 5 bilhões de dólares.

De acordo com o Ministério da Defesa, depois de um relatório com mais de 30 000 páginas confeccionado no início do ano sobre os três aviões, o ministério ainda deverá entregar um parecer final ao presidente Lula.

O próximo passo seria Lula convocar o Conselho de Defesa Nacional para apreciar e opinar sobre o parecer da Defesa. Só então o presidente tomaria a decisão final. Trocando em miúdos, existe a chance que o anúncio seja feito apenas pelo sucessor (a) de Lula no Planalto.

E mesmo depois de tomada a decisão, começaria então uma nova fase de negociação com o vencedor da disputa, envolvendo a Força Aérea Brasileira e o Tesouro Nacional.

FONTE: Portal Exame – Angela Pimenta, chefe da sucursal da EXAME em Brasília.

CAVOK

Correios querem criar empresa de aviação própria

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Em Brasília,O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou nesta terça-feira que os Correios estudam criar uma empresa de própria de aviação para transportar encomendas.

De acordo com o ministro, a nova empresa compraria aviões da Embraer, que está desenvolvendo o modelo cargueiro C-390. Inicialmente, os Correios assumiriam o compromisso de comprar cinco aviões, mas o número pode chegar a 20 ou 30 aeronaves que começarão a ser entregues em dois anos.

“Os Correios têm necessidade de se modernizar. É preciso criar uma estrutura para os Correios fazerem comércio eletrônico, que nesse ano cresceu 75%”, disse Costa.

O ministro informou que os Correios teriam recursos para montar a empresas e começar a fazer o leasing de aviões, mas que procurará parceiros para serem sócios na nova empresa. “O controle seria dos Correios, mas poderia ter sócios, como uma empresa que tenha o know-how de logística”, adiantou.

Segundo Costa, desde que a CPI dos Correios identificou irregularidades nos contratos do órgão com empresas de transporte aéreo como SkyMaster e Beta, em 2005, a empresa procura firmar parcerias com outras transportadoras, sem sucesso. Os Correios gastam cerca de R$ 500 milhões com transporte aéreo.

Costa disse que ele manteve conversas com a VarigLog, TAM e Gol, que não tiveram interesse no 1,2 milhão de volumes que os Correios transportam por dia. “As empresas sentem que os Correios são competidores nesse processo. Elas não querem competição”, afirmou.

O ministro reclamou que hoje os Correios dependem de “duas ou três” empresas que têm limitações. Ele conta que o órgão teve que ceder ao pedido de uma transportadora que exigiu que fosse firmado um contrato de um ano, e não de seis meses, como queriam os Correios. “Houve um risco de quase causar um apagão na entrega de volumes”, afirmou. A idéia da nova empresa terá que ser aprovada ainda pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Avião

A Embraer apresentou ao ministro o projeto do C-390, que será construído baseado em um avião de passageiros da empresa (E-190). O avião custaria cerca de US$ 50 milhões e teria capacidade para transportar 16,9 toneladas –quase 5 toneladas a mais do que o seu concorrente Boeing-737. A operação da aeronave seria ainda 20% mais barata do que a do Boeing, de acordo com Costa.

Nota do Editor: em Fevereiro de 2009 haviamos divulgado

A matéria do Tecnologia&Defesa que reportava o interesse na certificação civil do EM-390, naquela altura o cargueiro ainda ostentava as configurações primárias.

PLANO BRASIL

Rússia acusa os EUA do sequestrar piloto de avião russo

O ministério russo das Relações Exteriores acusou nesta quarta-feira os Estados Unidos do sequestro de um cidadão russo detido na Libéria por sua suposta participação em uma rede de narcotraficantes que exportava cocaína colombiana da Venezuela e que foi levado para o país americano.

"Trata-se de fato do sequestro de um cidadão russo no território de um terceiro país", queixou-se o ministério russo em um comunicado, no qual também afirma que o traslado do detido para os Estados Unidos "podía ser considerado um ato arbitrário deliberado".

Em 28 de maio passado, o cidadão russo Konstantin Iarochenko (foto), 41 anos, piloto de um avião cargueiro, foi detido na Monróvia e levado imediatamente para os Estados Unidos.

Três dias depois, o ministro da Defesa da Libéria, Brownie Samukai, revelou a prisão em Monróvia de sete pessoas e sua extradição para os Estados Unidos.

Por sua parte, as autoridades americanas anunciaram no mesmo dia o desmantelamento de uma importante rede narcotraficante que exportava cocaína colombiana da Venezuela para a Europa através de conexões na África.
desástres aéreos

Aeronautas: Cesta Básica é mais uma conquista da categoria Todos estão convocados para a última reunião da assembleia permanente para avaliação e deli



Todos estão convocados para a última reunião da assembleia permanente para avaliação e deliberação definitiva sobre a concessão de cesta básica para os aeronautas da aviação regular.

A assembleia será no dia 27 de julho de 2010, próxima terça-feira, às 14h em primeira chamada e 14h30 em segunda chamada, na Sede, Subsede e Representações do SNA.

