PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 15 de março de 2010

Pousada em Congonhas



Se você é da Aviação e está procurando onde morar ou pernoitar, venha nos visitar!


Acesse a esquerda do painel e entre em contato.


Vagas Limitadas!

Você vai ser um(a) comissário(a) da TAM?, da GOL?,da AZUL?




Se você é da Aviação e está procurando onde morar ou pernoitar, venha nos visitar!
Acesse a esquerda do painel e entre em contato.
Vagas Limitadas!

Revalidação TAM & GOL


PROCURANDO ONDE PERNOITAR DURANTE SUA REVALIDAÇÃO?

Venha hospedar-se com a gente!

Dirija-se à esquerda do painel e entre em contato.

Vagas limitadas

Embaixada dos EUA anuncia formulário online para pedidos de visto



A partir de HOJE 15 de março, os brasileiros interessados em entrar nos Estados Unidos terão acesso a um novo formulário, o DS-160, cujo preenchimento será obrigatório.

De acordo com a Embaixada dos EUA no Brasil, ele substituirá os modelos atuais - DS-156,157 e 158 - e estará disponível na internet, com possibilidade de inclusão de fotos. A mudança, segundo a representação do governo norte-americano, visa a dar agilidade aos processos de pedidos de ingresso naque país. O DS-160 entra em vigor em 5 de abril.

Mesmo com o novo formulário, os brasileiros que desejarem ir aos EUA precisam fazer o agendamento para entrevistas e pagamento de taxas.

Após o preeenchimento na internet, que deve ser feito dois dias antes da entrevista, a pessoa receberá a confirmação com o código de barras. Essa senha deve ser apresentado no dia da entrevista.

Disponível apenas em inglês, o novo sistema oferecerá a tradução da pergunta para o português. Os interessados em obter o visto poderão ter acesso ao DS-160 pode no site visto-eua.com.br.

Segundo a Embaixada dos EUA, os países que já usam o DS-160 reduziram o período para marcação da entrevista e de tramitação do pedido de autorização para ingresso nos EUA. "Pesquisas realizadas em postos que já utilizam o novo formulário indicam um aumento na satisfação dos usuários em comparação ao sistema antigo", observa a representação norte-americana. (Agência Brasil)
VIAJE AQUI

GOL fará pagamento de dividendos aos acionistas e aumento de capital.


A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL) anunciou o pagamento de dividendos aos acionistas da companhia e um aumento de capital, no montante equivalente aos dividendos declarados. Os dividendos serão pagos sobre o lucro líquido de R$ 185,8 milhões (R$0,70 por ação, líquido de imposto de renda) registrado em 2009, conforme normas contábeis brasileiras (BR GAAP 11.638).



Utilizando esse mecanismo, a administração da companhia acredita garantir o direito dos acionistas de receberem os dividendos sobre o lucro líquido do exercício, cumprindo simultaneamente o compromisso de fortalecimento do balanço patrimonial da GOL, de forma a: (a) manter suas disponibilidades em no mínimo 20% da receita líquida dos últimos 12 meses, (b) aumentar as margens operacionais em 2010, e (c) continuar melhorando os indicadores de alavancagem financeira.


Por se tratar de um aumento de capital, mediante a emissão privada de ações, os acionistas poderão optar por recompor o caixa da GOL reinvestindo os valores recebidos a título de dividendos. A posição financeira fortalecida é crucial para permitir a plena execução do plano de crescimento da companhia, evitando riscos de curto prazo relacionados a volatilidade do mercado de capitais e ainda melhorando sua capacidade de negociação com parceiros, instituições financeiras e fornecedores. O aumento de capital será de R$ 185.838.587,92, com preço de emissão de R$ 24,38. A data base será o dia 30 de março e após essa data as ações serão negociadas “ex-direitos de subscrição”.


A companhia publicará aviso aos acionistas, que descreverá de forma detalhada os termos e condições do aumento de capital e os procedimentos para exercício do direito de preferência à subscrição de novas ações. A data base dos dividendos para ações negociadas no Brasil será o dia 29 de março - após essa data as ações serão negociadas “ex-dividendos” - e o pagamento dos dividendos acontecerá no dia 16 de abril de 2010. Mais informações: www.voegol.com.br/ri

BT

703,9milhões de pessoas voaram em empresas aéreas dos EUA em 2009


Estatísticas divulgadas pelo Bureau of Transportation Statistics (BTS) do US Department of Transportation (DOT), revelam que em todo o ano de 2009, o número de passageiros domésticos e internacionais que voaram em companhias aéreas dos Estados Unidos declinou 5,3%, caindo para 703,9 milhões ou seja, 39,4 milhões a menos do que em 2008.


É o menor número de passageiros registrado desde 2004. Em todo o ano de 2009, as companhias aéreas dos EUA transportaram 5,2% a menos passageiros domésticos e 6,3% a menos passageiros internacionais do que em 2008.

Em compensação, devido ao grande corte de capacidade (6,3%) em 2009, a taxa média de ocupação anual do sistema aéreo norte-americano ficou em 80,4% e a taxa média doméstica em 81,1% - novos recordes anuais de alta na série histórica do BTS.
BT

Temos vagas:Comandante 01 vaga

Comandante

de Aeronave





Dados da Empresa Contratante

Nome: Confidencial
Descrição Sumária: Indústria de placas receptores de satélite.
Ramo de Atividade: Eletrônica/ Eletroeletrônica/ Eletrodomésticos
Porte: Médio
Nacionalidade: Brasileira


Dados da Vaga

Título da vaga:

Comandante de Aeronave

Data de entrada: 12.03.2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição da vaga:
  • O profissional contratado atuará como comandante em aeronave turboélice e toda rotina pertinente a função.
  • Experiência em vôo terminal São Paulo – Rio de Janeiro, experiência como comandante em aeronave turboélice de 1.000 horas de vôo e desejável experiência na região da Amazônia.
  • Superior completo.
  • Necessário 5.000 horas totais de vôo, pelo menos 2.000 horas de turboélice, 2.000 horas de vôo por instrumentos, desejável curso de Trafego Aéreo Internacional, avaliação de Proficiência Lingüística – OACI e Habilitação válida para comando de aeronave AC 90.
Observações:
Faixa Salarial: A Combinar
Idiomas: Inglês (Fluente)
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica
Níveis Hierárquicos: Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)
Cidades:
  • SAO JOSE DOS CAMPOS - SP (1 vaga)

Opine sobre esta vaga fechar Fechar



Anac autoriza compra da Pantanal pela TAM


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou a compra da companhia aérea Pantanal pela TAM, que pode operar a partir de hoje as aeronaves da empresa. A autorização prévia foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, mas a decisão foi acertada na última reunião da diretoria da agência, terça-feira passada.

