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quarta-feira, 21 de julho de 2010

Lufthansa e seus assentos low cost


A Lufthansa está a preparando novidades relacionadas com os assentos dos seus aviões que operam nas rotas Europeias sob o nome de Neue Europa Kabine.

Teremos não só uma agradável e nova cabine, como assentos mais compactos, mas também mais lugares disponíveis para passageiros no mesmo espaço, informou o Presidente da Lufthansa.

A substituição dos assentos será iniciada em Dezembro e levará um ano para estar concluída. Cada avião passará a contar com mais 5% a 10% de lugares.

flight global

RELATÓRIO APONTA RISCO AÉREO PARA CÃES DE FOCINHO CURTO


Um relatório do Department of Transportation, revelou que 122 cães morreram a bordo de aviões desde 2005 - e que os cães de"focinho curto" sofrem mais em risco do que outros.

O relatório do Departamento de Transportes aponta que 88 dos 122 cães mortos desde maio de 2005 possuiam esta característica.

Os cães de focinho curto como o Inglês bulldog ou pug particularmente sensíveis à temperatura, são as vítimas mais freqüentes nos aviões.

Provável motivo: o focinho curto e, portanto, de superfície nasal fraca, impede que os animais regulem a temperatura do corpo com facilidade.

Qatar Airways MAIS 02 B 777-200LR

Versões
A boeing anunciou que a Qatar Airways encomendou duas
cópias adicionaisdo B 777-200LR. O contrato está avaliado em 501 milhões de dólares.



Hong Kong Airlines assina Memorando de 15 A350 e 10 A330

A Hong Kong Airlines assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Airbus para adquirir 15 aviões A350 XWB e mais 10 A330-200s. Sob os termos do acordo, a companhia aérea está convertendo 15 pedidos A330 A350 XWB existentes e colocação de um pedido adicional de 10 A330-200s. O Memorando de Entendimento foi assinado na Farnborough International Airshow hoje.

As entregas dos A330-200 começarão em 2012, as aeronaves serão operadas através de uma rede de longa distância a ser desenvolvida pela empresa, para ligação de Hong Kong com uma vasta gama de destinos na Europa e América do Norte.

Lao Airlines - Dois novos ATR 72-500s


Por ocasião da Farnborough Air Show, a transportadora nacionalde Laos a Lao Airlines ea ATR anunciaram um contrato para a compra de duas novas aeronaves turboélice ATR 72-500. Lao Airlines é um cliente ATR de longa data, tendo operado com sucesso seus ATRs desde 1994.

ATR vai entregar dois novos ATR-70 72-500 até o final de 2010, completando a expansão e renovação da frota de ATR, que foi iniciada no ano passado.

Avolon anuncia a compra de 12 aviões 737 Next-Generation


A Boeing e a empresa Irlandesa Avolon anunciaram hoje uma encomenda de 12 Boeings Next-Generation 737-800.

04 Global Express XRS vão para a Russia

A Bombardier Aerospace anunciou que recebeu pedidos firmes para quatro jatos Global Express XRS ,os clientes confidenciais são da Rússia. O valor total das encomendas é de aproximadamente 213 milhões dólares E.U., baseado no preço de lista de 2010 para as aeronaves equipadas normalmente.

O número recorde de passageiros no mesmo avião

Objetivo: transporte de 14. 500 pessoas em 36 horas, com aproximadamente 2.500 km de distância.

Foi a chamada Operação Salomão, que aconteceu em 1991 e foi executada pelo exército israelita, que consistia em um movimento de remover 14. 500 judeus da Etiópia, para Israel por causa da instabilidade política que afetava o país.

Este fato histórico tão curto (dois dias) nos deixou um registro curioso para a aviação:
Um Boeing 747 da El Al decolou em 24 de maio com 1.087 pessoas a bordo (pode-se transportar 450 passageiros).

Outro fato curioso é que 28 aviões voaram em linha reta para Israel.

Mais um B727 para a RIO


A RIO, empresa cargueira brasileira, recebeu há pouco mais de 5 dias atrás, outro B727. Matrícula PR-IOC, a aeronave antes operava como N764AT e já pôde ser vista nas cores da DHL entre outras. Se não me engano, essa aeronave vem para somar com as outras duas que já operam na companhia.

eaglesky

Jogue avião de papel com tecnologia



As brincadeiras de infância estão sendo relançadas cada vez mais hi-tech, não é mesmo? Os clássicos aviõezinhos de papel não poderiam ficar atrás. O avião continua o mesmo, mas a impulsão de lançamento...

Para evitar a complicação que é conseguir fazer a decolagem perfeita – ângulo do braço, força de arremesso, tensão do pulso... – agora qualquer um pode usar um Electronic Plane Launcher.

Jogar aviõezinhos de papel agora ficou mais fácil com esta pequena plataforma com dois motores que funcionam com duas pilhas AA. Ao lançar o avião, ela faz com que ele alcance a incrível marca de 51 km/h!

Custa cerca de 22 dólares. Compensa comprar? Não, mas quem comprar vai se divertir bastante ao ver o aviãozinho fazendo uma longa trajetória retilínea. Se bem que também é divertido jogar de qualquer jeito, ver o avião dar um loop e bater na cabeça do amigo...
tecnotrekos

2010 Gol lança novos voos e reforça presença no Norte e Nordeste

A Gol criou uma nova grade com voos regulares entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e as regiões Norte e Nordeste do país.

