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terça-feira, 6 de julho de 2010

11 meses de prisão para homem que tentou abrir porta de avião


Um passageiro embriagado que causou o pânico num voo da Thai Airways, em Novembro , ao tentar abrir uma porta de saída de emergência de um avião com recurso à violência, foi condenado a 11 meses de prisão.

Citado pelo jornal The Sun, o juiz encarregado do caso dirigiu-se a Green de forma peculiar antes de anunciar a sentença: “O fato brutal e simples é que você bebeu mais do que podia.”.

James Green, 31 anos, deu uma cabeçada em um comissário de bordo e cuspiu em alguns passageiros antes de ser controlado e detido no voo que ligava Banquecoque a Londres.

destak

Czech Airlines celebra 80 anos


A companhia checa assinalou este mês 80 anos de atividade.

O primeiro voo regular foi a 1 de Julho de 1930, entre Praga e Zagreb.

Esse primeiro foi realizado num aparelho trimotor Ford AT-C para 14 passageiros, a uma velocidade de cruzeiro de 180 Km/h. À época a companhia designava-se ainda Czechoslovak State Airline. Hoje a Czech Airlines faz a mesma ligação sete dias por semana (no Verão) com um ATR 72. No ano passado foram mais de 30 mil os passageiros nesta rota, e este ano cerca de 10 mil já a percorreram.
A companhia de bandeira da República Checa voa hoje para 113 destinos em 46 países na Europa, Médio Oriente, e Norte de África.
TURISVER

LABACE deve atrair mais de 15 mil da aviação executiva


De 12 a 14 de agosto, São Paulo vai sediar o segundo maior evento do mundo na área de aviação executiva. A Labace (Latin American Business Aviation Conference and Exhibition) que já está em sua sétima edição. São esperados mais de 120 expositores e cerca de 55 aeronaves.

Em 2009, a Labace contou com 101 expositores e 50 aeronaves em exposição e um público de mais de 13 mil pessoas. O evento vem crescendo a cada ano estimulado pela expansão da aviação executiva em toda a América Latina.

Neste ano, Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), organizadora da Labace, lançará a campanha “Aviação Geral: vetor de desenvolvimento e inclusão social”, com o objetivo de discutir com a sociedade a importância da aviação executiva para o desenvolvimento das mais de 3,5 mil cidades que não são servidas pela aviação comercial atualmente. No Brasil, as companhias aéreas comerciais atendem apenas 130 cidades com serviço aéreo regular.

Informações: www.labace.com.br .

BRASILTURIS

Pantanal, sob controle da TAM, terá novos voos no 2º semestre

Plano é de que a empresa alcance cidades de média e alta densidade até dezembro, segundo o presidente da TAM.


Líbano Barroso, presidente da TAM
Barroso, da TAM: investindo na regionalização com a Pantanal

São Paulo - A TAM pretende aumentar o número de voos da Pantanal ainda no segundo semestre de 2010. A ideia é que a companhia também voe para cidades de média e alta densidade, segundo Líbano Barroso, presidente da empresa. Ele participou, na noite desta segunda-feira (5/7), da premiação MELHORES E MAIORES de EXAME. A TAM foi escolhida a melhor empresa do setor de transportes.

O presidente destacou que a área de cargas cresce cerca de 20% ao ano, e a expectativa da empresa é que a TAM Cargas cresça 9% esse ano. O Centro de Manutenção de São Carlos vem aumentando seu número de clientes, segundo Barroso. Atualmente, ele atende a cerca de dez clientes, como Iberia e Avianca, além da própria empresa. Mas, segundo Barroso, por enquanto, as unidades não terão o mesmo destino da Multiplus - abrir o capital.

"A Multiplus era a unidade mais separada, mais madura", disse o presidente ao site de EXAME. A empresa segue desenvolvendo suas unidades de negócio - o Centro de Manutenção de São Carlos, TAM Viagens e TAM Cargas - como unidades independente. "Uma das alternativas é, depois que elas crescerem, separar e abrir capital", segundo o presidente, mas nenhum desses planos é para 2010.

EXAME

Mais duas companhias aéreas na lista negra da UE


A União Europeia (UE) decidiu, esta terça-feira, reforçar as restrições no que toca às companhias aéreas autorizadas a voar no espaço aéreo europeu. A companhia do Suriname Blue Wing Airline fica proibida de voar nos céus da Europa e a Iran Air fica imitada a 23 aviões da sua frota.

Alguns aviões da frota da companhia ficam proibidos de voar no espaço aéreo europeu: os Airbus A320 e os Boeing B-727 e B-747, avança a Lusa. A decisão foi tomada por unanimidade dos membros do comité de segurança aérea «devido a problemas de segurança», explicou a Comissão Europeia num comunicado.

A companhia iraniana pode ainda utilizar 23 aviões (14 A300, oito A310 e um B-737) para assegurar os voos para a UE.

A decisão da UE tem por base os resultados de uma missão ao Irão, com a participação de especialistas dos Estados da União e da Agência Europeia de Segurança Aérea, e a constatação de que a Iran Air não aplicou medidas anunciadas em Março de 2010. «Não podemos aceitar compromissos em matéria de segurança aérea», afirmou o comissário dos Transportes Siim Kallas.

A Comissão Europeia também levantou a proibição de acesso ao seu espaço aéreo a duas companhias indonésias, Metro Batavia e Indonesia Air Ásia.

A lista negra actualizada de transportadoras proibidas de voar para a UE integra 282 companhias de 21 países, como o Afeganistão, Congo, Cambodja, Quirguistão, Filipinas, Ruanda e São Tomé e Príncipe.

Dez transportadoras aéreas são alvo de restrições de exploração e de condições, como a Air Koryo (Coreia do Norte) a Angola Airlines, a Air Astana (Cazaquistão) e a Air Bangladesh.

tvi24h

Gol oferece mais voos diários para o Triângulo Mineiro


Para reforçar sua atuação em mercados regionais, a companhia aérea Gol aumentou sua oferta de voos diários entre Belo Horizonte e Uberlândia, no Triângulo Mineiro. As operações serão realizadas duas vezes ao dia e sem escalas. A aposta na demanda de negócios entre a capital e a região foi o que mais motivou a empresa a acrescentar o novo voo, informou ontem a companhia por meio de nota.

Segundo o vice-presidente executivo da Gol, Leonardo Pereira, Confins tem um dos principais centros de distribuição de voos no país. "Minas Gerais sempre foi um mercado importantíssimo para a companhia. Em Confins, por exemplo, são realizadas cerca de 60 operações diárias para 15 destinos em nossa malha aérea. É lá também que construímos nosso Centro de Manutenção, o mais avançado da América Latina", afirma.

