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segunda-feira, 7 de junho de 2010

comissária de bordo presa por porte de arma

A comissária de bordo, Amber Robillard foi presa depois de tentar passar por um posto de segurança do aeroporto carregando uma arma em sua bolsa.

O incidente ocorreu por volta das 6:00 da manhã de sexta-feira no Aeroporto Internacional de Indianapolis.

Ao passar por um posto de segurança descobriram que ela estava carregando uma arma carregada na bolsa.

O vôo da Delta para Atlanta, na qual Robillard era um membro da tripulação, partiu sem ela.
A imprensa local informou que Robillard foi acusado de entrar em uma área controlada de um aeroporto com uma arma e posse de arma sem licença.

A arma era uma Glock 9mm semi-automática , carregada com dez balas.
aoltravel

Equipamento Barra Lady gaga

Lady Gaga

Lady Gaga teria sido infeliz em ter disparado o alarme no aeroporto londrino de Heathrow.
quando sua roupa marcou-a como um risco à segurança
Há rumores de que ela foi autorizada a continuar a sua viagem tranquila, uma vez percebida quem ela era.
.
Há rumores de que ela foi autorizada a continuar a sua viagem tranquila uma vez que perceberam quem era ela.

Famosa por suas roupas extravagantes, Gaga foi vestida em um macacão de couro e tachões , carregando uma mala enorme com pregos.

taletela

Após alarmar, África do Sul garante segurança de malas em aeroportos



Passageiros desembarcam no Aeroporto de Joanesburgo
Passageiros desembarcam no Aeroporto de Joanesburgo

O discurso mudou. Depois de, em abril, duas das principais companhias aéreas da África do Sul estimarem em 75 mil (16%) malas roubadas nos aeroportos do país durante a Copa do Mundo, nesta segunda-feira houve um comunicado transmitindo segurança aos viajantes.

A companhia dos aeroportos do país divulgou que houve reforço na segurança e diminuição brutal na modalidade de crime. Principalmente no moderno, mas de reputação ruim OR Tambo, em Joanesburgo.

- Três anos atrás, nós tínhamos cerca de 40 casos de roubos relatados por dia. Mas mudamos quase toda a equipe de trabalho e investimos em novos equipamentos. Essa tecnologia tem reduzido drasticamente esse número – disse Tebogo Mekgoe, o gerente-geral do aeroporto, em entrevista ao site “News 24”.

O site da União Europeia, porém, mantém o aviso de que ao desembarcar no principal aeroporto sul-africano o viajante deve caprichar nos cadeados. Já a embaixada da Grã-Bretanha sugere a embalagem de plástico a vácuo.

Apenas quarta e quinta-feira devem chegar ao país cerca de 100 mil turistas. Se a previsão inicial for confirmada, 16 mil deles terão as bagagens furtadas.
globo esporte

Jobim critica estudo do Ipea sobre aeroportos


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, criticou o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o desempenho dos principais aeroportos do país, divulgado nesta semana. De acordo com o levantamento, os principais aeroportos do país não têm capacidade para atender à demanda de pousos e decolagens.

Durante a divulgação do balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ministro apontou falhas nas análises do Instituto. Segundo Jobim, os dados apresentados estão desatualizados e com informações incorretas.

Além de questionar os dados sobre a alta carga tributária do setor, o ministro criticou a estimativa de investimentos da Infraero. O estudo mostra que a estatal investiu R$ 3 bilhões no período de 2000 a 2007, número contestado pelo ministro. Segundo ele, os investimentos somaram quase R$ 4,7 bilhões. "O Ipea mentiu em R$ 1,7 bilhão", disse.

o globo

Azul cria sistema de pré-venda de excesso de bagagem


Por meio do serviço, clientes ganham até 60% de desconto sobre o valor que seria pago no check in no aeroporto


São Paulo - A partir desta semana, a Azul Linhas Aéreas vai oferecer um novo serviço aos clientes que precisam levar bagagens com peso acima do permitido nos voos. Trata-se de um sistema de pré-agendamento de excesso de bagagens, inédito no mercado nacional.

O serviço pode ser solicitado pelos clientes no ato da reserva de passagem com descontos de até 60% em relação ao valor que seria pago no check in já no aeroporto.

A pré-venda é feita de maneira simples e rápida pelo próprio cliente. Se ele, por exemplo, tiver a necessidade de levar em sua viagem uma bagagem de 33 quilos, sendo que o permitido é 23 quilos por cliente, os 10 quilos extras podem ser pagos antecipadamente com desconto pelo sistema.

O valor do abatimento varia de acordo com as rotas de voos e é possível reservar pedidos de 5, 10, 15 e 20 quilos extras pelo sistema.

O sistema de pré-venda de blocos de excesso de bagagem começa a funcionar esta semana e pode ser solicitado pelo call center (4003 11 18), por meio do site da companhia (www.voeazul.com.br) ou por meio do agente de viagens.

portal exame


Iberia exigir uma indemnização de 20 milhões de euros



A companhia aérea Iberia solicitou ao Governo espanhol uma compensação financeira pelos prejuízos sofridos pelo efeito de nuvem de cinzas vulcânicas, e cujo impacto é de € 19.800.000, o que será refletido em seus resultados no segundo trimestre, depois de tomar conta de seu efeito em Abril e Maio.

IPad à bordo

Jetstar  IPAD (Custom). JPG Por que usar um player portátil qualquer da idade media quando se pode ter do IPAD?
A Jetstar anunciou hoje a inserção de locação do IPAD a bordo para entretenimento em determinados voos domésticos a partir do final deste mês.

Com um valor de US $ 10 ($ 8) poderá alugar-se o IPAD, e você começará a assistir filmes, escutar músicas e ler livros, tudo isso em suas mãos durante todo o vôo.

O CEO da Jetstar,Bruce Buchanan, espera que o dispositivo tenha um "forte apelo" entre os passageiros.

Hoje os passageiros da Jetstar pagam US $ 10 para alugar um media player portátil a bordo, com opções de entretenimento limitado em voos de curta distância, ou pagam US $ 15 para uma seleção completa de entretenimento nos voos de longa distância.


Dependendo da aceitação do gadget a Jetstar poderá introduzir o IPAD em todos os serviços domésticos e internacionais ainda este ano, disse Buchanan.

Evo Morales e seu novo Dassault Falcon 900 EX Easy

Nova aeronave Presidencial

O custo da transação foi de 38,7 bilhões de dólares, e os militares bolivianos foram treinados em Paris, não só no manuseio das aeronaves, mas também na manutenção do motor.


Características Dassault Falcon 900 EX Easy

  • A tripulação: 2
  • Capacidade: 19 passageiros
  • Comprimento: 20,21 m (66 ft 4 in)
  • Envergadura: 19,33 m (63 pés 5)
  • Altura: 7,55 m (24 ft 9,5 in)
  • Wing Área: 49 m² (527 km ²)
  • O peso vazio: 10255 kg (22 de 608 £)
  • O peso máximo de decolagem: 20.640 kg (£ 45.503)
  • Power Plant: 3 Honeywell TFE731-5BR turbofan-1C, para 21,13 kN (4.750 lbf) cada

Performance:

  • Velocidade máxima: Mach 0,84-0,87
  • Velocidade de cruzeiro: 950 km / h (513 nós, 590 mph) em 36000ft (10 970 m) (Mach 0.85)
  • Balneário de velocidade: 158 kmh (85 nós, 98 mph) (rodas e flaps down)
  • Autonomia: 7400 km (3,995 nm, 4,598 mi) (com 7 passageiros)
  • O teto de serviço: 15.500 m (51.000 pés)
  • Carga: 435 kg / m² (91lb/ft ²)
Falcon en pleno vuelo

Falcon em voo


Interior del Falcon 900EX

Dentro da Falcon 900EX


Interior del Falcon 900EX (Frente)

Dentro da Falcon 900EX (Frontal)

Red, Hot, e Blue

Photo by Kevin Loiseau (MCO Ground Ops)

Um relatório publicado no FastCompany nomeou a JetBlue como a "marca mais quente nos Estados Unidos!"