A agência reguladora havia concedido autorização para compra no final de 2009, mas revogou a decisão por causa da pendência judicial relativa a 61 horários de pouso e decolagem, os chamados "slots", da Pantanal no aeroporto de Congonhas. A TAM reivindicava a absorção automática dos slots da companhia, provimento negado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em fevereiro.

Os 61 slots da Pantanal em Congonhas foram redistribuídos pela Anac na semana passada. Tiveram direito de disputar esses horários três empresas que operam em Congonhas, inclusive a TAM, mais três entrantes. Um dia após a realocação dos slots, a diretoria da agência aprovou a transferência de todo o capital social da Pantanal para a TAM.

Segundo dados da Anac, a TAM é líder do mercado de aviação doméstica, com 42,4% de participação. Com a aquisição da Pantanal, terá ainda os 0,12% de participação da companhia e ficará mais distante da sua concorrente direta, a Gol, que teve em fevereiro participação de 41,6% do mercado.

Folha onLine

Greve na BA pode colocar em causa viabilidade da empresa


O ministro dos transportes britânico, Andrew Adonis, alertou os tripulantes de cabine da British Airways (BA) que as greves anunciadas para este mês podem pôr em risco a viabilidade da transportadora aérea britânica. Analistas, citados pela Reuters, estimam que a paralisação poderá custar 154 milhões de euros.

Os tripulantes da BA convocaram uma greve de sete dias após o anúncio da redução de 1200 postos de trabalho, da redução de dotação nas viagens de longo curso e do congelamento de salários por dois anos. Como consequência, o sindicato Unite anunciou que os trabalhadores iriam fazer greve a partir de 20 de Março por três dias e durante quatro dias, a partir de 27 de Março.

Publituris

Temos vagas: Professor de Inglês para Aviação 01 vaga

Empresa: POLILINGUAS

Descrição:Empresa nacional de médio porte que atua no segmento de educação.
Porte:Média
Ramos:
  • Educação

Dados da vaga

Vaga:
Professor de inglês
Código da vaga: 1067812
Data de atualização:
15/03/2010
Quantidade:
1 vaga
Descrição:
Atuará como professor de inglês pra aviação.
Desejável ter experiência com aulas.
Com fácil acesso a Moema.
Ter disponibilidade para início imediato.
Exigências:
  • Superior completo
Faixa salarial:
A combinar
Benefícios:
A combinar
Níveis hierárquicos:
Especialista com Curso Superior
Área(s) de atuação:
Educação
Cidades:
SAO PAULO/SP (1 vaga)
Emprego Certo

Efromovich fala dos projetos Avianca Brasil e Taca

José Efromovich, presidente da OceanAir
José Efromovich, presidente da OceanAir
O presidente da OceanAir, José Efromovich, participa, amanhã, do encontro dos presidentes de empresas aéreas nacionais com a presidente da Anac, Solange Vieira, durante o Fórum PANROTAS 2010, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. Além de debater os temas do momento, como a regulamentação do setor pela agência, os problemas de infraestrutura e a concorrência, Efromovich tem dois assuntos quentes na pauta da OceanAir: o primeiro é o chamado "Projeto Avianca", que transforma, nos próximos dias, a OceanAir em Avianca Brasil; e o segundo é o projeto Avianca/Taca, já em curso.

Sobre o primeiro ele será bem econômico em detalhes, pois a empresa planeja grandes lançamentos em abril. Sobre o segundo quer dar os maiores esclarecimentos, para mostrar a nova força da aviação sul-americana.


Panrotas

Gol amplia serviço de venda a bordo para 400 voos diários




Eduardo Bernardes, diretor Comercial e Constantino Oliveira Jr, presidente da Gol


Constantino Oliveira Jr. anunciou que fará a expansão da oferta de serviços de venda a bordo. Em 2009, a Gol ofereceu a possibilidade de compra em 42 voos diários e até o final de 2010 esse produto será ampliado para 400 voos diários. "Também aumentaremos o número de cidades atendidas pelo serviço de cargas do Gollog. Passaremos de 1.200 cidades para 2.000 destinos servidos", comentou o presidente. Ele lembrou que a unidade de cargas já representa 10% de toda a receita líquida da Gol. Em nove anos de atividade, a Gol já transportou mais de 130 milhões de passageiros. Cerca de 90% dos bilhetes comercializados pela companhia aérea são feitos pelo portal da Gol.

Mercado e Eventos

Preocupada com infra, Azul quer chegar a 21 cidades

Pedro Janot, presidente da Azul
Pedro Janot, presidente da Azul

Mesmo preocupado com os problemas comuns a todas as empresas aéreas brasileiras e ao mercado em geral, o presidente da Azul, Pedro Janot, está confiante no crescimento da companhia este ano. Hoje com 15 aeronaves Embraer, a Azul deve receber mais seis até o final do ano e chegar a 21 cidades servidas (hoje são 18).

A Azul deve começar a oferecer voos entre as cidades de sua malha, que hoje são atingidas apenas por meio dos hubs da empresa.


Panrotas

TAM terá voo extra para Orlando na alta temporada


A TAM Linhas Aéreas programou um voo extra de ida e volta entre São Paulo e Orlando, nos Estados Unidos, para atender à demanda da alta temporada, no período de 29 de junho a 6 de agosto. A companhia é a única aérea a voar sem escalas e diariamente do Brasil para o destino norte-americano.

O voo será operado por uma moderna aeronave Airbus A330 configurada para 223 passageiros, quatro na Primeira Classe, 36 na Executiva e 183 na Econômica. Diariamente, o JJ 9354 partirá às 14h30 do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, e chegará a Orlando às 22h10 (hora local). No sentido inverso, o JJ 9355 decolará de Orlando às 1h45 (hora local) e pousará em Guarulhos às 11h35.

