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quinta-feira, 1 de julho de 2010

AVIANCA muda Chefia de Comissários


Assumiu hoje o Sr.Paulo Adamian a chefia de Comissários da Avianca


Através de uma votação interna dos tripulantes da Avianca, e vontade do Grupo Avianca, foi escolhido por unanimidade o Comissário de Voo, Sr.Paulo Ricardo Adamian Costa , que já ocupou este cargo anteriormente de 2005 até 2007 na então extinta Ocean Air.

Devido a sua postura profissional, coleguismo, empenho e participação ativa ; retorna ao cargo.

O Sr.Paulo Adamian é comissário há 25 anos e é formado em Filosofia e Pedagogia.

Atenção aeronauta da TAM – Resultado do plebiscito e da audiência no MPT





Resultado da assembléia plebiscitária realizada nos dias 23 a 27/06, em CGH e GRU.

Votos apurados:
SIM = 216 NÃO = 1.086
VOTOS = NULOS 02 BRANCOS = 01
Proposta PLR – TAM 2009 REJEITADA


Em audiência no dia 29/06/10 ás 11h da manhã, no MPT/SP os Sindicatos Nacionais dos AERONAUTAS e AEROVIÁRIOS, apresentaram ao Exmo Sr. procurador Dr.Sidney Alves Teixeira, o resultado das respectivas assembléias rejeitando a proposta.

Os sindicatos solicitaram ainda ao Exmo Sr. Dr. Procurador que se dispusesse a mediar uma última tentativa para resolver o impasse.

O Procurador aceitou a solicitação realizada pelos sindicatos e requereu aos mesmos que lhe apresentassem proposta de PLR , procurando um meio termo entre a apresentada pela empresa e a reivindicada pelos trabalhadores. Que será encaminhada pelo próprio Procurador na busca de um consenso.

Os sindicatos estarão encaminhamento a proposta ao MPT, nos próximos dias.

Caso a proposta encaminhada pelo MPT seja aceita pela empresa, será realizada nova consulta plebiscitária para que os trabalhadores decidam sobre a aprovação ou não, desta proposta.
sna

Ryanair de volta com a sua nova low cost "Pau -de -arara Airlines"



A transportadora
Irlandesa low-cost Ryanair está de volta com duas idéias MIRABOLANTES

A Partir do próximo ano a companhia aérea vai introduzir um preço mais barato para lugares em pé. Yes you read that correctly...standing seats!

Sim, você leu corretamente que ... "assentos de pé"!

Então, como o plano de Ryanair poderia oferecer esses novos lugares para seus corajosos passageiros por apenas quatro libras (cerca de US $ 6) por assento?

A companhia planeja derrubar as linhas dos últimos dez lugares de todos os 250 aviões e substituir esse espaço com 15 fileiras de assentos permanentes.



Ryanair
Ryanair - proposed standing up seats.
Os passageiros que optarem por "assentos verticais" seriam contidos com o cinto de segurança que passasse por cima de seu ombro.

E a Ryanair acredita firmemente que esta nova ideia vai passar por testes de segurança. No entanto um porta-voz da Autoridade de Aviação Civil não pensa assim e já adianta que a Ryanair pode retirar esta idéia original de novo de sua cabeça, pois os passageiros têm a obrigatoriedade de satarem devidamente sentados durante a decolagem e a aterrissagem.
O Sr. O'Leary revelou seus planos no ITV's How To Beat the Budget Airlines, exibido hoje à noite às 7.30pm

Metro
www.metro.co.uk/news/833750-ryanair-creates-standing-up-flights-with-vertical-seats&rurl=translate.google.com&twu=1&usg=ALkJrhjSQ20QH8pmBReLORQg9IGTAQV_AA


Envelhecimento do radar vê "aviões fantasmas"

Aging airport radar sees 'ghost planes'

CHENNAI: Na noite de terça-feira, o controle de tráfego aéreo (CTA) no aeroporto de Chennai(Índia) recebeu uma enxurrada de ligações perguntando sobre um avião mistério "que havia" invadido o espaço aéreo de Chennai.

Controladores verificaram os dados do radar, mas não encontraram nenhuma incursão deste tipo.

O culpado é a frequência do envelhecimento do próprio radar. Um avião "fantasma" surge como um pequeno ponto de luz entre os blips denotando aeronaves na tela.

timesofindia

Air India - remoção do equipamento


A equipe de engenharia da Air India começou hoje a evacuar os restos do equipamento do voo 812 IX que caiu em uma vila perto do o aeroporto Bajpe em 22 de maio.


A Maquinaria pesada, que chegou hoje começou a pegar as peças do avião, um por um.

De acordo com os funcionários da Air India a equipe da Boeing Company estará aqui na próxima semana para identificar as partes da aeronave e reuni-los em um bunker na mesma ordem em que aparecem no avião quando ele foi produzido.

mangalorean

A Piloto Angelina Jolie voa baixo com Shiloh, sua pequena passageira


Angelina Jolie deu à sua filha Shiloh um passeio aéreo cheio de emoção, voando em Los Angeles na terça-feira, quando ela a levou junto para uma lição de vôo.


Ela estava no assento do piloto, um instrutor ao seu lado, e a pequenina com quatro anos de idade,estava no assento traseiro devidamente presa ao cinto de segurança.

Tem sido relatado que a Angelina, que recebeu sua licença de piloto em 2005, já prometeu lições de voo a Shiloh.