A partir de 1º de agosto, a operação passa a atender a rota entre São Paulo e Belém, fazendo escala em São Luís. Também ontem, a Gol iniciou mais um voo direto entre Guarulhos e a cidade de Recife.

Os novos voos entre São Paulo e Belém, com escala em São Luís, funcionarão de segunda a sábado, com saída da capital paulista às 00h45. A chegada a São Luís está programada para as 04h10, com partida para Belém às 04h40.

A previsão de pouso em Belém é às 05h40. No sentido inverso, a aeronave decola da capital paraense às 07h10 e chega a São Luís às 08h10. A partida da capital do Maranhão está prevista para as 8h40 e o pouso em São Paulo às 13h15. A ligação sem escalas entre São Paulo e São Luiz é inédita na malha da Gol.

Já a nova operação entre São Paulo e Recife será diária, com partida do Aeroporto de Guarulhos às 12h55 e pouso estimado às 16h05 em Recife. O voo de volta sairá de Recife às 18h25, com previsão de pouso em São Paulo às 21h35.

Ambos os voos serão operados por aeronaves Boeing 737-800 Next Generation, com capacidade para transportar 184 passageiros.
bga

Hong Kong Airlines pretende adquirir 15 aeronaves A350 da Airbus

A mais recente aeronave da Airbus, o A350 XWB, está nos planos da Hong Kong Airlines. (Foto: Airbus)

Durante o Farnborough 2010, a companhia aérea Hong Kong Airlines assinou um Memorando de Entendimento com a Airbus para aquisição de 15 aeronaves A350 XWB e outras dez aeronaves A330-200, convertendo um pedido existente de 15 jatos A330.

As entregas das aeronaves A330-200 adicionais devem começar em 2012, com o primeiro jato A350 XWB chegando em 2018. As aeronaves serão utilizadas na atual rede de rotas de longa distância que está sendo desenvolvida para destinos na Europa e América do Norte.

As encomendas da companhia aérea com a Airbus agora chega a 15 aeronaves A350 XWB, 18 A330 e mais 30 jatos da família A320.

cavok

Avião faz chover maconha nos EUA


Moradores de cidade do Texas dizem que as sacolas caíram nos telhados de suas casas.

Moradores do Condado de Hunt, no Estado americano do Texas, relataram ver uma “chuva” de sacos aparentemente cheios de maconha, informou a rede americana CBS.

O vice-xerife do condado, Joe Knight, disse que os moradores da cidade próximo a Greenville relataram ter ouvido mochilas cheias de o que aparentava ser maconha caírem sob os telhados das suas casas na madrugada da última segunda-feira (19).

Knight disse que seu departamento foi avisado sobre um avião que sobrevoava região em alturas muito baixas, por volta das 5h30 locais (7h30 no horário de Brasília).

A polícia encontrou um avião monomotor abandonado em um campo perto de uma pista de pouso do Aeroporto Municipal de Caddo Mills duas horas depois.

Não houve registro de feridos ou danos. Knight disse quatro sacos pretos de nylon foram entregues à polícia e que outros dois sacos estavam dentro do avião.

Um homem foi preso para interrogatório, mas não há queixas ou denúncias relacionados ao caso.
r7

PROJETO “SANTOS-DUMONT, DE PRÓPRIO PUNHO” PUBLICA UMA ENTREVISTA REVELADORA DO INVENTOR


Em comemoração ao aniversário de Alberto Santos-Dumont, celebrado dia 20 de julho, o projeto cultural “Santos-Dumont, de próprio punho” publicou em sua página de internet – www.santosdumontdepropriopunho.com.br – uma entrevista reveladora do inventor que foi descoberta durante a fase de pesquisa histórica. Realizada pelo jornalista Frantz Reichel, foi publicada na revista francesa “Lectures pour tous” de 1º de janeiro de 1914, meses antes do início da I Guerra Mundial.

Ao longo de 11 páginas, a conversa coloca em dúvida vários mitos, como a versão de que o brasileiro abandonou a aviação devido a graves problemas de saúde. Outras curiosidades são as passagens onde o mineiro Santos-Dumont fala que havia nascido em São Paulo (informação que consta na sua autobiografia “Dans L’Air - No Ar”) e tinha se formado em Engenharia, o que não aconteceu. O inventor também fala abertamente sobre as suas superstições e o medo da morte.

Mas a principal revelação da conversa entre Reichel e Dumont é o anúncio do seu retorno à aviação em 1914, depois de estar afastado das experiências aeronáuticas desde 1910. Inclusive, são apresentadas fotos do avião com o qual retornaria aos céus: uma nova versão do projeto Demoiselle, maior e com motor radial. Pouco conhecido, esse acontecimento é reforçado por outra descoberta feita pelo projeto “Santos-Dumont, de próprio punho”: os brevês que o inventor tirou pouco antes da Grande Guerra.

“Os materiais que encontramos mostram que Santos-Dumont seguia sociável, ativo e inovador após o seu último projeto aeronáutico conhecido, a Demoiselle, e certamente daria outras grandes contribuições para a aviação se o conflito mundial não tivesse destruído muito daquilo que ele tanto prezava. Eu estou convencido de que, não por acaso, ele desistiu de viver quando encontrou no Brasil algo ainda mais sem sentido, a Guerra Civil de 1932”, destaca Douglas Cavallari, coordenador do projeto.