Relembrando: a cláusula da cesta básica foi negociada com o sindicato patronal e o MPT nos meses de janeiro a abril de 2010, após as negociações da convenção coletiva de trabalho da categoria mediada pelo Ministério Publico do Trabalho de São Paulo, em dezembro de 2009.

Para que a proposta tenha seus efeitos práticos a partir de 1º de dezembro de 2010 é preciso que a categoria se manifeste através da assembleia convocada para este fim. Portanto, venha garantir sua aplicação. A proposta deverá ser homologada após esta assembleia, por isso é extremamente importante que todos compareçam!

Clique aqui para ler a íntegra da proposta.

O valor da cesta será pago através de cartão alimentação, que poderá ser utilizado em supermercados e outros estabelecimentos. Além de não ser tributado no imposto de renda, é também uma grande conquista de salário indireto, chegando a totalizar 10% ou mais do valor do salário. Os reajustes serão aplicados sempre a partir do dia 1º de dezembro de cada ano, assim como os reajustes nos salários e diárias.

Contamos com a presença de todos!

Não se esqueçam: dia 27/07/2010!

SNA

BURRO VOADOR

ERAMOS6

Burro voador na Rússia



*CRUELDADE

INDIGESTO

INDIGESTO

Polvo-Serra-Dilma

A Alemanha tem polvo vidente. O Brasil tem Lula que fala “menas”. Terceiro mundo é f*%da.

kibeloco

TAM Linhas Aéreas assumirá o controle da marca TAM

A TAM Linhas Aéreas informa que o Conselho de Administração da TAM S.A. aprovou, nos termos e condições recomendados por sua diretoria, a aquisição da totalidade das ações de emissão da TAM Milor Táxi Aéreo, Representações, Marcas e Patentes S.A. (TAM Milor), com sede em São Paulo.

A TAM Milor é titular das marcas TAM e outras correlatas, utilizadas pela TAM S.A., TAM Linhas Aéreas e demais empresas coligadas. O contrato de licença de uso de marcas, celebrado entre as partes em 10/03/2005, prevê o pagamento de remuneração mensal corrigida pelo IGP-M em favor da titular das marcas, conforme consta das informações relativas a transações com partes relacionadas, prestadas pela TAM S.A. nos seus relatórios periódicos. A TAM Milor recebe ainda remuneração da TAM Aviação Executiva e Táxi Aéreo S.A. pela utilização de marcas TAM.

Com a aquisição da totalidade das ações da TAM Milor, a TAM Linhas Aéreas passará a ter controle sobre as marcas TAM, integrando-as em seu conjunto de ativos por meio do investimento feito na TAM Milor. “Vamos incorporar aos nossos ativos a 17ª marca mais valiosa do país - e a primeira no setor de transporte aéreo - segundo publicação recente da consultoria global Interbrands”, diz Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas.

tg online

Aeroportos franceses voltam à normalidade após greve de controladores


Paris, 22 jul (EFE).- Os aeroportos da França retomaram nesta quinta-feira a normalidade após a conclusão nesta manhã da greve de controladores aéreos, que provocou inúmeras perturbações e cancelamentos durante toda a quarta-feira.

"O tráfego voltou à normalidade" desde começo da manhã, afirmou à Agência Efe um porta-voz da Direção Geral da Aviação Civil francesa (DGAC).

O protesto finalizou entre às 5h e às 7h da manhã no horário local (0h e 2h de Brasília), após o revezamento das últimas equipes de controladores aéreos que acabaram a mobilização.

Durante a greve, apenas operaram 50% dos voos programados no aeroporto de Orly, o segundo mais importante de Paris, enquanto no de Roissy Charles de Gaulle, o mais ativo do país, o percentual de cancelamentos foi de 10%.

Outros aeroportos como os de Toulouse, Beauvais, Marseille, Nice, Lyon e Bordeaux também sofreram as consequências da terceira greve neste ano dos controladores aéreos franceses contra da reorganização do espaço aéreo reunificado na União Europeia (UE).

Convocada por sindicatos minoritários, a paralisação ocorreu dentro das normas previstas pela Aviação Civil.

epa

Boeing e Okay Airways fecham pedido para 10 aeronaves 737-800

Concepção artística do Boeing 737-800 nas cores da Okay Airlines da China. (Foto: Boeing)

A Boeing anunciou hoje no Farnborough International Airshow um pedido com a Okay Airways, a primeira companhia aérea privada da China, para 10 novas aeronaves 737-800. A encomenda, avaliada em US$800 milhões pelo preço de tabela, havia sido anteriormente colocada no site de Pedidos e Entregas da Boeing como sendo de um cliente não identificado.

“A Okay Airways é uma empresa que acredita na aeronave 737-800 Next-Generation, a qual será a espinha dorsal de nossa frota e provou ser confiável e eficiente nas operações diárias,” disse Wang Shusheng, presidente da Okay Airways. “As novas adições nos ajudarão a expandir nossas rotas domésticas e explorar ainda mais nosso mercado regional.”