Angelina Jolie

dailymail

Oman Air e Malaysia Airlines assinam codeshare

A Oman Air e Malaysia Airlines assinaram um acordo de codeshare.

A Oman Aira gora pode oferecer para que seus passageiros mais destinos no Sudeste Asiático.

Por outro lado, os clientes da Malaysia Airlines, através dos voos da Oman, contarão com um forte número de voos para o Oriente Médio sob o seu próprio número de voo.

Austrian Airlines amplia frota



A
Austrian Airlines anunciou uma expansão da frota, com o incrementode dois Airbus A320 para reforçar a frota de médio curso.

Comissário aposentado agradece ao ex-trabalhador Lula (e seu governo) o “comovente apoio” aos ex-trabalhadores da Varig:


Niterói, 30 de junho de 2010.
Hoje, é o último dia do mês de Junho de 2010. Amanhã faltarão apenas 6 meses para o Ano de 2010 terminar. E pelo andar da carruagem os aposentados brasileiros e os aposentados e pensionistas do AERUS/VARIG ficarão mais uma vez a ver navios. O nosso Presidente que tanto fala em Justiça Social e tanto fala das suas realizações à frente do Governo merece o meu agradecimento por levar os aposentados brasileiros mais rápido para a rua da miséria. E também agradecer a ele, que possui uma popularidade enorme (gostaria de saber quem responde a estas pesquisas?) por levar mais rápido para o cemitério os aposentados e pensionistas do Aerus Varig.
Em 4 anos e quase 3 meses desde o fatídico dia 12 de abril de 2006 que mais de 360 pessoas já vieram a falecer sem verem a causa Aerus/Varig resolvida e sem terem a suas dignidades de volta.
Este é o tipo de Justiça Social que o nosso Presidente Lula entende muito bem. Quanto mais ele e seu partido prejudicam milhares de pessoas sua popularidade sobe. Mas este tragédia silenciosa que se abateu sobre os trabalhadores da Varig a grande maioria do Povo Brasileiro não sabe. Não sabem o quanto ele, presidente Lula e sua turma, prejudicam e prejudicaram a estes trabalhadores da Varig.
Ele, presidente Lula, está colaborando em muito com todos nós não acham? Antes de se tornar Presidente do Brasil seu discurso era um discurso contra tudo que faziam contra os aposentados brasileiros (ele e sua turma do PT gritavam palavras de ordem para desancar os governos anteriores). Aliás ele e seu partido continuam a fazer isto nestes quase 8 anos de mandato.

Em relação ao Governo do Ex.Presidente Fernando Henrique Cardoso, principalmente na questão das aposentadorias, ele tem até razão, pois o senhor FHC foi o criador, junto com o congresso da época, do maldito fator previdenciário. Acontece que ele, presidente Lula, continuou com a mesma política do seu antecessor que prejudica tanto os aposentado brasileiros que ganham acima de um salário mínimo.
Seus ministros (Guido Mantega e Paulo Bernardo) dizem que esta merreca de aumento de 7,72 % seria inviável e a previdência iria entrar em colapso caso fosse dado este pequeno aumento. No final concordaram e aceitaram com a tal merreca porque em ano eleitoral não se deve brincar com o eleitor, principalmente se o eleitor é e for aposentado brasileiro. Então a decisão tomada recentemente foi para não perder votos para sua candidata Dilma Rousseff.
Mas os aposentados brasileiros não vão se deixar enganar por estas migalhas dadas recentemente pelo nosso presidente Lula. O tal Fator Previdenciário criado pelo " principe dos sociológos " o ex. presidente FHC continua de pé e se depender do presidente Lula e de sua turma continuará firme e forte. Ele vetou o fim do mesmo e como um bom vira casaca que é deixa milhares de futuros aposentados e os atuais com uma mão na frente e outra atrás.
Espera-se que em outubro de 2010 os aposentados brasileiros e seus familiares dêem o troco para este Governo e toda a sua turma. Espera-se também que os futuros aposentados brasileiros dêem o troco também em outubro de 2010.
No caso do Aerus Varig a tragédia é bem maior. Tragédia esta provocada pelo atual governo, pelo presidente Lula, Dona Dilma e outros menos votados (a maioria do Partido dos Trabalhadores ). Em 17 de julho de 2006 a decisão de vender a Varig em Leilão foi sacramentada e ponto final. Ao venderem a mesma três dias depois (20 de julho de 2006) em leilão pelo preço módico de 24 milhões de dolares para o grupo Volo os trabalhadores da Varig viram ruir por terra todas as suas esperanças de manter a VARIG em funcionamento e com isto poderem tirar da Intervenção o fundo de Pensão AERUS e tirar da liquidação os Planos I e II da Varig neste Fundo de Pensão.
Mas a mão forte e pesada do governo do senhor presidente Lula não quis que isto acontecesse. Aliás estava tudo programado por ele e pela sua turma que a Varig deveria ser varrida do mapa da aviação comercial brasileira. Tudo bem engendrado e programado.
Já em 12 de abril de 2006 a primeira pancada foi dada em cima dos Trabalhadores da Varig pela SPC - Secretaria de Previdência Complementar dirigida na época por um tal senhor chamado Adacir Reis. Neste fatídico dia 12 de abril de 2006 os aposentados, pensionistas e pessoal da ativa Varig viram ruir um dos maiores fundo de pensão privado que existia neste País. Fundo este mal administrado por seus dirigentes e que com o apoio total da SPC que concordou e assinou em baixo as 21 repactuações de dívidas que a Varig tinha com o Aerus.
Estas duas grande pancadas em cima dos Trabalhadores da Varig foram decisivas para levar todos a uma situação caótica e difícil. Situação que perdura até hoje. Passado mais de 4 anos e quase 3 meses nada foi ou é resolvido para solucionar a questão AERUS VARIG. O governo do senhor Lula não tem interesse algum em ver esta questão resolvida. Pouco importa para ele, para dona Dilma e demais participantes deste governo que os aposentados e pensionistas do AERUS VARIG e os demitidos da Varig, que perderam suas poupanças neste fundo, tenham suas vidas de volta e tenham suas dignidades de volta. Eles não estão nem aí para o sofrimento e dor porque todos passam. 360 trabalhadores já faleceram e se outros vierem a falecer sem verem esta difícil questão resolvida não é problema para o presidente Lula e sua turma. Se em 11 de abril de 2006 (um dia antes de ser decretada a intervenção e liquidação dos planos I e II da Varig no Aerus) ele não recebeu sequer um trabalhador da Varig em Brasília, não é agora que ele e sua turma vão tentar resolver esta grave questão que aflige a milhares de pessoas. É bom que se diga aqui que até hoje ele não recebeu um trabalhador da Varig. Recebeu ao que parece pseudos dirigentes que ajudaram em muito a levar os trabalhadores da VARIG também para a rua da amargura e miséria.