Os interessados em conhecer essas descobertas encontrarão na área de “Curiosidades” do site do projeto “Santos-Dumont, de próprio punho” uma reprodução da entrevista, os textos em francês e português, além das imagens dos brevês de Santos-Dumont. Na página também são encontradas as autobiografias do inventor (inclusive em versões narradas), fotos, vídeos, narrativas sobre a vida e os inventos do “Pai da Aviação”, além de informações sobre os locais que preservam a sua história.

“Santos-Dumont, de próprio punho”

Em 2009, o projeto “Santos-Dumont, de próprio punho” promoveu o relançamento das autobiografias do inventor, “Dans L´Air - No Ar” (de 1904) e “O Que Eu Vi - O Que Nós Veremos” (de 1918), após passarem anos fora de catálogo. A iniciativa, realizada pela Taller Comunicação com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio exclusivo da 3M, também englobou uma exposição multimídia e o lançamento do site. A próxima etapa, em fase de captação de patrocínios, realizará uma ação envolvendo 54 países.

O compromisso social é uma das marcas do projeto. Até hoje, foram doados 1.700 livros para bibliotecas públicas, museus, aeroclubes e outras entidades ligadas à história da aviação. O Museu Histórico Santos-Dumont (em Dumont/SP) foi remodelado pelo projeto e imagens raras foram oferecidas à Fundação Casa de Cabangu (Santos-Dumont/MG). Com o programa MECDaisy, criado pelo Ministério da Educação e UFRJ, também foram produzidas versões narradas das obras, tornando-as acessíveis aos deficientes visuais.

Informações para a Imprensa:

Daniel Gomes de Araújo

(11) 3013-3282 / (11) 8826-1600

daniel@taller-comunicacao.com

www.santosdumontdepropriopunho.com.br

Download de imagens em alta resolução:

www.taller-comunicacao.com

Avianca colocará Air bus na rota BOGOTA-Curacao




A AVIANCA , anuncia que a partir de 1º de Agosto, servirá duas (2) das cinco frequências de voo semanais Bogotá–Curazao– com suas modernas aeronaves A319-100 .

Crise da nuvem de cinzas vulcânicascorta lucro da Ryanair em 23,8%

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ImageNo segundo trimestre deste ano.

A Ryanair, maior low cost europeia, teve 93,7 milhões de euros de lucro no segundo trimestre deste ano, menos 23,8% que no período homólogo de 2009, devido a custos não recorrentes de 50 milhões pelos encerramentos do espaço aéreo europeu em Abril e Maio pela presença da nuvem de cinzas vulcânicas, sem os quais teria uma subida dos resultados líquidos em 1%, para 138,5 milhões.

apea

Virgin Galactic realiza novos voos teste

Virgin Galactic realiza novos voos teste

A Virgin Galactic, sociedade aeroespacial fundado pelo milionário Richard Branson realizou, com sucesso , mais um voo testes de seis horas com toda tripulação a bordo da VSS Enterprise, a primeira astronave comercial do mundo. O teste aconteceu no deserto da Antelope Valley, com resultados posivitos.

Depois disso, tudo indica que a aventura do turismo cósmico esteja cada vez mais perto. Se tudo corre como previsto, a experiência espacial estará disponível aos turistas espaciais no fim de 2011.

O último voo de verificação serviu, principalmente, para avaliar o nível de segurança de operação na nave, antes de poder mandar os passageiros em órbita. Mais de 300 clientes já efeturaram as suas reservas, antecipando 200 mil dólares pelo pacote. O primeiro grupo de turistas espaciais deve contar com nomes como os de Brad Pitt e Angelina Jolie, acompanhados por Robbie Williams e William Shatner.

viajandaun

A Volta dos Tribunais aos Aeroportos Resolve o Problema? É Uma Medida Correta?



Mais uma vez o Conselho Nacional de Justiça determinou a instalação de juizados especiais nos aeroportos. Eles funcionarão tendo como base principalmente uma equipe que visa conciliação entre o consumidor e o prestador de serviços sobre coordenação de um juiz, sendo que alguns funcionarão sem a presença física do magistrado.

Eu me faço algumas perguntas, mas não tenho a maioria das respostas:

Um tribunal que tem a intenção de fazer acordos com base em conciliação parece interessante. Mas as cias aéreas, que não tem demonstrado interesse em realizar acordos, são equipadas com departamentos jurídicos ou representantes que por serem habitues desses juizados e acostumados com seus procedimentos/atitudes locais passam a dominar a situação diante de um consumidor irritado sem um arcabouço jurídico por trás em um ambiente que parece já ter dono. Visualizo, portanto, uma equação desigual de forças. A chance de acordos é baixa, como parece ser usual nas lides envolvendo cias aéreas e consumidores nos juizados especiais que tendem a ir para julgamento, o que só aumenta a frustração do consumidor com a justiça e a sensação de falta de proteção diante da força de convencimento do capital. Ali começa algo que pode demorar muito para acabar…

Para fazer as lei ou normas serem cumpridas pelas cias aéreas teremos que colocar juizados em todos os aeroportos?

Vamos acabar com o caos nos aeroportos, que inclui infra-estrutura e gerenciamento deficientes, por meio de audiências de conciliação? A conciliação é válida quando seus envolvidos têm mesmo a intenção de resolver o problema…

É a presença física do Magistrado é que faz a lei ser efetiva?

Os usuários dos serviços dos aeroportos têm o direito de terem acesso facilitado a tribunais especiais enquanto os demais esperam na fila para a resolução de suas questões de consumo nos tribunais especiais convencionais?