A nova operação de voo oferecida pela Gol parte diariamente de Confins, às 12h22, com previsão de chegada às 13h20. No sentido inverso, o voo sai às 13h50, chegando a Belo Horizonte às 14h50. Outra operação diária entre a capital e Uberlândia é o voo que decola às 22h30 de Belo Horizonte e retorna às 6h de Uberlândia.

o tempo

Homem morre durante voo com 104 cápsulas de cocaína no estômago


Um sul-africano de 32 anos morreu durante um voo que ia da Argentina para a Alemanha com 104 cápsulas de cocaína no intestino e no estômago. O homem morreu quando estava no espaço aéreo brasileiro, próximo a Pernambuco.

Louis Hendrik Odendaal começou a passar mal, o que fez com que o piloto tivesse que realizar um pouso de emergência no aeroporto de Recife. De acordo com a reportagem da Band de Pernambuco, o homem teve convulsão e precisou ser socorrido pelas aeromoças. A Polícia Federal se dirigiu ao aeroporto e levou dois médicos que constataram o falecimento.

A PF acredita que Louis morreu de overdose, porque uma das cápsulas se rompeu. Um inquérito policial foi instaurado para apontar as causas da morte do estrangeiro.

Esta já é a quinta apreensão de drogas feita pela Polícia Federal no aeroporto de Recife em 2010. Cinco pessoas foram presas, todas estrangeiras.
e-band

Emirates A380 surgirá em Nova Deli

A companhia aérea Emirates irá organizar um vôo especial no dia 15 de julho com o seu Airbus A380 entre Dubai e o aeroporto Indira Gandhi, na capital indiana, para comemorar a abertura do novo terminal T3 deste aeroporto.

Vueling após um ano de fusão com a Clickair



AVueling, teve
um ano de integração com a Clickair. Nestes 365 dias, a empresa vendeu mais de 10 milhões de pessoas, um aumento de 81% em relação ao mesmo período anterior.

Hawaiian Airlines se prepara para expansão internacional

Hawaiian Airlines to expand internationally (Image: Wikimedia)
Hawaiian Airlines
O chefe da Hawaiian Airlines disse que um novo serviço para Tóquio está programado para começar em 31 de outubro, mesmo com a falta de aprovação formal do governo americano.

A Hawaiian Airlines anunciou quinta-feira que irá em breve começar a oferecer novo serviço à Coreia do Sul como parte de sua expansão no mercado asiático.


Mais uma da Ryanair

Agência de viagens MarsansA Ryanair convida todos os clientes da agência de viagens Marsans a viajar com a companhia low cost Irlandesa, uma “empresa financeiramente estável”.

Para todos os clientes da Marsans a Ryanair informa que tem ainda lugares a €79 (taxas incluídas) em voos para o mês de Julho a partir do Porto e Faro.

A Ryanair aproveita ainda para reforçar a sua opinião sobre os intermediários definido-os como desnecessários e caros.

Hoje em dia já não faz sentido recorrer a agências de viagens, operadores turísticos ou a companhias aéreas de tarifas altas. A Ryanair é uma empresa financeiramente estável e disponibiliza um serviço completo para reservar as suas férias com tarifas aéreas mais baixas, hotéis e carros de aluguer em desconto, acrescenta Daniel Carvalho da Ryanair.

A agência de viagens Marsans encontra-se em situação econômica delicada sendo o futuro da empresa de todo incerta. O site da agência encontra-se desativado e sem qualquer esclarecimento para os seus clientes que poderão assim ter as suas férias estragadas.

Rede global de dirigíveis vai transportar mercadorias até 2020


Se você está triste por nunca mais poder voar em um Concorde, um supersônico e símbolo da aviação comercial que foi aposentado em 2003, temos mais más notícias: o tráfego aéreo vai ficar ainda mais lento. Agora vamos voltar à velocidade de voo dos anos 30, graças a uma nova onda de dirigíveis de carga.

A frota moderna de zepelins chega a uma velocidade máxima de cerca de 125km/h, e de acordo com alguns relatos eles poderão carregar o dobro de carga de um Boeing 747, enquanto produzem 90% menos gases de efeito estufa.

O professor Sir David King, ex-conselheiro-chefe de ciência para o governo britânico, diz que ele acredita que dirigíveis grandes e movidos a hélio semelhantes ao Lockheed Martin High Altitude Airship (foto acima) são o futuro do transporte aéreo que respeita a natureza, e deve começar a dominar as rotas de distribuição de aparelhos eletrônicos de Taiwan para os EUA até o final da década. [The Guardian]

gizmodo

Santos Dumont (RJ) amplia sistema de radiocomunicações em UHF


O Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont terá seu sistema de radiocomunicações em UHF (do inglês Ultra High Frequency) modernizado e ampliado. A Infraero vai investir R$ 690 mil na instalação de uma nova estação repetidora (que capta informações via rádio de um comunicador e as retransmite para outros equipamentos da rede) e na aquisição de novos rádios móveis. O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, inaugurou na última quinta-feira a nova estação repetidora no aeroporto. "Estamos trabalhando nos bastidores para aumentar a agilidade das operações da infraestrutura aeroportuária", destacou o presidente.

Parte dos novos equipamentos já está funcionamento e a previsão é de que até agosto todo o sistema esteja à disposição dos funcionários do aeroporto, principalmente daqueles que trabalham no pátio de aeronaves. O novo sistema de comunicação vai aprimorar o trabalho operacional, tornando mais fácil a troca de informações e melhorando o desempenho das atividades no pátio. Esta melhoria tornará o aeroporto mais confortável e seguro para os usuários.
jornal de turismo

Tumulto em Natal (RN): Turistas são impedidos de embarcar em avião da TAM

Um princípio de tulmulto ocorreu ontem no Aeroporto Augusto Severo.

Um grupo de turistas diz ter sido impedidos de embarcar ontem "sem justificativa" da operadora aérea TAM e ainda sofreram abuso de autoridade da Polícia Federal. A assessoria de imprensa da TAM foi procurada para se pronunciar sobre o caso, mas o telefone só chamava. A Polícia Federal disse que agiu dentro de suas atribuições legais.

O arquiteto e professor da Universidade Estadual do Maranhão, Hermes da Fonseca Neto, diz que chegou ao aeroporto às 9h15, quando o seu voo para São Luiz (com escala em Fortaleza) estava marcado para as 11h. Ele estava com um amigo, também arquiteto, suas respectivas esposas e dois filhos de cada casal.

