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sábado, 5 de junho de 2010

Fim de linha para a Rico?

A Rico Linhas Aéreas suspendeu seus dois últimos voos no dia 1 de junho de 2010, alegando reformulação na malha aérea. As rotas Manaus – Coari e Manaus – Maues, eram realizadas com uma aeronave Embraer 110 Banderiante.

Em dezembro de 2005 a Rico chegou a obter 0,75% do market-share doméstico além de ter operado entre 2003 e 2007 aeronaves Boeing 737-200 e 737-300.

desástres aéreos

TAM pinta aeronaves com temas antigos

A TAM Linhas Aéreas pintou duas aeronaves com pinturas antigas, relembrando sua história na aviação brasileira.

A primeira, um A319 de prefixo PT-TMD, relembrou a época marcada pelos Fokker 100, no meio dos anos 90.

A segunda, outro A319, prefixo PR-MBW, trouxe a tona o inicio da companhia, quando se chamava Taxi Aéreo Marília.

flightlife

Mais um gol da indústria aeronáutica brasileira

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O Lockheed Martin C-130 Hércules é o avião de transporte mais vendido no mundo.

O Lockheed Martin C-130 Hercules é o avião de transporte militar mais vendido no mundo. O Lockheed Martin C-130 Hercules é o avião de transporte militar mais vendido no mundo. A notícia segundo a qual o Uruguai se dispõe a adquirir aviões militares da Argentina tem um subjacente significado que ressalta em importância a indústria aeronáutica na América do Sul. Deve-se enfatizar que a saída da Lockheed Martin da empresa aeronáutica Argentina não significará o fenecimento da indústria que agora assume o caráter militar. Em segundo lugar, deve-se observar que a preferência uruguaia pelo produto aeronáutico argentino significa a existência de um mercado interno continental capaz de fazer ficejar o empreendimento argentino agora sob controle militar.

C-130small.jpg


É de crucial importância a existência de um mercado interno sulamericano capaz de incentivar o crescimento da indústria aeronáutica interna. Assim, por exemplo, o projeto do avião militar da Embraer poderá ser iniciado com a garantia de encomendas feitas ex ante ao início da produção conforme garante a ministra da Defesa argentina. É que o projeto do avião de transporte militar inicialmente referido com a referência C-390 tem a sua viabilidade garantida se as perspectivas de vendas forem compatíveis com o investimento no seu projeto e início de fabricação.

A concepção desta aeronave de transporte não a credencia como um concorrente dos formidáveis Hércules C-130 americanos nem com o Búfalo, também americano. Com estas aeronaves os americanos praticamente dominam o mercado mundial de aviões de transporte militar. O Lockheed C-130 Hercules é um avião com quatro turbopropulsores cuja função principal é a de transporte aéreo em várias forças armadas em todo o mundo sendo o maiis usado avião de transporte do mundo da atualidade.

O projeto brasileiro do C-390 tem por característica ser um avião de menor capacidade de carga que o Hércules. Porém, dotado de turbinas a jato, espera-se que o avião brasileiro será mais ágil - por mais rápido - que o gigante americano. O comprometimento dos países sul-americanos com o projeto poderá viabilizá-lo fazendo com que o Brasil apresente ao mundo um avião de transporte militar, que poderá ter uma versão para uso civil, num nicho de mercado não atendido pela poderosa indústria aeronáutica americana.
brasilwiki

Temos vagas: Engenheiro Motores

BE314678 - Engenheiro Motores
Descrição Empresa:
Empresa de RH seleciona.
Área:
Engenharia Cidade: Rio de Janeiro
Número de Vagas:
1 Cadastrada em: 1/6/2010 17:10:56
Detalhes da Vaga:
Sexo: - / Salário: A Combinar / Formação: Ensino Médio Completo
Descrição Completa da Vaga:
Requisitos : - Graduação em Engenharia Mecânica com Registro no CREA; - Inglês avançado; - Experiência no ramo de Aviação; - Conhecimento de regulamentos aeronáuticos; - Experiência com motores PW, GE, JT8 e RR.
balcao de empregos



