PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mekong Air, uma nova companhia aérea vietnamita

Primeira de quatro CRJ-900 para os novos vietnamita companhia aérea  Air Mekong. Foto cedida por Trevor Mulkerrins

A Air Mekong irá iniciar as operações com 4 Bombardier CRJ-900ER. Veja a primeira foto de sua primeira aeronave,

jetphotos

Conheça o Sukhoi Superjet 100

Popout

Virgin altera sistema de reservas e complica a vida dos passageiros



virginblue

Com certeza as coisas ficam complicadas quando as companhias aéreas decidem mudar de um sistema de reservas internas para outro - mesmo quando os dois sistemas vêm do mesmo fornecedor.

Basta perguntar a Virgin Blue e Navitaire.

o Novo sistema de reservas internas New Skies, da Navitaire caiu por várias horas, hoje, causando atrasos nos vôos e diversas perturbações nos aeroportos australianos, segundo vários relatos.

sidney morning herald



Qatar seleciona tripulantes no Brasil, agora em junho


Boa notícia para comissários de voo brasileiros que almejam uma carreira internacional. Já pensou acordar em Muscat, no Oman e pernoitar em Kathmandu, no Nepal?

A exemplo da Emirates que está contratando tripulantes brasileiros, a Qatar Airways também anunciou que realizará seleções no Brasil, em São Paulo e Porto Alegre.

Localizada em Doha, no Qatar, a aérea vem ao Brasil a procura de excelência dos serviços prestados por comissários de voo brasileiros. Afinal de contas, a empresa busca manter a excelente reputação que tem.

A Qatar Airways é uma das melhores companhias aéreas do mundo, com classificação de 5 estrelas de serviço e de excelência concedido pela Skytrax. Tudo isso devido sua tripulação já ter sido eleita como a “Melhor do oriente Médio”.

As próximas seleções para comissários de voo da Qatar no Brasil irão ocorrer neste mês de junho nas cidades de São Paulo e Porto Alegre. Leia abaixo os requisitos necessários e as datas dos eventos.

Requisitos necessários:

Para fazer parte deste time vencedor, você precisa atender aos seguintes requisitos:

A idade mínima de 20 anos

Alcançar com o braço uma altura mínima de 212 cm na ponta dos pés

Ensino Médio (completo)

Fluência em inglês falado e escrito

Serão duas datas em junho:

Dia 20/06/2010 – São Paulo

Local: Hotel Intercontinental, localizado na Alameda Santos, 1123 – São Paulo, SP, Brasil.


Horário: 9:00 AM


Dia 26/06/2010 – Porto Alegre

Local: Hotel Plaza São Rafael, localizado na Av. Prof. Alberto Bins, 514 Centro – Porto Alegre, RS, Brasil.


Horário: 9:00 AM

É necessário que o candidato compareça ao local com seu CV em inglês, uma fotografia tamanho passaporte e outra de corpo inteiro (evitar fundo branco).

Os candidatos pré-selecionados nos eventos acima serão obrigados a frequentar as demais fases do processo de seleção nos próximos dois ou três dias seguintes ou nas datas que as empresa definir.

A Air France irá comemorar 60 anos da sua presença no Canadá



A Air France irá comemorar 60 anos da sua presença no Canadá, com um vôo extraordinário do Airbus A380 entre Paris e Montreal, em 07 de outubro.

A transportadora irá celebrar o sexagésimo aniversário da sua presença no Canadál através da organização do voo AF346 a bordo do gigante A380 entre os aeroportos de Paris - Charles de Gaulle e Montreal - Pierre Elliott Trudeau.


Sessenta bilhetes também serão oferecido aos vencedores que participarão de várias competições que a empresa criará para a ocasião.

Air France recebeu seu primeiro Airbus A380, em outubro do ano passado, e atualmente opera três na rota de Nova Iorque e Joanesburgo. O quarto deve ser entregue durante este verão, o qual será implantado em Tóquio.


ATENÇÃO AERONAUTAS DA TAM – URGENTE - PRL









Em reunião realizada dia 14 de junho de 2010 iniciada às 16h30min no Rio de Janeiro com a presença dos Representantes da empresa.
Do Sindicato Nacional dos Aeronautas, representado pelos Diretores executivos João Pedro, Marco Reina e Geani Pires acompanhados pelo Assessor Jurídico, Dr. Aragão.

Do Sindicato Nacional dos Aeroviários, representado pela Presidente Selma Balbino e os Diretores Executivos Reinaldo Barbosa e Luiz da Rocha Cardoso acompanhados do seu assessor jurídico, Dr. Álvaro Quintão.

Após exposição da empresa sucedida de amplo debate, foi encaminhada pela companhia proposta de alteração de pagamento da PLR, suprimindo o teto discriminatório de R$ 3.600 reais, imposto ao grupo de pilotos, bem como, um acréscimo de pagamento de R$ 50,00 a ser complementado aos aeroviários.

Os Sindicatos alertaram que apesar da vitória em relação ao avanço da proposta anterior reconhecendo o aspecto discriminatório da PLR oferecida ao grupo de pilotos, a nova proposta continua insatisfatória e não contempla os anseios legítimos do conjunto do Grupo de Vôo e Aeroviários.

Foi manifestado ainda, que os Pilotos da empresa, legitimamente corrigindo a discriminação que sofreram, certamente não iriam aderir a uma proposta que provocaria a divisão do grupo de vôo (Pilotos e Comissários) e Aeroviários que se encontram profundamente unidos em sua demanda de um PLR mais justo para todos, e que vem manifestando sua imensa indignação com o tratamento e rigidez das negociações em curso.

O Sindicato Nacional dos Aeroviários mostrou sua indignação com a proposta irrisória realizada pela empresa e alerta que está unido aos Aeronautas e não abrirá mão de uma proposta justa e séria que reconheça o esforço de todos os trabalhadores da Tam ao longo do ano de 2009.

Os Sindicatos Nacionais alertaram, embora reconhecendo o empenho notório da comissão de Representantes da Empresa, para que esta, não mantenha uma proposta que poderá provocar uma insatisfação ainda maior nos trabalhadores Aeronautas e Aeroviários, ao tentar dividí-los e gerar com isso, eventuais obstáculos em negociações mais sérias que serão discutidas necessariamente nos próximos meses.

Os Sindicatos declararam ainda à Empresa, que seria um investimento a esta altura reconhecerem de forma madura o valor de seus trabalhadores e com eles tentarem estabelecer um novo patamar de relacionamento e transparência a ser construído nos próximos meses e anos.