Depois de adiamento no embarque, um novo aviso no sistema de som disse para voltarem à entrada da sala de embarque, onde foram informados que o voo seria adiado para hoje. Segundo Neto, ele teria pedido uma justificativa à TAM e teria sido dito que, por motivo de atraso na escala que seria feita em Fortaleza. Ele disse que não se incomodava em ficar esperando em Fortaleza. Ele ainda alega ter havido "abuso de autoridade" por parte da Polícia Federal, que impediu que eles se dirigissem ao avião.

As duas famílias partiram em um voo marcado para as 16h de ontem.
desástres aéreos

Avião de Roberto Carlos é personalizado, com poltronas de couro branco


O avião de Roberto Carlos, de sete lugares, não tem o luxo do de Julio Iglesias, por exemplo, com torneiras banhadas a ouro. Mas tem os toques do Rei, tipo poltronas de couro branco e algumas tonalidades azuis espalhadas pela aeronave.

É que Roberto tomou gosto por viajar. A partir de agosto, aliás, deve retomar os shows, alguns internacionais, o que justifica a compra do avião que, segundo dizem, custou R$ 18 milhões. O equipamento é da canadense Bombardier, o que deve ter deixado a Embraer roendo os dedos. Ui.

Roberto Carlos está finalizando o CD latino, a ser lançado no mercado internacional, além do DVD sertanejo, que ficará por aqui mesmo.

coluna do dadá

Lufthansa acelera entrega de jatos da Embraer






Destaques da Matéria:

- LH vai antecipar 11 entregas de jatos da Embraer que só receberia em 2011
- Quem fala: Diretor Financeiro da LH, Stephan Gemkow, em sua primeira visita ao Brasil
- Frota Atual : 549 aeronaves
- Encomenda da LH junto a Embraer: 30 aeronaves
- Já recebidas: 19 aeronaves
- Podem avaliar investir numa empresa Brasileira (sujeito a tramitação da lei dos 49%)
- Em 2010 devem ter incremento de 5% no faturamento
- Em 2009 tiveram queda de 10% mas destacaram o crescimento do Rio com 26% de aumento nas vendas sob 2008
- Considera remotar voos para a Alemanha a partir do Rio de Janeiro
- Confirmou que 1/3 dos passageiros embarcados em Guarulhos, são de origem/destino Rio de Janeiro em 2009
- Operações "ex-passageiros" já representam 30% da receita da LH

Quote do Valor " Estamos estudando, com certeza. O Rio é um destino interessante, mas não temos uma decisão definitiva"
contato radar

DE AGROBOYS A "AEROBOYS"

I took this photo of a Cirrus SR-22 G2 at the  ...

Até pouco tempo atrás, fazendeiro rico tinha picape importada. Agora, tem também avião. Nunca se venderam tantas aeronaves de pequeno porte no pais. Só nos quatro dias da Expo Aero Brasil, foram vinte. O organizador da feira Décio Correia, diz que os aparelhos saíram, em média, por 2 milhões de reais cada um e foram parar em hangares de gente recém-chegada ao topo da pirâmide agrícola.

Ifr online

Ryanair registra crescimento de 15% em junho


A low-cost irlandesa Ryanair voltou a crescer no mês de junho deste ano, tendo transportado, a nível global, 6,7 milhões de passageiros, 15% a mais do que no mesmo mês do ano anterior. Apesar de ter transportado mais clientes, a taxa de ocupação da Ryanair sofreu um decréscimo pouco expressivo (1%), em relação a 2009, para os 84%.

Nos últimos 12 meses, a Ryanair transportou 69,2 milhões de passageiros e registou uma taxa de ocupação de 82%.

Publituris

Filme da vida real do falso filho do dono da GOL, preso em Cuiabá, estréia em setembro

O estelionatário Marcelo Nascimento Rocha, hoje com 34 anos, apontado como um dos presos mais famosos do Brasil, continua trancado numa das celas da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

Marcelo não vai poder assistir o filme do cineasta Fernando Meirelles - o mesmo que fez o filme Tropa de Eleite -, sobre a vida dele estreiar no início de setembro nas telas de todo o país, cujo ator é o global Wagner Moura.

Como em um passe de mágica, Marcelo, um dos mais “conceituados” estelionatário do Brasil, conseguiu enganar dezenas de pessoas no alto mundo social do eixo Rio-São Paulo e do Nordeste, se passando, simplesmente como filho do dono da empresa de aviação GOL, usando o nome Marcelo Constantino Júnior.

Em 2005, sempre como filho de um empresário milionário, Marcelo enganou, entre outras grandes personagens, Amauri Junior. Andando de carro de luxo, inclusive de helicóptero, Marcelo ficou cinco dias no Recifolia em 2002, sem tirar nenhum centavo do bolso.

Como filho de milionário, Marcelo conseguiu pousar com um helicóptero colocado á sua disposição, em plena Ilha da Revista Caras. Marcelo (o falso), nos dias de fama e muita pampa, sempre esteve rodeados de mulheres lindas e famosas.

Segundo estimativas de especialistas em economia, Marcelo deixou para trás um prejuízo de mais de R$ 150 mil, à época. Depois de muita fama, no entanto, Marcelo foi parar preso na cidade de Jaru (Oeste, a 280 quilômetros de Cuiabá, onde se preparava para aplicar mais um golpe milionário.

Agora a luta dos advogados de Marcelo, Heliza Rocha e Luiz Mário Teixeira, é para tirá-lo da prisão antes da estréia do filme que vai contar a vida real dos mais famosos dos estelionatários brasileiros.

O maior problema, no éntanto, é que Marcelo, que nasceu em 1976 na Cidade de Maringá, no Paraná, tem contra si, pelo menos 12 processos de crime de estelionato. Foi condenado em apenas um deles, e só poderá ser colocado em liberdade com um sexto da pena cumprida daqui há pelo menos 13 meses. Isso se ele não for julgado nos outros processos ainda pendentes.

Fonte: José Ribamar Trindade (24 Horas News) - Imagem: Reprodução

MAIS

Wagner Moura em cena de ''VIPs'', filme dirigido por Toniko Melo - Foto: Divulgação

desástres aéreos

Alitalia se une ao grupo Air France-KLM e a Delta Airlines


A Alitalia se juntou à Air France-KLM e à Delta Air Lines como membro da principal joint venture transatlântica de transporte aéreo. Lançada em 2009, a joint venture oferece aos clientes em viagem pelo Atlântico um network único e coordenado, e permite às companhias parceiras uma co-divisão de custos e receitas das rotas transatlânticas.