Temos vagas: TAM- Agente de Importação e Exportação

Candidatar-se Indicar vaga Imprimir
Agente de Importação e Exportação
Empresa: TAM Linhas Aéreas

Nível hierárquico
Administrativo (Auxiliares/Apoio)

Descrição
Trabalhará junto com Despacho de Voos usando o Sitema Cargo Spot, interagir via e-mail com clientes nacionais e internacionais; realizará montagem de documentos para arquivos IOSA, eventualmente participará e coordenará a paletização de cargas, conferência de documentos pertinentes a exportações p/ Estados Unidos, Mercosul e Europa.

Informações referentes à empresa
A TAM Linhas Aéreas é uma empresa líder no mercado doméstico de aviação comercial e possui uma filosofia baseada na ética e no cliente. A preocupação com o passageiro e com o colaborador encontra-se presente desde os princípios mais elementares da empresa. Para sustentar seu plano de expansão, busca profissionais identificados com a sua atividade e filosofia empresarial para fazerem parte de sua equipe de colaboradores. Cadastre seu currículo e venha trabalhar conosco.

Tipo de Oportunidade
Vaga

Formação desejada
Superior Cursando

Remuneração oferecida
A Combinar

Qualificações e conhecimentos desejados
Conhecimentos Técnicos e Operacionais em Exportação e Importação (sistemas integrados as aduanas, paletização, averbação, etc...) Total disponibilidade de horário (escala de folga operacional 6 X 2)

Idioma desejado/proficiência
Inglês - Leitura, redação e comunicação para participar de atividades em geral

Local de trabalho
Guarulhos

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Avião da Gol com pane não decola e passageiros se revoltam no aeroporto


Um avião da Gol, que havia saído às 2h20 de ontem de Cuiabá com destino a São Paulo, teve uma pane no sistema hidráulico e não pôde prosseguir a viagem depois de fazer escala no aeroporto de Presidente Prudente, no oeste paulista.

Houve tumulto e funcionários da Gol chamaram a Polícia Militar para controlar os passageiros revoltados com o atraso. Muitos perderam conexões, em São Paulo, para Aracaju, Vitória e até para Nova York.

Com capacidade para 144 passageiros, o Boeing 737 estava quase lotado e deveria, após a escala, decolar para a capital paulista às 5h20. A empresa enviou outro avião e os passageiros embarcaram às 10h47. O Boeing foi consertado e deve voltar a voar neste sábado.
estadão

Empresas aéreas parcelam passagem em até 36 vezes para conquistar classes C e D

AP
Aéreas criam programas próprios de parcelamento para atrair classe C e D

Depois do cartão de crédito, as empresas aéreas investem cada vez mais em programas de parcelamento de bilhetes para conquistar clientes da classe média. A Gol, por exemplo, oferece prazos de até 36 meses para pagar a passagem. A TAM financia em até 24 vezes. As aéreas querem, com isso, conquistar pelo menos 30% das classes C e D, ou seja, uma população estimada em 100 milhões de pessoas que ganham entre R$ 804 e R$ 4.807.

A TAM fechou um acordo com a Caixa Econômica Federal para dividir o valor da passagem em até 24 vezes. Em março, o presidente da empresa, Líbano Barroso, explicou que a medida vai ajudar o consumidor a contornar um aumento neste ano de pelo menos 5% no preço de passagens nacionais e de 10% nas tarifas internacionais, que são calculadas em dólares.

Já a Gol conta com o Voe Fácil, programa próprio de parcelamento de bilhetes em até 36 vezes. O diretor comercial da empresa, Eduardo Bernardes Neto, conta que o sistema já é utilizado por 2 milhões de pessoas e consegue “trazer para o transporte aéreo um público que não viajava de avião”.