As direções sindicais argumentaram alternativas justas e viáveis recebidas pela comissão de representantes da empresa, que manifestaram que a TAM quer avançar e melhorar seu relacionamento e transparência com seus trabalhadores, para que se produza o efetivo avanço nas negociações, que atenda a todos. Os Sindicatos manifestaram que seria benéfica para a própria empresa uma solução para o impasse, pois tem hoje um quadro de Aeronautas e Aeroviários que não vestem a camisa da empresa ao longo dos últimos anos, justamente pela forma injusta e desrespeitosa com que são tratados apesar do enorme profissionalismo e sacrifício pessoal que fazem diariamente.

Os Sindicatos aguardam nos próximos dias, uma proposta alternativa a que foi apresentada, que ultrapasse em definitivo o impasse em torno deste assunto, que se arrasta ao longo dos últimos meses.

O seu Sindicato convocará, no decorrer da próxima semana, Assembléia Plebiscitária, com coleta de votos nos Aeroportos de Guarulhos e Congonhas em data ainda a ser confirmada, para que a Categoria unida, em voto secreto, depositado em urna, manifeste sua vontade soberana e definitiva em relação ao que for proposto pela empresa Tam.

Convocamos o grupo de vôo a se manter unido, com espírito coletivo, superando eventuais interesses individuais,demonstrando a empresa seu profissionalismo e unidade entre Pilotos, Comissários e Aeroviários que se somaram sem restrições às deliberações e posicionamentos dos Aeronautas desde o início, para que cheguemos a um melhor resultado para todos.

Destacamos ainda, o elevado espírito de classe da categoria e o profissionalismo e dignidade demonstrada por Aeronautas e Aeroviários, na busca de uma solução conjunta que resgate o devido valor de nossas categorias, dando um basta ao não reconhecimento da TAM do extraordinário grupo de trabalhadores que tem, e que são os verdadeiros responsáveis pelo sucesso da empresa.

Parabéns ao Grupo de Vôo!!

Parabéns ao Grupo de Aeroviários!!

Os Sindicatos manterão a todos informados sobre desdobramentos no decorrer dos próximos dias.

Você decide como quer ser tratado.

A consciência é individual, a ação é coletiva !!!

SNA

China Air Lines multada por discriminação


Taipei - China:

A maior transportadora de Taiwan, foi multada em (E.U. $ 9,336) pelo governo municipal de Taipei por discriminação com base na aparência física, para contratar tripulantes de cabine.

Chen Yeh-shin, chefe do Departamento do Trabalho do governo municipal de Taipei, disse nesta sexta-feira que a companhia retirou em 22 de abril seus anúncios em jornais locais e em seu site para recrutar tripulantes de cabine.

Nos anúncios, a China Air Lines restringiu o potencial anúncio para as futuras aeromoças a uma altura mínima de 160 cm e os homens para um mínimo de 170 cm.

Os anúncios chamaram a atenção do Ministério do Trabalho do governo municipal, que lançou um inquérito no dia seguinte com a preocupação de que a publicidade constitui uma discriminação baseada na aparência, que é proibida por lei.

A companhia aérea alegou que a exigência de altura está em conformidade com as regras da International Civil Aviation Organization, na qual a tripulação de cabine deve ser alto o suficiente para abrir e fechar os compartimentos superiores e alcançar os equipamentos de segurança.

No entanto, a China Ar Lines alterou a exigência, estipulando que os candidatos devem simplesmente ,serem capazes de chegar ao compartimento superior em pé ,com os pés descalços.

Não houve menção, no entanto, a discrepância entre as exigências de altura para homens e mulheres.

A avaliação da Comissão de Discriminação do Emprego determinou na quinta-feira que a empresa deve ser multada com base em que a restrição constitui uma discriminação com base na aparência.

"Em vez de estabelecer a exigência de altura, a companhia deveria simplesmente ter explicado que a altura é preferível para o trabalho como tripulante de cabine, e a companhia aérea não retirou seu anúncio", disse Chen explicando as razões por trás da decisão.

Observando que a multa é a mínima para tal delito e levando em consideração que este era o primeiro delito da companhia.

Cabe recurso no prazo de 30 dias.
focus taiwan


Aviões colidem no aeroporto de Praga



Dois aviões de passageiros colidiram durante o taxiamento no aeroporto de Ruzyne em Praga , quando eles estavam se preparando para decolar.

Um porta-voz do aeroporto afirmou que ninguém ficou ferido na colisão, pouco antes do meio-dia desta sexta-feira, mas ambos os aviões foram ligeiramente danificados e terão que ser reparados.

Os aviões eram um Airbus A321 da Lufthansa indo para Frankfurt e um Boeing 737-800 fretado da Turquia da companhia Sun Express.

Não ficou imediatamente claro o que causou a colisão.
belfasttelegraph

ABSA Cargo Airline anuncia nova rota doméstica ligando São Paulo ao nordeste


Companhia foca novos mercados com ampliação da malha aérea para Recife e Fortaleza a partir do dia 22 de junho.

Depois de Manaus, Recife e Fortaleza com conectividade para todo o nordeste. A ABSA Cargo Airline, empresa de carga aérea de bandeira brasileira, começa a operar nas duas capitais nordestinas a partir do dia 22 de junho (terça-geira). Serão cinco voos semanais, de terça-feira a sábado, com um Boeing 767-300F, com capacidade para transportar até 57 toneladas de carga. Os voos sairão do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 4h30 com chegada prevista em Recife às 7h25 e, na capital cearense, às 9h35; retornando para São Paulo às 23 horas. Esta será a segunda rota doméstica operada pela companhia desde que a empresa retomou os voos no mercado interno, no ano passado, com a rota Guarulhos-Manaus-Guarulhos.

A direção da companhia admite que o lançamento do novo trecho foi estimulado pelo sucesso alcançado com a primeira rota doméstica - que em maio contabilizou 52% de participação naquele mercado -, aliada a percepção da crescente demanda por transporte de carga no modal aéreo no nordeste do país. “A ABSA está sempre em busca de novas oportunidades e identificou no nordeste uma demanda não atendida, um espaço para crescer. Com a ampliação da malha aérea, a empresa passa a oferecer um produto de qualidade, alta confiabilidade e segurança a empresas de uma região em franca expansão e carente desses serviços”, afirma Alexandre Silva, gerente de Vendas da companhia.

FATOR BRASIL

Gol e TAM trocam guerra de preços por melhores serviços

São Paulo - Diferente da tradicional disputa de preço que as companhias aéreas travam todos os anos, a competição do setor em 2010 deve ser marcada pela oferta de serviços diferenciados. De acordo com analistas do setor de aviação ouvidos pelo site da EXAME, a tendência é que as líderes do setor, TAM e Gol, facilitem o pagamento de passagens, por exemplo, em vez de baixar suas margens para ganhar em escala.