Graças à joint venture entre as quatro companhias, os passageiros tem hoje um acesso privilegiado ao maior network transatlântico do mundo, com quase 250 voos e 55 mil assentos oferecidos ao dia e que compreendem 20 voos diários entre cinco escalas nos Estados Unidos e os aeroportos de Roma Fiumicino e de Milão Malpensa. Com a junção da Alitalia, a joint venture representa 26% da capacidade total de voos transatlânticos, com receitas anuais estimadas em US$ 10 bilhões.
jornal de turismo

Continental revela planos para o 787

Mesmo com entrega prevista somente para novembro de 2011, a Continental já revelou seus planos para o primeiro 787.

A companhia pretende utilizar a aeronave para ligar a cidade americana de Houston à Auckland, na Nova Zelândia.

O primeiro 787 da companhia será configurado para 228 assentos, sendo 36 na classe executiva “Business First”.

A Continental tem pedidos firmes de 25 jatos 787, sendo 11 do modelo 787-8 e 14 do modelo 787-9, previsto para entrar em serviço em 2013.

flightlife

AVIÃO DE SERVIÇO MÉDICO CAI E MATA SEUS TRIPULANTES NO TEXAS

Um paciente e sua esposa estavam entre os mortos, quando um avião de transporte médico caiu logo após decolar de um aeroporto no oeste do Texas, matando todas as cinco pessoas a bordo.

O acidente aconteceu cerca de 12:15 (hora local) de domingo (4) uma milha a leste do Aeroporto Municipal Alpine-Casparis (KE-38), cerca de 200 quilômetros a sudeste de El Paso, no Texas, EUA.

O bimotor Cessna 421B Golden Eagle II, prefixo N31AS, da Ohara Flying Service II LP, acabara de decolar do Aeroporto Municipal Alpine-Casparis em direção ao Aeroporto Internacional de Midland, no Condado de Midland, no Texas, quando caiu em uma área aberta, de acordo com a FAA (Federal Aviation Administration).

O Departamento de Segurança Pública identificou os mortos como o paciente Guy Richard Folger, 78, sua esposa Mary Folger, 59, as duas enfermeiras Sharon Falkener, 49, e Tracy Chambers, 42, e o piloto Ted Caffarel, de 59 anos.

Caffarel aparentemente tentava fazer um pouso de emergência quando o avião bateu em um barranco enlameado no campo e, em seguida, a aeronave virou e incendiou-se.

O NTSB (National Transportation Safety Board) conduzirá o inquérito, informou a porta-voz da FAA, Elizabeth Corey.
ifr online

Tabelas de horário de voos da Air China agora disponíveis online


Para economizar o precioso tempo dos passageiros, como também para tornar as viagens mais convenientes, a Air China elaborou três tipos de tabela de horário de voos disponíveis para download no site da Air China. A Air China atualiza os horários dos voos no primeiro dia de cada mês (12 vezes por ano) para fornecer aos passageiros as mais recentes e precisas informações sobre voos.

A versão impressa da tabela de horário de voos da Air China contém todas as informações que os viajantes poderão precisar. Os passageiros podem usá-la para encontrar informações completas sobre voos, tais como voos programados da Air China, voos de código compartilhado, voos de conexão via Pequim num período de quatro horas, horários de viagem e número dos prédios dos terminais. A versão bilíngue em PDF é atualizada mensalmente, e os passageiros podem baixá-la ao efetuar o login no site da Air China. Eles também podem escolher imprimir o documento completo ou apenas parte dele.

Diferentemente da natureza multifuncional da tabela impressa, a tabela interativa da Air China é mais específica. Ela é feita sob medida para aqueles que precisam de informações ponto a ponto. Além das informações de voo, outras informações relevantes também estão incluídas, tais como refeições durante o voo, distâncias de viagens, fotos dos assentos e informações sobre voos de conexão num período de seis horas. Depois de instalar esta tabela em seus computadores, os passageiros estão habilitados para checar suas informações em qualquer lugar e a qualquer hora, mesmo se a conectividade com a internet estiver indisponível. A tabela interativa é atualizada mensalmente.
jornal de turismo

Lufthansa compra oito CRJ900 NextGen


A companhia alemã Lufthansa encomendou oito novos aviões CRJ900 NextGen à fabricante Bombardier, do Canadá. Um negócio que atinge mais de 252 milhões de euros.

O jato tem capacidade para 86 passageiros, pode servir destinos de até dois mil quilômetros de distância, revela bons níveis de eficiência nos gastos e custos de combustível, baixa emissão de gases poluentes e é bastante silencioso, revela a Lufthansa.

A companhia aérea alemã estima receber os novos CRJ900 NextGen no primeiro semestre do próximo ano.

Publituris

Amadorismo Demais Para Quem Diz Ser Profissional. O Consumidor Paga o Pato


Já estou cansado de bater na mesma tecla e as notícias falam por si mesmo sobre os serviços prestados por nossos aeroportos.

Leia no Panrotas o relato da chegada do novo vôo da Tap a Campinas.

Em Belo Horizonte, o início das operações da Tap (cia que primeiro voltou a apostar em Belo Horizonte como destino de vôo internacionais diretos depois de muito esforço do Governo de Minas) não foi diferente: sem duty free e sem estrutura para imigração. As melhorias, como sempre, só chegaram depois do início das operações.

Assim fica difícil convencer alguém a descentralizar vôos no Brasil e o consumidor a utilizar esses vôos. E quem aposta primeiro, no caso a Tap, acaba sofrendo com coisas que não são de sua alçada…

aquela passagem

Boeing tem 16 pedidos a mais que Airbus no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses deste ano, onde já se acentuam os mostradores de recuperação econômica também para o setor da aviação, a Boeing recebeu um total de 133 pedidos de novas aeronaves e 37 cancelamentos, 12% a mais na comparação com o principal rival e fabricante europeu. A Airbus teve 131 novos pedidos e 14 cancelamentos. Os dados foram divulgados pelas duas indústrias que dominam a fabricação de aviões civis e militares no mundo.

Neste ano já foram entregues 429 novos aviões, com vantagem para os da Airbus – foram 250 – enquanto a Boeingh teve 179 entregas.

Entre os novos pedidos, o fabricante americano teve 94 do modelo 737, 24 do 777 e mais 12 do 787, enquanto que a Airbus teve 56 novos pedidos da família A330, A340 e A350, 27 do A320 e 11 do A319, enquanto a grande estrela do mercado, o A380 – maior avião do mundo – obteve 32 novas encomendas.

Entre os pedidos da Boeing, destaque para os números da Virgin Blue Airlines (40), da Turkish Airlines e Air China (20 de cada) e da Ethiopian Airlines (10).