A revista diz que é "surpreendente ... o aumento rápido e potente da marca que a JetBlue construiu em poucos anos."

Sob a manchete, "Red, Hot, e Blue: The Hottest American e a marca não é a Apple",

FastCompany explica - É uma empresa com buzz tremendo que desenvolveu uma comunidade de seguidores, que se conecta com seus clientes cara-a-cara nos canais on-line (em especial no Twitter).

Um professor da Wharton School da Universidade da Pensilvânia, explica: "As pessoas adoram falar sobre JetBlue.

A maioria das viagens de avião tem um padrão particular: pequenos bancos, entretenimento ruim, e pouca (ou nenhuma comida). A JetBlue quebra esse padrão. Os assentos de couro, o seu próprio sistema de entretenimento com dezenas de canais, e pelo menos alguma escolha dos alimentos.

As pessoas não podem parar de falar sobre a experiência, porque eles têm de manifestar a sua surpresa, especialmente devido ao "valor" dos preços das passagens.

FastCompany

Mais um....com bomba à bordo

Draco Slaughter


Um homem de 75 anos em um avião com rota Chicago / Long Island foi preso no domingo depois de dizer a uma aeromoça que tinha uma bomba em sua bagagem de mão, obrigando os passageiros a evacuarem a aeronave enquanto as autoridades inspecionavam a aeronave.

Nenhum engenho explosivo foi encontrados a bordo da Aeroave Boeing 737 da Southwest Airlines que fazia o voo 373 transportando 137 passageiros e cinco tripulantes


O homem foi levado sob custódia após o susto
, o suspeito, identificado como Draco Abate de Chicago, foi preso sob a acusação de primeiro grau de falsa denúncia.

nydailynews

Quatro ocupantes de um Cirrus SR20 escapam com vida após o piloto acionar o ‘Ballistic Recovery System’

O Cirrus SR20 após descer no terreno montanhoso com a ajuda do paraquedas balístico. (Foto: BRS Aerospace)

Quatro ocupantes de um monomotor Cirrus SR20 sairam sem ferimentos após a queda da aeronave, graças ao acionamento do ‘Ballistic Recovery Systems’, o sistema de paraquedas balístico instalado na aeronave, desenvolvido pela BRS Aerospace. O piloto, após perder o controle e não ter condições de pousar, acionou o sistema sobre um terreno montanhoso. O fato ocorreu na Noruega, no dia 28 de maio.

Durante um voo em condições de tempo adversas, o piloto aparentemente perdeu o controle da aeronave devido a desorientação depois de entrar em condições IFR (voo por instrumentos), o que forçou o piloto a acionar o paraquedas balístico. “Era claro que o piloto tinha uma pequena, se tivesse, alguma chance de pousar a aeronave em tal terreno íngreme e montanhoso” disse Boris Popov, fundador e diretor da BRS Aerospace. Ele conseguiu salvar todos tripulantes graças ao sistema de paraquedas balístico da aeronave.

cavok

Aeroportos



Dados do Ipea afirmam que pelo menos oito das 12 cidades-sede dos jogos da Copa de 2014 estão com seus aeroportos operando no limite da capacidade máxima ou beirando o colapso operacional. Vai dar tempo?
isto é dinheiro

Turbulência



A decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de interditar 16 helipontos privados, em São Paulo, considerados irregulares, trouxe muita dor de cabeça a grandes investidores imobiliários, pilotos e proprietários de helicópteros.

São Paulo é hoje a cidade com a maior frota de helicópteros do mundo, com 452 unidades. A redução de helipontos implica superlotação de outros. Os pousos só mudam de endereço.
João Doria Jr.

Parecer sobre caças sai nesta semana



O Ministério da Defesa entregará oficialmente na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicação do modelo de caça de sua preferência, na compra de 36 aeronaves, em fase de negociação pelo governo. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Presidência, após prolongada reunião do ministro Nelson Jobim com Lula, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Disputam o caça Rafale da francesa Dassault, o F-18 Super Hornet da americana Boeing e o Gripen NG da sueca Saab.

De posse da exposição de motivos assinada por Jobim, o presidente convocará reunião do Conselho de Defesa Nacional, órgão consultivo formado pelo vice-presidente da República, pelos presidentes da Câmara e do Senado, ministros da Justiça, Defesa, Relações Exteriores e Planejamento e comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. A palavra final será de Lula.

A Presidência não divulgou o assunto tratado por Lula e Jobim ontem. Coube ao presidente dar a pista: em discurso na abertura da 3ª Conferência Nacional de Esporte, aonde chegou atrasado, ele justificou a demora por causa da “agenda com assuntos internacionais que eu tinha que decidir”. O Ministério da Defesa não se pronunciou.

A entrega formal da exposição de motivos ficou para a semana que vem, possivelmente na segunda-feira, já que Lula estará fora de Brasília de terça a quinta e, na sexta-feira, começa a Copa do Mundo.

Nos últimos meses, Jobim deixou claro que a escolha do Ministério da Defesa privilegiará a possibilidade de transferência de tecnologia, em vez do preço. Outro aspecto considerado será a capacidade operacional das aeronaves.

Lula e Jobim já sinalizaram a preferência pelo modelo Rafale, dentro de um acordo maior de cooperação militar e transferência tecnológica com o governo da França. Em relatório concluído no ano passado, porém, a Aeronáutica classificou o sueco Gripen NG em primeiro lugar.

aviação notícias

Integridade do profissional de manutenção aeronáutica.


A manutenção de aeronaves é uma atividade que exige muita dedicação do profissional que trabalha nessa área. Além de todo o conhecimento necessário para executar as várias tarefas complexas , o mecânico de manutenção precisa estar concentrado e em perfeitas condições de saúde para que possa executar os serviços de maneira correta e segura.

O elemento humano é o elo mais fraco nesse ambiente onde o estresse age constantemente juntamente com outros fatores e que levam o homem, por muitas vezes, a cometer erros que podem gerar sérias consequências para a segurança de vôo. Todo profissional de manutenção aeronáutica deve acima de tudo zelar por sua saúde, pois isto será um fator determinante para que trabalhe com maior capacidade de concentração e seja mais resistente aos agentes estressores presentes ao ambiente de trabalho. Valorizar a si mesmo é o primeiro passo para se tornar um profissional conceituado e respeitado no mercado e, a valorização aqui comentada, é a valorização da integridade tanto física quanto moral.
aerobrasil

Ryanair aumentará suas passagens


A low cost Ryanair deverá aumentar o preço das suas tarifas em até 10% ainda neste ano, conforme o jornal inglês Mirror, embora tenha anunciado lucros no ano fiscal cumprido até 31 de Março, a empresa adotará medidas para melhorar a receita.

