PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 9 de março de 2010

Temos vagas: Agente de Aeroporto



Empresa de Recursos Humanos responsável pelo recrutamento e seleção de pessoal para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, abre inscrições para uma vaga no cargo de Agente de Aeroporto. Os candidatos devem ter ensino médio completo e experiência no atendimento a clientes, sendo desejável vivência anterior em aeroportos.

Para o cargo, é necessário ter ótima comunicação, facilidades de relacionamento, dinamismo e pró-atividade. Além disso, a empresa valoriza profissionais com perfil comprometido e responsável, com boa apresentação pessoal. Domínio do Pacote Office e fluência em inglês ou espanhol são requisitos.

O selecionado atuará realizando conferência de bilhetes, check-in, pesagem de bagagens, atendimento ao cliente. Interessados devem preencher cadastro no site Balcão de Empregos, confirmando a candidatura para a vaga.



Puma Air voando hoje



O Boeing 737-300 da Puma Air, matrícula PR-GLK, está cumprindo hoje 4 etapas para fins de homologação junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

A aeronave partiu de Confins por volta de 10:30 com destino ao Galeão (GIG) e Guarulhos (GRU). Às 14:30 decola no trajeto inverso e deverá pousar novamente em Confins às 17:00.
Cnf ao vivo

Continental Airlines disponibiliza televisão por satélite em 66 aeronaves



A Continental Airlines acaba de atualizar aeronaves com a instalação da Directv (transmissão televisa por satélite) em 66 jatos, sendo 30 Boeings 737-900ER, 35 Boeings 737-800s e um Boeing 737-900.

O Boeing 737-800 será o próximo a ser programado para a instalação da Directv, que oferecerá mais de 95 canais ao vivo, a bordo, e a programação da televisão por satélite, com oito canais de conteúdo armazenado, incluindo filmes de grande audiência, comédias, dramas e outros gêneros.

Mercado e Eventos

Aérea saudita com diretor brasileiro cresce 73%

O diretor de Planejamento da Nas Air, André Caldas
O diretor de Planejamento da Nas Air, André Caldas

Com apenas três anos de operações, a companhia aérea saudita de baixo custo Nas Air, que tem um diretor de Planejamento brasileiro, André Caldas (foto), ex-Varig, teve crescimento de 73% no número de passageiros transportados em 2009 na comparação com 2008 – de 899 mil para 1,5 milhão. O aumento de receita foi de 160%.

Segundo Caldas, a Nas Air pretende inaugurar voos, a partir da Arábia Saudita, para India, Paquistão e Sudão este ano, o que somaria 30 destinos no Oriente Médio, África e Ásia. A frota da companhia é composta por 12 aviões, dos quais oito Airbus 320 e quatro Embraer 190. “Estamos em negociação com a Embraer para trazermos mais nove aeronaves até 2015. E este ano estamos trazendo duas aeronaves Embraer com negociação com o BNDES”, revela o diretor de Planejamento.

Com passagem pela Varig, Caldas acabou de completar um ano de Nas Air, onde foi responsável pela criação de um schedule fixo e pela remodelação do revenue management da companhia.
Panrotas

Aer Lingus registou perdas de 81 milhões de euros em 2009


A Aer Lingus quadruplicou as suas perdas operacionais em 2009, em aproximadamente 81 milhões de euros, sobre vendas de 1205 milhões.

Ou seja, a companhia registou menos 11% que em 2008. A transportadora atribui o resultado negativo “ao impacto da queda das tarifas”.

Segundo a imprensa internacional, e face aos resultados obtidos, a Aer Lingus aguarda os resultados de uma votação sobre um novo plano reestruturação da empresa, que implica o despedimento de 15% do pessoal e uma poupança de 97 milhões de euros.
Publituris

Veja o que muda para solicitar visto norte-americano

O vice-cônsul Paul Martinek, o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, Roselle Pimentel, diretora secretária da Abav-RJ, o presidente da Aabav-MG, José Maurício, e o assistente do vice consul, Eduardo Aragão
O vice-cônsul Paul Martinek, o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss, Roselle Pimentel, diretora secretária da Abav-RJ, o presidente da Aabav-MG, José Maurício, e o assistente do vice consul, Eduardo Aragão

A Abav-RJ apresentou hoje para agentes de viagens associados os novos procedimentos para solicitação de visto norte-americano, que a partir da primeira quinzena de abril passará a ser feito exclusivamente pela internet. A iniciativa agilizará o processo, uma vez que, na hora da entrevista, o solicitante deverá estar apenas com o comprovante de pagamento e uma foto, além do formulário de uma página preenchido e impresso. Os detalhes foram apresentados pelo vice-cônsul e seu assessor, Paul Martinek e Eduardo Aragão, respectivamente.