Na Airbus, é prevista neste ano uma redução da cadeia de produção para o A320 e a aceleração das linhas de montagem do superjumbo A380 que deverá ter um mínimo de 20 novas entregas neste ano.
desástres aéreos

ARROW AIR SUSPENDE VOOS

Arrow Air logo



Arrow Air, uma das empresesa aéreas cargueiras com maior presença no aeroporto de Miami, suspendeu no dia 30 de junho suas operações após 57 anos de serviço na Flórida. Conforme comunicado a companhia aérea não conseguiu lidar com as perdas financeiras resultantes dos custos operacionais e receitas em declínio.

Em 9 de abril, a Arrow Air havia alertado a possibilidade de encerrar as operações e despedir seus 473 funcionários no aeroporto de Miami, enquanto procurava novos investidores, mas a empresa até o momento não decretou falência.

A companhia é controlado pela Maitlin Patterson Global Advisors, fundo privado, com sede em Nova York e especialista em ativos problemáticos.

A Arrow Air teve uma presença marcante no mercado de carga aérea na América Latina a partir de |Miami, operando 60 voos semanais para as pricinpais cidades da região com uma frota antiga de aeronaves McDonell Douglas DC-8 e DC-10, embora nos últimos meses estava renovando a frota com introdução dos Boeing 757-200F.
ifr online

Alitalia mostra interesse no Superjet 100 (Atualizado)

A Alitalia entrou para a lista de clientes do Superjet 100 da Sukhoi.

A companhia mostrou interesse em adquirir 20 aeronaves, que seriam usadas para rotas regionais pela Itália e pela Europa.

O Superjet 100 possui 123 pedidos firmes de diversas companhias, entre elas a russa Aeroflot e a Armavia, da Romênia.

Espera-se que o jato receba certificação e seja entregue para os primeiros clientes até o final desse ano.

ATUALIZAÇÃO:

A Sukhoi retirou o nome da Alitalia da sua lista de pedidos para o Superjet 100.

De acordo com a fabricante, algumas companhias foram mencionadas na lista, por engano.

flight life

Alitalia deve indenizar judeus por não servir alimentos Kosher

A Justiça do Rio de Janeiro condenou a Alitalia Linha Aérea a indenizar em R$ 8 mil um casal por não servir Kosher, alimento específico para judeus. Os pombinhos foram para Israel comemorar aniversário de casamento.
Na compra das passagens, pediram a refeição específica. Tudo bem na ida. Na volta, receberam a comida sem o selo de identificação do Kosher. Tratava-se de comida vegetariana. Eles chegaram em São Paulo famintos e resolveram ir à Justiça. Ainda cabe recurso.
desástres aéreos

Blue Devil versus Blue Angel





Popout

aeroblog

Argentina autoriza voos da TAM para aeroporto de voos regionais

A Administração Nacional de Aviação Civil da Argentina autorizou nesta segunda-feira a companhia aérea brasileira TAM a fazer voos de São Paulo e Porto Alegre ao Aeroparque Jorge Newbery de Buenos Aires.

A resolução do organismo de controle aeronáutico respondeu favoravelmente a um pedido de TAM, que considerou a operação dessa linha "fundamental" para seus negócios.

A companhia indicou que a autorização segue a aplicação de acordos vigentes entre Argentina e Brasil para o setor aeronáutico.

Há três meses, a companhia estatal Aerolíneas Argentinas foi a primeira a ser autorizada a fazer voos regionais do Aeroparque Jorge Newbery.

Este aeroporto é o segundo de maior tráfego aéreo da Argentina, antes destinado a conexões com províncias argentinas e com Montevidéu e o balneário uruguaio de Punta del Este.
desástres aéreos

O vencedor é o Rafale, segundo a revista Isto É…


Depois de vários adiamentos, a avaliação final do programa de compra de 36 caças para a FAB confirma o favoritismo do francês Rafale. O resultado está na chamada Exposição de Motivos, documento de 40 páginas que detalha vantagens e desvantagens de cada modelo.

Será entregue a Lula pelo ministro Nelson Jobim nesta semana. Um novo cálculo elevou de 9% para 36% o peso da transferência de tecnologia, deixando em segundo plano o quesito preço. A Dassault também foi a única empresa que bancou como contrapartida a compra de 12 aviões de transporte KC-390 e sua construção em parceria com o Brasil.

…Mas caças só depois da eleição, segundo a Veja

A decisão da compra dos 36 caças franceses ficou para depois da eleição. Lula não quer, em plena campanha eleitoral, bater o martelo num assunto de 5 bilhões de euros. Considera que seria como oferecer um fósforo para acender a fogueira da oposição.

Mas o favoritismo francês não se alterou um milímetro. O anúncio do fechamento do negócio ficou, portanto, para o apagar das luzes do governo.

poder aéreo

Primeiro voo do Euro Hawk

Popout

poder aéreo

Comissárias de bordo não querem ser tratadas como “objetos sexuais”

Depois de propaganda russa com comissárias em trajes de banho lavando um avião virar "hit" no YouTube, associação quer alterar forma como a profissão é vista

A Associação das Comissárias de bordo da Austrália protesta contra uma série de comerciais que, segundo elas, “diminuem” a profissão e aumentam o risco de comissárias sofrerem assédio sexual.

Clique aqui e leia a matéria anterior sobre o assunto.

Segundo uma porta-voz da associação, foi necessário reclamar publicamente em virtude do aumento no número de propagandas sexistas em relação às comissárias.

Um dos principais exemplos citados foi uma campanha publicitária da companhia aérea russa AviaNova. No comercial, quatro comissárias descem do avião, tiram a roupa e começam a ensaboar a aeronave.

No YouTube, a propaganda já soma quase meio milhão de espectadores.

Falando pela associação, Jo Ann Davidson, deixou claro seu ponto de vista em entrevista ao jornal “The Telegraph”: “esse tipo de publicidade provocativa não é tolerado na Austrália e devia ser assim também em todo o mundo."

Ela ainda acrescentou: “comerciais que colocam as comissárias como parte do produto vendido enviam mensagens erradas e podem aumentar o risco de assédio sexual”.

A associação estuda ações cabíveis para modificar o panorama atual.
hangar do vinna

Vídeo com soldados da Força Aérea dançando funk


Vídeo com soldados da Força Aérea dançando funk está dando o que falar nos meios militares. Após se apresentarem como componentes da severa Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, eles simulam o hasteamento de uma bandeira usando caixa de papelão e encerram a “brincadeira” dançando funk e exibindo armamento militar.