Confira:

Voo

Origem

Destino

Partida*

Chegada*

Frequência

JJ 9354**

Guarulhos

Orlando

14h30

22h10

Diário

JJ 9355**

Orlando

Guarulhos

1h45

11h35

Diário

* Horário local
**O voo JJ9354 não irá operar nos dias 03 ,05, 07 e 14 de julho e o voo JJ9355 não irá operar nos dias 04, 06, 08 e 15 de julho.
Com isso, a TAM passa a oferecer nesse período dois voos diários de São Paulo para Orlando e dois no sentido inverso. Atualmente, a companhia oferece aos seus clientes o JJ 8086, que decola de Guarulhos às 11h10 e pousa em Orlando às 17h55. Na volta, sai da cidade na Flórida às 19h55 como JJ8087 e chega ao aeroporto internacional de São Paulo às 06h35.

Voo

Origem

Destino

Partida*

Chegada*

Frequência

JJ 8086

Guarulhos

Orlando

11h10

17h55

Diária

JJ 8087

Orlando

Guarulhos

19h55

06h35

Diária

* Horário local
jORNAL DE tURISMO

Na rota dos óvnis



Para faturar com o turismo, cidade paulista lança primeiro roteiro brasileiro para ver discos voadores

A cada dez avistamentos de óvnis no País, três ocorrem em Peruíbe, cidade litorânea situada a 148 quilômetros de São Paulo. É o que diz um levantamento do Centro Brasileiro de Pesquisa de Discos Voadores (CBPDV), órgão que reúne os principais ufólogos brasileiros e coleta relatos de visualização dos supostos objetos não identificados. O cenário de Peruíbe, emoldurado pelo céu aberto sobre o amplo litoral e cercado por mirantes na mata da Jureia – um dos patrimônios naturais reconhecidos pela Unesco –, facilitaria a visualização dos fenômenos luminosos à noite. Talvez por isso seja raro encontrar um morador da cidade sem pelo menos uma história para contar de luzes coloridas ou bolas alaranjadas no céu estrelado.


MAPA ET
Traçados da trajetória das supostas navesImagem
Para tornar o município nacionalmente reconhecido como um destino de óvnis e, claro, faturar com isso, a Prefeitura de Peruíbe acaba de lançar o primeiro roteiro oficial de ufoturismo brasileiro, com visitação aos sete pontos de avistamento, vigília com telescópio e trilhas noturnas. Esse tipo de roteiro existe em outros lugares do mundo (leia quadro) onde a caça aos ETs ingressou nos pacotes das agências de turismo focadas em experiências sobrenaturais. “Queremos atender a uma demanda da população que há anos relata o avistamento de óvnis e impulsionar o turismo na região”, afirma João Fioribelli, diretor do Departamento de Turismo de Peruíbe. “Nosso objetivo é transformar a cidade em referência de turismo ufológico na América Latina”, diz Eduardo Ribas, dono da agência Na trilha da Jureia, que oferece o roteiro. A prefeitura organiza o 6º Encontro Ufológico de Peruíbe, previsto para ocorrer entre os dias 9 e 11 de abril. Outras administrações municipais prometem seguir o mesmo caminho.

“Vi um discoide descer entre as árvores. Foi um clarão incrível”, Marco Antônio Carrara, artista plástico.

A próxima deve ser Ipuaçu, em Santa Catarina, conhecida como a capital nacional dos agroglifos – marcas de forma definida que seriam deixadas por naves espaciais em plantações agrícolas. A prefeitura realiza no dia 27 de março o 1o Encontro Nacional de Ufologia de Ipuaçu, com a presença do Brigadeiro José Carlos Pereira, ex-presidente da Infraero, que apoia a abertura dos arquivos secretos dos militares sobre as investigações dos óvnis no espaço aéreo brasileiro. O reconhecimento oficial do roteiro em Peruíbe é de grande expectativa para os ufólogos, pois assim acreditam que terão mais recursos para pesquisas e apoio para verificar as manifestações no céu. “Recebemos mais de 300 relatos de ocorrências de natureza ufo, alguns, com fotos e filmagens”, afirma o ufólogo e biólogo Paulo Aníbal, que pesquisa a região há mais de dez anos. As histórias contadas pelos moradores coincidem não apenas nos detalhes, mas também nas datas das ocorrências.

“Nosso objetivo é transformar a cidade em referência na América Latina”, Eduardo Ribas, dono de uma agência de turismo.

No dia 18 de agosto de 2008, por exemplo, teria ocorrido o maior avistamento em massa na cidade. Uma luz intensa e alaranjada foi vista por todos que olhavam para o céu e o fenômeno teria gerado uma pane elétrica em alguns bairros. “Liguei para amigos que moram do outro lado da cidade para ter certeza de que não estava louco”, afirma o pescador Agnaldo Leão, 51 anos. Há quem jure ter presenciado a suposta nave no jardim de casa. “Vi um discoide descer entre as árvores”, conta o artista plástico Marco Antônio Carrara, 52 anos. “Foi um clarão incrível e um zumbido semelhante a um enxame de abelhas”, diz. Não há explicação científica para os testemunhos. “Pode haver exageros e influências pela crença popular”, acredita Osmar Pinto Júnior, coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Mesmo entre os estudiosos dos óvnis há divergências quanto aos motivos do fenômeno em Peruíbe. “Os ETs buscam aqui a diversidade ecológica e riquezas minerais da Jureia”, diz Paulo Aníbal. Para o ufólogo Ademar Gevaerd, do CBPDV, a grande quantidade de testemunhos se explica pela cultura local, que estimula os relatos – reais ou imaginários. “Quanto mais gente vê, mais pessoas dizem ter visto”, diz. Está aí uma boa explicação.

Imagem

Fonte: REVISTA ISTO É, via NOTIMP

Franceses pedem da Air France indenização igual à de brasileira



A decisão da Justiça brasileira, que condenou na quinta-feira a companhia Air France a indenizar em R$ 2,04 milhões a família de uma vítima do voo AF-447, abriu um precedente jurídico na França. Ontem, diferentes associações de parentes dos passageiros mortos pediram à Justiça do país que trate o tema com base na sentença brasileira. O objetivo das entidades é garantir que o mesmo valor seja pago às famílias francesas, que até agora não obtiveram vitórias na Justiça.

Na quinta-feira, a Justiça do Rio condenou a companhia aérea francesa a pagar indenização por danos morais à família da procuradora Marcelle Valpaços Fonseca Lima, uma das 228 vítimas do desastre do Airbus A-330 sobre o Oceano Atlântico, em 31 de maio passado. Segundo a sentença do juiz Mauro Nicolau Júnior, da 48ª Vara Cível, o acidente "se deveu, em grande parte, pela conduta negligente da ré".