Não há interesse político e os pseudos dirigentes do SNA - Sindicato Nacional dos Aeronautas - atrelados a este governo do PT continuam correndo atrás do prejuízo que causaram a todos. Continuam a dizer em comunicados que os aposentados e pensionistas do AERUS/VARIG não devem esmorecer e que eles (dirigentes do SNA atrelados até a alma a este governo) continuam confiantes em relação a solução para o caso Aerus Varig.
Aliás algumas frases com as palavras confiante, e não esmorecer são ditas por estes senhores e senhora desde o início da maldita crise que se abateu sobre todos os trabalhadores da Varig. Continuam como sempre a levar todos na conversa e só.
Aliás é esta a função dos Sindicatos atrelados a este governo. Ir enrolando a todos e dizendo sempre que estão confiantes e que ninguém deve esmorecer. Os Sindicatos atrelados a esta República Sindicalista fazem muito bem esta parte. Não deixam que os seus associados se revoltem e estão sempre controlando os mesmos para que permaneçam quietinhos e calados a espera de uma solução ou que sabe " um milagre ".
Então para terminar o meu " muito obrigado " presidente Lula por o senhor, tão defensor da tal Justiça Social apregoada aos quatro cantos do Brasil por Vsa. Excia. e vossa turma, ter levado os aposentados e pensionistas e mais os demitidos da Varig para o fundo do poço e muito obrigado também por estar levando devagar todos nós para o cemitério mais cedo.
E o meu " muito obrigado " presidente Lula por o senhor estar levando todos os aposentados brasileiros para, a cada dia que passa, uma situação humilhante e precária. Em outubro de 2010 espero eu que toda esta gente que o senhor, dona Dilma e seu partido prejudicam e prejudicaram lhe dêem o troco a altura. Afinal de contas eles todos irão lhe agradecer em peso em outubro de 2010 dando para o senhor e para todo o seu governo um Obrigado carregado de decepção e revolta através do voto.
Caros aposentados brasileiros e caros aposentados, pensionistas e demitidos Varig está chegando a hora de agradecer ao senhor presidente Lula e a toda a sua turma.

Assinado: José Paulo de Resende.
Aposentado Brasileiro e aposentado Aerus Varig altamente prejudicado. Duas vezes altamente prejudicado pelo Governo do presidente Lula.
Itaipu - Niterói - Rio de Janeiro.
Paulo Resende, na manifestação "Dia Nacional do Aposentado",
Copacabana, 27 de fevereiro de 2010
o cão que fuma

Quer pagar quanto?

A Vueling lançou uma ferramenta muito legal em seu site: é o buscador de passagens pelo preço máximo que você quer gastar.

Desta forma, aqueles que querem dar uma escapada no final de semana sem um destino definido e com pouca grana, esta procura pode ajudar bastante.

Basta fornecer o local e data da partida, o tempo de permanência no destino e rolar a barra no preço máximo que você gostaria de pagar pelo trechos de ida e volta para que o sistema retorne para você todos os voos disponíveis.

Além disto, esta ferramenta é bastante útil para aqueles que querem organizar uma viagem barata pela Europa utilizando a malha aérea da Vueling e acumulando pontos no programa de milhagem Punto.

Esta é mais uma ótima ferramenta oferecida pela Vueling que, juntamente com a Easyjet, são companhias aéreas que já nos informam o calendário de preços para todos os trechos e todas as datas, o que é extremamente importante para aqueles que querem viajar sem gastar muito pela Europa.

Acesse o site:
http://www.vueling.com/booking/fare-finder/mejorPrecio

viajando bem e barato

Voa o EuroHawk

Northrop Euro Hawk

Decolou no dia 29 de Junho o primeiro Euro Hawk, a versão do Global Hawk destinada à Luftwaffe (Força Aérea Alemã). No primeiro voo, o UAV atingiu 32.000 pés e os demais testes serão realizados em um período de 6 meses.