O jornal inglês revela que o aumento médio será de 3 libras em cada bilhete.

mirror

Segurança aérea garantida por "gémeos"

Bruno Fernando e João Amadeu dois jovens que asseguraram o espaço áereo

Fotografia: Rogério Tuti

A segurança aérea, durante o Exercício Kwanza 2010, que terminou sábado, esteve garantida por dois aviões de caça, os chamados “Tucanos”, pilotados por dois jovens angolanos, acompanhados na missão por pilotos mais antigos da Força Aérea Nacional.

Os dois jovens têm muito em comum. Em função disso, eram chamados “gémeos”.
Bruno Fernando Pacheco Evaristo “Bruce” e João Amadeu Pinda têm, ambos, 33 anos. Estudaram pilotagem em Angola, no Lobito, e ostentam a patente de tenente.

“Bruce” nasceu na cidade do Lubango e Amadeu cresceu nessa cidade, embora tenha nascido no província do Cunene. Bruce é mais extrovertido que Amadeu.
Enquanto criança, Bruce quis ser piloto. A sua vocação pela aviação levou-o, ainda em tenra idade, a fazer um avião de lata. Na família ninguém era piloto. Inspirou-se nos amigos pilotos. A decisão em abraçar esta profissão foi contrariada pela família.

“A família achava que era uma profissão perigosa e eu podia perder a vida a qualquer momento”, conta, acrescentado que na altura em que entrou para a aviação, no tempo da guerra, morriam muitos pilotos. A mãe foi a única pessoa que o apoiou, porque descobriu que era a sua vocação.
jornal de angola

Boeing apresenta primeiro 747-8F nas cores da Cargolux

O primeiro Boeing 747-8F pintado nas cores do primeiro cliente do modelo, a Cargolux. (Foto: Boeing)

O primeiro Boeing 747-8F (Freighter), pintado nas cores do primeiro cliente, foi fotografado logo após sair do hangar de pintura da unidade da Boeing em Everett, Washington. A companhia aérea de carga Cargolux, baseada em Luxemburgo, encomendou um total de 13 aeronaves do novo modelo. O novo esquema de pintura no 747-8F é uma evolução da atual pintura utilizada nos Boeing 747-400F da frota e marca o início de uma nova era na companhia.

“O design da nova pintura demonstra uma continuidade e o comprometimento, enquanto confirma os princípios fundamentais que fizeram o sucesso da Cargolux,” disse Ulrich Ogiermann, CEO da Cargolux. “O branco, com faixas vermelha e azul, simboliza as raízes da companhia em Luxemburgo, sua sede e seu centro de distribuição.” A Boeing deve entregar a aeronave ao cliente no quarto trimestre desse ano.

cavok

Reforma de aeroportos esbarra em 60 aviões-sucatas

Aeronaves de empresas falidas ou inoperantes estão paradas nos pátios há anos, ocupando um espaço nobre para a aviação comercial

O projeto de expansão dos aeroportos brasileiros terá o desafio de ampliar os estacionamentos de aeronaves sem retirar aviões que estão parados nestes locais há anos. Há 59 aeronaves de grande porte inoperantes em 14 aeroportos do Brasil, a maioria delas estacionada em cidades-sede da Copa de 2014, segundo levantamento da Infraero feito a pedido do iG. Metade desta frota pertence à falida Vasp, mas há também aviões de outras nove companhias aéreas que deixaram de voar, como Transbrasil, Fly e a antiga Varig.

Clique sobre a imagem para acessar o infográfico

A Infraero anunciou investimentos de R$ 4,5 bilhões nos aeroportos para receber a Copa de 2014. Uma das principais ações é a expansão dos terminais de passageiros e do pátio das aeronaves, que permitirá aumentar a capacidade de operação. Segundo a empresa, os espaços hoje ocupados por aeronaves inoperantes poderiam ser usados para a ampliação de pistas, pátios e criação de hangares, por exemplo.

“As obras nos aeroportos relacionados com as cidades-sede da Copa do Mundo foram projetadas levando em conta todo o potencial do sítio aeroportuário”, afirma a Infraero ao iG, em nota. Como o prazo para a liberação destes espaços e a remoção das aeronaves não dependem do órgão, pode ser que esses aviões ainda estejam nos aeroportos até 2014. Se isso ocorrer, a Infraero estuda realocar os equipamentos dentro do próprio aeroporto, para poder aproveitar as aéreas que elas hoje ocupam. A instituição não informou o número de aeronaves em cada aeroporto.

Espaço nobre

A capacidade de um aeroporto é estabelecida pela extensão do pátio, da pista e pelo controle de tráfego aéreo, afirma o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Ronaldo Jenkins. Assim, ele conclui que ocupar posições no solo com aviões que não operam reduz a capacidade do aeroporto. “É até um contrassenso gastar para ampliar o pátio do aeroporto se há posições disponíveis mal utilizadas.”

Essas aeronaves estão exatamente nos aeroportos mais movimentados, onde o espaço é mais disputado. No Antônio Carlos Jobim, o antigo Galeão, no Rio de Janeiro, há aviões da Vasp, da Fly, da antiga Varig e da Platinum Air, companhia que trouxe em 2007 três Boeings para o Brasil, mas não operou por falta de certificação. Em Congonhas, em São Paulo, além de aeronaves da Vasp, há também um hangar desativado da companhia. A Infraero já obteve na Justiça o direito de retomar a área, mas não de retirar partes de aeronaves, móveis e outros bens que estão no local. Até que consiga essa autorização, a utilização do espaço é limitada.

Aeronave da Vasp parada, em frente ao antigo hangar da companhia, no aeroporto de Congonhas


A situação já incomoda as companhias aéreas. “Na área do hangar da Vasp, poderia existir outro terminal de passageiros”, afirma o diretor institucional da Azul, Adalberto Febeliano. Durante evento da companhia no mês passado, o fundador da Azul, David Neeleman, criticou a situação. “Precisamos de mais pátio. Tirando a sucata e abrindo espaço no pátio podemos operar mais rotas.”
desástres aéreos

Relógio simula radar de avião


Muito legal o relógio da Bell & Ross, o BR 01-92 foi inspirado nos instrumentos de navegação encontrados em cabines de avião.

Com formato de radar, os três discos concêntricos nas cores pretas se movem no sentido horário. Cada um deles, com três faixas coloridas que determinam os ponteiros e que simulam o feixe luminoso do ecrã do radar: amarelo - hora, vermelho - minutos, verde - segundos.

Com edição limitada a 500 unidades apenas, este relógio apresenta uma engenharia muito complexa. Cada disco pesa cerca de 30 vezes mais do que um simples ponteiro. Foram criados discos super leves e resistentes afim de evitar atritos e prejudicar a precisão.

Ele apresenta formato retangular de 46mm e é feito de aço inoxidável 316L e é capaz de aguentar pressão de até 100 metros de profundidade. Foram feitos apenas 500 deles, o que deve ter encarecido muito o preço, justificando os US$ 5.000 que você terá que pagar para levá-lo.

copiaveio

Rússia: Cartão de vítima usado 11 vezes após acidente aéreo


O Ministério Público polaco afirmou hoje que o cartão de crédito do historiador Andrzej Przewoznik, um dos 96 mortos no acidente aéreo de Smolensk (Rússia), foi utilizado até 11 vezes nas horas seguintes à tragédia, aparentemente por funcionários russos presentes no local onde caiu o avião.