Entre outros ressarcimentos, a decisão ordena a Air France a pagar uma pensão mensal de R$ 19,4 mil por 540 meses. O total de benefícios equivale a 840 mil.

Procurada pelo Estado para comentar a condenação, a direção da Air France não se manifestou. Em seu site corporativo, a empresa lembra que suas seguradoras já efetuam adiantamentos de 17,6 mil por vítima. Segundo a companhia, dois terços dos 500 beneficiários em potencial receberam o valor.

O montante, entretanto, não será suficiente para encerrar a disputa na França. Ontem, as associações francesas que reagrupam famílias de vítimas foram a público pedir isonomia à decisão brasileira.

Robert Soulas, secretário da associação Ajuda Mútua e Solidariedade AF-447, argumenta que o passageiro, seja brasileiro ou francês, deve ser igual aos olhos da Justiça. "Nós consideramos importante que todas as famílias de vítimas sejam tratadas da mesma maneira", afirmou. "Não há nenhuma razão para que um passageiro brasileiro ou um passageiro francês não tenha a mesma indenização a título moral."

À Rádio France Internacional (RFI), o advogado da Associação Verdade e Defesa dos Direitos das Vítimas do Voo 447, Sylvain Maier, também pediu tratamento igualitário. "A decisão abre as portas para que outras famílias também sejam indenizadas", reiterou.

O advogado Jean-Claude Guidicelli, que representa na França a família da aeromoça brasileira Carla Mar Amado, morta no acidente, informou que solicitará ao juiz de instrução do Ministério Público de Paris que se alinhe à decisão brasileira. "Não pode haver duas justiças, uma brasileira, corajosa, e outra francesa, excessivamente prudente, que permanece imóvel."

Amparando-se na perícia sobre as causas do acidente feita por uma comissão independente, Guidicelli fez críticas à investigação oficial, realizada pelo Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA) francês. "A verdade não está no fundo do mar, mas no relatório que aponta as falhas das sondas (de velocidade) pitot", disse o advogado.

Cálculos preliminares feitos em junho pelos seguradores e resseguradores da Air France entre os quais AXA, AIG, Swiss Re, Allianz e Global Aerospace Underwriting Managers indicaram que a indenização total às famílias de vítimas do voo AF-447 pode ser uma das mais elevadas da história, chegando a 550 milhões.

O ESTADO DE SÃO PAULO

Definidas datas para greve de tripulantes da British Airways


O sindicato Unite confirmou os planos de greve dos tripulantes da British Airways devido a disputas relativas a alterações nas práticas de trabalho visando uma redução anual de US$ 90 milhões nos custos da companhia, informou a agência ABTN.

Segundo o Unite, as paralisações serão realizadas neste mês de Março nos dias 20, 21 e 22, e posteriormente nos dias 27, 28, 29 e 30. Além disso, caso as negociações com a companhia aérea não atinjam um acordo satisfatório até o dia 14 de Abril, novas suspensões poderão ocorrer.

No momento o Unite analisa a mais recente oferta feita pela British Airways, sendo a concordância do sindicato a única possibilidade para que a greve anunciada possa ser evitada.

A companhia aérea, no entanto, já está se precavendo e informou que mesmo com a paralisação pretende manter uma “substancial proporção" de voos de longo curso partindo dos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick e um número razoável de voos de curta distância.

Para isso a British informou que possui cerca de 6 mil voluntários (dentre eles mil treinados para exercer funções como tripulantes de cabine) prontos para ajudar no que for preciso, e será também assistida por diversos aviões alugados junto às empresas de voos charter européias. Além disso, a companhia já cuidou de assegurar assentos em voos de outras empresas para que possa garantir a viagem, senão de todos, de parte de seus passageiros.
Contato Radar

Voar ainda é uma aventura no Acre

Na primeira semana de julho de 2009 viajei para Tarauacá. Fui de avião porque a BR-364 ainda estava fechada. Voamos com a empresa Rio Branco Aerotaxi, que está baseada no Aeroporto Internacional de Rio Branco e tem como lema a frase "voando com conforto e segurança".

Na ida, no dia 01 de julho, e na volta, no dia 4, os vôos estavam lotados. Mas havia uma diferença. No retorno parte de minha bagagem ficou para trás por não haver mais espaço no avião.

- Tudo bem. É um bom sinal. Não correremos o risco de excesso de peso, pensei comigo.

Só quando me acomodei no avião é que fui entender a razão do zelo da companhia com o excesso de bagagem dos passageiros: havia gente demais querendo vir para Rio Branco.

O avião usado na viagem, um Embraer 110 'Bandeirante' (prefixo PT-WAP), está homologada para transportar no máximo 15 passageiros sentados, mais 1 piloto e 1 co-piloto. Portanto, 17 pessoas no máximo. Se houvessem crianças de colo (até dois anos) - o que não era o caso do nosso vôo - era admissível que algumas delas pudessem ser acomodadas.

Entretanto, no vôo de retorno contei 19 pessoas com mais de 2 anos.

- E onde estavam sentados estes dois passageiros adicionais, vocês devem estar perguntando?

Como não sou autoridade fiscalizadora do meio aeronáutico, faço coro com a curiosidade de vocês, fazendo a seguinte pergunta:

- Passageiros podem voar sentados em cima de malas, sem usar cintos de segurança? Ou então passar a maior parte do tempo de cócoras no meio do corredor? Que tal viajar sentado em um banquinho de madeira?

Pois foi isso que aconteceu naquele dia. Vejam as fotos e tirem suas conclusões.


Uma passageira pode ser vista no fundo do avião, próximo da porta, onde não existe assento. Ela estava sentada em um banquinho de madeira. Mais à frente, outra passageira passou boa parte do vôo de cócoras no meio do corredor ou sentada nos braços das poltronas de outros passageiros



Vejam na foto ao lado que uma criança de 4-5 anos e outra com 10-12 anos estavam espremidas no pequeno corredor que separa a cabine de comando da cabine de passageiros. Onde estavam sentadas? Em cima de malas!


Em pleno vôo o piloto abriu uma janelinha para se refrescar

Durante o vôo mais surpresa. Existe, no lado direito da cabine de comando, uma pequena janela móvel. Segundo um amigo piloto com experiência de vôo no mesmo tipo de avião, esta janelinha serve para ventilar o interior da cabine de comando "quando o avião está no solo" e para o piloto receber documentos, caso as portas do avião já estejam fechadas.