- O Voe Fácil está focado nas classes C e D. Nossas pesquisas mostram que mais de 80% dos clientes do programa estão voando pela primeira vez.
O executivo da Gol afirma que “novos produtos estão sendo estudados dentro do Voe Fácil”. Uma das novidades que estão em estudo é a compra pré-paga. Essa modalidade permitiria ao consumidor pagar as passagens em parcelas antes da viagem.

A Webjet também tem seu programa próprio de parcelamento de passagens: o Vai Voando. Com o recurso, o passageiro pode comprar em até 12 vezes sem juros, mas a venda é exclusivamente pré-paga. Na modalidade, o consumidor não precisa comprovar renda. Basta imprimir os boletos bancários em casa e começar a pagar, explica o diretor de vendas da empresa, Alcimar Ribeiro.

- O interessante do programa é que podem viajar pessoas que não têm crédito, como quem está com o nome no SPC [Serviço de Proteção ao Crédito], ou não conseguem comprovar renda. A qualquer tempo e hora o cliente pode desistir [da compra] e pedir o reembolso. Ou ele pode usar o crédito e comprar passagem para outro destino.

A Azul Linhas Aéreas também parcela passagens. A empresa, que atua em 20 cidades brasileiras, divide as compras em dez vezes sem juros. A Azul Viagens, a agência de turismo da empresa, oferece as mesmas condições de parcelamento para seus pacotes.

Para se cadastrar no programa da Gol, o interessado precisa apresentar renda mensal a partir de um salário mínimo (R$ 510). É necessário também preencher um formulário com dados pessoais no site da companhia.

Juros

Antes de parcelar a passagem aérea, o consumidor deve ficar atento para as taxas de juros. O Voe Fácil da Gol, por exemplo, cobra taxa de 5,99% ao mês. Uma compra de R$ 2.000 parcelada em 36 vezes, por exemplo, gera parcelas mensais de R$ 136,63, e um total de R$ 4.918,68 no final do prazo.

Se o cliente pegar um empréstimo pessoal, a mesma passagem pode ficar mais em conta. De acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças), os juros médios deste tipo de crédito ficaram em 4,79% ao mês em abril. Considerando esta forma de pagamento, o consumidor desembolsa um total de R$ 4.234,68 ao final de 36 meses de financiamento.

As piores maneiras de parcelar, segundo a Anefac, são o cartão de crédito, que cobra em média 10,69% de juros ao mês, e o cheque especial, com juros de 7,4% ao mês.
r7

Avianca lança promoção para a alta temporada


A Avianca está divulgando uma promoção para a alta temporada, com preços que podem ser parcelados no cartão mastercard em até dez vezes sem juros.
Entre as ofertas, a companhia aérea oferece bilhete Rio-São Paulo por parcelas de R$ 10,90, Brasília-Salvador por parcelas de R$13,50; São Paulo-Florianópolis por parcelas de R$ 13,90 e São Paulo-Cuiabá por parcelas de R$ 18,90, além de outros destinos em promoção.
O parcelamento é válido apenas para o cartão Mastercard, com parcela mínima de R$ 4,58. Os bilhetes, de ida ou volta, devem ser emitidos até o dia 10 de junho, com embarque até 31 de julho. As tarifas não pontuam no programa Amigo.
Informações: www.avianca.com.br ou 4004-4040
mercado e eventos

Embraer tem dificuldade para ampliar vendas na China



O presidente da Embraer China, Guan Dongyuan, afirmou ontem que a empresa enfrenta dificuldades para ampliar suas vendas no país, apesar do forte crescimento do setor de aviação, que teve expansão de 24% no primeiro trimestre do ano.

Guan ressaltou que a China vai precisar de cerca de 800 jatos comerciais de 60 a 120 lugares nas próximas duas décadas e nenhuma empresa terá condições de atender a essa demanda sozinha. "Todas as nossas vendas têm de ser aprovadas pelo governo e enfrentamos dificuldades, obstáculos", afirmou o representante da Embraer durante reunião do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) em Xangai.