O que sustenta a avaliação dos analistas é a mudança do cenário em relação ao ano passado. Em 2009, quando a procura por transporte caiu por conta da crise financeira mundial, as companhias aéreas optaram por baixar preços no segundo semestre do ano para, assim, garantir a procura por vôos domésticos e internacionais.

"Não havia saída, era preciso acirrar a guerra de preços para atrair consumidores que deixaram de optar pelo transporte aéreo em tempos de crise", afirma Felipe Rocha, analista do setor aéreo da Link Investimentos. A queda de demanda, a alta da moeda americana e a consequente elevação do preço do combustível tornaram a situação das empresas ainda mais delicada.

Recuperação

Os problemas das aéreas, no ano passado, podem ser medidos em números. Em maio do ano passado, por exemplo, o total de passageiros das rotas domésticas caiu 5,5% sobre o mesmo mês de 2008. A TAM e a Gol foram bastante afetadas, com recuos de 13,87% e 12,21%, respectivamente, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A situação deste ano é a oposta. Maio encerrou com um crescimento de 20,2% sobre o mesmo mês do ano passado. A demanda da TAM subiu 9,39%, e a da Gol, 14,89%. "Agora, elas querem voltar a ganhar e crescer no mesmo ritmo de 2008 e, para isso, abaixar muito os preços é prejudicial", diz Rocha.

A disputa das companhias ficaria então concentrada apenas na oferta de serviços diferenciados. Uma das propostas da TAM é o parcelamento das passagens em até 48 vezes sem juros. Já a Gol investe na abertura das lojas Voe Fácil para a venda de passagens para a classe C. "Trata-se de um modelo de baixo custo, com cerca de três atendentes, e com potencial de retorno alto", afirma Brian Moretti, analista de transporte da Planner Corretora.

O armistício entre as maiores companhias do país só deve ser quebrado no ano que vem ou no próximo. Os especialistas esperam uma desaceleração no crescimento do mercado doméstico nesse período. Se, neste ano, o volume de passageiros das rotas domésticas pode crescer 30,6%, de acordo com a consultoria Lafis, a taxa para 2011 e 2012 pode recuar para 7,3% e 7,1%, respecitvamente. "Aí sim haverá uma forte disputa de preço, tanto das grandes quanto das médias e pequenas companhias aéreas", afirma Jonas Manabu Okawara, analista setorial da Lafis.
EXAME


Bola no ar com a British Airways


Até ao fim do Mundial de Futebol , nos voos da British Airways para a África do Sul o primeiro a chegar é uma bola de futebol.

A bola chega primeiro porque vai à frente, mais precisamente pintada no nariz do avião, uma forma de a companhia aérea britânica homenagear todos os fãs de futebol e assinalar os seus voos para a África do Sul durante o Mundial. O avião é um Boeing 747-400, e nele a British Airways espera transportar 70 mil pessoas de e para a África do Sul enquanto a prova decorrer.

apea

KLM lança concurso cultural no Facebook



Os sentidos nos proporcionam experiências únicas. Através deles exploramos, conhecemos e, principalmente, vivenciamos momentos inesquecíveis. E é nessa jornada que a KLM quer embarcar com você. Participe! Cinco felizardos ganharão viagens para Amsterdam, você pode ser um deles.

A KLM reforça sua presença nas mídias sociais com o concurso cultural “Explore o mundo através dos sentidos com a KLM”. Baseado na Fan Page KLM Brasil da rede social online Facebook (http://www.facebook.com/KLMBrasil), o concurso inspira o usuário a engajar-se com a marca associando os cinco sentidos – audição, paladar, olfato, tato e visão – a um dos mais de 240 destinos operados pela KLM. Com lançamento nesta quinta-feira e duração de cinco semanas, a cada semana um sentido do corpo humano será o tema do concurso, cujos prêmios são cinco passagens para Amsterdã pela KLM.

No final de cinco semanas, os 20 participantes com mais votos irão para a segunda fase, na qual uma comissão julgadora irá definir os cinco vencedores. Para compor a comissão julgadora, divulgar o concurso e produzir conteúdo na rede, foram chamados cinco especialistas, cada um deles representando um sentido do corpo humano. Os convidados são: a produtora e Dj Lalai (audição); Ricardo Cobra, do blog Homem na Cozinha (paladar); a empresária do setor de cosméticos Cristiana Arcangeli (olfato); o designer, produtor e ilustrador Eduardo Souza Campos (tato) e Daniel Mitsuo, fotógrafo e profissional da área de tecnologia (visão).

A campanha de “social media marketing” foi desenvolvida pela agência Media Contacts. Centralizado no Facebook, o aplicativo integra também o Twitter e o Orkut pessoal de cada participante e conta com divulgação no Twitter, Youtube e mídia gráfica em blogs.

A participação da companhia nas redes sociais faz parte de uma estratégia da KLM iniciada em 2009 que promove a disseminação da marca em canais de comunicação variados, permitindo a interação direta do consumidor final com a empresa.
jornal de turismo

Comparando o Gripen C com o NG

Gripen C frontal-foto SAAB
Gripen NG frontal-foto SAAB

Barra de Cinco Pixels

Nas duas fotos acima (no topo o Gripen C e embaixo o Gripen NG), tiradas de ânglos semelhantes, aparecem, de forma bastante didática, algumas das diferenças externas dos dois modelos.

Em maior destaque está substituição do trem de pouso principal por um completamente novo. No modelo antigo, o trem era instalado na parte inferior da fuselagem, recolhendo para dentro desta. Agora, o trem está instalado na raiz das asas, recolhendo para carenagens instaladas nessa mesma posição. Essa modificação também melhorou a capacidade da carga externa sob a fuselagem, com novos pilones.

poder aéreo

Voo da TAP entre Lisboa e Brasília é interrompido por risco de terrorismo


Um voo da empresa aérea TAP, que fazia a rota Lisboa (Portugal) - Brasília (Brasil), foi adiado, nesta sexta-feira, 18, após uma mala ser despachada no avião sem que o dono da bagagem embarcasse junto. Por causa da situação, os passageiros, que já estavam dentro do avião para decolar, foram retirados da aeronave e levados para uma sala onde autoridades locais tentam identificar o proprietário da mala.

"Eles (a tripulação) alegam que um passageiro que fez check-in não estaria dentro do avião. Por motivo de segurança, precisavam que todos descessem para tentar identificar o passageiro que está faltando", contou o diplomata brasileiro Silvio Albuquerque. "O que me surpreendeu é a aparente falta de preparo da equipe de bordo e de segurança para lidar com uma situação como essa. Eles não têm controle da situação", critica.
a tarde

Porta de avião vindo do Brasil cai depois do pouso nos EUA

Incidente ocorreu logo depois do pouso em Dallas na quinta-feira (17).
Nenhum dos 200 passageiros se machucou, segundo a empresa.