A Okay Airways, uma operadora somente de jato da Boeing, obteve a aprovação da Administração de Aviação Civil da China (CAAC) para começar as operações comerciais em março de 2005. A Okay Airways está baseada em Beijing e utiliza o Aeroporto Internacional Tianjin Binhai como base para sua frota.

Ela atualmente opera quatro jatos 737, incluindo três 737-800 e um 737-300 convertido em cargueiro, em rotas tronco com voos diretos para mais de 20 destinos domésticos.

A Okay Airways também fará o arrendamento de quatro aeronaves 737-800 este ano, e planeja expandir sua frota através do arrendamento de cinco 737-800 por ano até as novas entregas.

cavok

Emirates recruta comissários de bordo em Porto Alegre

No próximo domingo, a Emirates realizará um dia de recrutamento de comissários de bordo em Porto Alegre. A seleção acontecerá no hotel The Intercity Premium, na Avenida Borges de Medeiros, 2105, a partir das 13h30. A equipe de bordo da Emirates ocupa uma posição especial na família Emirates. Comissárias e comissários são verdadeiros embaixadores da empresa tanto em sua base em Dubai como no exterior. A zelosa imagem humana da Emirates Airline é baseada em excelência, graciosidade e profissionalismo, o que coloca a equipe numa posição toda especial de destaque.

A reputação global de nossa equipe de bordo tem razão de ser. Os vários grupos que trabalham a bordo recebem um treinamento ultra especial e tudo que de melhor pode uma empresa oferecer, tanto em preparo profissional como em progresso ao longo da carreira. A Emirates vem constantemente recebendo troféus de qualidade e excelência, desde seu início modesto em 1985. Com o passar dos anos, sua posição vem se solidificando, adquirindo cada vez mais prestígio e admiração entre os passageiros, pelo alto nível dos serviços prestados.

Tudo isso chama a atenção quando se considera o notável crescimento da empresa. O crescimento anual está na base de dois dígitos, com o número de comissários de bordo na casa dos nove mil. As campanhas globais de recrutamento em áreas servidas pela companhia resultaram numa base multicultural de talentos formada por mais de 110 diferentes nacionalidades.

Após passarem por um cuidadoso processo de seleção, os novos candidatos são submetidos a cinco semanas de intenso programa de treinamento na faculdade corporativa de aviação da Emirates, em Dubai. Um dispositivo de treinamento de emergência, além de simuladores de voo, fazem parte do amplo arsenal de tecnologia de ponta à disposição. Os comissários também passam por um treinamento de primeiros socorros certificado pelo Royal College of Surgeons (Colégio Real de Cirurgiões) de Edimburgo, Escócia. Tudo isso para assegurar que os passageiros recebam atendimento qualificado de alto nível.
turismo fap

Militares venezuelanos se ejetam de avião e sobrevivem a acidente


CARACAS - Militares venezuelanos que estavam a bordo de um avião das Forças Armadas conseguiram escapar com vida de um acidente em Barquisimeto. A aeronave modelo K-8, de fabricação chinesa, caiu em uma área fora do centro da cidade. Segundo o diretor da Defesa Civil do estado de Lara, Héctor Vargas, os dois que estavam a bordo se ejetaram antes da queda.

Vargas afirmou a rede de TV Globovisión que o acidente aconteceu durante um voo de rotina. De acordo com o comandante da Força Aérea, major general Arévalo Oropeza, um dos militares sofreu uma fratura no quadril e passou por uma cirurgia. O outro escapou ileso.

Oropeza disse que a queda foi provocada por uma falha no motor, mas acrescentou que será realizada uma investigação com participação de uma equipe chinesa. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, participou em março da celebração em que foram entregues os primeiros seis K-8 que fazem parte de um total de 40 aviões encomendados pela Venezuela.

o globo

Avião militar K-8 de fabricação chinesa cai na Venezuela

CARACAS, 21 Jul 2010 (AFP) -Um avião militar K-8 de fabricação chinesa caiu esta quarta-feira, sem deixar vítimas, em Barquisimeto, capital do estado de Lara (oeste), enquanto fazia operações de treinamento, noticiou a agência oficial AVN.

"Nesta quarta-feira pela manhã caiu um avião K8 da Força Armada Nacional, de fabricação chinesa, em uma região despovoada de La Ribereña de Barquisimeto, estado de Lara, sem deixar vítimas por quem lamentar", destacou a AVN.

O diretor da Defesa Civil de Lara, coronel Héctor Vargas, afirmou que os tripulantes da aeronave conseguiram ejetar-se antes de o avião cair e se chocar contra um cabo de alta tensão, o que interrompeu o abastecimento de eletricidade na região por várias horas.

Vargas assegurou que especialistas chineses e venezuelanos investigam as causas do acidente.

A areonave faz parte da esquadrilha de 18 aviões K-8 que o governo venezuelano negociou com a China no fim de 2008 para serem usados pela Força Aérea para treinamento.

Os K-8, aviões de dois lugares que alcançar uma altitude de 40.000 pés, foram desenvolvidos em conjunto pela China e pelo Paquistão como aeronaves de treinamento leves que, eventualmente, podem ser usadas em operações de apoio a unidades em terra.

terra