Segundo o MP, depois da tragédia, foram levantados 1,5 mil euros de um caixa electrónica em Smolensk com um dos cartões bancários de Przewoznik, que, além de historiador, era secretário-geral do Conselho para a Protecção de Monumentos da Luta e do Martírio.

O porta-voz do Governo polaco, Pawel Grass, ressaltou que quatro polícias russos poderiam estar envolvidos no uso do cartão de crédito da vítima, e que poderiam já estar detidos, algo que ainda não foi confirmado por Moscovo.

O MP polaco pediu às autoridades russas mais colaboração para investigar o roubo de artigos pessoais dos ocupantes do avião presidencial acidentado no passado dia 10 de Abril.

No acidente, todos os passageiros e tripulantes perderam a vida, entre eles o presidente da Polónia, Lech Kaczynski, a sua mulher Maria e altos cargos de instituições estatais do país.
diário digital

Boeing consegue licença para helicóptero militar


A Boeing anunciou nesta segunda-feira que vai garantir o certificado AgustaWestland para a produção do helicóptero EH101 para a marinha americana, dentro do programa presidencial de helicópteros (VXX). Esta licença vai dar à Boeing a propriedade intelectual completa, dados e direitos de produção para a aeronave de apoio ao programa VXX. Devido a esta disposição, a aeronave será um Boeing, produzido em suas fábricas.

A empresa apresentará informações sobre esta aeronave, em resposta à solicitação atual da Marinha de Informação pelo prazo de 18 de junho. O EH101 é um trimotor, com desempenho provado em combate, servindo com distinção na Bósnia, Iraque e Afeganistão. Mais de 150 aeronaves em serviço, com cinco militares da OTAN e do Japão, e o avião foi selecionado para o programa de helicópteros presidenciais anteriores, em que nove aeronaves foram entregues ao empreiteiro principal por AgustaWestland.

aeroflower

Deputado “voador” contrata piloto de avião como assessor

Dputad

Rossoni vai promover mais uma das reuniões que não vale nada.

Valdir Rossoni é conhecido em Biturna como deputado 'voador'.

O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), nomeou para o seu gabinete na Assembleia Legislativa (AL) do Estado o piloto que conduz seu avião particular. A aeronave pertence à empresa de Rossoni em Bituruna, a Indústria Comércio Madeiras e Compensados Rossoni, mas o piloto, Marcelo Venâncio Brito, foi nomeado para o cargo de assessor parlamentar, que é um cargo público de provimento em comissão.

Para Rossoni, não há irregularidade na nomeação. ”Eu não alugo meu avião. Daí sim seria pagar por serviços particulares um servidor público. Só eu uso o avião”, disse ele, acrescentando que Marcelo também trabalha como seu motorista. ”Ele é meu assessor em tudo que eu preciso. E eu o contratei com a autorização da Casa”, argumentou.

Procurado na sexta-feira, o diretor-geral da AL, Eron Abboud, preferiu não falar sobre o assunto e disse que o deputado Durval Amaral (DEM), coordenador da reforma política da Casa, é quem deveria se manifestar. A Reportagem não conseguiu falar com Amaral.

O próprio salário do piloto, segundo Rossoni, seria ”complementado” pela empresa do tucano. ”Ele fica à minha disposição, sem horário”, afirmou.

Cada um dos 54 deputados estaduais pode nomear até 23 pessoas em cargos comissionados, mas o papel do assessor parlamentar também tem limites. A última lei aprovada pela AL para disciplinar as regras para a nomeação de comissionados foi sancionada no início da semana pelo Executivo e, basicamente, menciona apenas dois tipos de assessor parlamentar: aquele que trabalha no gabinete do parlamentar, na sede física, na AL portanto; e aquele que é conhecido como ”agente político”, que atua nas bases parlamentares e não precisa cumprir expediente em gabinete.

Mas, mesmo no caso do ”agente político”, a AL adotou algumas regras, na esteira de denúncias sobre servidores ”fantasmas”: o comissionado que não atua no gabinete deve exercer atividades de representação do parlamento junto à sociedade e deve apresentar, na internet, relatórios mensais sobre suas atividades.

Para Fabiano Angélico, coordenador de projetos da ONG Transparência Brasil, a nomeação de um assessor parlamentar para conduzir uma aeronave particular ”é uma despesa indevida ao erário”. ”Ele é pago por nós, mas não trabalha para nós. É um benefício para o parlamentar, que tem que ser pago do bolso dele. Acho que o Ministério Público tem que questionar se não há improbidade administrativa”, afirmou.

Para Angélico, a própria quantidade de cargos comissionados à disposição de parlamentares ”já é um absurdo”: ”É lógico que eles precisam de assessores, mas não tantos. Na França, os senadores têm cinco assessores parlamentares”. Angélico também é contra a figura do ”agente político”, denominada por ele de ”cabo eleitoral disfarçado”.

esmaelmorais

O avião de Rossoni. A aeronave não consta da declaração de bens do deputado


O avião de Valdir Rossoni (PSDB), avaliado em R$ 1,2 milhão, não consta de sua declaração de bens apresentada em 2006 à Justiça Eleitoral

No último dia 8 de abril, o avião do deputado Valdir Rossoni fez um pouso forçado em União da Vitória. Não houve feridos. Deve-se a este incidente uma outra revelação.

Questionado sobre a propriedade da aeronave, durante entrevista ao vivo concedida horas após o pouso à rádio CBN Curitiba, o deputado Valdir Rossoni declarou o seguinte: “Esse é um avião particular meu [sic], tenho ele [sic] há doze anos.”

Ocorre que a declaração de bens apresentada em 2006 pelo parlamentar tucano à Justiça Eleitoral não registra a posse do avião. Rossoni alega que o avião pertenceria à sua empresa em Bituruna, a “Indústria Comércio Madeiras e Compensados Rossoni”.

A declaração de bens de Rossoni registra R$ 736 mil em cotas da empresa, valor inferior ao custo do avião “particular dele”. Um avião idêntico ao do tucano — modelo Sêneca 5–, com o mesmo ano de fabricação (1998), vale US$ 650 mil, ou cerca de R$ 1,2 milhão, segundo um site especializado em comércio de aeronaves.

faca amolada

Avião VIP custou 180 mil euros


A Seleção portuguesa está desde ontem em Joanesburgo, após uma extenuante mas tranquila viagem de onze horas.

A comitiva foi transportada por um Airbus A340, com capacidade para 272 pessoas, mas que apenas tinha 90 passageiros, entre jogadores, dirigentes e jornalistas.
Ao que o CM apurou, a Federação Portuguesa de Futebol desembolsou 180 mil euros para fretar este aparelho à TAP, transformado num espaço VIP.
cmjornal

Avião da GOL aborta decolagem após choque com ave em Noronha


O avião Boeing 737-300 da GOL que ia decolar do aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, às 18h35 deste domingo (6), com destino a São Paulo (voo 1709), com escala no Recife, teve que abortar o procedimento de decolagem após uma ave se chocar em uma das turbinas do aparelho.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da companhia aérea, o choque aconteceu pouco antes da decolagem. Apesar do susto, ninguém se feriu. Após o choque, o avião foi encaminhado para manutenção e, em seguida, liberado para o voo.

Ao todo, 83 passageiros embarcaram às 20h e, de acordo com a assessoria da GOL, já chegaram a seus destinos. As 37 pessoas que desistiram do embarque terão que remarcar o voo. A empresa realiza voos diários para o arquipélago de Fernando de Noronha.