A porta de um avião da American Airlines que havia partido de são Paulo abriu-se quando o avião saía de um portão no aeroporto internacional de Dallas-Fort Worth, informou a empresa na quinta-feira (17).

planeImagem da TV local mostra o local onde estava a porta.

Tim Wagner, porta-voz da empresa, disse que nenhum dos 200 passageiros se machucou no incidente, ocorrido logo depois do pouso.

Wagner afirmou que não estava claro se a tripulação teve culpa ou se houve falha mecânica no avião, um Boeing 777.

A empresa não tomou medidas disciplinares contra os funcionários.

O avião foi mandado para reparos.

g1


Em vez de memorial da TAM, lixo e entulho

JORNAL DA TARDE
Prestes a completar três anos do acidente com o Airbus da TAM que matou 199 pessoas, continua abandonado o terreno no número 7.305 da Avenida Washington Luís, no Campo Belo, zona sul, onde havia o prédio da empresa no qual o avião se chocou. A área, com tamanho de um campo de futebol, é usada como banheiro por moradores de rua e as calçadas do entorno viraram ponto de descarte de entulho.

No dia 17 de julho de 2007, as 187 pessoas a bordo do voo 3054 da TAM e outras 12 que estavam no prédio da empresa morreram quando, ao tentar pousar no Aeroporto de Congonhas, o Airbus derrapou, atravessou a avenida e bateu contra a edificação. Hoje, não há no local sinal da praça ou do memorial prometidos pela Prefeitura em homenagem às vítimas. "Desde a demolição do prédio, a Prefeitura não fez mais nada no terreno. É normal ver carroceiros jogando lixo nas calçadas e moradores de rua passando pelos tapumes (que cercam a área)", afirma Tiago Gomes Beneduce, de 28 anos, que trabalha na vizinhança.

Além disso, os moradores e pessoas que trabalham na região também reclamam da falta de segurança, principalmente à noite, pois o terreno não é iluminado nem dispõe de vigilância. "Antes, ainda havia um poste de luz dentro do terreno e um guarda. Mas já faz um bom tempo que os holofotes (em 2008) foram roubados e a segurança foi embora", diz a corretora de imóveis Célia Mara de Souza, de 46 anos.

Há relatos de furtos em carros estacionados no quarteirão formado pela Avenida Washington Luís e pelas Ruas Otávio Tarquínio de Sousa, Baronesa de Bela Vista e Barão de Suruí. Como o da dona de casa Marli de Dias, de 58 anos, moradora da Tarquínio de Souza. "Não pode deixar nada à mostra." A Secretaria da Segurança Pública não informou o número de ocorrências na região.

"Esse terrenão baldio e as incertezas do que será feito da área desvalorizam as residências", diz Célia. Há seis meses, ela tenta vender um imóvel na Tarquínio de Sousa. Para Hubert Gebara, vice-presidente do Sindicato das Administradoras de Imóveis, a desvalorização ocorre pelo "efeito psicológico da tragédia". "A Prefeitura precisa revitalizar a área para atenuar as lembranças", afirma.

estadão

Atriz da Globo passa sufoco em aeroporto

Patrícia Naves Foto: TV Globo/Divulgação Patrícia Naves foi seguida por homem em aeroporto

A atriz Patrícia Naves, que foi a mãe do Thiago Lacerda em Viver a Vida e é casada com o repórter Mauro Naves, viveu momentos tensos ao desembarcar na África do Sul. Por pouco ela não foi assaltada. Um homem a seguiu em pleno aeroporto, e, quando Patrícia entrou sozinha no elevador, o danado correu e entrou também.

Apavorada, ela saiu na mesma hora e foi para perto de seguranças. "O sujeito foi muito rápido. Podia ter perdido tudo. Ainda bem que fui mais esperta", contou a atriz para a coluninha.

terra

Aéreas rejeitam 42 slots distribuídos em Congonhas


As companhias aéreas devolveram 42 slots (horários de pouso e decolagem) dos 202 distribuídos para o Aeroporto de Congonhas (SP) em março pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Todas as frequências de voos rejeitadas foram consideradas inviáveis comercialmente e estavam em rotas de fim de semana.

De acordo com o superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Anac, Juliano Alcântara Noman, a TAM foi a companhia que devolveu o maior números de horários, ao todo foram 12 slots. A Gol, NHT e Webjet entregaram oito frequências cada, enquanto a Azul devolveu outros seis. Oceanair (que adotou a marca Avianca) foi a única que não devolveu slots de Congonhas.

Durante o processo de distribuições de slots, a Gol foi a que recebeu mais frequências (56). A TAM e Oceanair, obtiveram 54 e 38 slots, respectivamente. As demais empresas, que não operavam no aeroporto, ficaram com um número menor de frequências de voo. A NHT havia ficado com 28, a Webjet com 18 e a Azul com oito.

Noman considera que a regras de distribuição de slots podem ser aperfeiçoadas para estimular a competição entre as companhias aéreas nos aeroportos.

- Hoje, as empresas que já atuam ficam com 80%. O restante fica com aquelas que ainda não tem voos no aeroportos, justamente as que poderiam aumentar a concorrência - afirmou.

A mudança nas regras de distribuição de slots dependem exclusivamente da agência reguladora. Os parâmetros atuais foram instituídos por meio de resolução aprovada pela diretoria.

O superintendente da Anac informou que o prazo de um mês para início da operação com os novos slots foi prorrogado para 60 dias. Ele explicou que o prazo foi dado para que as novas empresas com operação em Congonhas pudessem instalar as lojas comerciais e iniciarem as vendas para não "voarem vazias". Além disso, os técnicos da agência precisaram de mais tempo para avaliarem os critérios de segurança dos novos voos.

Com a devolução dos Slots, Noman avalia que Congonhas não tem mais horários de interesse das companhias para voos comerciais, em especial durante o meio de semana. Segundo ele, todos considerados viáveis estão alocados e em operação.

- É difícil apontar um determinado momento do dia como a 'hora de pico' do aeroporto - ressaltou.

o globo

Aeroporto de Campina pode ganhar rota da empresa No Ar


Além de poder ganhar, nos próximos dias, um terceiro vôo da empresa Gol Linhas Aéreas, o Aeroporto Presidente João Suassuna, de Campina Grande, poderá ser contemplado, também, com uma rota da empresa No Ar, que atua no segmento da Aviação Regional. A informação foi confirmada ao Blog pelo Superintendente da Infraero na cidade, Nilson José da Silva.