Euro Hawk nas cores da Luftwaffe

A Luftwaffe pretende adquirir 4 desses UAVs.

espaço aéreo

easyJet freta Boeing 757


Uma das características que definem as companhias low cost é a constituição de frotas só com um ou dois modelos de aviões. Os mais utilizados pertencem às famílias Airbus A320 / A319 e Boeing 737.

É uma forma de poupar custos de manutenção, de treino de equipas, etc. Neste Verão há uns "passarinhos" diferentes na frota easyJet.

Os fãs de "spotting" têm fotografado Boeing 757 com o logo laranja. Segundo se sabe, a companhia recrutou equipes de bordo e aviões da Air Finland, Astraeus Airlines e Titan Airways para a época estival.

apea

Vueling 6 aninhos


A companhia Vueling completa hoje o seu 6º aniversário.

Iniciada em 1º de Julho de 2004 com um voo Barcelona – Ibiza.

Atualmente, opera com uma frota de 37 aviões para mais de 50 destinos.

Entre os marcos mais importantes da empresa, está a fusão ocorrida há um ano com a sua rival, também low cost , a Clickair.


British e Iberia assinam fusão de US$ 10 bilhões


A companhia aérea espanhola Iberia assinou, na última terça-feira, um contrato de 8 bilhões de euros (US$ 9,8 bilhões) de fusão com a British Airways para criar a terceira maior companhia aérea do mundo, após chegar a um acordo sobre o déficit do fundo de pensão da companhia britânica. A fusão havia sido acertada sob os termos anunciados em abril, mas ainda precisa se aprovada pelos acionistas, o que deve acontecer apenas em novembro. Além disso, a Iberia tem três meses para avaliar o acordo da British com seu fundo de pensão, que chegou a ameaçar o acordo.

A nova companhia aérea que resulta desta fusão terá um valor de mercado de US$ 8 bilhões e uma frota de 408 aeronaves, que atenderão cerca de 58 milhões de passageiros por ano em 200 aeroportos. Juntas, as empresas irão operar 1.700 voos por dia, com 60.282 funcionários e faturamento de 15 bilhões de euros (US$ 20,2 bilhões de dólares).
jornal de turismo

Azul anuncia voos diretos de Porto Alegre para Recife e Belo Horizonte


A companhia aérea Azul passará a voar de Porto Alegre para Belo Horizonte e Recife, sem escala, a partir deste mês de julho, segundo informou o diretor de marketing da empresa, Gianfranco Beting. O executivo participou, na última terça-feira, do Almoço do Varejo, iniciativa da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Porto Alegre, no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos, quando apresentou a experiência da Azul, que iniciou suas atividades no País em dezembro de 2008.
jornal de turismo

Grupo nos EUA processa governo em nome de cidadãos impedidos de voar

ACLU move ação contra governo, em defesa dos cidadãos

ACLU Files Lawsuit Challenging Unconstitutional "No Fly List"

A União Americana pelas Liberdades Civis (Aclu, na sigla em inglês), entidade de defesa dos direitos civis, anunciou nesta quarta-feira um processo judicial em nome de dez cidadãos americanos ou residentes legais nos Estados Unidos incluídos em uma lista de pessoas proibidas de voar em território americano.

A lista do governo americano inclui pessoas proibidas de embarcar em aviões ou de entrar no espaço aéreo dos Estados Unidos e foi ampliada em dezembro do ano passado, após a tentativa frustrada de ataque contra um avião que viajava de Amsterdã a Detroit no dia de Natal.
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Segundo a Aclu, nenhuma das dez pessoas representadas na ação foi informada do motivo de sua inclusão na lista ou teve a chance de contestar a medida, e seis delas estão atualmente fora dos Estados Unidos, sem poder retornar ao país.

A ação judicial foi movida em um tribunal do Estado de Oregon e é contra o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o FBI (a polícia federal americana) e o Terrorist Screening Center, unidade do FBI responsável pela relação de suspeitos de extremismo.

Ao comentar a ação, representantes da Aclu afirmaram que a decisão do governo americano de impedir pessoas de voar sem dar a elas a chance de se defender tem um enorme impacto em suas vidas.


"Mais e mais americanos que não fizeram nada de errado se encontram impedidos de voar, e em alguns casos, impedidos de retornar aos Estados Unidos, sem nenhuma explicação do governo", disse o advogado Bem Wizner, da Aclu, em um comunicado sobre a ação judicial.

"Uma lista secreta que impede as pessoas do direito de voar e as coloca em situação de exílio sem qualquer oportunidade de contestação é tanto não americana quanto inconstitucional", disse o advogado.

Preocupação

A Aclu e outros críticos da lista de pessoas impedidas de voar afirmam ainda que erros são cometidos e muitos acabam sendo prejudicados por ter nomes semelhantes ou iguais ao de suspeitos incluídos na relação.

Entre as dez pessoas representadas na ação judicial está Ayman Latif, cidadão americano e ex-fuzileiro naval nascido em Miami e que passou um ano e meio no Egito estudando árabe.

Latif foi impedido de embarcar em um voo no Cairo, em abril, e desde então não pode retornar aos Estados Unidos.

A preocupação das autoridades americanas com extremistas domésticos vem aumentando recentemente, e fez com que o governo incluísse o combate a esse tipo de crime entre suas prioridades na Estratégia de Segurança Nacional divulgada em maio.

