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sexta-feira, 16 de abril de 2010

Decisão sobre punição a pilotos do Legacy que atingiu avião da Gol sai em uma semana


A Agência Nacional de Aviação dos Estados Unidos - a Federal Administration Aviation (FAA) - pediu o prazo de uma semana para que o governo norte-americano se pronuncie sobre o pedido de cassação dos brevês dos pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino.

Lepore e Paladino eram o pilotos do jato executivo Legacy que, no dia 29 de setembro de 2006, colidiu com um boeing da Gol provocando danos que acarretaram a desestabilização e a queda do avião. As 154 pessoas a bordo do boeing morreram.

O prazo pedido pela FAA foi feito a comitiva brasileira que foi a Washington para pedir punição pelo acidente. Segundo a assessoria da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, os dirigentes da estatal norte-americana alegaram falta de evidências para a não punição dos pilotos do jato

Após analisar o laudo feito no Brasil, entregue pela comitiva brasileira, sobre as condições de voo do Legacy, o vice-presidente da FAA, James W. Whintlow, e o representante do Departamento de Estado Americano, Stephen J. Posivak, afirmaram que vão trabalhar com base nos dados apontados no laudo, endossado em outubro do ano passado pelo Ministério Público.


ultimosegundo

Cinebiografia da precursora da aviação, “Amelia” chega hoje aos cinemas


Hilary Swank vive Amelia Earhart, primeira aviadora a cruzar o Atlântico.


Semelhança entre Hilary Swank e a Amelia verdadeira é  impressionante - Fox, Divulgação

Semelhança entre Hilary Swank e a Amelia verdadeira é impressionante
Foto:Fox, Divulgação

Ícone feminista, a norte-americana Amelia Earhart foi a primeira aviadora a cruzar o Atlântico. Desapareceu pouco antes de completar 40 anos, em 1937, quando tentava ser a primeira a dar a volta ao mundo.

Seu corpo jamais foi encontrado, o que colaborou para a mitificação de sua imagem – só biografias sobre ela, nos EUA, há mais de cem. O filme da indiana Mira Nair (de Mississipi Masala e Um Casamento à Indiana), que estreia hoje, conta sua vida a partir do fim dos anos 1920, quando iniciou a carreira de aviadora e o relacionamento com os dois homens da sua vida, o magnata George Putnam (interpretado por Richard Gere), seu marido, e o piloto Gene Vidal (Ewan McGregor), amigo e, lá pelas tantas, amante.

A produção é visualmente impecável, tanto na reconstituição da época quanto na construção dos personagens – a semelhança entre a Hilary Swank que se vê na tela e a Amelia verdadeira é impressionante. Duas vezes vencedora do Oscar, a atriz também dosa com habilidade a obstinação profissional da protagonista, de modo a não carregá-la de insolência ou uma ousadia sobre-humana.

Há uma certa frieza, no entanto, nessa abordagem. Ela combina com a maneira como Amelia se relaciona com tudo o que não se refere ao ato de voar, aí incluídos os seus relacionamentos amorosos, mas também limita o envolvimento do espectador com a história. Além de excessivamente reverente, Amelia é frio.

A sequência final e o último diálogo da aviadora com o marido estão entre os melhores momentos do filme. Não à toa, são seus trechos mais passionais, menos insossos.

ZERO HORA

Avião de Dilma bate a asa antes de decolar em Congonhas


O avião da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, bateu a asa em um veículo enquanto taxiava no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pouco antes de decolar em direção ao Rio Grande do Sul, na noite dessa quarta-feira. As informações são da rádio CBN.

Ninguém ficou ferido e todos tiveram que deixar a aeronave. O avião passou por uma vistoria. A ex-ministra passou a noite na capital paulista e decolou em direção ao RS na manhã desta quinta. Ela deve ficar no Estado gaúcho até o sábado.

TERRA

VÍDEO DO ACIDENTE- Piloto brasileiro ferido em acidente na Austrália

Acidente com piloto brasileiro durante os treinos da Red Bull Air Race em Perth, no oeste da Austrália. As imagens impressionantes mostram o momento em que o avião perdeu a altitude e caiu na água.