O presidente do CEBC, embaixador Sérgio Amaral, disse que resolver a situação da Embraer é uma das prioridades da entidade e do governo brasileiro. A companhia tem uma fábrica na China em associação com a estatal Avic para fabricação do ERJ-145, de 50 lugares, mas quer autorização para produzir um avião maior, de capacidade para até 120 passageiros. Até agora, não houve resposta das autoridades chinesas.

Como as encomendas do ERJ-145 serão entregues até o fim do próximo ano, a empresa brasileira poderá encerrar sua produção na China caso não obtenha autorização de fabricar aviões de maior porte no país.

Turbulência. A situação da Embraer na China tornou-se mais complicada após a eclosão da crise financeira global, no final de 2008. A turbulência reduziu a demanda por aviões no país e tornou o governo local mais protecionista. Na época, além de obrigar o setor aéreo chinês a reduzir a oferta de assentos por causa da crise, o governo também pressionou as empresas locais a dar preferência aos aviões fabricados na China.

No ano passado, fontes no meio empresarial chinês haviam dito que a Avic teria imposto à Embraer condições quase inaceitáveis para continuar a joint venture em Harbin. Uma das exigências seria a de levar para a China a produção de aviões da família 170/190, possibilidade descartada pela companhia brasileira. Além disso, a Embraer assistiu nesse período sua sócia chinesa se tornar parceira indireta da arquirrival canadense Bombardier.
estadão

EasyJet cria sistema para voar com cinzas vulcânicas


A EasyJet desenvolveu um sistema que permite aos aviões voar, em segurança, durante as crises vulcânicas, evitando as cinzas expelidas pelos vulcões.

O aparelho que já foi aprovado pela Autoridade Civil de Aviação, responsável pelo espaço aéreo inglês, utiliza um sistema com infra-vermelhos que permite aos pilotos detectar a presença das cinzas até 62 milhas de distância - o equivalente a 99 quilómetros.

Conscientes da posição exacta da nuvem de poeiras, os pilotos poderão alterar a sua rota e prosseguir viagem de forma segura, refere a empresa citada pela BBC.

No mês de Abril milhares de voos foram cancelados em todo o mundo por causa de uma pluma de cinzas expelidas pelo vulcão glaciar islandês Eyjafjallajokull.
iol

Boeing quer ampliar vendas no exterior


A americana Boeing afirmou ontem que espera impulsionar as vendas internacionais para compensar a desaceleração em seu mercado local, em meio à tentativa do governo dos EUA de conter os gastos com defesa. A previsão da empresa é que suas vendas internacionais cresceriam para entre 20% e 25% do total da receita nos próximos cinco anos, ante 16% em 2009.
estadão

Uruguai quer comprar aviões militares fabricados pela Argentina


A Força Aérea do Uruguai se mostrou interessada na compra de dois modelos de aviões elaborados por uma fábrica militar argentina, nacionalizada após uma década em mãos da americana Lockheed Martin, informaram hoje fontes oficiais.

"A Força Aérea uruguaia manifestou seu interesse por duas versões do Pampa", uma de interceptação e outra de treinamento avançado, afirmou hoje a ministra de Defesa argentina, Nilda Garré, em declarações a rádios locais.

Ela antecipou que o Governo estará em condições de oferecer esses dois modelos de aeronaves "dentro de um ano e meio ou dois". Segundo ela, será impulsionado "todo projeto viável para a recuperação da indústria aeronáutica" local.

Esses aviões são produzidos na Fábrica Militar de Aviões da cidade argentina de Córdoba (centro do país), nacionalizada no ano passado depois de o Senado transformar em lei um projeto que autorizou o Estado a comprar as ações da empresa que pertencia à americana Lockheed Martin.