A tentativa frustrada de explodir o avião que voava para Detroit no Natal foi apenas um de vários episódios recentes que têm aumentado a preocupação do governo americano com a questão.

No início de maio, em outro episódio do tipo, o cidadão americano de origem paquistanesa Faisal Shahzad tentou explodir um carro-bomba na região de Times Square, em Nova York.
BGA

Museu TAM ganha aplicativo para iPhones/iPods touch

A companhia aérea TAM lançou recentemente, na App Store, seu terceiro aplicativo oficial para iPhones/iPods touch — mais um desenvolvido pela ixp. Depois do Ofertas TAM e do TAM Futebol, agora os usuários têm à sua disposição o Museu TAM.

Lançado em conjunto com um novo site oficial, o Museu TAM reúne toda a história da aviação, acervo de aeronaves da TAM e serviços prestados pela companhia aérea. Quem visitar o museu (que fica em São Carlos, no interior de SP), poderá ainda se divertir com aspectos interativos, através do uso de QRCodes (códigos de barra 2D).

O Museu TAM requer o firmware 3.1.2 ou superior de iPhones/iPods touch e não custa nada na App Store (4,7MB).

direto da pista

Passaredo comemora 15 anos de operações e recebe dois novos jatos da Embraer

Passaredo Linhas Aéreas comemora hoje (1/07), 15 anos de empreendimento e recebe mais dois novos jatos da Embraer, ERJ 145. Com a chegada dessas novas aeronaves a empresa passa a operar com oito jatos e um EMB120 Brasília, atendendo 20 cidades de todo o país.
A partir do segundo semestre deste ano, a empresa irá receber mais três novos jatos, totalizando a sua frota em 11 aeronaves. "Até o final do ano, vamos conseguir atingir nosso objetivo e cumprir o nosso compromisso de operar apenas com os jatos, substituindo toda a nossa frota", conta o Ricardo Cagno – Diretor Comercial e Planejamento da Passaredo Linhas Aéreas.
aeroblog

Airbus A300F da MTA em processo de pintura

MTA Cargo - Master Top Airlines
Airbus A300B4-203F N821SC (c/n 211)


O primeiro Airbus A300F da Master Top Airlines está em processo de pintura em Lima, Peru e em breve entrará em operação. Após pouco mais de 5 anos o A300 voltará a voar regularmente nos céus brasileiros, para a alegria dos amantes da aviação.
manausspotting

Embraer Desenvolve Novo Jato Comercial


São Paulo, 30 - A Embraer está desenvolvendo um novo jato comercial de 50 a 120 assentos,
segundo o vice-presidente executivo financeiro e de Relações com o Mercado da companhia,
Luiz Carlos Siqueira Aguiar. De acordo com ele, a empresa está consultando os clientes para
desenvolver o produto mais adequado. Aguiar explicou que a Embraer é líder no segmento de 50
a 120 assentos, e que o novo jato se enquadrará neste nicho.
Questionado sobre os planos da Embraer de construir uma unidade na Flórida (EUA), o executivo
negou que a empresa esteja buscando incentivos do governo norte-americano, conforme noticiou
a imprensa brasileira. De acordo com Aguiar, este é um projeto pequeno e será financiado sem
incentivos governamentais.
O diretor afirmou ainda que o número de propostas de clientes para o setor de aviação comercial
aumentou neste ano em comparação com 2009, embora isso não tenha se traduzido em pedidos
efetivos. "O mercado está melhor do que em 2009, porque aquele foi um ano muito difícil", disse
Aguiar, durante o 3º Seminário Anbima de Finanças Corporativas, realizado hoje em São Paulo.
CONTATO RADAR

Incidente com avião do Governo do Amazonas no interior de SP

Na tarde desta terça-feira (29), o avião Beechcraft B300 King Air, prefixo PP-EPD (cn FA-92), pertencente ao Governo do Amazonas, apresentou problemas durante a decolagem do Aeroporto Estadual de Jundiaí/Comandante Rolim Adolfo Amaro, no interior de São Paulo.

A aeronave retornou ao aeroporto e, ao pousar na pista 18, parou a cerca de 20 metros da cabeceira 36, fora da pista.

Aparentemente, ocorreu uma falha no motor direito.
DESÁSTRES AÉREOS

Em 2010, até maio, incidentes de quase colisão de aeronaves já somam 77 ocorrências


A iminência de um acidente envolvendo um Airbus da TAM que fazia a rota Brasília-São Paulo e um Bandeirante de propriedade privada na última quinta-feira, dia 24, não foi o primeiro incidente de quase colisão de aeronaves registrado em 2010.

Conforme os dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apenas até maio, foram registradas 77 ocorrências de quase colisão no Brasil. Em 2009, durante todo o ano, foram 173 relatórios informando esse tipo de incidente.

Segundo contou uma fonte do governo, o alto número de ocorrências de quase colisão é acompanhado de perto pelo comando da Força Aérea Brasileira (FAB), que já enxerga um aumento desses casos em 2010.

As ocorrências registradas nos primeiros cinco meses do ano já correspondem a 44,5% de todos os registros de 2009. Casos como o de uma ave na turbina, ou uma aeronave que teve de arremeter por conta de outra que estava taxiando na pista também são considerados quase colisão.