O DS-160 é o novo formulário eletrônico para visto de não-imigrante (NIV) e substitui os seguintes formulários: DS-156 Formulário de Solicitação de Visto (EVAF); DS-157 Formulário Complementar de Solicitação de Visto; e DS-158 Informação de Contato e Histórico Profissional do Solicitante de Visto de Não-Imigrante. O formulário DS-160 estará disponível a partir de 15 de março e será obrigatório a partir de 5 de abril.

Diferente da forma anterior, todas as informações deverão ser preenchidas exclusivamente em inglês. Elas seguem para Washington, onde ficarão armazenadas. Para facilitar o preenchimento, haverá uma ferramenta que traduz as perguntas e respostas. “Formulários incompletos ou incorretos não serão aceitos. Caso o agente de viagens preencha o DS-160 para seu cliente, é obrigatório identificar-se. Temos como identificar a origem de qualquer formulário enviado. O constante preenchimento incorreto ou incompleto dos formulários pode resultar em atrasos significativos ou até mesmo em reagendamento de entrevista”, explicou Aragão.

Com a novidade, o agente poderá, por exemplo, enviar o DS-160 por correio eletrônico para o solictante, prestando mais um serviço ao cliente. Uma dica do consulado é manter a honestidade. “Seja honesto e exato. Não invente datas de viagem ou datas de vistos anteriores. Isto pode trazer complicações futuras a seus clientes”, ressaltou.

O DS-160 substitui o Formulário de Solicitação de Visto. Mas outros documentos ainda são requeridos, como para estudantes: I-20; programas de intercambio: DS-2019; vistos de trabalho (H, L, O etc): petição de trabalho. As próximas ferramentas a serem integradas no site são Calendário Integrado de Agendamento; pagamento da taxa on-line e DS-260 de Imigrantes.

Mais informações na seção consular, pelo website: www.embaixada-americana.org.br, e-mail: visario@state.gov ou telefone: (21) 3823-2000, de 13h às 14h. Ou pelo sistema de agendamento de vistos pelo website: www.visto-eua.com.br, e-mail: contato@visto-eua.com.br ou telefone: (21) 4004-4950
Panrotas

Constantino confirma interesse da Gol em voos para Cuba e uso de nova plataforma


Em entrevista ao jornal Zero Hora, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior confirmou planos para operar novos roteiros no Caribe incluindo Barbados, Isla Margarida e Havana.

Na mesma entrevista Constantino falou da implantação de uma nova plataforma que permitirá uma interação entre a empresa e o cliente por outros meios que não o call center e a internet, com uso do celular. Além disso o sistema permitirá criar uma moeda Smiles para negociações com parceiros, para que as milhagens não venham a ser utilizadas só como tíquete aéreo.

Mercado e Eventos

Embraer participará da Exposição de Aviação Executiva no México



A Embraer comparecerá à maior exposição de aviação executiva do México, que será realizada de 10 a 12 de março.

A Exposição de Aviação Executiva Mexicana (Mexican Business Aviation Exhibition – MBAE – www.mbaeexpo.com) acontecerá no Aeroporto Internacional de Querétaro (QRO), a 260 km (160 milhas) da Cidade do México.


O Phenom 100, da categoria entry level, e o Legacy 600, da categoria super midsize, estarão na exposição estática. A Embraer marcou uma conferência de imprensa para o primeiro dia, 10 de março, às 13h30, no salão de conferências, para apresentar toda a linha de jatos executivos da Companhia, que também inclui o Phenom 300, Legacy 450, Legacy 500, Legacy 650 e Lineage 1000, das categorias light, midlight, midsize, large e ultra-large, respectivamente.
Aviação Brasil

Paralização dos pilotos da Air Berlim à vista



Pilotos alemães estão em marcha , o
Sindicato dos pilotos da Air Berlin, Vereinigung Cockpit, indicou seus membros a votaram a favor de uma paralisação de três horas.

A paralisação é em protesto contra as condições de trabalho na unidade de fretamento, LTU, relacionadas com as horas de pessoal sobre as operações de longo curso.

Talvez seja agora a vez da Ibéria



Agora tripulantes de cabina da Iberia estão ameaçando greve sobre os planos da Iberia ,que pretende lançar uma nova operadora este ano, a qual iria pagar os salários mais baixos da tripulação.

A nova companhia aérea que visa empregar cerca de 350 funcionários e operar 14 aeronaves, é vista como uma tentativa por parte da operadora para contornar a resistência do sindicati e cortes de custos. Tudo perfeitamente racional pela forma como agem a Ryanair, easyJet e Vueling.