Garré também destacou o acordo que o Governo argentino mantém com o Brasil para que a Embraer forneça 20 aviões à companhia aérea Aerolíneas Argentinas, em processo de desapropriação da espanhola Marsans.

Como parte deste acordo, assinado no ano passado pelos dois Governos, a Embraer produzirá partes dessas aeronaves na Fábrica Militar de Córdoba.

O convênio representa para companhias aéreas gastos de US$ 600 milhões, valor que será 85% financiado por um crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A ministra indicou também que "está avançando" o acordo com a Embraer para se associar na produção do avião de transporte militar C-390.

"O concreto é que estamos interessados em nos associar a este projeto porque definitivamente será um avião para a região", manifestou Garré.

terra

Casal de MT morre em acidente de ultraleve



Confirmada a morte de tripulantes do ultraleve que havia desaparecido no Rio Grande do Sul

Foi confirmada por um sargento do Corpo de Bombeiros, a morte dos dois ocupantes de um ultraleve que havia desaparecido e que foi localizado hoje em Três Forquilhas(RS).

Um casal que morava em Cuiabá que estava dentro do ultraleve ia para um enconto nacional em Torres. Os corpos foram resgatados nesta tarde do Morro do Oratório, em Três Forquilhas. O ultraleve em que eles estavam caiu no meio da mata nativa, em local de difícil acesso.

Adalberto Padilha Silveira era empresário dono de uma escola de Ensino Superior a Distância com sede em Sinop, e de acordo com informações, morava em Chapada dos Guimarães(65 Km de Cuiabá). Além dele, uma mulher identificada apenas como Joana, também estaria no ultraleve. Segundo informações ela era namorada de Adalberto.

O avião de pequeno porte entrou em contato com Torres, mas estaria com problemas mecânicos. O sinal de socorro foi emitido pelo ultraleve por volta das 14h15 desta quinta. O ultraleve seguia a rota Canela-Torres(200 Km de Porto Alegre).

Segundo a organizadora do 10° Encontro Nacional de Ultraleves, Tânia Koppe, a ficha de inscrição foi feita no nome de Adalberto Padilha Silveira, mas não apresentava nome de acompanhante.

expressomt

Pilotos de avião farão antidoping


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou ontem que estuda a adoção de exames antidoping no setor aéreo nacional. Os testes servirão para ampliar o controle sobre o consumo de álcool e drogras nas tripulações.

Antes mesmo da exigência oficial dos testes, a Azul Linhas Aéreas informou que aplicará testes esporádicos em seu grupo de funcionários. Segundo a “Folha de S.Paulo”, a TAM informou que ainda não decidiu se fará ou não o antidoping em sua tripulação.

Gol e Varig, ambas controladas pelo mesmo grupo, não disseram se irão ou não adotar os exames antes da regulamentação pela Anac. A agência de aviação diz que ainda não dfiniu um prazo para exigir os testes das empresas. O uso de exames antidoping é comum no setor aéreo internacional.
eband

GOL anuncia adesão à Iata


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes anunciou hoje que se tornou membro efetivo da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), entidade que reúne cerca de 230 empresas do setor em âmbito global e que concentra 93% do tráfego aéreo regular internacional.

"Por meio da adesão, a GOL terá voz global nas discussões sobre o desenvolvimento da indústria de aviação comercial, participando ativamente de fóruns e acompanhando os estudos e indicadores mais atualizados. Além disso, a companhia será membro votante em decisões da associação", conforme nota da empresa brasileira enviada ao mercado.

A GOL ainda observou que se se preparou para a entrada no grupo e recebeu da Iata a certificação IOSA (Iata Operational Safety Audit), reconhecida como o padrão mundial para avaliação do gerenciamento da segurança operacional e de controle das empresas aéreas.