Veja o vídeo (desconsidere o título criado por quem o postou no YouTube):

Popout

O funk é o do Búfalo Bill, de 2008. Com a letra da música não há nada de mais. Dos sumidos MCs Bolinho e Bill, o funk pegou pelo ritmo e não pelo conteúdo. Para quem é de fora do Rio, cabe sublinhar que há uma imensa discografia de funks exaltando o crime, os chamados proibidões. Os dos soldados da FAB não é um desses.

Eles dançam tendo, ao fundo, barracas de campanha. No figurino, fardas e coletes das Forças Armadas. O pior exemplo vem mesmo da exibição de armas, reproduzindo dentro de uma unidade militar cenas reprováveis de alguns bailes funk do Rio, onde armas dão status a quem não merece.

A “brincadeira” dos soldados foi parar na Internet. Até ontem tinha 266 visualizações no Youtube. Quando ainda eram 60 visualizações, leitor da Coluna informou que recebeu telefonema de colega do Nordeste perguntando sobre o vídeo. Não acreditava no que via exatamente pela fama de disciplina rígida da base de Santa Cruz.

Procurado pela Coluna, o Comando da Aeronáutica emitiu nota repudiando “os atos de indisciplina e desrespeito ao cerimonial de hasteamento do Pavilhão Nacional praticados por militares”. Destacou ainda que tais desvios “não refletem as normas, valores e padrões de comportamento praticados pelos milhares de militares da Força Aérea Brasileira no cumprimento dos seus deveres.”

Ponderação

Oficial experiente alerta que em si a “brincadeira” dos soldados é compreensível, mas inadmissível porque, usando armas, arriscam-se e imitam cena condenável de bailes igualmente condenáveis. Fardados, representam a FAB. “Nessa condição erram, agravando a falha deixando o erro parar na área livre da Internet”, analisa.

Inquérito Policial

O mau exemplo dos soldados da Base Aérea de Santa Cruz já está sendo apurado em Inquérito Policial Militar (IPM). Afinal, trata-se de transgressão disciplinar. Segundo nota do Comando da Aeronáutica, o objetivo é “apurar responsabilidades e aplicar eventuais sanções disciplinares, após a conclusão dos procedimentos legais cabíveis”.
hangar do vinna

Azul em defesa da Infraero

A colunista Sonia Racy entrevistou David Neeleman, fundador da Azul - empresa que investiu US$ 200 milhões e, em dois anos e meio, transformou-se na quarta maior empresa aérea do país.

No momento em que se discute a reforma dos aeroportos brasileiros, principalmente com vistas a Copa de 2014, Neeleman se coloca totalmente contrário a privatização dos aeroportos e, lembra, que os principais aeroportos dos Estados Unidos são estatais.

Veja a entrevista:

- Existe uma discussão gigantesca sobre os aeroportos no Brasil. Qual é a sua opinião sobre a atual estrutura aeroportuária brasileira?

- Antes de começar com a Azul, estudei os aeroportos do Brasil e cheguei à conclusão de que o País não faz bom uso do que tem. Por causa dos outros aeroportos é que Congonhas está superlotado. Mas ainda há espaço ali para expandir, criar novos terminais e novos pátios. Quando se promove expansão em aeroportos nos EUA, a coisa é complicada. Aqui, não, porque tem espaço. O alargamento feito na Marginal Tietê é mil vezes mais difícil do que ampliar terminais aéreos.

- O que emperra o processo?

- Olha, não sou a favor de privatizar os aeroportos. Seria um processo muito demorado, com muitas brigas. A Infraero tem condições de fazer isso. Tem muita gente boa lá dentro. É só dar transparência ao processo e chamar pessoas de fora do Brasil para ajudar. Existem especialistas no mundo inteiro. Poderíamos ampliar o Conselho de Administração da Infraero, colocar profissionais experientes e competentes nesse tipo de coisa.

- O senhor defende então um novo modelo de gestão?

- Sim, temos que desburocratizar a Infraero. A Petrobrás, por exemplo, não segue a lei 8666, que engessa processos. Por que não fazer o mesmo com a Infraero, dando agilidade para a estatal? Acredito até que seja possível ter mais um terminal em Congonhas. Tudo pode ser feito em dois ou três anos. Você precisa montar uma planilha, chamar as empresas que operam este tipo de concessão e preparar a licitação.

- Você acha que a Infraero teria recursos para tanto?

- Ela pode lançar bonds no mercado. Para mim, é difícil ouvir que é difícil. É algo fácil e que já foi feito muitas vezes no mundo. A solução é simples, entende? Se não tivesse terreno, aí sim seria complicado. Temos um aeroporto em Vitória que já começou e parou faz cinco anos (sorri). Em Goiânia, é exatamente a mesma coisa.

- Mas não há urgência no andamento?

- Podemos fazer ações temporárias, como montar pátios e construir terminais provisórios. Não podemos é parar com o crescimento. O que falta em Guarulhos é pátio. Se você sabe onde o terminal novo vai ficar, podemos colocar um pátio em frente para ser utilizado provisoriamente. Aconteceu assim com o aeroporto de Long Beach. A Jet Blue (empresa que criou nos EUA) queria entrar, mas não tinha sala de espera. Montamos uma e colocamos 42 voos por dia no aeroporto. Ficamos assim por dez anos. Coisa parecida foi feita em Nova York. Por que não fazer aqui?

- Você poderia explicar isso um pouco melhor?

- Primeiro, temos que utilizar mais a infraestrutura que já está aí, aumentando o número de posições no estacionamento de aviões. Isto pode ser feito com uma simples pintura, identificando as aeronaves por tamanho. Depois, eu pergunto: por que não dividir os balcões de check-in por mais de uma empresa? Aí entram as instalações provisórias. Elas são parecidas com grandes contêineres metálicos e, em alguns casos, podem até ser adaptadas e usadas como fingers. Sua construção é muito rápida e terão um papel importantíssimo a cumprir na Copa e nas Olimpíadas.

- Por que você é contra a privatização dos aeroportos?

- Não sou o único a ser contra. O governo também não quer. São Paulo tem dois aeroportos - um na cidade e outro fora. Mas a maioria das capitais brasileiras só tem um aeroporto. Se for privatizado, o gestor poderá cobrar o que quiser. E não existirá concorrência. Nos países onde os aeroportos foram privatizados, como Argentina, México e Inglaterra, não deu certo. São os aeroportos mais caros do mundo. É importante que os custos para as empresas aéreas fiquem baixos porque mais viajantes poderão voar, novos negócios serão gerados e a economia fluirá.