O choque com aves, ou bird strike como é conhecido tecnicamente, é bastante comum na aviação. Em geral, causa pequenos incidentes, mas algumas situações mais graves, como a amaragem no Rio Hudson, em Nova Iorque, em janeiro de 2009, também são registradas.

jc online

Companhia de aviação muda de nome


O presidente da transportadora aérea nigeriana “Virgin Nigeria Airways” anunciou, na quarta-feira, em conferência de imprensa, em Lagos, que a companhia vai mudar de nome, passando a chamar-se “Air Nigeria”.
Jimoh Ibrahim afirmou que a nova designação já registada na Comissão de Negócios em Abuja.
“A mudança de denominação era necessária para dar à empresa um cariz inteiramente local”, disse, adiantando:
“Tudo nesta companhia vai refletir fielmente a cultura nigeriana para mostrar que a nação pode fazer a diferença”, afirmou.
Jimoh Ibrahim indicou que o primeiro avião ostentando a nova designação chega à Nigéria no final desta semana proveniente de França.
“Até 1 de Outubro, um mínimo, dez aviões entram em circulação. Os bons dias estão de regresso”, declarou.
jornal de angola

Notícias » Mundo » Mundo Chávez anuncia pagamento por lote de aviões chineses K-8

Chávez informou que aprovou uma conta de US$ 82 milhões para pagar  os aviões Foto: EFE

Chávez informou que aprovou uma conta de US$ 82 milhões para pagar os aviões
Foto: EFE

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, informou hoje que aprovou uma conta de US$ 82 milhões para pagar parte dos 18 aviões K-8 para treino de pilotos que comprou da China.

O governo da Venezuela anunciou em 2008 a compra dos 18 aviões K-8 da China para utilizar no treino dos pilotos da Força Aérea nacional. "Trata-se de um avião de treino básico com capacidade para entrega de armamento, com bombas leves, foguetes e disparo de metralhadoras que cumpre com todos os requerimentos para a formação dos pilotos venezuelanos", disse em outubro de 2008 o general de aviação Luis Berroterán Acosta.

Em fevereiro, Chávez assinalou que além dos aviões de treino, comprará da um sistema de radares da China, no marco da política de modernização da Força Armada Nacional Bolivariana.

Nos últimos anos, o governo venezuelano comprou 24 aviões caça Suhoi-30, 50 helicópteros e 100 mil fuzis AK-103 da Rússia, por US$ 3 bilhões, segundo fontes russas.

terra

Doentes neuromusculares podem viajar de avião sem oxigénio suplementar

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) demonstrou que os pacientes com doenças neuromusculares podem viajar de avião sem precisar de oxigénio suplementar desde que corretamente ventilados.
Em comunicado difundido hoje, a FMUP refere que a demonstração foi feita em dois voos do Porto para Barcelona de dois pacientes com doença neuromuscular que "receberam ar por meio de ventilação não-invasiva contínua, através de uma peça bucal ou de uma máscara nasal, durante todo o voo".

"Até agora nunca se tinha monitorizado a respiração durante o voo em doentes com insuficiência respiratória de origem neuromuscular, pelo que poder-se-ia pensar que seria necessário oxigénio suplementar também neste contexto", afirma o autor do estudo, João Carlos Winck.
aeiou

Habilitações e certificados da Anac passam a ser impressos pela Casa da Moeda


A partir do dia 1º de julho, as Carteiras de Habilitação Técnica (CHT) e certificados expedidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) serão impressos pela da Casa da Moeda do Brasil. Além dos requisitos de segurança, que dificultam a falsificação, a parceria garantirá mais agilidade e comodidade na entrega dos documentos. A nova carteira de habilitação terá foto, assinatura e um chip com todas as informações do profissional. A arte gráfica, desenvolvida na Anac, retrata na cor azul claro o busto do brasileiro Alberto Santos Dumont e o voo do 14 Bis.

Os certificados serão impressos em papel especial com marca d’água de identificação, moldura com microtextos negativos, fundo invisível reagente à luz ultravioleta, que incorpora o logotipo da Anac, efeito íris e tinta de segurança de variação ótica com luminescência.

As novas licenças serão emitidas para todos os pilotos, mecânicos de voo, comissários, mecânicos de manutenção aeronáutica, despachantes operacionais de voo e operadores de equipamentos especiais regulados pela Anac, sempre que seu titular requerer uma nova licença, uma nova habilitação, a revalidação de uma habilitação já existente, incluir ou retirar uma observação, ou solicitar uma segunda via.

mercado e eventos

Nova resolução da Anac pode elevar preços de passagens aéreas

A nova regulamentação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que dá mais direitos aos passageiros quando houver atrasos, cancelamentos ou suspensões de voos pode provocar aumento nas tarifas. Segundo as companhias, as medidas terão impacto sobre o custo operacional.

A Resolução 141 entra em vigor no próximo domingo, dia 13. Entre outras novidades, reduz pela metade – de quatro para duas horas – o tempo para fornecimento de alimentação em voos com atraso. Também obriga o ressarcimento dos valores pagos em caso de desistência e estabelece regras para o direito de informação, reacomodação de passageiros, cancelamentos e preterição (quando sobram passageiros para a capacidade da aeronave).

Confira no infográfico abaixo o que mudou com a resolução da Anac



Esse último item, conhecido como overbooking, vem gerando críticas. A advogada do Instituto de Defesa do Consumidor, Maíra Alves Feltrin, reclama que vai ocorrer uma regulamentação de uma prática que é ilegal.

– A resolução cria o gerenciamento de um dano que não é aceitável.

Sobre os novos direitos dos passageiros, o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snae), Ronaldo Jenkins, afirma que o repasse para tarifas é uma tendência.

Jenkins diz que as empresas vão cumprir as exigências “com ressalvas” e que houve negociação para tornar alguns pontos mais flexíveis. Um deles é o ressarcimento dos passageiros que desistirem de viagens com atraso ou canceladas. O reembolso respeitando o prazo e o meio de pagamento do cliente não poderia ser cumprido no caso de compras à vista se o problema ocorrer em finais de semana ou em voos com grande volume de desistências.

ZEROHORA.COM

> Em gráfico, veja como eram os direitos do passageiro e o que mudou com a resolução da Anac. Em www.zerohora.com/zhdinheiro