“A Infraero foi procurada, sim, pela empresa No Ar. É uma possibilidade de termos uma rota da aviação regional, fazendo conexões com outras cidades do país”, disse o superintendente, ao Blog.


Nilson José confirmou que o aeroporto deverá ser contemplado, nos próximos dias, com um PAA – Posto de Abastecimento de Aeronaves. Porém, negou que a implantação do posto fosse uma exigência da Gol para a implantação do terceiro vôo da empresa no João Suassuna, conforme o Blog divulgou com exclusividade.

Aeroporto de Campina pode ganhar rota da   empresa No Ar


“Não acredito que a implantação do posto de abastecimento tenha algo a ver com a viabilidade ou não do terceiro vôo da Gol. Aliás, não houve qualquer contato da empresa com a Infraero sobre a implantação do vôo ou sobre a exigência do reabastecimento. Mas posso confirmar que a Gol já percebeu que Campina Grande comporta um terceiro vôo”.

O terceiro vôo ainda não foi implantado na cidade, segundo o superintendente, porque a Gol tem limitação no número de aeronaves, o que deverá ser resolvido até o final do ano. “Temos a informação de que a empresa está adquirindo novas aeronaves”, confirmou Nilson José.

Ele disse que, há cerca de sete meses, trabalha no processo para a implantação do PAA. “Há sete meses que o processos caminha. O edital deverá ser lançado ainda este mês, para um investimento de aproximadamente R$ 500 mil. É um investimento alto, por sinal”, disse o superintendente.

Segundo Nilson José, a instalação do PAA já foi analisada pela empresa em Recife, que determinou o início do processo licitatório. “Posso dizer que tudo já está 90% encaminhado”, afirmou.

O superintendente fez a previsão de que no mês de setembro deverá começar a construção do PAA e que provavelmente até o final do ano o posto estará pronto. “O posto é um excelente serviço para o aeroporto”, disse.

O superintendente encerou o contato com o Blog elogiando a qualidade das matérias veiculadas e parabenizou a informação publicada em relação ao terceiro vôo da Gol. “A matéria foi excelente”, disse ele.

A informação de que o terceiro vôo da Gol dependia da solução do reabastecimento das aeronaves foi publicada após a confirmação de que esta condição estava sendo colocada pela empresa para as agências de viagem com sede em Campina Grande.

Do Blog Carlos Magno

SÃO JOÃO em São Paulo, patrocínio e facilidades da GOL



A festa junina que começa hoje(18) no Sambódromo do Anhembi, terá uma participação especial da Gol, como patrocinadora e promotora.


Quem adquirir passagens no estande da companhia aérea terá desconto de 20% para qualquer trecho operado no Brasil e exterior, em viagens durante o período agosto-novembro deste ano, exceto voos para Fernando de Noronha, Caribe e operações compartilhadas.

De São Paulo (Guarulhos) a Recife, por exemplo, será possível encontrar tarifas a partir de R$ 159,20. O trecho São Paulo (Guarulhos)-Salvador sairá por R$ 111,20. Já de São Paulo (Guarulhos) para Fortaleza, o bilhete fica a partir de R$ 191,20. Os bilhetes poderão ser adquiridos com o cartão Voe Fácil, com parcelamento em até 36 vezes e parcela mínima de R$ 15, ou parcelados em até seis vezes sem juros em cartão de crédito.


Serão seis pontos de atendimento no estande, localizado na praça das vilas dos estados. Venda de passagens até redastramentos e consulta de pontuação do Smiles.

O “São João em São Paulo” contará com atrações como Elba Ramalho, Banda Parangolé, Chiclete com Banana, Banda Calypso, Banda Falamansa, Zezé de Camargo e Luciano, além de apresentação de quadrilhas e danças típicas do Nordeste com o CTN (Centro de Tradições Nordestinas) e o cantor Alceu Valença.

www.saojoaoemsaopaulo.com
brasil turis

Empresa aérea terá que indenizar casal em R$ 10 mil


A empresa aérea Varig foi condenada pela 1ª Vara Cível de Belo Horizonte a pagar uma indenização de R$ 10 mil, por danos morais, a um casal por descumprimento de contrato. No início de 2008, a companhia encerrou suas atividades no exterior e não disponibilizou um voo para o casal, que estava na Europa e havia comprado os bilhetes de volta ainda no Brasil.

O transtorno começou em Madri, na Espanha, no dia 16 de janeiro de 2008 – data marcada para o retorno. A dupla chegou ao aeroporto e se dirigiu ao balcão da Varig, que estava fechado. A partir daí, eles foram em busca de informações sobre a companhia. Foi quando um funcionário do terminal informou que os voos da empresa estavam cancelados e todas as suas operações suspensas. Com o problema, o casal permaneceu mais cinco dias no exterior, tentando encontrar uma forma de voltar ao Brasil. Eles conseguiram embarcar com destino à capital mineira apenas no dia 20 de janeiro.

Em sua defesa, a Varig reconheceu o cancelamento de suas operações na Europa, mas disse que cumpriu o contrato de transporte firmado entre as partes, ainda que por endosso do bilhete para outra companhia aérea, o que afastaria a sua responsabilidade pelo problema.

O juiz Marco Antônio Feital Leite não aceitou os argumentos da empresa e ponderou que “o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

Ainda segundo o magistrado, “a responsabilidade da empresa transportadora de passageiros, enquanto fornecedora de serviços, no que se refere à segurança dos passageiros, da bagagem ou objetos pessoais transportados, é objetiva”.

Por fim, o juiz determinou, ainda, que a Varig pague ao casal de passageiros, a título de dano material, os valores gastos com hospedagem, alimentação e transporte durante a permanência na Europa por culpa da empresa.

A decisão está sujeita a recurso.
uai

Relatório lança pouca luz sobre catástrofe de 1985

Relatório lança pouca luz sobre catástrofe de 1985

Inquérito sobre atentado contra voo da Air India levou 25 anos e conclui que houve erros de coordenação policial no Canadá.

O Governo canadense publicou o relatório com a investigação a um dos maiores atentados aéreos, a destruição do voo 182 da Air India, no qual morreram 329 pessoas. O documento surge 25 anos depois dos fatos, mas não lança nova luz sobre o episódio, embora conclua que o Canadá precisa de coordenar as atividades da sua polícia com as dos serviços secretos e aumentar a vigilância antiterrorista.