GUILHERME BARROS

Fim da turbulência para Embraer na bolsa, dizem analistas

Jato da Embraer
Embraer: especialista apostam em decolagem dos papéis da empresa até o final do ano

São Paulo - Para a Embraer (EMBR3), terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, os dias de tempo fechado na produção de aviões podem estar perto do fim. A empresa, cujas ações se valorizaram apenas 1,4% em 2010, deve decolar em breve com a expectativa de melhoria na produção para aviação comercial e de defesa, segundo avaliação do Santander. O banco elevou nesta quarta-feira (30) a recomendação das ações de manutenção para compra, além de aumentar o preço-alvo do papel da companhia para 2011 de 10,50 reais para 13,50 reais.

Para o banco, as turbulências da recessão de dois anos no setor já saíram do horizonte da empresa. No começo de 2010, a avaliação ainda era incerta para a companhia, que conseguiu vender uma aeronave a mais do que no último trimestre de 2009, mas teve queda de 3,6% em sua carteira de pedidos em relação ao mesmo período. "Esperamos que o fluxo de pedidos de E-Jets (aviões a jato) da Embraer acelere em 2011, seguindo a melhora na liquidez no mercado de financiamento de aeronaves combinada à tendência continuada de recuperação na demanda de viagens aéreas", afirma o analista Caio Dias. Segundo o relatório, os preços atuais não refletem o cenário favorável que se forma para a empresa, que deve crescer tanto no setor civil quanto da aviação militar.
EXAME

Paris Hilton posta no Twitter foto da cama do seu avião particular

Paris Hilton posta no Twitter foto da cama do seu avião  particular. Foto: DivulgaçãoA socialite Paris Hilton resolveu mostrar ao mundo o luxo em que vive. A loira postou no Twitter uma foto da cama do seu avião particular. "Adoro a cama confortável do avião!", publicou Hilton no microblog.

Ela, que estava usando uma blusa de oncinha e um óculos escuros, segue rumo a África do Sul, onde pretende ver a Copa do Mundo.

SRZD

Como Israel tornou-se um pioneiro dos aviões não tripulados

(Arquivo) Drone sobrevoa o Afeganistão

Durante a Guerra do Yom Kippur, em outubro de 1973, dezenas de aviões israelenses foram abatidos quando tentavam passar por uma barreira de mísseis terra-ar SAM soviéticos lançados por Egito e Síria.

O exército israelense compreende que necessita de um sistema capaz ao mesmo tempo de proteger seus pilotos e de dar ao comando em terra informações em tempo real.

Um protótipo de avião sem piloto, o Mastiff, foi finalizado em 1975. Posteriormente, as Indústrias Aeronáuticas de Israel iniciaram um programa de produção de "drones" Scout.

Em 1982, durante a invasão israelense do Líbano, estes aparelhos, ainda muito misteriosos, destruíram as plataformas de lançamento de mísseis terra-ar sírios. E o equilíbrio estratégico mudou a favor de Israel.

Enquanto isso, as Indústrias Aeronáuticas de Israel dominavam o mercado mundial com seus aviões sem tripulantes.

O exército americano associou-se, em um primeiro momento, aos israelenes para equipar nos anos 1990 sua marinha com drones "Pioneer", e suas tropas terrestres com o modelo "Hunter", antes de desenvolver seus próprios programas.

A partir dali, os drones israelenses aparecem em todas as frentes de guerra: na Guerra do Golfo, no Kosovo, na Sérvia, no Iraque e no Afeganistão.

AFP

Cobras no avião? Não, eram só larvas...


Um avião da companhia US Airways, que ligava Atlanta, na Geórgia, a Charlotte, na Carolina do Norte, foi obrigado a cancelar a descolagem quando alguém «gritou» larvas dentro do aparelho, escreve o jornal brasileiro «Globo».

Quando as larvas começaram a cair da bagageira por cima dos lugares dos passageiros, ninguém queria acreditar. O avião que estava prestar a levantar voo, regressou ao hangar para limpeza. Parace que um passageio resolveu levar, na mala de mão, carne apodrecida, com larvas. Os animais espalharam-se em pouco tempo.

O porta-voz da companhia confirmou o incidente mas não soube explicar como e porquê um passageiro levou comida, naquele estado, para o aparelho.
iol

Pilotos sequestrados no Peru aparecem na fronteira com Brasil


LIMA — Dois pilotos de um avião de turismo sequestrado por supostos traficantes quando sobrevoava as linhas de Nazca, em 10 de junho passado, foram libertados no sudeste do Peru, na zona da fronteira com o Brasil, informou nesta quarta-feira a empresa proprietária do aparelho.

"Apareceram os dois pilotos da aeronave. Estão em boas condições de saúde em Puerto Maldonado", disse à imprensa o porta-voz da empresa Aerodiana, Jorge Belevan.

"Os dois nos chamaram de um telefone público às cinco da tarde. Não sabemos como chegaram lá", revelou Belevan sobre a cidade amazônica de Puerto Maldonado, 1.300 km a sudeste de Lima.

"Estão sem documentos, dinheiro, com a mesma roupa que pilotavam o avião no dia 10 de junho", informaram à rádio RPP de Lima familiares dos pilotos Jorge Curto e Jorge Ríos.

O avião havia desaparecido no dia 10 de junho, com sete passageiros que apresentaram identidades falsas para contratar um passeio sobre as linhas de Nazca, 460 km a sudeste de Lima, um dos locais mais visitados do Peru.

"Os pilotos estão ameaçados (de morte) e não puderam contar o que ocorreu", disse à rádio o gerente da Aerodiana Jorge Dávila, que não sabe o paradeiro do avião Cessna.