FLÁVIO ILHA
Saiba antes de embarcar
ATRASO
- A empresa podia esperar até quatro horas para reacomodar os passageiros em voo próprio ou de terceiros. Com a nova norma, se a companhia tiver voo para o mesmo destino, será obrigada a recolocar seus passageiros imediatamente.
- A reacomodação de passageiros de voos atrasados terá prioridade. Também será reembolsado integralmente aquele que desistir da viagem depois de quatro horas de atraso. Essas obrigatoriedades não existiam.
CANCELAMENTO
- Em caso de cancelamento, a empresa tinha até quatro horas para reacomodar o passageiro em voo próprio ou de outra companhia. Com a resolução, agirá imediatamente.
- Por opção do passageiro, poderá ser usada outra modalidade de transporte (rodoviário, por exemplo) em cancelamento de voos. O transporte será pago pela empresa aérea.
- Se o passageiro desistir da viagem, a empresa tem de fazer o reembolso integral e imediato, respeitando o prazo e o meio de pagamento usado pelo cliente. A previsão de reembolso integral do valor pago não existia.
- Em caso de interrupção de trecho (uma conexão cancelada, por exemplo), a empresa fica obrigada a transferir o passageiro ao aeroporto de origem caso ele desista de prosseguir.
OVERBOOKING
- A empresa podia esperar até quatro horas para reacomodar os passageiros que sobrassem. A partir do dia 13 de junho, terá de fazer isso imediatamente.
- O passageiro poderá usar outro meio de transporte, a custo da empresa.
- As companhias ficam liberadas para oferecer compensações (brindes ou descontos) aos clientes em caso de lotação. Se o passageiro ficar satisfeito, a empresa não será multada.
INFORMAÇÃO AO PASSAGEIRO
- O passageiro terá pleno direito à informação “clara e ostensiva” acerca do serviço contratado e de eventuais alterações. Não havia essa recomendação.
- A companhia está obrigada a informar sobre o atraso ou cancelamento, o motivo e a previsão de novo horário de partida. Se solicitada, terá de documentar por escrito.
ASSISTÊNCIA MATERIAL
- Depois de uma hora de espera, a empresa terá de garantir facilidade de comunicação aos clientes por telefone ou internet.
- Passadas duas horas, precisa garantir alimentação adequada.
- Depois de quatro horas, tem de disponibilizar acomodações em local adequado e, se necessário, pernoite. A assistência se estende aos passageiros embarcados.
FIQUE DE OLHO
- Em caso de reclamação, o consumidor deve contatar a Anac (0800 725 4445 ou www.anac.gov.br). A íntegra da Resolução 141 está no portal da Agência, que mantém balcões de atendimento nos aeroportos de Porto Alegre, São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio (Tom Jobim), Curitiba, Belo Horizonte (Confins), Salvador, Recife e Fortaleza.
ZERO HORA

FAB increve para 164 vagas até o dia 17


Segue aberto o prazo de inscrições para participar do exame de admissão aos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria da Aeronáutica para o ano de 2011. São oferecidas 164 vagas em todo o país.

É necessário ter completado o ensino médio para se candidatar aos cargos de oficial de aviação (90), oficial intendente (49) e oficial de infantaria (25). Para este último cargo, as ofertas são destinadas apenas a candidatos do sexo masculino.

Os aprovados em todas as fases do processo de seleção se tornarão cadetes e frequentarão cursos de formação específicos para os cargos pretendidos. Para oficiais de aviação, o conjunto de aulas consiste em instrução de voo, com o objetivo de preparar o cadete aviador à pilotagem militar. Já o curso para oficial intendente visa prover formação administrativa ao cadete intendente. Os cadetes de infantaria serão preparados para combates em terra.

É possível se candidatar apenas no site www.fab.mil.br até o dia 17 de junho. No ato da inscrição, o candidato deve optar pela organização militar de apoio (Omap) de sua preferência. A taxa de participação custa R$ 60.

Para estarem habilitados a frequentar os respectivos cursos de formação, os candidatos passarão por quatro etapas. A primeira delas, prevista para ocorrer no dia 15 de agosto, será uma prova escrita. Depois disso, serão submetidos a prova de aptidão psicológica, avaliação médica e teste de condicionamento físico.

JC Concursos

Tigre renovado é o principal caça da Fab

Embraer completa a modernização de 46 jatos F-5E na unidade de Gavião Peixoto, a fábrica de aviões de combate.



Os dias andam agitados na linha de produção de máquinas de guerra, a 300 quilômetros de São Paulo. A fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, está abrigando uma frota de combate: oito supersônicos F-5E, três caças bombardeiros AMX, e três A-4 Skyhawk, da Marinha, todos passando por um amplo programa de modernização tecnológica.


estadão

Chega a Bolívia novo avião presidencial


La Paz, 7 junho (Prensa Latina) O novo avião presidencial, um Falcon Dassault 900 EX Easy , de fabricação francesa, chegará hoje a Bolívia depois que técnicos capacitarão uma equipe técnica da Força Aérea Boliviana (FAB).

O Executivo confirmou que a nave, originalmente fabricada para o clube de futebol inglês Manchester United, foi adaptada para uso do presidente Evo Morales.

Os pilotos militares bolivianos foram capacitados em Paris não somente na operação dos voos, senão também na manutenção do motor.

Por essa razão, a aeronave não será submetida ao período de revisão exaustivo que outras aeronaves similares recebem ao chegar ao país andino.

No último 2 de abril , o governo central aprovou um decreto supremo que autorizou esta compra em 38,7 milhões de dólares, e uma partida adicional para cobrir as despesas de importação para substituir o Sabreliner NA-265 FAB-001, que foi adquirido pelo Estado em 1975 e que sofreu, nos últimos anos, vários percalces técnicos.

Esta aquisição foi feita pela modalidade de exceção, o que significa que não se convocou à licitação estabelecida por lei.
prensa latina

A crise dos aeroportos

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no dia 31/5, reconhece a situação de caos do sistema aeroportuário, fala em "apagão aéreo" e na instabilidade da ação reguladora e indica que a capacidade dos principais aeroportos do País ? Guarulhos, Congonhas, Santos-Dumont, Confins, Pampulha, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Manaus e Natal ? é inferior à demanda. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, tentou desqualificar o texto, afirmando, por exemplo, que a capacidade dos aeroportos de Brasília e Manaus é superior à citada.

O documento foi apresentado pelo diretor de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura, Marcio Wohlers; pelo coordenador de Infraestrutura Econômica, Carlos Campos; pelo coordenador de Desenvolvimento Urbano, Bolívar Pêgo; e pelo assistente de pesquisa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), Josef Barat.

Entre os principais riscos que o estudo aponta está o do colapso aeroportuário decorrente do aumento da demanda em eventos como a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.

Apenas em São Paulo está previsto um acréscimo de 600 mil visitantes em relação à situação atual, o que causará grandes transtornos em Guarulhos e Congonhas, se não forem removidos a tempo os gargalos que afetam os aeroportos.

E não há uma definição clara de estratégias para a aviação civil nos próximos 30 anos nem políticas e regras de regulação econômica que balizem a evolução dos mercados de voos internacionais, domésticos e regionais. Faltou investir em terminais, pátios, pistas e sistemas de aproximação e proteção ao voo.

Entre as hipóteses para superar a crise aeroportuária têm sido mencionadas, segundo o Ipea, a abertura de capital da Infraero; regras para a concessão de aeroportos rentáveis e não rentáveis, com a exigência de investimentos; a ampliação de terminais; e a construção de novos terminais nos aeroportos saturados, por intermédio de Parcerias Público-Privadas.

Sugestões de abertura do capital da Infraero foram feitas, nos últimos meses, com vistas a superar as notórias deficiências de atendimento nos aeroportos por falta de investimentos, como os destinados à construção da terceira pista do Aeroporto de Guarulhos e os necessários para aumentar a segurança do Aeroporto de Congonhas. O ministro Jobim desqualificou essa possibilidade, explicando, com razão, que a Infraero não tem patrimônio nem é detentora de concessões.

Outro estudo, encomendado pelo BNDES à consultoria McKinsey, propõe a transferência, do Ministério da Defesa para o Ministério dos Transportes, da responsabilidade pela aviação civil. Sugere, ainda, transferir da Aeronáutica para uma agência civil o controle do tráfego aéreo. Neste caso, a Infraero seria reestruturada e perderia o monopólio da administração dos aeroportos, que passaria a ser compartilhada com o setor privado.