A catástrofe ocorreu no dia 23 de Junho de 1985 e foi atribuída a um grupo de independentistas sikh, que desejavam vingar o ataque de 1984 contra o Templo Dourado de Amritsar. Em 1991, um sikh, Inderjit Singh Reyat, foi condenado a dez anos de prisão e no ano seguinte outro suspeito foi morto pela polícia indiana. Mas o caso frustrou a opinião pública, por não ser esclarecido o envolvimento de dois outros suspeitos, absolvidos por falta de provas.

O voo 182 da Air India partira de Montreal e dirigia-se para Nova Deli, com a primeira escala em Londres. O Boeing 747 desapareceu dos radares e os pilotos nem tiveram tempo para emitir um pedido de socorro. Os destroços foram encontrados pouco depois, ao largo da Irlanda, e depressa se tornou evidente que a segurança tinha sido comprometida, com confusões de malas e trocas de nomes.

Uma hora depois da catástrofe, uma mala explodiu no aeroporto de Narita, no Japão, matando dois empregados. Isso levou à identificação de um grupo de suspeitos, todos sikh. Das 329 vítimas do Air India, foram recuperados 131 corpos e as autópsias revelaram que o avião se partira e que algumas pessoas tinham morrido da explosão, enquanto outras de asfixia ou do impacto no mar.

No embarque em Montreal, a polícia retirara três malas suspeitas, mas deixara passar bombas dentro de radiogravadores. Uma testemunha crucial seria assassinada em 1995, mostrando mais falta de coordenação. Foi o 11 de Setembro de 2001 a mudar a atitude em relação à segurança aérea. Ou, como se diz no novo relatório canadiano, a acabar com "a cultura de complacência" que produziu a tragédia do voo 182 da Air India.

diário de notícias

Setor aéreo se opõe a aeroporto privado


Companhias resistem a projeto das construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez na Grande São Paulo

Temor é que modelo de gestão privada em um novo aeroporto no Estado acabe gerando escalada de tarifas

A proposta das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez de construir e administrar um novo aeroporto em São Paulo, apresentada ao BNDES, enfrentará resistência do setor aéreo.

A Folha apurou que as companhias aéreas temem uma escalada no valor das tarifas se for adotado um modelo de gestão privado.

O projeto das construtoras depende de mudanças no marco regulatório dos aeroportos, hoje administrados pela estatal Infraero. Para convencer o governo, as construtoras argumentam que o aeroporto ficaria pronto para a Copa de 2014.

Em conversas privadas, executivos de grandes companhias demonstraram insatisfação por nunca terem sido chamadas pelo governo a opinar sobre o modelo de concessão de aeroportos.

As companhias defendem a competição entre os aeroportos -sejam eles públicos, sejam privados. Argumentam que, mesmo sob gestão da Infraero, seria possível haver competição. Bastaria permitir a cobrança diferenciada de tarifas entre aeroportos. Hoje as empresas pagam a mesma tarifa para pousar ou decolar de qualquer local.

Procurado, o Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) não quis comentar a proposta das construtoras. Por meio de sua assessoria, declarou que não defende nenhum modelo em particular. "Queremos apenas um aeroporto seguro, com condições de infraestrutura que nos garanta prestar bons serviços aos usuários."

No passado, a TAM chegou a defender o modelo privado. Depois que deixou a presidência da TAM, em 2007, Marco Bologna foi presidir a construtura WTorre com a missão de criar uma operadora de aeroportos com a participação da TAM S.A. O projeto não vingou. Bologna voltou para o grupo e hoje preside a TAM S.A.

Se aceito, o projeto das construtoras pode quebrar o plano do governo federal, que incluía a construção da segunda pista no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, distante 90 km de São Paulo, e a construção do TAV (Trem de Alta Velocidade).

O projeto do governo considera a receita que será obtida no trecho São Paulo-Campinas. Sem Viracopos, o fluxo de passageiros do trem fica mais comprometido.

A tendência é que os consórcios interessados em disputar o leilão do TAV queiram obter garantias do governo de que Viracopos de fato se tornará um aeroporto de grande porte. O projeto, previsto para o município de Caieiras, cria essa dúvida.

ÁREA

A proposta de um aeroporto em Caieiras surpreendeu a cidade. O prefeito Roberto Hamamoto (DEM) disse que desconhece o local onde pode ser instalado o empreendimento. "Todos sabem que a topografia da cidade não é muito favorável. Um projeto desse porte implica grande movimentação de terra", diz.

A Camargo não informou a localização do eventual projeto. A empresa tem 5,5 milhões de metros quadrados para um projeto imobiliário, ainda não aprovado pela prefeitura. O terreno foi adquirido da Melhoramentos.

De acordo com o prefeito, boa parte do terreno não dispõe de escritura definitiva. O terreno ocupa 45% do território de Caieiras, entretanto ainda há discussão sobre a demarcação. "Essa área da Camargo jamais poderá ser usada como aeroporto. Não permitirei isso", diz ele.
Folha de São Paulo

Divulgação de Evento


O VII Encontro Paranaense de Segurança Operacional está sendo divulgado por diversos sites como o http://www.aviacaonoticias.com/2010/06/vii-encontro-paranaense-de-seguranca.html e o site da ABAG. (www.abag.org.br)
O evento ganha destaque e importância no cenário nacional. Prestigie você também.
Ciências Aeronáuticas

Buscas por avião desaparecido na área Yanomami continuam



Três equipes do Corpo de Bombeiros continuam às buscas pelo piloto Mauro Sérgio Alves, que desapareceu desde as 10 horas, do dia 9 de junho, quando decolou de uma pista, a 45 km de Boa Vista, na RR-205, saída para Alto Alegre.

O desaparecimento do piloto foi confirmado por sua esposa, que procurou o Corpo de Bombeiros para pedir ajuda para localizá-lo. Alves pilotava um avião Skylane PT-BIN. A suspeita da equipe de resgate, é que, caso o avião realmente tenha caído, esteja dentro de uma área entre o Rio Mucajai e o Rio Catrimani.

As buscas seguem com três equipes, duas em botes pelos rios da região, com dois bombeiros em cada embarcação e uma equipe aérea com um helicóptero.

De acordo com o chefe da equipe de busca, as chances do piloto estar vivo são grandes, pois esta seria sua quinta queda de avião. “Ele transportava 50 quilos de alimentos e mais 8 corotes de combustível e na região os rios apresentam um bom volume d´água, é provável que tenha conseguido pousar”, declarou o sub tenente Estevam.