No Bandeirante a abertura em vôo da tal janelinha é homologada (permitida), pois o aparelho não é pressurizado. Mas é um procedimento que deve ser evitado para conforto da tripulação e passageiros - excesso de ruído, e impedir a possibilidade - mesmo que remota - de eventual entrada de objetos estranhos para no interior do aparelho.


Mas no vôo em que estava, a janelinha foi aberta no ar por um dos tripulantes para refrescar a cabine de comando.

Vejam na sequência de fotos ao lado que um dos tripulantes abre a janelinha e coloca uma revista para direcionar o fluxo de ar para o seu corpo.

Exatamente como a gente às vezes costuma fazer quando está andando em um carro sem ar condicionado. Quando eu era criança lembro que a maioria dos carros tinha os tais quebra-vento exatamente para fazer isso.





Não pensem que deixarei de mostrar a foto do tal banquinho de madeira. Vejam ele ai embaixo da asa do avião, depois dos passageiros terem desembarcados. Ele é colocado bem embaixo da escada (porta) para diminuir a distância para o solo


Depois de uma experiência dessa, o que posso pensar?

Com certeza não me senti seguro. E os outros passageiros que tiveram que improvisar assentos não devem ter se sentido confortáveis.


*Comentário do leitor Isaac Melo, filósofo, editor do Blog 'Alma Acreana' e morador de Tarauacá:

"Caro Evandro,

Sem contar que o preço das passagens é um verdadeiro absurdo de caras. O atendimento não é lá essas coisas. Nunca saem no horário marcado. E é como se estivessem nos fazendo um favor, pensam.

Já presencie cenas semelhantes à essa mostrada por você, nessa mesma empresa e mesmo destino.

E é bom lembrar que todas as autoridades que vão para ou a Tarauacá usam esse transporte e essa empresa(em sua maioria), por isso creio que não é crível que as autoridades competentes não tenha conhecimento dessa realidade.

Faz de conta que há fiscalização, que a gente faz de conta que acredita.

Infelizmente tem sido assim. Quando acontecer uma desgraça, irão aparecer as tais autoridades dizendo isso, culpando aquilo. Como sempre tarde demais...

Muito bom trazer à sociedade acreana essa questão, não é brincadeira!
Contato Radar

Primeiro 700 da Gol devolvido


Está previsto para o dia 20 de março a devolução do primeiro Boeing 737-700 da Gol. o PR-GOU.

A aeronave chegou na frota da “laranjinha” em janeiro de 2003, e na América da Sul a aeronave chegou em 1999, nas cores da LAPA.

Eagle sky

CHICO XAVIER - CASO AVIÃO

O afilhado da afilhada


Padrinho forte - Lula: uma diretoria da Anac para o afilhado de sua amiga

Padrinho forte - Lula: uma diretoria da Anac para o afilhado de sua amiga

Um dos três indicados para ocupar diretorias na Anac tem padrinho forte. Para ser mais exato, mais forte impossível. Sim, ele mesmo: Lula. O presidente quer que Rubens Vieira decole para a cúpula da Anac, na qual hoje ele ocupa o cargo de corregedor. E de onde vem a força de Vieira? Ele é afilhado de Rosemary Noronha, chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo e amiga de Lula.

Não era o nome preferido de Nelson Jobim, mas isso são outros quinhentos.

Lauro Jardim

TAM trocará T4 pelo T1 em LHR


A TAM trocará em meados do mês que vem,o T4 em no Aeroporto de Heathrow pelo T1,com isso a TAM espera ficar mais proximo das outras cias membros da Star Alliance,o novo balcão será todo modificado,e será maior do que o antigo no T4.

Contato radar

Passagem barata não torna cliente ‘fiel’, diz presidente da TAM

Líbano Barroso conversou com o G1 sobre os desafios da aviação.
Empresa quer conquistar classe C em horários ‘alternativos’.
+

Maior companhia aérea do Brasil, a TAM viu sua fatia do mercado nacional “encolher” no ano passado. Em janeiro de 2009, a empresa detinha 49,51% do mercado. Em fevereiro deste ano, a participação recuava para 42,42%.

Segundo o presidente da companhia, Líbano Miranda Barroso, a redução foi resultado da entrada de novas companhias nessa disputa, ganhando espaço com passagens de baixo custo. O foco da TAM, no entanto, não é vender barato; é tornar o cliente fiel, afirmou o executivo em entrevista ao G1.

“Nós não optamos apenas pelo preço, porque nós entendemos que o cliente ele quer ter uma experiência de uma viagem. Porque nós entendemos que a busca apenas pelo preço ela não fideliza, o que fideliza é um serviço de qualidade“, disse Barroso.

Mas a TAM não está alheia à expansão da classe C, e também está atrás do seu quinhão nesse novo público. Hoje com cerca de 85% vindos das classes A e B, a empresa quer ganhar novos passageiros em horários alternativos, oferecendo aos novos passageiros passagens mais baratas em voos fora dos horários de pico.

Com mais passageiros da classe C voando, e o aumento do tráfego esperado na Copa do Mundo e nas Olimpíadas, os próximos anos trarão uma série de desafios à aviação brasileira. O maior deles, segundo ele, será manter a qualidade do serviço oferecido para um público cada vez maior.

Barroso vê necessidade de incrementar a infraestrutura aeroportuária brasileira, especialmente em São Paulo, para acomodar essa expansão. Mas ele vê como passado o caos aéreo, vivido nos aeroportos brasileiros nos últimos anos.

O executivo também falou sobre os planos da TAM para outros negócios, e sobre a reabertura do museu da companhia, que deve ocorrer até o meio deste ano.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista do G1 com Líbano Barroso.

Desafios para atender a demanda crescente
– O desafio principal é como manter a qualidade do serviço. É como fazer para atender os clientes cada vez melhor em uma indústria que tem crescido 15% nos últimos anos.

Hoje nós temos no Brasil uma infraestutura aeroportuária de qualidade. Porém, especialmente no terminal São Paulo, nós já vemos que em três anos, provavelmente, já teremos os aeroportos no limite da sua utilização. Então é necessário que nós tenhamos investimento para aumento dessa capacidade.

A experiência de gestão tem sido muito coordenada. Nós tivemos no final de ano agora, de 2009, uma operação muito coordenada, que funcionou bem, fluiu bem, mesmo com a adversidade climática que nós tivemos. Isso foi uma mostra de uma coordenação entre os vários entes dessa cadeia, que souberam coordenar esse sistema que é muito interligado.