- Como é funcionamento do sistema americano?

- Não tem nenhum aeroporto importante nos Estados Unidos que seja privatizado. E o governo federal fez uma lei para os aeroportos estaduais e municipais. Todo dinheiro que ganham deve ser reinvestido em benefício do próprio terminal aéreo.

- Historicamente, o setor de aviação aérea brasileira sempre foi complicado. Por que você escolheu o Brasil para fazer uma nova companhia?

- Eu nasci no Brasil, eu amo o Brasil. Esse é o meu País. Quero fazer a diferença.

- A área de aviação é o setor industrial dos mais difíceis. Une a necessidade de se ter capital intensivo, é dependente de concessão, precisa de mão de obra especializadíssima e, como acontece nos hotéis, assento vago é renda perdida. Esse setor apaixona?

- Existe uma fotografia tirada aqui no Brasil de quando eu fiz cinco anos. Em cima do meu bolo de aniversário havia uma aeronave. Tenho alma inovadora e oportunidades.

- Acha que Congonhas poderia ter mais voos?

- Congonhas está trabalhando com 30 operações por hora. Nos Estados Unidos, a média é de 71 operações por hora. Podemos utilizar melhor nossos ativos sem risco de segurança. Precisamos de mais controladores. Acredito que daqui a quatro ou cinco anos, o número de passageiros vai triplicar. E a infraestrutura tem que acompanhar todo esse processo de desenvolvimento”.
aeroportos no brasil

Royal Palm fecha com Tap e hospeda tripulação da aérea

A tripulação da Tap que vai trabalhar nos voos entre Lisboa e o aeroporto de Viracopos, em Campinas, que começam neste sábado (dia 3), vai ficar hospedada no Royal Palm Plaza Resort Campinas.

“Foi um processo demorado e uma negociação longa, mas assinamos o contrato com a companhia aérea e estamos muito contentes com essa conquista”, diz, ao Portal PANROTAS, o diretor comercial da Royal Palm Hotels & Resorts, Ricardo Aly.

“Creio que foi essencial para a Tap nos escolher, em primeiro lugar, a segurança e depois a privacidade e a logística, pois estamos a 15 minutos de Viracopos”, explica Aly. “Fora a nossa alta qualidade em termos de gastronomia e entretenimento e lazer, fundamentais para os tripulantes”, emenda o executivo.

“A Royal Palm Hotels & Resorts acredita no sucesso da Tap no interior paulista e, com 500 apartamentos no Royal Palm Plaza Resort Campinas, podemos receber outras tripulações de novas aéreas que possam vir a operar em Viracopos”, finaliza Ricardo Aly.

spotting viracopos

TAP MAINTENANCE E ENGINEERING BRASIL INICIA PROGRAMA DE ESTÁGIOS 2010



Com o objetivo de desenvolver jovens talentos para formar uma mão-de-obra própria, qualificada, a médio e longo prazos, a TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A. inicia, hoje, seu Programa de Estágio 2010, intitulado “Primeiro Passo”, com a divulgação das 100 primeiras vagas em seu Site (www.tapme.com.br) e em cursos e universidades conveniadas, do Rio de Janeiro e Porto Alegre. (CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR LENDO)


O Programa é voltado para estudantes de nível médio de cursos técnicos a partir do segundo ano, de cursos universitários a partir do terceiro ano e estudantes de cursos de mecânico em manutenção aeronáutica independente do período cursado. O estágio tem carga horária de seis horas diárias e oferece bolsa-auxílio, refeição no local e auxílio transporte. O Programa abrange as áreas operacionais e administrativas da Empresa, que receberão estudantes dos cursos de Engenharia, Mecânica, Eletrônica, Logística, Tecnologia da Informação, Administração, Contabilidade e outros.
O período de estágio poderá ser de até dois anos, renovados a cada seis meses, após avaliação de desempenho. A avaliação é feita pelo Supervisor do estagiário e pelo Gerente da Área em que o estudante estiver estagiando. Ao término do primeiro ano e após duas avaliações, dependendo do curso, o estagiário estará apto a ser contratado, caso haja interesse do mesmo e vaga disponível.
“As possibilidades de efetivação são muitas”, explica o Presidente da Empresa, Engenheiro Nestor Mauro Koch. “Nosso objetivo é realmente formar nossa própria mão-de-obra qualificada, de forma consistente e rápida. Um bom exemplo são os estudantes do curso de mecânico de aeronaves que poderão ser efetivados ao final de apenas um ano de estágio. Nossa intenção é formar os primeiros estagiários, treinados dentro de casa, para agosto de 2011, e efetivá-los se houver vaga naquele momento”.
O estagiário receberá treinamento teórico e prático dentro de sua formação técnica e da área específica de sua atuação na Empresa. Haverá um rodízio no treinamento e o estagiário passará por várias áreas, permitindo despertar seu interesse por alguma atividade específica. Cada estudante terá um mentor, que será seu orientador durante todo o período de estágio. O período de estágio conta como tempo de experiência prática para o requerimento do CHT (Certificado de Habilitação Técnica), junto à ANAC.
Para se inscrever o candidato deve enviar seu currículo para o email “primeiropasso@tapme.com.br”, atendendo aos seguintes requisitos: idade mínima de 18 anos e estar matriculado em um dos cursos acima mencionados. O estudante passará por um processo de seleção que inclui avaliação de raciocínio lógico, teste de conhecimentos e entrevista individual, que são etapas eliminatórias. Também é desejável para o perfil do estagiário conhecimentos de inglês e de informática (nível usuário), além de outras habilidades como pró-atividade e espírito de equipe.
O Programa chama-se “PPT – Primeiro Passo na TAP M&E Brasil”, pois a Empresa entende que o estudante está dando o primeiro passo para a construção de sua carreira. Profissionais capacitados, atualizados com as mais modernas práticas da indústria aeronáutica e compromissados com a Empresa farão parte do mais importante ativo para a TAP M&E Brasil: seu capital intelectual.
Contatos:
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Alexandra Martins
+351 21 841 5852
+351 96 613 4598
almartins@tap.pt
Denize Moraes
+55 21 3383 2708
+55 21 9500 1622
denize.moraes@tapme.com.br
Fonte: site da TAP
hangar do heinz

Aeronaves viram alvo de traficantes; sequestro de avião é o 2º em 60 dias


Aviões de pequeno porte viraram alvo de traficantes e tornou-se um meio de transporte arriscado, principalmente, para os pilotos. O desaparecimento da aeronave Sêneca (PT-EZC) já é o segundo caso em menos de 60 dias e os supostos sequestros vem sendo investigados pela Polícia Federal.