O piloto viajava com destino à pista de pouso do Botinha na Serra da Estrutura, dentro da área Yanomami. O tempo de vôo seria de 1h30.
bv news

ANAC verifica cumprimento de novas regras de assistência aos passageiros



Equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estão percorrendo os principais aeroportos brasileiros para verificar o cumprimento das novas regras da assistência devida pelas companhias aéreas aos passageiros nos casos de atraso de voo, cancelamento e preterição de embarque, previstas na Resolução nº 141 que entrou em vigor esta semana. A regulamentação prevê que o passageiro receba da companhia informações por escrito sobre seus direitos, além de garantir, conforme o caso, reacomodação em outro voo, reembolso, facilidades de comunicação, alimentação e acomodação de acordo com o tempo de espera. Todos esses direitos estão descritos também na página da ANAC na Internet (www.anac.gov.br/dicasanac) e no site Hora de Viajar (www.anac.gov.br/horadeviajar).
já é notícia

Em três dias, 123 queixas contra empresas aéreas


Nos primeiros três dias úteis de vigência das novas regras para aviação, foram registradas 123 queixas de passageiros por atrasos, cancelamentos e overbooking no país, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As reclamações serão investigadas e, caso confirmadas, as empresas poderão ser multadas em valores que vão de R$ 4 mil a R$ 10 mil. As queixas dos usuários são registradas por telefone ou pela internet.

A Anac também divulgou o balanço da primeira etapa de fiscalização nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Brasília e Galeão. Os fiscais verificaram o descumprimento de uma regra: as aéreas devem informar as normas ao passageiro por escrito. Segundo a agência, a falha de comunicação foi identificada em dez empresas, sendo nove internacionais e uma nacional.

As aéreas têm cinco dias para corrigir a falha, a partir da notificação. Se não o fizerem poderão ser multadas. A Anac não revelou o nome das companhias infratoras. Listou, porém, algumas que já estão cumprindo a nova exigência, entre elas TAM e Gol. Entre os aeroportos que ainda receberão os fiscais estão Santos Dumont e Confins (MG). As queixas de usuários podem ser feitas pelo telefone 0800 725 4445 ou pela internet (www.anac.gov.br/faleanac).

Entre as novas regras estão a possibilidade de reembolso imediato em caso de cancelamento de voo. O prazo anterior era de 30 dias. Também está previsto que as aéreas têm de oferecer alimentação aos passageiros após duas horas de atraso. Antes, eram quatro horas.

Para a enfermeira Abilene Gouvêa, 44 anos, apenas quando as empresas sentirem no bolso os custos dos atrasos é que buscarão ser pontuais.

- Em 2006, quando fui a Natal para um casamento, esperei seis horas no aeroporto. Minha filha era a daminha. Chegamos a tempo, mas quebradas - lembra ela, que embarcou para Austrália esta semana, com a cunhada e a sobrinha, desde o Galeão. - Só quando a gente cobrar, as empresas vão respeitar as regras.

o globo

TAM estampará logotipo da Oi em avião

Ação de marketing será lançada na próxima semana com o objetivo de divulgar a operadora

No ar: imagem do site da campanha promocional da Oi, que será lançada nos próximos dias

São Paulo - A operadora de telefonia móvel Oi divulgará sua marca pelos ares do Brasil por meio de uma parceria fechada com a TAM. Uma aeronave da companhia foi estampada apenas com o logotipo da operadora e deve levantar vôo a partir da próxima semana.

Segundo uma fonte próxima à TAM ouvida pelo site de EXAME, a parceria entre as duas empresas foi facilitada pela relação próxima entre o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, e a família Amaro, dona da companhia área. Falco foi, por nove anos, vice-presidente da TAM e ainda mantém um bom relacionamento com os membros do conselho da empresa.

Para a Oi, a iniciativa é uma boa oportunidade de divulgar a marca pelo Brasil a um custo relativamente pequeno, perto do que a operadora teria de investir em mídias convencionais para obter o mesmo retorno de divulgação. Para a TAM, a ação é uma maneira alternativa de obter receita. "Essa receita será ínfimo perto do que a empresa ganha com sua operação formal", afirma a fonte, que preferiu não estimar um valor para a campanha. "Por isso penso que é um produto não será estendido a outras empresas", diz.

Procurada pela reportagem, a Oi apenas informou que haverá a divulgação oficial de uma ação promocional nos próximos dias. O site da campanha já está no ar, com o slogan Você vai voar muito mais longe com a Oi, e pode ser conferido em http://www.voesimplesassim.com.br.

Esta não é a primeira vez, no Brasil, que uma empresa estampa sua marca em um avião para se promover. Em abril de 2001, por exemplo, a Gazeta Mercantil fez o mesmo em uma aeronave da Nordeste, então controlada pela antiga Varig. O avião, um Boeing 737-500, voou por seis meses com o logotipo do jornal. O caso ficou conhecido como a primeira experiência de marketing externo do setor aéreo brasileiro.

exame



Avião de caça da Coreia do Sul cai no mar do Japão



Acidente matou os dois ocupantes da aeronave; causas da queda ainda são desconhecidas.


Yoo Hyung-Jae/18.06.2010/Yonhap/Reuters


Membros de equipe de resgate carregam corpo de piloto morto em queda de avião de caça da Coreia do Sul; causas do acidente ainda são desconhecidas

Um caça F-5F da Coreia do Sul caiu nesta sexta-feira (18) nos arredores da Província de Gangneung, no nordeste do país, por volta das 10h33 locais (22h33 de quinta-feira. em Brasília). Os dois ocupantes da aeronave morreram.

De acordo com as primeiras informações, o avião militar caiu nas águas do mar Oriental (mar do Japão) quando retornava à base após uma missão de rotina. As causas da queda ainda não foram esclarecidas.

O incidente acontece em um momento especialmente tenso entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, por conta do afundamento, no dia 26 de março, de um navio de guerra sul-coreano em águas fronteiriças do mar Amarelo (mar Ocidental). De acordo com Seul, o incidente foi causado por um torpedo disparado por um submarino norte-coreano.

O avião acidentado nesta sexta-feira, utilizado para treinos, desapareceu dos radares a cerca de 2 km de distância da base de Gangneung, 50 minutos após a decolagem.

O caça F5 começou a ser utilizado no mundo nos anos 60 e cumpre normalmente as funções de treino de novos pilotos. Em alguns países, como o Brasil, ele ainda cumpre missões de escolta a interceptação.


A situação entre as duas Coreias passa por um de seus piores momentos desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953). O afundamento da corveta Cheonan, em março, matou 46 marinheiros sul-coreanos.

Após uma investigação internacional, a Coreia do Sul atribuiu o ataque ao país vizinho do norte. O regime de Pyongyang negou em várias ocasiões sua participação e acusou o governo sul-coreano de fabricar provas.

A Coreia do Norte também ameaçou tomar medidas militares se o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) iniciar uma nova rodada de sanções contra o país comunista.

Seul apresentou nesta semana as conclusões da investigação do afundamento da Cheonan diante do Conselho de Segurança.