Se o desrespeito das cias aéreas a legislação é algo endêmico e acomete ou vai acometer grandes grupos de indivíduos, a coisa não deveria ser tratada pelo Ministério Público e não como questões individuais de consumo? A conciliação não deveria ser entre o Estado e as cias aéreas?

O transporte aéreo não é uma concessão? Se quem o presta não segue as regras, nada acontece? Será que a relação espúria entre as autoridades públicas, políticos e as cias aéreas impede que se tome as atitudes necessárias e se mantenha a política do “não falo mal e nem faço nada contra você e você finge que não vê o que eu deixei de fazer ou que fiz errado ou que peço”?

Apesar de algumas pessoas conseguirem alcançar seus objetivos por meio do judiciário em processos mais longos, como este que o Ernesto copilou recentemente, não acredito que mais uma máquina de fazer processos individuais para serem julgados por um judiciário saturado e cada vez mais questionado vá resolver questões coletivas que envolvam reiteradas atitudes de desrespeito as normas vigentes.

O pior é que mesmo que se queira tomar atitudes mais radicais, somos ainda dependentes de um número pequeno de cias aéreas, o que torna toda reação mais complicada.

Um fato para mim é emblemático: Uma vez questionei o presidente da Azul, o Sr Janot que fazia uma pesquisa de opinião no corredor aeronave após uma longa palestra sobre as vantagens da Azul, por que se a Azul era espelhada na Jetblue, ela não lançou ainda uma carta de direitos dos consumidores da Azul como a Jetblue acabou sendo obrigada a fazer devido a graves falhas no passado que ameaçaram sua imagem. A resposta foi que a Azul focava na pontualidade, em prestar serviços de qualidade aos seus consumidores e que a legislação brasileira já era muito dura. Não nego que o Sr Janot tem conseguido atingir seus objetivos, mas mostra nem quem é novata no mercado e sem vícios tem coragem de tentar oferecer mais ao seu consumidor em termos de garantias já que um dia poderá se utilizar das brechas do sistema atual. Imagino um raciocínio mais ou menos assim: Se as outras podem e usam, um dia também poderemos usar e manter nossa competitividade no mercado. Por que fechar uma porteira dessas?

aquela passagem

Ryanair pede desculpa a Stelios


Michael O’ Leary (Ryanair) pediu desculpa a Stelios pelo uso dos anúncios “despropositados”. O tribunal acaba de condenar o uso de cartazes em que o fundador da easyJet era retratado como Pinóquio, figuras que o retratavam como mentiroso.
financial times

Primeiro E190 da Austral

Este é o primeiro de vinte E190 que a Austral irá receber. Ah, e esta é a nova pintura da companhia. Matrícula da aeronave LV-CDY.

eaglesky

Boeing e American Airlines completam a compra de 35 unidades do 737 Next-Generation



A Boeing e a American Airlines anunciaram nesta quarta-feira que a aérea exerceu opções por 35 unidades adicionais do 737-800 Next-Generation.

A compra é parte do plano, já em andamento, de renovação da frota da American Airlines e vai substituir os MD-80s por 737s Next-Generation - mais eficientes no consumo de combustível. O 737-800 é 35% mais eficiente no consumo de combustível por assento/milha que o MD-80 que está substituindo.

"A American Airlines está alavancando os benefícios da performance do 737 Next-Generation para melhorar a posição competitiva da linha aérea. Ao mesmo tempo, também está oferecendo uma melhor experiência de voo para o passageiro”, disse Marlin Dailey, vice-presidente de Vendas da Boeing Commercial Airplanes. “O investimento da American em novos 737s demonstra a confiança real na tecnologia e economia do 737. Além disso, o novo interior da frota já existente do 737 e o Sky Interior – novo design interior que tem as primeiras entregas previstas para 2011 – garantirá que os passageiros da American continuem desfrutando uma experiência excepcional durante o voo”, completa o executivo.

“O 737-800 nos oferece facilidades enquanto nos ajuda a reduzir os custos operacionais e com combustível, além de reduzir o impacto ambiental”, disse Virasb Vahidi, CCO da American Airlines. “O 737 é um produto que beneficia a todos os acionistas da American e é perfeito para nosso plano atual de renovação da frota”, conclui Vahidi.

Famoso por sua operação extremamente eficiente, despacho de alta confiabilidade e desempenho líder nos voos de costa a costa, o 737-800 continua o avião que a linhas aéreas escolhem para aproveitar melhor as oportunidades de mercado.

A compra das 35 aeronaves hoje perfazem um encomenda total de 84 unidades do 737, que teve seu início em 2009. A American atualmente espera ter um total de 195 jatos 737-800 na sua frota de aviões de corredor único até o final de 2012.
jornal de turismo

Embraer e Air Lease fecham acordo para 12 jatos comerciais

Linha de montagem do avião Embraer 190: o preço de lista desse modelo é de 40 milhões de dólares

São Paulo - A Embraer e a Air Lease Corporation (recém-criada empresa de financiamento, compra e leasing de aeronaves, liderada por Steven Udvar-Hazy) assinaram hoje (20/7), no 47º Show Aéreo Internacional Farnborough, na Inglaterra, uma carta de intenções para a venda de 15 Embraer 190. O preço de lista desse modelo é de 40 milhões de dólares.