De acordo com as investigações, a primeira tentativa de sequestro ocorreu em maio e acabou frustrada pelos bandidos, que não conseguiram concluir o crime graças a malícia utilizada pelo piloto, que prefere não se identificar. Conforme relato, a aeronave foi buscar algumas pessoas na cidade de Pontes e Lacerda e deveria retornar para Cuiabá, porém o voo foi interceptado no ar.

No entanto, o piloto informou que não havia combustível suficiente e acabou retornando para Pontes e Lacerda. Ao pousar o monomotor, ele saiu correndo e escondeu-se em um matagal. Com muita sorte acabou saindo ileso.

O último caso ocorreu na sexta-feira (2), quando o avião Sêneca (PT-EZC), pilotado por Cleymer de Sousa Portela, 60, desapareceu. O comandante só foi encontrado vivo na madrugada desta segunda-feira (5) na Bolívia, porém a aeronave segue desaparecida.

Conforme informações apuradas pelo Olhar Direto, o avião saiu de Cuiabá e seguiu com destino a Rondonópolis para buscar uma pessoa ainda não identificada, depois iria para Cáceres.

O último contato feito pelo comandante Portela teria sido na saída de Rondonópolis. O dispositivo de queda não foi acionado o que reforça a tese de sequestro. Além disso, o avião não pousou em Cáceres. Até o momento, não há informações do paradeiro da aeronave.

Informações dão conta de que os traficantes costumam sequestrar os aviões para irem para Bolívia buscar drogas que depois são jogadas em fazendas na fronteira. Devido à falta de segurança, a prática tem sido recorrente.
olhar direto

Queda de avião na Roménia causa a morte de 12 militares

Um avião militar caiu no lesta da Roménia, em Tuzla, causando a morte de 12 pessoas. De acordo com dados do ministério da Defesa daquele país há ainda 12 feridos a lamentar.

«Um dos três militares feridos com gravidade morreu na última noite. O balanço é agora de 12 mortos», disse à AFP um porta-voz ministerial.

O comandante de uma das principais escolas de aviação do país, Nicolae Jianu, estão entre os mortos.
tvi24h

Piloto de avião sequestrado ficou em cativeiro em aeroporto particular na Bolívia

Reprodução/Rede Record
Klymer de Souza Portela foi liberado após três dias em um cativeiro

O piloto do avião bimotor que estava desaparecido desde a última sexta-feira (2) em Mato Grosso desembarcou nesta segunda-feira (5) em Cuiabá após ficar três dias em cativeiro na cidade boliviana de San Jose (a 400 km da fronteira com o Brasil). A aeronave foi levada por um suspeito que se passou por passageiro.

O dono da empresa Abelha Táxi Aéreo, Hélio Vicento, foi até Corumbá (MS), que faz fronteira com a Bolívia, para buscar o piloto. Durante três dias, Klymer de Souza Portela, de 66 anos, foi mantido refém em um aeroporto particular de San Jose, cidade próxima à fronteira com o Brasil. Lá, um boliviano e três brasileiros, entre eles o que anunciou o assalto, mantiveram o piloto no cativeiro. Só nesta manhã, quando os três assaltantes fugiram com a aeronave, Portela foi liberado.

A aeronave roubada era um Sêneca II, com capacidade para seis pessoas, e desapareceu na última sexta. O assaltante obrigou o piloto a conduzir a aeronave até a Bolívia. Portela foi contratado para transportar um passageiro de Rondonópolis até Cuiabá, poucos minutos depois, ele anunciou o assalto.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Mato Grosso.

r7

Google entra no negócio da aviação


Tecnológica norte-americana comprou empresa que presta serviços a agências de viagens e transportadoras aéreas por 599 milhões de euros.

A Google vai estrear-se no negócio da aviação. Comprou uma das maiores empresas de prestação de serviços do sector, a ITA Software, por 700 milhões de dólares (cerca de 559 milhões de euros) e prepara-se para concorrer com gigantes como a Amadeus, a Expedia e a Travelport, noticiou o Guardian.

A ideia é disponibilizar aos utilizadores um portal de viagens, onde possam obter informação sobre bilhetes de avião. A integração da ITA, criada em 1996 por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) é crucial, uma vez que a empresa é especializada no tratamento e cruzamento de dados relativos a preços e disponibilidade de voos, entre outros.

Apesar de não ser conhecida pelos consumidores, é a ela que recorrem agências de viagens, portais de comparação de preços e até companhias de aviação, de entre as quais a portuguesa TAP, quando precisam de informação para fixar o valor dos bilhetes, por exemplo.

Esta compra pressupõe um investimento de 700 milhões de dólares (o equivalente a 559 milhões de euros) e significa uma expansão dos serviços prestados pela Google, que descreveu este novo passo como "pró-competitivo" e "pró-consumidor".

Eric Schmidt, presidente executivo da tecnológica norte-americana, afirmou que "a ITA abre oportunidades extraordinárias [para a Google], criando uma nova forma para os utilizadores encontrarem informação de voo mais facilmente".

Este negócio vai colocar a Google e a Microsoft novamente em confronto, uma vez que o rival já se antecipou, com a criação do portal Bing Travel, que também presta informação e possibilita a reserva de voos.

Ainda assim, a empresa norte-americana acredita que há espaço no mercado para crescer, porque, de acordo com as suas estimativas, "metade dos bilhetes de avião já são comprados pela Internet".

Quem se tem mostrado mais apreensivo com esta aquisição são os portais de viagens, que ganham um novo concorrente de peso, que terá acesso privilegiado à informação que utilizam diariamente para interagir com os consumidores.

No entanto, a Google já assegurou que, para já, não pondera vender directamente bilhetes de avião aos consumidores.

Os reguladores norte-americanos deverão agora pronunciar-se sobre os impactos deste negócio no mercado, avaliando se poderá influenciar negativamente a livre concorrência. Só o aval das autoridades permitirá à tecnológica entrar no sector da aviação.
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beria recebeu novo avião Airbus A340-600


A companhia aérea espanhola Iberia recebeu na semana passada um novo avião Airbus A340-600 que vai ser utilizado nas rotas intercontinentais na América Latina, Estados Unidos e África do Sul.
O novo Airbus A340-600 é o quarto aparelho recebido pela Iberia no corrente ano, foi baptizado como o nome do rio Amazonas e tem capacidade para transportar 342 passageiros, integrando a nova classe Business Plus.
Com a entrega do novo Airbus, a Iberia aumenta para 34 o número de Aibus A340, dos quais 16 pertencem à versão 600.
turisver