Conquista da classe C
– Em termos de classes nós temos uma abrangência maior nas classes A e B, provavelmente cerca de 85%, 90% dos nossos clientes são das classes A e B. E nós queremos cada vez mais atrair o cliente da classe C. Nós temos visto que os centros médios, as cidades de médio porte, assim como a classe C, têm demonstrado um crescimento muito acima da média, da classe A e B e dos grandes centros.

E como fazer isso? Nós temos capacidade de, nos horários fora do pico, entre 10 da manhã e 5 da tarde, e das 8 da noite até as 6 da manhã, de sermos extremamente competitivos em preço, inclusive com os ônibus. Acima de mil quilômetros de uma viagem, nós somos competitivos com ônibus.

Tarifas em alta
– Nós tivemos uma correção das tarifas no quarto trimestre. As tarifas ainda ficaram cerca de 20% abaixo, ano sobre ano. Existe uma tendência de uma recuperação nos preços sim, mas essa questão de preço é muito dinâmica.

Nós estamos muito otimistas com o ano, acreditando que é um ano que o Brasil cresce, nosso setor cresce, e nós estamos estimulando o tráfego. Nós estamos acreditando que, dado que tem essa possibilidade de crescimento, [que] provavelmente nós conseguiremos aumentar os preços, mas mantendo a competitividade e o estímulo de viajar.

O preço ele é uma conseqüência de um serviço adequado. Nós não optamos apenas pelo preço, porque nós entendemos que o cliente ele quer ter uma experiência de uma viagem. Porque nós entendemos que a busca apenas pelo preço não fideliza, o que fideliza é um serviço de qualidade.

Planos de expansão
– Para o ano de 2010 nós receberemos mais dois aviões A 330, que num primeiro momento nós vamos atender a Copa da África do Sul em [cerca de] 40 voos fretados. Depois disso, esses aviões serão utilizados num novo destino, que nós estamos em processo de definição, e que será no Hemisfério Norte ou na África. Vamos divulgar nos próximos meses, mas pode ser um novo destino ou uma nova frequência onde nós já estamos voando.

A partir de abril seremos um membro Star Alliance (aliança mundial de empresas aéreas). Com isso nós estaremos oferecendo, para os brasileiros e também para os estrangeiros mais de mil destinos, mais de 170 países e também a integração com cerca de 26 companhias aéreas no mundo. Nós estimamos que com a entrada na Star Alliance nós teremos, de forma conservadora, no mínimo um aumento de US$ 60 milhões nas nossas receitas internacionais.

Participação de mercado
– No mercado doméstico, nós tivemos crescimento do número de passageiros em torno de 17%. Nós acompanhamos esse crescimento, mas tivemos novos entrantes. E aí é uma questão mais matemática mesmo. Essa diluição é uma diluição natural. Não perseguimos o market share [participação de mercado] pelo market share. Nós queremos sim é uma posição de mercado forte, para atender bem o cliente, oferecer destinos, e com rentabilidade.

Outros negócios
– Nossa visão de longo prazo para o grupo é que a espinha dorsal do grupo, o negócio principal, é a companhia aérea. E será [...] nos próximos dez a quinze anos. Mas nós, ao longo do tempo, estamos desenvolvendo algumas áreas de negócio que têm uma vocação ligada à aviação, mas que têm uma vocação e dinâmica própria.

Nós temos a nossa operadora de turismo, a TAM Viagens. Outro exemplo é a nossa área de carga, muito complementar à área de passageiros, porque nós utilizamos o porão das aeronaves para transporte de carga. E o outro exemplo é o Multiplus, que é o programa de fidelidade da TAM.

Então esses são exemplos de áreas que nós vamos desenvolver, ligadas à aviação, mas sempre tendo como visão estratégica que o negócio principal é a companhia aérea.

Multa por descumprimento das regras do call center
(A TAM foi multada este mês pelo Ministério da Justiça por descumprir as regras de atendimento telefônico)
– Nós investimos no call center, nós temos hoje uma capacidade de atendimento, dentro do que preconiza a legislação, de forma rápida, com toda a tecnologia, com toda a cortesia, atendimento humano. Nós temos o Fale com o Presidente, [com] pessoas preparadas para atender ao longo da semana, inclusive no final de semana.

Museu da TAM
– Nós estamos reabrindo nosso museu em junho, nessa reabertura nós mostraremos um investimento muito importante, patrimônio para os brasileiros, de cultivo à história da aviação brasileira. E vai ser reaberto com um acervo quase que o dobro do que tinha. Estamos investindo tanto em edificação quanto acervo, e teremos uma plataforma de tecnologia pra permitir interatividade. Estamos planejando os últimos detalhes.

g1


EXPANSÃO do Centro de Manutenção da GOL em Confins



Com investimentos de R$ 65 milhões, a expansão do Centro de Manutenção da GOL próximo ao aeroporto internacional de Confins, em Minas Gerais, será mostrada na próxima semana, dia 18, com solenidade na qual estarão o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Junior, o Vice-Presidente Técnico Fernando Rockert de Magalhães, recepcionando autoridades, entre as quais o governador mineiro Aécio Neves e a presidente da Anac, Solange Vieira.

Ao lado direito da Linha Verde para quem sai do aeroporto internacional em direção a Belo Horizonte, o Centro desperta natural atenção desde o início de suas operações, em 2005. Ali são realizados os serviços de manutenção preventiva e pesada de fuselagem, pintura de aeronaves e configuração interna de toda a frota combinada GOL e Varig. Com a expansão, ele passa a ocupar área útil de 107.220 mil m2.

O pátio original foi ampliado em 20 mil m2 e o Centro ganhou um novo hangar, escritórios, almoxarifado, depósitos e áreas de apoio, totalizando outros 28.100 mil metros quadrados.