Tá fedendo prá caramba!



Um vôo da Air Canada Jazz com destino a Montreal (Canadá) foi literalmente paralisado pelas inúmeras queixas levantadas pelos passageiros, era um homem que exalava um cheiro insuportável.

O avião estava em Charlottetown (Prince Edward Island), quando um grupo começou de passageiros reclamaram de um odor desagradável, logo descobriram que a origem era um passageiro.

A tripulação estava preparando o embarquee , com destino a Monteral, com previsão de 2 horas de viagem, a partida foi interrompida por 20 minutos, até que os objetivos de todos os passageiros e da tripulação foram alcançados, levando em conta a segurança e o conforto de seus passageiros, a tripulação decidiu pedir ao homem que se retirasse da aeronave.

Manon Stuart, porta-voz da Air Canada Jazz, disse: "Quequalquer situação que comprometa a segurança ou o conforto é levada a sério e, em tais circunstâncias, a tripulação agiu no melhor interesse da maioria dos nossos passageiros".



Air India também prestigiou as mulheres





A Air India operou ontem quatro voos, incluindo um de longo curso de Mumbai para Nova Iorque, para marcar a ocasião do Dia Internacional da Mulher.
Todas as atividades relacionadas com essas operações de vôo também foram tratadas por funcionárias.

Air China Cargo inicia rota Paris


Air China Cargo, transportadora aérea de bandeira Chinesa lançou um serviço para Paris na semana passada que a empresa fez uma captação no mercado de carga aérea, após a recuperação global da crise econômica.

Varsity Express no AR

Varsity plane

lançamento da mais nova companhia aérea do Reino Unido, Varsity Express, com um vôo de Londres a Edimburgo Oxford aeroporto usando um 18-seat BAe Jetstream 31.

Varsity boss Martin Halstead

No lançamento de Ralph Anker e Varsity Martin Halstead

Sr. Halstead confirmou que a necessidade de aviões adicionais já tinham sido identificadas e que mais rotas serão anunciadas em breve.


Mercado de carga aérea recuperou em Janeiro


A IATA (Associação Internacional do Transporte Aéreo) anunciou que a procura internacional de carga aérea registou uma crescimento de 28,3 por cento, embora na capacidade de transporte o incremento tenha sido apenas de 3,7 por cento.

Como consequência, o índice de ocupação de carga aumentou para 49,6 por cento, um valor bem acima dos 40,1 por cento verificados em Janeiro de 2009.

Por zonas geográficas assistiu-se a algumas diferenças neste crescimento. As subidas mais significativas ocorreram em mercados onde a recuperação económica foi mais forte, como na Ásia, América Latina e Médio Oriente.
Apea

Temos vagas: Analista de estatística 01 vaga


Vaga:Analista de estatística
Código da vaga: 1059760
Data de atualização:08/03/2010
Quantidade:1 vaga
Descrição:
Indispensáveis conhecimentos do setor de aviação civil.
Experiência em análise estatística de dados operacionais.
Preparação e envio dos relatórios operacionais.
Superior em economia, administração, ciências contábeis ou engenharia.
Domínio do pacote Office.
Exigências:
  • Superior completo
Faixa salarial:A combinar
Benefícios:A combinar
Níveis hierárquicos:Especialista com Curso Superior
Área(s) de atuação:Administrativa
Cidades:RIO DE JANEIRO/RJ (1 vaga)
Emprego Certo

FAB é destaque no site da FACh

site-FACh

Helicópteros de Brasil se suman a acciones humanitarias

Las aeronaves realizaron una travesía por territorio argentino y cruzaron Los Andes con recursos extras de oxígeno.

A las 18:30 horas del jueves arribaron a la losa del aeropuerto Carriel Sur, asiento de la Guarnición Aérea de Concepción, dos helicópteros Black Hawk de la Fuerza Aérea de Brasil, FAB, al mando del Mayor Newton Zanchatti, con un contingente de 17 personas y material de primeros auxilios.

Las tripulaciones y efectivos de la FAB se sumaron a las acciones que desarrollan las fuerzas armadas chilenas para ir en ayuda de las víctimas y damnificados por la catástrofe que afectó a la zona centro sur del país. Las aeronaves realizaron una travesía por territorio argentino y cruzaron Los Andes con recursos extras de oxígeno.

Para el Teniente de la Fuerza Aérea Brasilera Bruno Roque, participar de esta misión “es muy importante, ya que es el momento de mostrar el sentimiento de fraternidad que nos une como naciones hermanas”.