Cinco das 15 ordens são reconfirmáveis, e o negócio inclui ainda cinco opções, representando potencial de venda de até 20 aeronaves Embraer 190. "Temos orgulho de nos tornarmos parceiros de Steven Udvar-Hazy, fundador da Air Lease Corp., em seu novo desafio aeronáutico", afirmou Paulo Cesar de Souza e Silva, vice-presidente executivo da Embraer para o mercado de aviação comercial em comunicado ao mercado.

O Embraer 190, entrou em operação em agosto de 2005. É o terceiro de quatro modelos da família Embraer 170/190 de jatos comerciais. O aparelho pode ser configurado em uma ou duas classes, acomodando de 98 a 114 passageiros em dois assentos de cada lado do corredor e sem poltrona do meio, podendo voar até 4.448 quilômetros (2.400 milhas náuticas) sem escalas.

exame

Azuon ganha versão em português

O Azuon, um software que permite umabusca pormenorizada de voos low cost já tem versão portuguesa.

Anteriormente estava disponível em inglês, alemão, francês, italiano, polaco e sérvio.


Apresentação do F-22 no Farnborough Air Show 2010

Popout

poder aéreo

Há 41 anos…

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poder aéreo

Polícia Civil Operações aéreas

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piloto policial


Os primeiros A330F já estão pintados


Os primeiros A330F já estão pintados nas cores das suas companhias. Um nas cores da Hong Kong Airlines, com a matrícula de F-WWKU. E o outro nas cores da Etihad Crystal Cargo, F-WWKG.

eaglesky

KC 390 Decola, FX2 Não- E a novela continua…

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Na contra mão da cornetagem e exclusividades da imprensa nacional, segundo o noticiário da feira Aeroespacial Farnborough Air Show 2010, o governo brasileiro não vai tomar uma decisão sobre a compra dos caças do programa F-X2 antes das eleições presidenciais no país, aserem realizadas no segundo semestre, prevê o comandante da Força Aérea Brasileira o Tenente-Brigadeiro Saito.

Saito ainda indicou que uma decisão pode ter sido feita, mas que só será entregue pelo presidente Lula após o conhecimento geral da nação de quem será seu sucessor.
Quando questionado Saito não proferiu sua preferência por nenhuma das três aeronaves concorrentes.
Enquanto isso, a Força Aérea Brasileira caminha para a assinatura do compromisso de aquisição inicial para aeronaves KC-390 da Embraer, o meis novo Transporte aéreo militar, cuja a previsão é a de montar as primeiras aeronaves a partir de 2016.
O contrato formal deve ser assinado nos próximos dois anos, disse o CEO da Embraer Frederico Curado. O sucesso deste acordo com a força aérea Brasileira, em princípio ajudará a Embraer em suas discussões para trazer outros países e potenciais parceiros para abordo do programa.
O vice-presidente da Embraer para as atividades militares, Orlando Netto, diz que os estudos de concepção até agora realizadas indicam a capacidade máxima de carga aumentou 19 para 23 toneladas, em missões de 1400 milhas náuticas.

pbrasil


Piloto desmaia e copiloto conduz o avião de volta a Montreal, no Canadá

Nesta terça-feira (20) o piloto da aeronave de Havilland Canada DHC-8-301 Dash 8, prefixo C-GNON, da Air Canada Jazz (foto acima), sentiu-se mal e desmaiou na cabine.

O avião realizava o voo QK-8788 de Montreal, em Quebec, para Saint John, em Nova Brunswick, ambas localidades do Canadá, com 32 pessoas a bordo.

Quando estava cerca de 80 milhas a leste de Montreal, o primeiro oficial alertou via rádio que o capitão havia desmaiado. O copiloto, então, conduziu a aeronave de volta a Montreal, onde pousou em segurança 25 minutos mais tarde.

O capitão se recuperou, tanto que foi capaz caminhar para fora do avião. Posteriormente, ele foi encaminhado para um hospital.

O avião partiu novamente com dois novos tripulantes e chegou a Saint John com um atraso de 2,5 horas.
desástres aéreos

Embraer e Republic Airlines assinam acordo de quase US$ 1 bilhão


Assinatura do acordo, ocorrida no 47º Show Aéreo Internacional Farnborough, na Inglaterra, prevê a venda de 24 jatos modelo 190

A Embraer e a Republic Airlines assinaram nesta quarta-feira, 21, uma carta de intenções para a venda de 24 jatos modelo 190. O valor total do acordo, considerando o preço de tabela, é de US$ 960 milhões, com base nas condições econômicas de janeiro de 2010. A assinatura ocorreu no 47º Show Aéreo Internacional Farnborough, na Inglaterra.

O relacionamento da Embraer com a Republic data de 1999, quando a Chautauqua Airlines, também uma subsidiária da Republic Airways Holdings, recebeu seu primeiro ERJ 145. A Chautauqua Airlines opera atualmente os três modelos da família ERJ 145 - o ERJ 135, o ERJ 140 e o ERJ 145, totalizando 78 aeronaves. A Republic Airways Holdings possui seis companhias aéreas e trabalha, no total, com 223 jatos Embraer.
desástres aéreos

Lucro da US Airways mais que quadruplica no segundo trimestre

A companhia aérea americana US Airways registrou lucro líquido de US$ 279 milhões no segundo trimestre deste ano, com ganho de US$ 1,41 por ação. O resultado representa o segundo maior lucro líquido da companhia desde sua fusão com a America West, em 2005, informou a empresa nesta quarta-feira, e supera em 384% o lucro de US$ 58 bilhões registrado no segundo trimestre de 2009.