Um dos marcos no desenvolvimento da região metropolitana de Belo Horizonte, empregando cerca de 350 colaboradores diretos e 70 indiretos, além de desenvolvimento de projetos sociais e de responsabilidade ambiental, o Centro de Manutenção da GOL vai mostrar o seu crescimento físico e operacional com a visita técnica e cerimônia de inauguração.
12 horas

Temos vagas: Co-Piloto 01 vaga

Co-Piloto





Dados da Empresa Contratante

Nome: Confidencial
Descrição Sumária: Indústria de placas receptores de satélite.
Ramo de Atividade: Eletrônica/ Eletroeletrônica/ Eletrodomésticos
Porte: Médio
Nacionalidade: Brasileira


Dados da Vaga

Título da vaga:

Co-Piloto

Data de entrada: 12.03.2010
Quantidade: 1 vaga
Descrição da vaga:
  • O profissional contratado atuará como Co-Piloto em aeronaves turboélice e toda rotina pertinente a função.
  • Experiência de 1.500 horas totais de vôo, pelo menos 500 horas de turboélice, 300 mil horas de vôo por instrumentos.
  • Superior completo.
  • Habilitação válida para comando em aeronaves PA34.
Observações:
Faixa Salarial: A Combinar
Idiomas: Inglês (Fluente)
Áreas Profissionais: Aviação/ Aeronáutica
Níveis Hierárquicos: Profissional especializado com curso superior (completo/cursando)
Cidades:
  • SAO JOSE DOS CAMPOS - SP (1 vaga)

Opine sobre esta vaga fechar Fechar


Passageiros se revoltam e se recusam a sair de avião no Afonso Pena



A viagem de Viracopos (Campinas) para Florianópolis (SC) foi bastante cansativa para um grupo de 42 passageiros. Atrasos e desencontros de informações irritaram os passageiros que se negaram a sair do avião da Gol no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região de Curitiba. A Polícia Federal (PF) teve de ser chamada para negociar e encerrar a confusão no aeroporto paranaense.

De acordo com o estudante de Engenharia Mecânica Pedro Henriques Mantelli, que às 9 horas desta segunda-feira (15) permanecia no Afonso Pena, o voo da Gol saiu às 20 horas de domingo (14) de Viracopos. A previsão de chegada em Florianópolis era às 0h45. O voo antes passaria pelo aeroporto do Galeão (RJ) e depois no Afonso Pena.

A forte chuva com ventos na noite de domingo fecharam o Galeão para decolagens. O voo saiu do Rio de Janeiro com 6 horas de atraso. “Quando chegamos aqui (Afonso Pena) ficamos sabendo que todos fomos realocados para um ônibus para continuar até Florianópolis”, afirmou Mantelli. A partir daí começou uma confusão, irritação e desencontro de informações.

O voo que sairia do Afonso Pena para Florianópolis, às 2h30, foi cancelado. “O problema é que você ligava para o aeroporto de Florianópolis e lá falavam que o voo já tinha pousado. E nós ainda estávamos no Afonso Pena. Esse voo não existia, era um voo fantasma?”, indagou, indignado o estudante.

Após serem informados que seguiriam de ônibus para a capital catarinense, os 42 passageiros se negaram a descer do avião da Gol na pista do Afonso Pena. “Perdi um pouco a noção do tempo, mas acho que ficamos cerca de uma hora dentro do avião. O piloto ligou o ar quente para que saíssemos do avião. Fomos tratados como cachorros. Um passageiro passou mal, porque tem pressão alta, e teve que receber atendimento médico”, disse o estudante, que às 9 horas, enquanto falava por telefone com a reportagem fazia um lanche no Afonso Pena.

Um funcionário da Polícia Federal e outro da Gol começaram a negociar com os passageiros. Depois da conversa eles foram convencidos a deixar o avião e a negociação continuou na sala de embarque do Afonso Pena. “Depois de muita insistência conseguiram arranjar um voo para nós, que deve chegar às 9h50 aqui no Afonso Pena. Não acredito que chegarei antes das 13 horas em Florianópolis”, disse Mantelli. Dos 42 passageiros, apenas um desistiu e seguiu de carro para Florianópolis.

Os outros 41 conseguiram embarcar por volta das 10 horas para a capital catarinense. "Fizemos uma reclamação coletiva na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e em Florianópolis vamos fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Hoje todos já perdemos o dia”, definiu Mantelli.

A reportagem tenta o contato com a assessoria de imprensa da Gol para comentar o assunto.

Gazeta do povo


Avião agrícola Ipanema é destaque na Expodireto Cotrijal

Embraer Ipanema

Entre os dias 15 e 19 de março, a Embraer participará da 11ª edição da Expodireto Cotrijal . A feira agrícola internacional é realizada anualmente no município de Não-Me-Toque, no Estado do Rio Grande do Sul, a 280 km da capital gaúcha. A Embraer ocupará um estande na esquina da Rua 2 com a Avenida C e exibirá o avião Ipanema a etanol no evento.

“A Expodireto Cotrijal é uma das maiores exposições de agronegócios do Brasil e uma importante oportunidade para mostrarmos a nossa aeronave Ipanema, campeã de vendas do setor no País”, disse Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para a aeronave Ipanema.

O Ipanema é líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação. São quase 40 anos de produção ininterrupta e mais de mil unidades entregues. A aeronave é muito versátil, sendo utilizada na pulverização de defensivos, combate a incêndios e reboque de planadores, entre outras aplicações.

A versão etanol começou a ser produzida em 2005 e atualmente representa 25% da frota em operação. O Ipanema é a primeira aeronave produzida em série no mundo certificada para voar com etanol, combustível mais barato que a gasolina de aviação e com menor impacto sobre o meio ambiente.

A Região Sul, um dos pólos da agricultura de precisão no Brasil, abriga a feira agrícola desde o ano de 2000, atraindo pessoas e empresas de diversas regiões. Segundo os organizadores, a última edição contou com a participação de 326 expositores e recebeu 162 mil visitantes, gerando negócios da ordem de R$ 350 milhões.

Cavok

Mercure vai anunciar em aviões da Gol


A REDE Mercure de hotéis fará propaganda nos aviões da Gol.
Vai anunciar nos apoios de cabeça dos assentos.
Contato Radar

Análise: o Poder Aéreo nas Malvinas


A-4 avariado e C-130 nas Malvinas - Carlos A Garcia

A Guerra das Malvinas (ou Falklands), ocorrida em 1982 entre a Argentina e a Inglaterra, colocou em evidência a disputa e interdependência do Poder Naval e do Poder Aéreo.

Ficou demonstrado que navios de guerra e aviões de ataque têm vantagens e desvantagens no alcance de objetivos estratégicos: navios se deslocam a 500 milhas por dia e aeronaves de ataque a jato a 500 milhas por hora, mas enquanto as aeronaves só podiam cumprir suas missões num período de horas de cada vez, os navios permaneciam na área de conflito durante semanas.