Temos Vagas: TAM Linhas Aéreas / Executivo de Contas REC - Smart Business


Candidatar-se Indicar vaga Imprimir
Executivo de Contas REC - Smart Business
Empresa: TAM Linhas Aéreas

Nível hierárquico
Profissionais

Descrição
Prospectar e gerir a Carteira de Clientes Smart Business (Sistema B2B de Vendas Diretas); Acompanhar o desenvolvimento e implantação do Acordo Smart Business;Oferecer suporte aos clientes de sua região (operacional e comercial);Acompanhar resultados de vendas de sua região de maneira estruturada com método PDCA;Dar suporte aos executivos de contas de outras bases na mesma região de atuação


Informações referentes à empresa
A TAM Linhas Aéreas é uma empresa líder no mercado doméstico de aviação comercial e possui uma filosofia baseada na ética e no cliente. A preocupação com o passageiro e com o colaborador encontra-se presente desde os princípios mais elementares da empresa. Para sustentar seu plano de expansão, busca profissionais identificados com a sua atividade e filosofia empresarial para fazerem parte de sua equipe de colaboradores. Cadastre seu currículo e venha trabalhar conosco.

Tipo de Oportunidade
Vaga

Formação desejada
Superior Completo

Remuneração oferecida
A Combinar

Qualificações e conhecimentos desejados
Superior Completo em Administração de Empresas ou Marketing; Experiência em Vendas e ou Atendimento ao Cliente; Conhecimento das Técnicas de Gestão e Qualidade no Método PDCA (Qualidade Total); Necessário possuir veículo próprio.

Idioma desejado/proficiência
Inglês - Domínio da leitura técnica

Segundo idioma desejado/proficiência
Espanhol/Castelhano - Domínio da leitura técnica

Local de trabalho
Recife

Candidatar-se Indicar vaga Imprimir

Você não está logado.


1 vaga Total de 16/6/2010


ELANCERS

Briga de passageiros a bordo só acaba com intervenção da polícia na aterrissagem

Na manhã de terça-feira (15), uma briga entre dois passageiros começou a bordo de um avião nos EUA, sem que ninguém tenha conseguido interrompê-la antes da aterrissagem.

O Boeing 767-332, prefixo N1402A, da Delta Airlines (foto acima), realizava o voo DL 1104, entre Honolulu, no Havaí, e Salt Lake City, em Utah.

Ao invés de ser um voo tranquilo, após uma viagem para as ilhas havainas, dois homens começaram a discutir quando a aeronave se aproximava da costa oeste dos EUA. Em seguida, os passageiros partiram para uma luta corporal.

"Parece-me que estavam altamente embriagados e havia outros passageiros tentando separá-los", disse o Superintendente de Operações Aeroportuárias, David Korzep.

Ele acrescenta a tripulação também tentou separar os dois homens, mas não conseguiram. O avião continuou a Salt Lake City para uma aterrissagem segura, onde a polícia do aeroporto já os estavam esperando.


Os dois homens foram presos por conduta desordeira, intoxicação pública e agressão contra um policial depois de terem resistido à prisão.

A polícia informou mais tarde, um homem, cidadão russo que vive no Colorado, nos EUA, entrou em litígio com seu cunhado e que a luta durou boa parte do voo.


Após ser entrevistado pelo FBI, o cunhado foi autuado apenas por ter lutado em auto-defesa. Já o russo foi enviado para a cadeia, autuado por intoxicação pública, conduta desordeira e agressão contra um policial.

aeroblog

Avião com múltiplos problemas técnicos altera a rota e faz pouso de emergência na Holanda

Nesta terça-feira (15) o Boeing 777-236/ER, prefixo G-YMMP, da British Airways (foto acima, por Julian Hunt - Airliners.net), estava em rota, a 38 mil pés de altitude, prestes a sair do espaço aéreo da Alemanha e entrar no da Holanda, quando a aeronave começou a apresentar múltiplos problemas técnicos.

A tripulação do voo BA-16, que havia partido de Cingapura em direção a Londres, na Inglaterra, decidiu desviar para Amsterdã, na Holanda. Em seguida, emitiu um alerta sobre os problemas técnicos, em número e gravidade, informando que eram incapazes de identificar os problemas de maneira específica. Ao mesmo tempo, a tripulação relatou estar com pouco combustível (para cerca de 40 minutos) e que a aeronave sofria uma resistência à esquerda.

O avião continuou em direção a Amsterdã, onde pousou em segurança na pista 27, cerca de 25 minutos depois.

Após o desembarque, verificou-se que o motor do lado direito (Trent 895) sofreu danos substanciais ao redor da área de saída. Os danos ao motor acredita-se terem acontecido cerca de cinco horas antes da aterrissagem.

Nas fotos abaixo, os danos no motor, escape e o desaparecimento do 'D-duct' (Fotos: Rob van R):


desástres aéreos

Aeroporto de Curitiba entra no ritmo da Copa do Mundo



O Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR) abriu espaço para uma exposição de bonecos em tamanho natural em comemoração à Copa do Mundo de 2010. A exposição foi idealizada pela artista plástica Suzy Gheler, que já havia realizado um trabalho sobre a comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil no Aeroporto de Curitiba. A exibição está no saguão de embarque do Terminal de Passageiros do aeroporto e ficará aberta para visitação até o dia 9 de julho.

No trabalho, são apresentadas 40 esculturas em tamanho natural de bonecos construídos por Gheler, reproduzindo cenas típicas do mundo do futebol sobre a réplica do gramado. A artista trabalha com esculturas utilizando materiais de naturezas variadas, de resinas de uso industrial a tecidos. “O Brasil e o mundo estão vivendo essa Copa. Esta exposição é a minha maneira de alegrar e motivar os jogadores no Mundial de 2010“, disse Suzy.
mundo aéreo

Site da Aeromexico deve ter versão em português

Tudo novo no site da Aeromexico. A companhia aérea mexicana mudou 100% o design e os serviços do endereço na rede mundial de computadores (www.aeromexico.com). Disponível em dois idiomas (espanhol e inglês), “estamos tornando o site mais ágil”, explica o diretor geral Brasil, Lúcio Yamashitafuji. “E nossa intenção é tê-lo em português também. Estamos trabalhando para isso.”

Yamashitafuji diz também que a partir de 5 de julho, a empresa inicia um novo direto e diário – desta vez entre a Cidade do México e Bogotá, a capital da Colômbia. “Estamos ampliando nossa malha para a América Latina”, explica o executivo.

“Desde maio, começamos o serviço, diário e direto, entre a Cidade do México e San José, na Costa Rica”, finaliza ele.
desástres aéreos