"O documento é requisito indispensável para uma empresa de aviação ser admitida como membro efetivo da associação", apontou a GOL.

o globo

Infraero tem mais de 70% dos aeroportos com licença ambiental


A Infraero divulgou ontem (04/06), em virtude do Dia do Meio Ambiente comemorado hoje (05/06), que 76% de seus aeroportos possuem licença ambiental. O número representa 51, dos 67, aeroportos administrados pela empresa. Segundo a Infraero, os 16 restantes estão em processo de licenciamento.
Neste sábado em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Infraero faz um balanço de suas estratégias e metas constantes na Política Ambiental da empresa. Segundo superintendente de Meio Ambiente, Mauro Cauville, são onze grandes programas desenvolvidos e três focos atuais: licenciar obras, fazer controle de avifauna e reduzir os impactos ambientais gerados pelas atividades aeroportuárias. "Temos o desafio de licenciar os grandes empreendimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sem nos descuidar das outras premissas", afirmou.
mercado e eventos

Azul coloca aeroporto de Sorocaba dentro da rota


A Azul Linhas Aéreas Brasileiras quer o aeroporto de Sorocaba dentro da sua rota de voos regulares. A informação foi divulgada ontem pelo diretor de marketing da empresa, Gianfranco Betting, em visita ao jornal BOM DIA.

De acordo com Gianfranco, Sorocaba ainda não tem um controle aéreo que acomode dois tipos de tráfego. “Ter esse controlador seria fundamental para pensarmos em dar início à operação na cidade”, diz.

Em visita ao prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, o diretor da Azul recebeu a informação de que já foram iniciados os contatos com o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) para as adaptações e melhorias da atual pista do aeroporto da cidade.

Com isso, segundo Gianfranco, a empresa já poderia fazer um planejamento de operações na cidade. “Um município do porte de Sorocaba não pode ficar sem voos civis regulares”, opina o diretor da Azul.

Frota da empresa aumenta 40%
Gianfranco Betting ainda lembrou que a Azul terá um aumento de 40% da sua frota de aviões até o final deste ano. Tudo porque a empresa adquiriu e passará a receber da Embraer, uma nova aeronave por mês. “Hoje temos 15 aviões. Até dezembro já contaremos com 21. Nossa expectativa é de que fechemos os próximos cinco anos com mais de 80 aeronaves.”

O diretor ainda revelou que Sorocaba inaugura, no próximo dia 10, a Azul Cargo, que trabalhará com cargas de empresas da cidade e da região. A loja, já construída na avenida Whashington Luiz, poderá ainda vender passagens diretamente ao consumidores. “Pensamos ainda em uma unidade somente para check-ins.”

Atualmente, a Azul mantém uma linha de cinco ônibus que partem do estacionamento do Esplanada Shopping, fazendo o traslado de passageiros para os aeroportos.


Opinião BOM DIA

Azul ajuda a ‘forçar’ as obras em aeroporto
O anúncio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras em ter interesse de utilizar o aeroporto de Sorocaba para viagens regulares, vai ao encontro da necessidade do município já ter um aeroporto capaz de comportar empresas desse porte.
Às vésperas da inauguração de uma montadora como a Toyota e economia pujante, Sorocaba já deveria receber esses tipos de voos e, principalmente, um aeroporto com estrutura iguais ao de Campinas e de São Paulo.

Novos voos: Cuiabá e Brasília
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras ainda anunciou ontem que começa a operar, a partir de junho, com voos diretos para Cuiabá e, a partir do 2 de agosto, para Brasília.

Os voos, sem escalas, partirão do aeroporto de Viracopos em Campinas, co destino à capital federal três vezes por dia, com 1h10 de duração. “Em um ano e meio passamos a operar e conectar 21 cidades brasileiras”, lembra o diretor de marketing da Azul, Gianfranco Betting. Com as linhas de ônibus, são 25 as cidades conectadas pela Azul. “Além disso, a companhia é a única cuja a frota é composta exclusivamente por jatos 100% brasileiros”, lembra o diretor.

São E-Jets fabricados pela Embraer, com assentos de couro e dispostos dois-a-dois.

bomdia