Segundo a McKinsey, a demanda de transporte aéreo de passageiros quase triplicará até 2030 e existem gargalos críticos em 13 dos 20 principais aeroportos do País. Esses aeroportos precisarão, nos próximos 20 anos, receber investimentos entre R$ 25 bilhões e R$ 34 bilhões, com ênfase em obras nos aeroportos de Guarulhos, Brasília, Viracopos e Confins e acesso mais rápido aos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Galeão.

O estudo da McKinsey, divulgado pelo Globo, apontou a falta de articulação entre os órgãos do setor, além da falta de planejamento para expandir a capacidade dos aeroportos e acompanhar o crescimento da demanda. Não há, segundo o texto, um marco regulatório para o setor, com as regras sobre os contratos de concessão de aeroportos.

O "apagão aéreo", pano de fundo dos estudos do Ipea e da McKinsey, é conhecido por passageiros que viveram situações dramáticas nos últimos anos e de fato pode comprometer o crescimento do País e afetar acontecimentos como as Copas e os Jogos Olímpicos.
estadão

O que deixou de ser luxo


A classe D também começa a aproveitar o crescimento da renda para turismo. Segundo a Infraero, o maior volume de passageiros e a presença de estreantes em viagens aéreas fez a empresa mudar o perfil dos serviços nos aeroportos.

Para esclarecer dúvidas de quem embarca pela primeira vez em um avião, a empresa reforça, em período de maior movimento, como feriados, o quadro de funcionários nos aeroportos com coletes com a frase “Posso Ajudar?”.

Companhia que não opera no conceito de baixo custo, a TAM também se rendeu às camadas populares e anunciou, no mês passado, uma parceria com a Caixa que promete financiamento de pacotes no valor de até R$ 10 mil, que podem ser pagos em até 24 vezes.


clicrbs

Justiça de SP dá cinco dias para Microsoft fornecer dados sobre autor de e-mail ofensivo


A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu à Microsoft o prazo de cinco dias para que a empresa forneça as conexões de acesso à internet que originaram as transmissões de mensagens por e-mail ofensivas a um funcionário da TAM Linhas Aéreas em São Paulo. No caso de a empresa norte-americana não cumprir a decisão, estará sujeita a multa diária fixada em R$ 1 mil.

A decisão é da 3ª Câmara, que optou por antecipar o pedido de proteção feito pela empresa aérea brasileira e pelo funcionário vítima das mensagens ofensivas. O mesmo pedido havia sido negado pelo juiz da 8ª Vara Cível do fórum de Santo Amaro (na Zona Sul).

De acordo com a TAM, o usuário da conta de correio eletrônico exfuncionario2010@hotmail.com dispara mensagens anônimas, de cunho ofensivo para um de seus funcionários. Nos e-mail, o usuário faz alusão à competência profissional do funcionário e de supostos relacionamentos extraconjugais.

A TAM e o empregado entraram com ação judicial contra a Microsoft para que a gigante norte-americana seja obrigada a retirar o usuário do ar. Em liminar, pede ordem judicial para que a empresa de internet preste informações que ajudem a identificar o remetente das mensagens.

O Tribunal entendeu que o pedido deveria ser atendido de imediato pela possível ineficácia da identificação depois do julgamento final da ação e pela possibilidade de as informações reclamadas pela TAM se perderem no tempo.

É cada vez mais comum internautas recorrerem ao Judiciário para tentar identificar autores de ofensas em blogs e sites de relacionamentos. “É uma ação em que os autores querem obrigar a ré, como prestadora de serviços de internet, a fornecer os dados cadastrais de usuários de conta de e-mail e registros eletrônicos de acessos – número de IP, datas e horários”, explicou o desembargador Jesus Lofrano.
olhardireto

Um novo rumo para a emergente Webjet


Após se tornar a terceira do setor, empresa se esforça para atingir o lucro e deixa os investimentos no crescimento para depois.


A Webjet deve realizar hoje a simulação de uma situação de emergência. O episódio consiste em abrir as portas e inflar dois escorregadores (uma via alternativa para os passageiros) em 15 segundos para esvaziar um avião. O objetivo é convencer a Agência Nacional de Aviação Civil de que é possível realizar o procedimento com um número menor de tripulantes, como passou a permitir a regra da agência desde 2009. Essa é a segunda tentativa da Webjet em apenas um mês - na primeira, a companhia não realizou a missão a tempo.

A intenção da terceira maior companhia aérea do País é cortar custos. A Webjet pretende diminuir sua tripulação em 20%. Além disso, a empresa também decidiu que não vai investir no seu crescimento por enquanto. Não há planos de ampliar sua frota até o fim deste ano e nem renová-la no curto prazo - a média de idade dos aviões é de 17 anos, quase o triplo dos concorrentes TAM e Gol.

Atualmente, a Webjet não possui nenhum pedido de aeronaves usadas nas empresas de leasing. Além disso, a empresa só pretende desenhar seu plano de expansão a partir do segundo semestre. "Esse é o momento de consolidar o crescimento do ano passado e atingir rentabilidade", afirma Julio Perotti, presidente interino da Webjet. Até agora, a empresa nunca fechou um ano com lucro. A expectativa de seus executivos é entrar no azul em 2010.

O problema é que, enquanto isso, os concorrentes crescem. A Azul, empresa que, em abril, registrou uma participação de mercado semelhante à da Webjet, vai receber seis novos jatos Embraer até o fim do ano e outros 12 em 2011. "Se a Webjet continuar parada, sua participação de quase 6% vai virar 3% em breve", acredita um executivo próximo.

A companhia alega que enfrenta o hiato no crescimento consciente de suas consequências. "Para nós, a participação de mercado não é o foco. Queremos ser rentáveis", diz Perotti.

Capitalização. Paradoxalmente, a decisão de não investir na frota se dá exatamente no momento em que o dono da Webjet está mais capitalizado. Em janeiro deste ano, o empresário Guilherme Paulus vendeu 63% da operadora de turismo CVC para o fundo americano Carlyle. Foi por isso, segundo a empresa, que a companhia aérea interrompeu seus planos de capitalização.

Até o ano passado, a Webjet agia em duas frentes: uma emissão de debêntures, que acabou não saindo, e a busca de um sócio. Segundo o Estado apurou, a empresa chegou a receber uma proposta de compra da rival Gol. Oficialmente, a Gol nega a informação e Perotti diz que "não teve conhecimento".

A companhia também teria sido procurada pelo fundo de investimentos Irelandia Aviation, liderado por Declan Ryan, membro da família fundadora da companhia aérea irlandesa Ryanair - Perotti disse que o interesse do fundo ao visitar a Webjet era "conhecer o mercado brasileiro". "Hoje, a companhia não procura um sócio e a emissão de debêntures não é mais necessária", explica Perotti.

Salto. O ano passado foi um marco na trajetória da Webjet. Depois de ser vendida duas vezes e de passar por pelo menos quatro estratégias de negócios diferentes, a empresa finalmente alcançou a condição de companhia aérea emergente. No fim de 2009, a Webjet havia se consolidado como a terceira maior do setor, com uma participação de mercado de 4,46%, quase o dobro do ano anterior.

Trata-se de um resultado modesto diante da participação de mais de 80% acumulada por TAM e Gol, mas robusto o suficiente para distanciá-la de concorrentes como a Avianca e a regional Trip. Neste ano, a fatia de mercado da Webjet chegou a 5,89% em abril.

No momento, a Webjet vive uma situação de instabilidade na sua gestão. Desde o início do ano, o presidente e três diretores deixaram a cúpula da companhia. A equipe era oriunda da TAM e foi responsável pelo processo de reestruturação que trouxe a Webjet ao atual estágio.