BANDVIDEOS

atravessar nuvem de cinzas vulcânicas desliga motores



A passagem de um avião comercial por uma nuvem vulcânica desliga os motores do aparelho e transforma-o num planador, o que faz com que estas poeiras sejam um «perigo para a aviação». A explicação foi dada à Lusa por um piloto português.

José Cruz dos Santos, comandante e responsável pela área de segurança da Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA), explica que é essencial que as entidades meteorológicas monitorizem estas nuvens e avisem atempadamente os centros de controlo aéreo. Isto, porque é muito difícil detectá-las em voo.

O radar meteorológico dos aviões «detecta a humidade que existe dentro das nuvens, mas estas são secas, por isso não têm grande reflexão em termos de radar», explicou o piloto.

Voos de Portugal para o Reino Unido afectados devido a vulcão

Ao se passar pelo meio da poeira vulcânica uma «das primeiras sensações» é a «formação de fogo de Santelmo», uma descarga eletroluminescente que pode ter o aspecto de uma faísca dupla ou tripla, que produz «raios ao longo dos vidros do aviões», explica José Cruz dos Santos.

Mas o mais grave é mesmo o que esta cinza faz aos aviões. «Ao entrar nos motores, a cinza entra nas câmaras de combustão e, devido à temperatura muito elevada, volta a derreter, e agrega-se às câmaras de combustão, impedindo a passagem de ar» e, consequentemente, para o motor.

«Se os pilotos não saírem rapidamente de dentro dessa nuvem, não conseguirão reactivar os motores e o avião fica um planador», ilustrou o piloto, adiantando que as finas poeiras vulcânicas provocam ainda danos nos sistemas de pressurização e tanques de combustível da aeronave.

«Cria-se uma nuvem densa dentro do avião devido à contaminação dos ares condicionados, porque o ar condicionado vai retirar ar aos motores», explicou.

«Os tanques de combustível também ficam contaminados porque estão constantemente a ser pressurizados com ar que vem dos motores», o que «dificulta a sua utilização», acrescentou.

Esta explicação surge na sequência do Reino Unido e Dinamarca encerram espaço aéreo encerramento do espaço aéreo em vários países europeus e do cancelamento de inúmeros voos, devido a nuvens de fumo formadas na sequência da erupção de um vulcão na Islândia.

tvi24

O vulcão localizado no sul da Islândia, no glaciar Eyjafjllajokull, registou na passada quarta-feira a segunda erupção em menos de um mês, obrigando à retirada de cerca de 800 pessoas .

atravessar nuvem de cinzas vulcânicas desliga motores


04 perguntas a Cruz dos Santos, Comandante, vice-presidente da Ass. Pilotos Portugueses de Linha Aérea.

Qual é o perigo das cinzas vulcânicas para os aviões?

Existem vários problemas. A cinza pode entrar nos motores, nas câmaras de compressão, onde a temperatura é muito elevada. Pode derreter e agregar-se às peças, impedir a combustão e causar a falha do motor. Depois, esta poeira tem um tipo de rochas que funciona como pedra-pomes e vai picar todo o vidro, fazendo com que fique opaco e dificultando a visibilidade. Além disso, o ar dentro da cabine vai ficar cheio desta poeira, ganhando até um cheiro a enxofre, porque o ar condicionado não consegue impedir a passagem das cinzas. Finalmente, o tanque de combustível também é pressurizado com ar, ficando contaminado.

Então, basicamente, origina a falha dos motores e a perda de visibilidade...

A nuvem de cinzas transforma um avião num planador.

O que devem fazer os pilotos diante de uma nuvem de cinzas?

A regra principal é evitar que este tipo de acontecimento ocorra, daí que as autoridades tenham tomado a decisão drástica de fechar o espaço aéreo. É uma decisão que se justifica plenamente. Caso esteja em voo, a tripulação começa por se aperceber do fogo de São Telmo, uma espécie de faíscas causadas pela electricidade estática, e imediatamente de problemas nos motores. A primeira coisa a fazer é sair desta nuvem, voltar para trás. Se os motores foram afectados e tiverem parado, vão acabar por arrefecer, podendo as cinzas desagregar- -se e o motor voltar a funcionar.

Sabe de algum avião que tenha caído por causa de uma nuvem de cinzas?

Houve uma série de incidentes, sendo o mais famoso o caso do voo da British Airways [ver caixa], mas felizmente não houve acidentes fatais.

dn.sapo