Excluindo itens extraordinários, o lucro líquido da companhia somou US$ 265 milhões, ou US$ 1,34 por ação.

A empresa apresentou uma receita total de US$ 3,17 bilhões, no período, 19,3% superior ao resultado obtido no segundo trimestre de 2009 (US$ 2,65 bilhões). "Este avanço foi direcionado por maior fluxo de passageiros devido à melhora na economia, o que resultou em maior demanda por viagens de negócios", observa comunicado. da US Airways.
desástres aéreos

Lan Chile compra 50 aeronaves da Airbus por mais de US$ 4 bilhões


A companhia aérea chilena Lan anunciou, nesta terça-feira (20/07), a compra de 50 aeronaves da europeia Airbus, a um preço de US$ 4,15 bilhões. Os aviões serão usados em operações regionais e domésticas na América Latina. As entregas dos modelos Airbus A319, A320 e A321 adquiridos pela empresa aérea serão feitas gradualmente entre 2012 e 2016.

O plano estratégico da companhia chilena inclui a venda de seus 15 aviões A318 entre 2011 e 2013, bem como a aquisição de motores CFM56-5B para os modelos A320 que farão parte da frota a partir de 2011.

aeromagazine

Morre o inventor da caixa-preta dos aviões


David Warren, o cientista australiano que revolucionou o sistema de segurança aérea ao inventar a caixa-preta dos aviões, morreu aos 85 anos, na última segunda-feira (19). O sistema, que grava as conversas na cabine da aeronave, foi projetado em 1958, cinco anos após a queda do primeiro avião comercial a jato, o Comet, em 1953.
Com algumas variações, o mecanismo, também conhecido como gravador de informação de voo, começou a ser instalado em todos os voos comerciais para esclarecer as causas em um eventual acidente. O Ministério da Defesa da Austrália disse que a caixa-preta "prestou uma contribuição incalculável à segurança na aviação mundial".
Warren foi chefe de pesquisa dos laboratórios de investigação aeronáutica da organização de ciência e tecnologia de defesa do país entre 1952 e 1983. O pesquisador é considerado um dos cientistas australianos mais brilhantes e foi condecorado em 2002 com a Ordem da Austrália, a maior distinção civil do país. A companhia aérea australiana Qantas batizou um Airbus A380 com seu nome em 2008. O cientista deixou mulher, quatro filhos e sete netos.
O cientista nasceu em 1925 na ilha de Groote Eylandt, no extremo norte da Austrália. Seu pai morreu em 1934 em um acidente aéreo.
fabioluciano

Avião tem pane no pátio do aeroporto da Capital e voo é cancelado


Um avião da companhia aérea Avianca, antiga Ocean Air, teve uma pane durante a noite desta terça-feira (20) no pátio do Aeroporto Internacional de Campo Grande e o vôo teve de ser cancelado.

Segundo a Infraero, o vôo 6385, que iria para Cuiabá (MT), teve de ser cancelado por causa dos problemas na aeronave. O fato aconteceu às 21h de ontem.

Neste momento, o Aeroporto de Campo Grande opera de forma visual e não registrou atrasos ou cancelamentos durante a manhã desta quarta-feira (21).

Em todo o Brasil foram registrados 471 pousos e decolagens, nove atrasos e nove cancelamentos. Na Capital sul-mato-grossense foram 10 voos registrados. (com informações do MS Record)

correio do estado

FAB encomenda 28 aviões à Embraer


A Força Aérea brasileira (FAB) encomendou 28 aviões militares KC-390 à Embraer com base num acordo alcançado no ano passado, segundo um comunicado difundido nesta quarta-feira no Salão de Farnborough, na Grã-Bretanha.

Em abril de 2009, a Embraer assinou um contrato de 1,3 bilhào de dólares com a FAB para o desenvolvimento de um avião de transporte militar, o KC-390, com capacidade para 19 toneladas e 80 homens.

"O projeto transcorre conforme o plano inicial e a fase de estudos preliminares foi fechada com êxito", segundo o comunicado da Embraer publicado no Salão Aeronáutico que se realiza na periferia de Londres.

"Esperamos o primeiro voo para 2014 e a entrada em serviço até o final de 2015", segundo o Embraer.

afp

Avião da United Airlines faz pouso de emergência após turbulência nos EUA

Um avião da companhia americana United Airlines teve que fazer um pouso de emergência no aeroporto de Denver, no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, após sofrer forte turbulência.

A aeronave, que ia de Washington, na costa leste, para Los Angeles, na costa oeste, passou pela turbulência quando sobrevoava a região do Kansas. Ao menos 21 pessoas ficaram feridas e tiveram que ser levadas a hospitais de Denver.

O Boeing 777 transportava 266 passageiros e, de acordo com a empresa, não sofreu danos na estrutura.

Autoridades da aviação civil dos Estados Unidos disseram que ainda não sabem que tipo de fenômeno meteorológico causou a forte turbulência.

r7




Avião da produtora O2 cai em Palmas (TO)

O avião monomotor da produtora de filmes O2 sofreu uma queda logo após a decolagem, por volta das 16h desta terça-feira, em Palmas (TO). A empresa pertence ao cineasta Fernando Meirelles, que não estava na aeronave.