Pucará nas Malvinas 2 - Carlos A Garcia Pucara nas Malvinas - Carlos A Garcia

As grandes distâncias das bases aéreas do continente atrapalharam bastante as operações aéreas argentinas sobre as illhas e a impossibilidade de usar a pista de pouso das Malvinas pelos jatos tornou obrigatório o reabastecimento em voo. Mas as principais aeronaves de combate argentinas, Mirage IIIEA e Dagger, não possuíam a sonda para REVO, diminuindo sensivelmente o tempo de combate desses caças sobre as ilhas.

Ataque à HMS Broadsword - Carlos A Garcia

A superioridade naval da Inglaterra quase foi colocada em xeque pelo poder aéreo argentino, mas a aviação embarcada britânica garantiu a superioridade aérea, mesmo com aeronaves de combate subsônicas (Sea Harrier) enfrentando os jatos supersônicos (Mirage, Dagger).

Mais uma vez o navio-aeródromo teve papel decisivo na história e por pouco, o NAe argentino 25 de Mayo, não conseguiu atacar o corpo principal da Força-Tarefa britânica.

Sea Harrier Malvinas

O melhor treinamento dos pilotos ingleses e seu armamento (míssil ar-ar AIM-9L Sidewinder) possibilitaram 21 vitórias em combate aéreo.

Ataque dos Super Etendard ao HMS Sheffield

O míssil antinavio AM39 Exocet, disparado pelos Super Étendard da Aviação Naval Agentina foi uma das armas de destaque do conflito e se os argentinos tivessem mais mísseis disponíveis, a Guerra poderia ter tomado um rumo diferente.

Falklands,_Campaign,_(Distances_to_bases)_1982Baseando-se nos dados disponíveis sobre as ações do Poder Aéreo argentino nas Malvinas em 1982, dê sua opinião sobre os principais erros e acertos da Argentina na Guerra.

Explique como a Força Aérea Argentina, que tinha quase 200 aviões de combate (entre eles 19 jatos Mirage IIIEA, 26 Dagger, 68 A-4 Skyhawk, 9 Camberra e 45 Pucarás) foi derrotada por um número muito menor de jatos subsônicos Sea Harrier da Royal Navy. Quais foram os principais fatores que levaram o maior Poder Aéreo do continente, na época, à derrota?

ARTE: http://www.aviationart.com.ar

NOTA DO EDITOR: Alguns leitores solicitaram a criação de um tópico sobre as Malvinas, para discussões táticas de um possível novo conflito. Mas acreditamos que antes de discutirmos como seria uma nova guerra, é preciso analisar o que aconteceu em 1982, já que existem muitos fatores que influenciaram fortemente a derrota do Poder Aéreo argentino, mesmo com uma aparente superioridade numérica e geográfica.

Poder Aéreo

B-17 “Swamp Ghost” é resgatado de pântano na Nova Guiné

Raro B-17 é resgatado de pântano na Nova Guiné


Sob muito sol, tremenda umidade e temperaturas que chegavam aos 40 graus, Alfred Hagen finalmente viu o ventre do bombardeiro da Segunda Guerra Mundial, no qual ele tanto trabalhou para retirar de um remoto pântano em Papua Nova Guiné.

Hagen, um empresário norte-americano, estava bastante preocupado em manter a fuselagem de seis toneladas, parcialmente inundada, em uma única peça. Quando um helicóptero começou a levantá-la, Hagen – sobre a asa direita separada do avião – começou a ficar nervoso.

A fuselagem subia e descia, rangendo”, ele disse. “Meu estômago estava embrulhando. Eu temia que não fosse conseguir... Ele apenas levantou-a e foi embora”. Isso aconteceu em 2006.

Hagen teria que esperar mais três anos e oito meses para colocar o B-17E Flying Fortress, apelidado de “Swamp Ghost”, em um navio para a Nova Zelândia, onde agora aguarda transporte para Los Angeles – devendo chegar lá em meados de abril. Ele tem um acordo de exibição com o Museu Aeroespacial Pima, em Tucson, no Arizona.

Empresário do ramo de construção e também um entusiasta da aviação, Hagen teve um tio-avô morto na Nova Guiné durante a guerra. Durante a última década, ele fixou sua atenção no Swamp Ghost, que avistou pela primeira vez em 1996.

Eu me apaixonei no instante em que desci lá para vê-lo”, disse Hagen. “É como quando você é jovem... caminhando pela rua e vê uma bela mulher, e você quer tê-la com todas as fibras do seu ser”. E concluiu: “Eu simplesmente pensei: que belo avião”.

O Swamp Ghost decolou ao amanhecer de 23 de fevereiro de 1942 da base de Townsville, na Austrália, para atacar os navios japoneses no porto de Rabaul, na Nova Bretanha. Ao chegar ao alvo, contudo, as portas do compartimento de bombas não abriram, e a tripulação decidiu circundar o alvo mais uma vez. Desta vez o compartimento abriu-se, mas também subiram os caças japoneses.

Durante os próximos 30 ou 40 minutos diversos Zeros alvejaram o avião, e 33 furos de bala foram feitos na cauda. Uma cápsula antiaérea também atingiu a asa direita do B-17.

O Swamp Ghost escapou do ataque e voou para a Nova Guiné, onde foi reabastecido em Port Moresby, mas a tripulação logo percebeu que não tinha potência suficiente para superar a cordilheira Owen Stanley.

O piloto então fez um pouso forçado no que pensava ser um campo gramado. Mas assim que tocaram a vegetação, perceberam que haviam pousado num pântano, e o bombardeiro deslizou 90 graus de lado.

A tripulação saiu e viu-se em meio a mais de um metro de água. Após quatro dias de caminhada sob intenso calor, nos quais alguns membros começaram a sofrer de alucinações, eles encontraram nativos. Então, após mais cinco semanas de viagem, finalmente conseguiram chegar a Port Moresby.

Em 1999, Hagen assinou um contrato de compra da fuselagem com o Museu Nacional de Papua Nova Guiné, no valor de 100 mil dólares. Mas devido a atrasos de diversas naturezas, somente em 2005 ele obteve permissão de retirar o B-17 do país.

Um dos únicos quatro B-17E recuperados no mundo, o Swamp Ghost entrará em exibição ainda este ano. O objetivo a longo prazo é restaurá-lo às condições de voo.

Fonte: Philadelphia Daily News, 6 de março de 2010.

Especial de TV sobre o Swamp Ghost
Popout

Blog do Vinna