O comando foi, então, reduzido e organizado em três vice-presidências. A de operações é ocupada por Julio Perotti (que também é o presidente interino) e a financeira é exercida por Fábio Godinho. Ambos já faziam parte da cúpula da empresa. Um executivo deverá ser contratado para a vice-presidência comercial e de marketing. Segundo o Estado apurou, a presidência será ocupada por Gustavo Paulus, filho de Guilherme Paulus.

Para lembrar
A Webjet foi criada em 2005 pelo advogado Rogério Ottoni. Estreou oferecendo tarifas aéreas a um preço único, estratégia que durou apenas seis meses, derrubada por uma guerra de preços no setor. A empresa foi vendida, então, para o Grupo Águia e o empresário Jacob Barata. Em 2007, a companhia foi comprada por Guilherme Paulus, dono da operadora de turismo CVC. Neste ano, o fundo Carlyle adquiriu 63% do capital da CVC.
estadão

Shakira desembarca na África do Sul para abertura da Copa do Mundo

Cantora postou em seu Twitter foto tirada dentro do avião

Reprodução/Twitter
Shakira posta foto no interior do avião, momentos antes de embarcar para a África do Sul

Shakira já está na África do Sul para o início da Copa do Mundo. A cantora, que irá cantar ao lado de outras personalidades durante a abertura oficial do torneio de futebol na próxima sexta-feira (11), desembarcou em Joanesburgo na manhã desta segunda-feira (7). Em seu Twitter, ela postou uma foto no interior do avião, minutos antes de decolar rumo ao país africano. "Dentro do avião A380 da Lufthansa. África do Sul aqui vou eu", escreveu a colombiana.

Em sua chegada no aeroporto O R Tambo, ela precisou ser escoltada por seguranças para evitar o assédio da multidão. No show, que acontece no estádio Orlando e que marca o início da Copa do Mundo, Shakira dividirá o palco com famosos como Alicia Keys, Black Eyed Peas e o veterano John Legend.

Shakira durante desembarque no aeroporto de Joanesburgo
quem online

Arch vence terceira seguida e ameaça Bonhomme na liderança do Air Race

Hannes Arch venceu sua terceira etapa seguida do Air Race 2010. Depois das vitórias no Rio e em Perth, na Austrália, o piloto austríaco levou a etapa de Windsor, no Canadá, neste domingo e encostou no líder do campeonato, o inglês Paul Bonhomme. O britânico ficou em segundo lugar e conquistou seu 11º pódio seguido na categoria. O americano Kirby Chambliss foi o terceiro, em seu melhor resultado no ano.

Hannes Arch comemora vitória na Air RaceHannes Arch comemora vitória na Air Race em Windsor, no Canadá (Foto: Getty Images)
globo esporte

Associação do setor aéreo inverte previsões e espera lucro em 2010


Expectativa era de perda de R$ 5,2 bi, e passou a uma de ganho de R$ 4,6 bi neste ano.

As companhias aéreas tiraram da frente dois anos de crise econômica com uma abrupta virada nas previsões para o setor, passando de um cenário divulgado em março de prejuízo de R$ 5,2 bilhões (US$ 2,8 bilhões) neste ano para lucro de R$ 4,6 bilhões (US$ 2,5 bilhões). A estimativa foi divulgada nesta segunda-feira (7) pela Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo, na sigla em inglês).

Segundo a associação, a economia global melhorou de maneira mais rápida do que as expectativas, impulsionando o tráfego de passageiros e as tarifas.

Mas na Europa - envolvida em problemas fiscais e risco de greves durante o verão no hemisfério norte (inverno no Sul) -, a situação ainda preocupa.

O presidente da Iata, Giovanni Bisignani, destacou em entrevista à Reuters as dificuldades na Europa com a crise das dívidas de países como Grécia e, agora, da Hungria, a erupção de um vulcão na Islândia em abril e tensões com sindicatos - como no caso da British Airways, cujos funcionários decidiram recentemente entrar em greve.

O presidente-executivo da American Airlines, Gerard Arpey, disse, no entanto, que "temos visto uma recuperação ao redor do mundo".

- Eu chamaria de recuperação frágil. Há ainda muito com que se preocupar. Mas as empresas estão mandando as pessoas de volta ao trabalho e nosso tráfego corporativo subiu um pouco.

r7

Low cost chega aos voos da Lufthansa


A companhia aérea Lufthansa acaba de lançar uma campanha de preços low cost. Quem quiser comprar viagens mais baratas para a Europa tem de efectuar as reservas com seis meses de antecedência, para ficar abrangido pela promoção. São 105 destinos à escolha, em 36 países.

Os «preços são de ida e volta para voos directos já com todas as taxas incluídas», esclareceu à Agência Financeira Margarida Pereira-Müller, da Lufthansa.

As viagens vão desde 99 euros para destinos directos como Frankfurt, Dusseldorf, Munique e Milão e desde 179 euros para os outros destinos não directos.

A empresa faz uma ressalva, em comunicado, quanto ao preço final: «Será influenciado pela disponibilidade de lugares nos dias e nos voos seleccionados». Margarida Pereira-Müller explicou à AF que há um «contingente decidido pela sede e que depende do aparelho, mas em cada classe de reservas há lugares para as viagens marcadas com seis meses de antecedência».

Os preços low cost praticados nesta campanha não são, garante a empresa, reflexo do maior domínio de mercado das companhias aéreas de baixo custo. Margarida Pereira-Müller sublinhou que a Lufthansa não está a ser «afectada» pela concorrência. Aliás, «congratulamo-nos por ter concorrentes».

Se nuvem de cinzas não deixar voar, dinheiro é devolvido
agenciafinanceira

Sul-africano morre em voo após ingerir 1,7 quilo de cocaína


O sul-africano Louis Hendrik Odendaal, 32, morreu na madrugada de ontem durante um voo entre a Argentina e a Alemanha, supostamente por overdose de cocaína.

Segundo a Polícia Federal, Odendaal havia ingerido 1,7 kg da droga, divididos em 104 cápsulas. Uma delas, com cerca de 16 g do entorpecente, se rompeu dentro do estômago do passageiro. O sul-africano passou mal quando o avião cruzava o espaço aéreo brasileiro. A aeronave, da empresa Lufthansa, procedente de Buenos Aires com destino a Frankfurt, fez um pouso de emergência em Recife às 3h20, para que ele fosse socorrido.

correio do estado

Rio é beneficiado com ampliação de rotas da Taca


Em julho a Taca Airlines aumenta suas frequências nas Américas e faz uma reformulação em sua malha. O Rio de Janeiro será um dos beneficiados, com aumento de frequências para Lima, no Peru. Os passageiros das cidades do Rio de Janeiro e Lima terão uma conexão diária e direta a partir de 12 de julho (hoje são cinco voos semanais, não voando às terças e quintas-feiras, que passarão a ter voos).

Outra rota onde a Taca está aumentando suas frequências é a Lima–Buenos Aires, que em 1º de julho passará a ter 15 voospor semana, em dois horários diários (manhã e noite).

La Paz, na Bolívia, também terá mais ligações para Lima a partir de 14 de julho. A companhia decidiu, ainda, ampliar a oferta de voos entre Lima e Guayaquil, para passar a oferecer três frequências semanais num novo horário adicional às quatro já existentes, a partir do primeiro de julho.
panrotas