De acordo com a nota divulgada pela produtora, as três pessoas que ocupavam a aeronave fariam um voo de reconhecimento para as filmagens aéreas do longa-metragem Xingu. Elas foram socorridas no Hospital Geral de Palmas e passam bem.

As primeiras investigações apontam para uma falha mecânica. O piloto conseguiu controlar a situação e aterrissar no Parque Estadual do Lajeado.
24hnews

Projeto de avião da Airbus tem piso e paredes invísiveis


Modelo apresentado durante exposição internacional de aviões, no Reino Unido, teria complexo sistema interior que permitiria ao usuário mudar de "cenário" durante o voo.


Projeto de avião da Airbus tem piso e paredes  invísiveis

O modelo com asas curvadas e cauda em forma de U seria mais leve, silencioso e econômico que os que temos hoje no mercado e teria um complexo sistema interior, com projeções holográficas de decoração virtual que possibilitariam a mudança dos cenários.

De acordo com o vice-presidente executivo de engenharia da Airbus, como se trata de uma aeronave idealizada, ela poderá não chegar ao mercado com todas as inovações apresentadas, no entanto, a expectativa é de que nos próximos anos possamos conferir algumas dessas novidades circulando pelos céus.
olhar digital

Arma usa raio laser para derrubar avião na Inglaterra


Sistema foi criado pela americana Raytheon.
Equipamento será usado no futuro para defesa contra armas nucleares.

A companhia americana Raytheon demonstrou nesta terça-feira (20) uma tecnologia que utiliza raio laser para atacar aeronaves. Durante a apresentação, na feira aérea de Farnborough, na Inglaterra, o Laser Close-In Weapon System (CIWS) derrubou um pequeno avião não-tripulado.

Inventado há 50 anos, o laser vinha sendo utilizado como armamento apenas em filmes de ficção científica. A arma real, no entanto, apresenta uma diferença fundamental para os sistemas representados no cinema: como todo laser, o raio é invisível a olho nu.

Laser RaytheonLaser da Raytheon derruba avião não-tripulado na Inglaterra. (Foto: Divulgação/Raytheon)

De acordo com a empresa, a nova arma pode ser utilizada sozinha ou acoplada a um sistema de munição anti-aérea tradicional. A fibra produz um raio de 50 kilowatt, capaz de danificar com sucesso aviões não-tripulados (utilizados para mapear áreas e descobrir localização de soldados e bases inimigas), morteiros, mísseis e pequenas aeronaves.

O CIWS da Raytheon utiliza materiais cerâmicos e vidros para gerar o raio invisível. Em entrevista à BBC, o vice-presidente da divisão de sistemas de mísseis da Raytheon, Mike Booen, disse que o equipamento funcionará como última linha de defesa anti-aérea. No futuro, acredita, a arma será capaz de neutralizar até mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs), utilizados para carregar ogivas nucleares.

g1

Dupla certificação

o Falcon 900LX, da Dassault, recebe certificações de agências europeia e americana
da Redação

O mais novo jato executivo da família Falcon, o Falcon 900LX, da francesa Dassault, recebeu certificação da EASA (European Aviation Safety Agency) e da FAA (Federal Aviation Administration).

A cabine do Falcon 900LX é baseada no modelo 900EX, mas o desempenho foi aperfeiçoado. Segundo a fabricante, o Falcon 900LX queima entre 35% a 40% menos combustível que outras aeronaves da mesma categoria.

Com o peso máximo de decolagem, o avião chega a 39,000 pés (11,900m) em apenas 20 minutos.

aeromagazine

DOT autoriza acordo entre AA, Iberia e British


Após ser autorizada pela Comissão Europeia, a fusão entre a British Airways e a Iberia ganhou uma nova companhia aliada: a American Airlines, que foi autorizada hoje pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) a compor o acordo de cooperação global entre as aéreas.

“Este é um dia importante para os clientes, colaboradores e acionistas da American Ailines, e também para nossos parceiros de negócios da aliança Oneworld”, declarou o presidente e CEO da AMR Corp, Gerard Arpey, da qual a American Airlines é subsidiária.

Arpey destacou ainda os benefícios que a nova pareceria trará às empresas. “Estamos muito contentes pelo fato dos órgãos regulamentadores dos Estados Unidos e da União Europeia terem aprovado nossa proposta de aliança. Portanto, queremos agradecer a todos que nos apoiaram neste esforço e, agora, pretendemos oferecer serviços competitivos para clientes em voos transatlânticos”, completou ele. “Trabalhando em colaboração com nossos parceiros da Oneworld, vamos intensificar nossas ofertas de produtos, fortalecer nossas malhas e melhorar o posicionamento de nossas companhias para competir no mercado da aviação, que está em constante mudança”, concluiu.

Outro dirigente que destacou a parceria foi o presidente executivo da Iberia, Antonio Vazquez. “Trata-se de uma nova forma de colaboração mútua entre as três companhias, que elevará o nível de serviço oferecido aos clientes. Isto significa que os passageiros terão mais destinos para escolher, melhores conexões e passagens com preços mais competitivos”, afirmou ele.

Com a integração das rotas das três companhias, a fusão passa a oferecer 5.178 embarques diários para 433 destinos, divididos por 105 países.
panrotas

Embraer larga na frente da Bombardier em feira de aviação



O presidente da Embraer, Frederico Curado (à esq), posa ao lado de Jim French, da Flybe, durante feira de aviões.