Segundo a imprensa peruana, os dois pilotos foram libertados em Iñapari, na fronteira com o Brasil, de onde seguiram por terra para Puerto Maldonado.

afp

Tripulantes de cabine da Sata iniciam greve na sexta-feira


Os cerca de 40 tripulantes de cabine da Sata-Air Açores iniciam na sexta feira uma greve de quarto dias que deverá afetar cerca de 17 000 passageiros com viagens programadas entre as ilhas do arquipélago, segundo a companhia.

Dados avançados pela transportadora que detém o exclusivo das ligações aéreas no arquipélago açoriano indicam que a greve põe em causa até segunda feira um total de 220 voos previstos.

Os serviços mínimos definidos pelo tribunal arbitral para a paralisação, convocada pelo Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), prevê a realização de um voo diário para as nove ilhas, com exceção do Corvo, no sábado e no domingo.

O vice-presidente do SNPVAC Henrique Martins garantiu hoje à agência Lusa que os tripulantes de cabine da Sata-Air Açores decidiram acatar os serviços mínimos estabelecidos por forma a minimizar “os transtornos da greve junto da população”.

O dirigente sindical sublinhou que a paralisação visa obrigar a transportadora a cumprir o que está previsto no acordo de empresa em matéria de evolução na carreira profissional.
diário digital

Infraero faz homenagem a Santos Dumont e garante aeroportos prontos para Copa 2014

Marlon Falcão


Brigadeiro Saito com Murilo Barbosa, presidente da Infraero

Durante uma exposição sobre Santos Dumont organizada pela Infraero e o lançamento do livro sobre o Pai da Aviação, no saguão do terminal de embarque do aeroporto Santos Dumont, o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza garantiu que até 2014 as obras nos aeroportos das 12 cidades sedes estarão concluídas.

"Posso garantir que até 2014 todos os aeroportos estarão preparados para receber o grande fluxo de turistas e torcedores. Podem ficar tranquilos e o nosso desafio é atender ao crescimento interno de passageiros que chega a 13% ao ano. Temos todos os recursos garantidos para os investimentos necessários que somam mais de R$ 6 bilhões", explicou.

Sobre a exposição lembrou que a iniciativa da Infraero é uma justa homenagem ao Pai da Aviação. "Esta homenagem ao Pai da Aviação é justa e uma obrigação da Infraero porque a aviação comercial só existe em função da grande obra deste homem".

mercado e eventos

Voo do avião Solar Impulse adiado por problemas técnicos


PAYERNE, Suíça, 1 Jul 2010 (AFP) -O histórico voo do avião Solar Impulse, que devia testar as capacidades do aparelho propulsionado por energia solar para voar à noite, foi adiado devido a um problema técnico, informaram nesta quinta-feira os organizadores da experiência.

"Ocorreu uma falha numa peça essencial do avião", explicou o explorador suíço Bertrand Picard, que organizou a aventura. Seu porta-voz precisou tratar-se de uma peça de telemetria que sofreu uma avaria.

Falando à imprensa, Picard não pôde precisar a data em que o teste será realizado tanto pelos reparos que precisam ser feitos quanto pelas condições climáticas necessárias para a experiência.

O protótipo com matrícula HB-SIA devia ter decolado na noite de quarta-feira da base militar de Payerne, oeste da Suíça.

O avião, que fez seu primeiro voo em 7 de abril e já realizou outros dez desde então, precisa de tempo bom para voar - pouco vento, para não perder estabilidade -, pouco peso e sol abundante para carregar as baterias através de seus painéis solares.

Segundo Picard, que idealizou o protótipo, esta nova etapa de 25 horas serviria para testar a capacidade do avião de voar de dia e de noite.

"O desafio do século XXI não será mais ir à Lua porque isto já foi feito, mas passar a uma sociedade que se desvincule, pouco a pouco, de sua dependência das energias fósseis", disse recentemente à imprensa.

O avião solar é "muito mais que uma aventura aeronáutica, é uma demonstração técnica do que se pode levar à sociedade em termos de novas tecnologias", acrescentou o aventureiro Piccard.

As asas da aeronave têm uma envergadura igual às de um Airbus A340 (63,40 metros), mas o aparelho pesa apenas 1.600 quilos.

terra

MPF derruba limite de idade em mais um concurso da Aeronáutica


Cadetes da Aeronáutica
Cadetes da Aeronáutica (Foto: Divulgação)

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) conseguiu na Justiça uma decisão liminar para derrubar o critério de limite de idade para participação no concurso para 164 vagas na Aeronáutica para os oficiais aviadores, intendentes e de infantaria.

Confira lista de concursos e oportunidades

O MPF de GO já conseguiu outras liminares nesse sentido em pelo menos outros dois concursos da Aeronáutica e move ação contra um terceiro, para cadetes, que está com as inscrições abertas.

A decisão judicial para esse concurso de 164 vagas determina a suspensão do critério etário (de 22 anos completos até 31 de dezembro de 2011), com eficácia sobre todo o território nacional. De acordo com o edital do concurso, candidatos precisam ser nascidos entre 1º de janeiro de 1990 e 31 de dezembro de 1994.

As inscrições foram encerradas no dia 17 de junho e, de acordo com o MPF, a liminar determina que o prazo seja reaberto por mais 15 dias para que candidatos de outras idades que estejam interessados possam se inscrever.