Se as duas maiores fabricantes de aviões do mundo disputam cabeça a cabeça os pedidos de novos aviões durante a feira internacional de Farnborough, na Inglaterra, o mesmo não pode ser dito em relação à disputa entre a Embraer e a Bombardier. Ao final do segundo dia de evento, a empresa brasileira acumulava vendas de 57 aeronaves avaliadas em US$ 2,2 bilhões, número seis vezes maior do que a concorrente canadense.

O maior pedido da Embraer foi feito pela britânica Flybe, que encomendou 35 E175, que tem capacidade para transportar 88 passageiros. A compra está avaliada em US$ 1,3 bilhão. Já a empresa de leasing de aviões Air Lease Corp anunciou a aquisição de 15 E190, um negócio de US$ 600 milhões. Na manhã desta terça-feira, duas companhias aéreas brasileiras revelaram a compra de sete aeronaves: cinco para a Azul e dois para a Trip, um total de US$ 300 milhões.

ig




Controladores aéreos fazem greve na França

Cerca de 50% dos voos do aeroporto parisiense de Orly serão cancelados por conta da greve de controladores aéreos na França

Contrários ao projeto do governo francês de unificar o controle aéreo na Europa, os controladores de voo do país entraram em greve nesta terça-feira. Esta é a terceira desde o início de 2010, em pleno período de férias de verão.

Segundo as previsões da DGAC (Direção Geral da Aviação Civil), 50% dos voos serão anulados na próxima quarta-feira (21) no aeroporto parisiense de Orly, e 20% no Roissy-Charles de Gaulle. E a greve terá reflexos em todos os aeroportos da França.

De acordo com as autoridades, a situação deve voltar ao normal apenas na quinta-feira (22).

O secretário de Estado para os Transportes, Dominique Bussereau, qualificou a paralisação de inaceitável e "imprópria".

O comando de greve, que afirma representar 52% do pessoal da DGAC, rejeita a fusão do controle aéreo francês aos sistemas de outros países para formar um esquema unificado de monitoramento na Europa.

eband

Controladores aéreos fazem greve na França


PARIS, 20 Jul 2010 (AFP) -Contrários ao projeto do governo francês de unificar o controle aéreo na Europa, os controladores de voo franceses entraram em greve nesta terça-feira, a terceira desde o início de 2010, em pleno período de férias de verão.

Segundo as previsões da Direção Geral da Aviação Civil (DGAC), 50% dos voos serão anulados nesta quarta-feira no aeroporto parisiense de Orly, e 20% no Roissy-Charles de Gaulle, e a greve terá reflexos em todos os aeroportos da França.

A situação deve voltar ao normal apenas na quinta-feira, estimam as autoridades.

O secretário de Estado para os Transportes, Dominique Bussereau, qualificou a paralisação de inaceitável e "imprópria".

O comando de greve, que afirma representar 52% do pessoal da DGAC, rejeita a fusão do controle aéreo francês aos sistemas de outros países para formar um esquema unificado de monitoramento na Europa.

terra

SATA lucrou um milhão no ano passado



O Grupo SATA lucrou um milhão de euros no ano passado, resultado consolidado, revelado ontem. A companhia destaca que o lucro foi atingido “num dos piores anos de sempre para a aviação comercial”.

Apesar de ter transportado menos passageiros que em 2008 (1,412 milhões, menos 1,4 %), e ter registado valores de ocupação também ligeiramente abaixo (70,5 % na SATA Internacional e 62,2 % na SATA Açores), o grupo SATA conseguiu um resultado positivo de 1,024 milhões de euros.
Como se destaca na informação enviada pela companhia aérea açoriana, o resultado positivo em 2009, “considerado pela IATA como o pior ano para a aviação comercial desde a 2ª guerra mundial”, foi “reflexo de distintos projectos catalisadores de redução de custos e de ganhos de eficiência operacional e comercial”.
Para 2010 a SATA anuncia “crescimento por via de crescente internacionalização, assente numa operação de vocação atlântica”
turisver

Temos Vagas: Co-Piloto

Co-Piloto





Dados da Empresa Contratante

Nome: GABRIELA MODA E COURO
Descrição Sumária: Comércio varejista.
Ramo de Atividade: Comércio Varejista
Porte: Grande
Nacionalidade: Brasileira
Qualificações da empresa:
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Tempo de cadastro na Catho:
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com até 6 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 6 a 12 meses de cadastro.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com mais de 1 ano de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 meses:
Vagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 10 vagas.
Vagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 50 vagas.
Vagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com mais de 50 vagas.
Tempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na CathoTempo de cadastro na Catho Empresa com 8 anos de cadastro.
Vagas anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 mesesVagas  anunciadas na Catho nos últimos 6 meses Empresa com até 50 vagas.
Já contratou candidatos para outras vagas anunciadas na Catho.


Dados da Vaga

Título da vaga:

Co-Piloto

Data de entrada: 14.07.2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição da vaga:
  • Atuar pela empresa realizando o acompanhamento de voos privados em avião modelo socata TBM, turbo e hélice, seis lugares.
  • Imprescindível Ensino Técnico e habilitação nesta categoria.
Observações:
  • Regime de contratação: CLT (Efetivo)
  • Horário: Ter disponibilidade para voos semanais.
Faixa Salarial: De R$ 3.001,00 a R$ 4.000,00
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica, Técnica
Níveis Hierárquicos: Profissional com ensino médio/profissionalizante
Cidades:
  • CUIABA - MT (1 vaga)
  • fonte: Catho

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