Casados e baixinhos
Em outras ações, o MPF de GO já havia pedido a extinção de limitadores para participação em outros concursos da Aeronáutica.

Em março, a Aeronáutica acatou a recomendação do ministério e aceitou candidatos casados e com estatura inferior a 1,60 m no concurso para 493 vagas no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos, o que antes também era proibido pelo edital.

O concurso teve o edital retificado e as duas exigências foram canceladas. Em decisão liminar, a Justiça Federal já havia determinado o fim das mesmas cláusulas excludentes em concurso de 2009, disse o MPF de Goiás.

Nesse mesmo concurso, o MPF disse ter conseguido sentença favorável para retirar o requisito de limite de idade. Apenas candidatos de até 24 anos poderiam participar do processo seletivo.

O MPF também conseguiu decisão favorável da Justiça Federal em ação civil pública para derrubar limite de idade em concurso para 160 vagas de Controlador de Tráfego Aéreo.

Escola de Cadetes do Ar da Aeronáutica
Escola de Cadetes do Ar da Aeronáutica
(Foto: Divulgação)

Concurso para cadetes
O MPF de GO move, ainda, outra ação pedindo o fim do limite de idade no concurso para 215 vagas para aviadores no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Nesse caso, as inscrições ainda estão abertas e vão até 7 de julho.

Nessa seleção, o candidato deve ter nascido entre 1º de janeiro de 1993 e 1º de janeiro de 1997.

O MPF quer, ainda, solução definitiva para o caso, determinando que a Aeronáutica não exija requisitos etários nos próximos concursos “enquanto não for promulgada lei formal que estabeleça limitação de idade para o ingresso nas Forças Armadas”. Em caso de descumprimento, é sugerida uma multa de R$ 10 mil por dia.

Resposta da Aeronáutica
A Aeronáutica disse ao G1 que apura informações especificamente sobre o concurso para 164 vagas de oficiais e a respeito do concurso para cadetes.

Em relação aos demais concursos, a Aeronáutica recorreu da liminar por meio da Advocacia Gera da União (AGU).

A AGU disse que o MPF não questiona a exigência dos critérios limitadores em si, mas a ausência de lei formal que dê amparo a elas. De acordo com a AGU, não há um consenso sobre a necessidade de existência de lei formal para respaldar esses limitadores nos concursos da
Aeronáutica e, por isso, algumas liminares são mantidas e outras não.

Toda vez recebe decisões liminares acolhendo o pedido do MPF, a AGU afirmou que recorre ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília.

O órgão destaca que a questão já chegou ao Supremo Tribunal Federal, que dará a última palavra sobre a questão, mas ainda não se pronunciou.
g1




Aeroporto de Cabo Frio ganha mais uma rota de voos de passageiros


Rio - O aeroporto de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, ganhará mais uma rota nesta quinta-feira. A partior de agora, a TAM passa a ter dois voos por semana (quintas e domingos) para São Paulo utilizando aeronaves com capacidade de 144 passageiros.

Os voos farão o trajeto do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Cabo Frio, com escala no Santos Dumont, no Rio, em pouco mais de duas horas. O voo JJ 3966, o primeiro da rota, partirá de Congonhas às 16h59, fará escala às 18h06 e chegará a Cabo Frio às 19h15. Já o percurso inverso será realizado pelo voo JJ 3967, que decolará de Cabo Frio às 19h45, pousará no Santos Dumont às 20h12 e partirá às 20h45 para Congonhas, chegando às 21h37.

Além da Trip e da TAM, o aeroporto recebe aviões de companhias estrangeiras, como a chilena LAN, a uruguaia Pluna e a argentina Andes, que oferecem voos fretados em meses de alta temporada, partindo de Santiago, Montevidéu, Buenos Aires e Córdoba. Segundo a Costa do Sol, concessionária do aeroporto, a tendência é a regularização desses voos fretados, principalmente em função da inauguração de grandes empreendimentos hoteleiros, como o Club Med, em Cabo Frio, e o Breezes Buzios, na cidade do mesmo nome.

De acordo com a concessionária, durante o ano passado, 21.446 pessoas desembarcaram no aeroporto, das quais 19,3 mil eram turistas. Como cerca de dois milhões de pessoas visitam Cabo Frio e adjacências por ano, a tendência do aeroporto é de expansão, à medida em que as prefeituras incentivem projetos de atração turística e agências de turismo formatem pacotes de viagem para a região.

O aeroporto foi ampliado e modernizado em 2007: a pista foi ampliada para 2.550 metros, com 45 metros de largura, o que lhe permite receber aviões MD 11, Boeing 747-700 e até o russo Antonov, considerado um dos maiores cargueiros comerciais do mundo, que já pousou três vezes no local. Desde 2001, o aeroporto foi concedido, por 22 anos, à Costa do Sol Operadora Portuária.

o dia

Aeroportos da Coreia do Sul introduzem scanners corporais


Os aeroportos da Coréia do Sul começaram a testar hoje scanners de corpo inteiro para os passageiros, apesar das queixas do estado referente a defesa dos direitos humanos que violam a privacidade pessoal.

Seis scanners de corpo inteiro foram instalados em quatro aeroportos internacionais em Incheon, Gimpo, Gimhae e Jeju.


"Os aeroportos vai começar a usar-los, provavelmente no final de julho após uma operação de teste de um mês de duração e educação", disse um funcionário do ministério encarregado da segurança aeroportuária.
AFP.