En tanto, el jueves se realizaron dos evacuaciones aeromédicas para el traslado desde Curanilahue hasta Concepción de tres personas que sufrieron un accidente carretero en la zona devastada por el terremoto y posterior tsunami.

El jueves también se registró una visita de la Presidenta de la República, Michelle Bachelet a la zona afectada a bordo de un avión Casa 212, en que se trasladó a Talca y Concepción. En la oportunidad, la Mandataria resaltó la labor de las Fuerzas Armadas y enfatizó el trabajo del Personal y Pilotos quienes son los encargados de “repartir la ayuda humanitaria a los sectores en que no hay un acceso por tierra”.

En las últimas jornadas la FACh realizó labores de entrega de ayuda humanitaria a las localidades de Santa Juana, Arauco, Lota y de reconocimiento a la Isla Santa María./pma

Poder aéreo

Lutfhansa Cargo testou containers mais leves


A Lufthansa Cargo e a Jettainer concluíram um programa de testes que envolveu a utilização de contentores de carga aérea mais leves e demorou cerca de seis meses. Nesse período foram utilizados cerca de mil contentores fabricados em material compósito nas redes globais da Lufthansa Cargo e da Lufthansa. A utilização de material compósito no fabrico dos contentores em vez de alumínio reduz o seu peso em 20 por cento, diminuindo o consumo no seu transporte e as emissões de dióxido de carbono. Os novos contentores são constituídos por fibra de vidro, fibra de kevlar oriundos de diferentes fabricantes.

Os testes serviram para transformar uma ideia inovadora numa referência da indústria. Outro objecto do programa de testes foi também a aferição das características de movimentação do equipamento e os custos do contentores.

Transportes em Revista

Dubai acusa Israel de falsificação maciça de passaportes

http://www.thewashingtonnote.com/twn_up_fls/passports%20twn.jpg

O chefe de polícia de Dubai acusou nesta terça-feira Israel de organizar uma “falsificação em larga escala” de passaportes ocidentais e afirmou que o país detectou recentemente novos documentos “manipulados”.

“Faço o alerta: Israel se dedica a uma operação de falsificação em larga escala de passaportes ocidentais. O mundo ocidental deve opor-se a estas práticas sem precedentes executadas por um Estado”, declarou o general Dahi Khalfan.

A acusação foi feita um dia depois da Interpol ter emitido 16 novos avisos de busca pelo caso do assassinato em Dubai, em janeiro, de um dirigente do movimento radical palestino Hamas, Mahmud al-Mabuh, o que eleva a 27 o número de ordens de detenção contra cidadãos britânicos, australianos e irlandeses, além de um francês e um alemão.

A polícia de Dubai, que acusa o Mossad, serviço secreto israelense, pelo assassinato, divulgou no fim de fevereiro uma lista de 26 suspeitos de passaportes ocidentais que teriam usurpado as identidades dos titulares.

O general Khalfan afirmou que após o caso Mabuh, o serviço de segurança do emirado passou a submeter os ocidentais que chegam a Dubai a controles mais rígidos e descobriram “dezenas de passaportes que foram manipulados da mesma maneira”.

Ele não revelou os motivos das viagens dos donos dos passaportes, mas deu a entender que poderia se tratar de espionagem.

Plano Brasil

Airbus Não Recebe Pedido de Aviões desde Janeiro 2010


A crise financeira pelo mundo continua a prejudicar alguns setores e, às vezes, algumas empresas em específico. Recentemente, a Airbus revelou que, desde 10 de janeiro deste ano, não recebeu uma encomenda sequer das companhias aéreas, o que acaba por gerar incertezas sobre o ritmo de sua recuperação.

Uma de suas principais concorrentes, a Boeing, admite ter acolhido 57 pedidos até o último dia 2, 25 deles do modelo 787 Dreamliners, destinados pois, à United Airlines, segundo revela reportagem do Portal de Economia Terra.

Mesmo assim, não é somente a Airbus que tem um presságio não muito bom a este ano. Outras fabricantes aguardam prejuízos de mais de US$ 5 bilhões até o final de 2010, ainda sob condições da crise econômica em relação a viagens.

Passagem de avião

Aeroporto Santos Dumont ganhará 44 câmeras e aumentará o número de agentes de segurança



Depois de dois assaltos no Aeroporto Santos Dumont nas últimas duas semanas, o superintendente da Infraero, Emmanueth Sá, anunciou nesta quarta-feira um reforço na segurança dos terminais.

Dentro de dois meses, o número de agentes passará de 65 para 145 homens
. Esse é o prazo para o fim da licitação que escolherá o prestador de serviço de vigilância patrimonial e controle de áreas restritas.
A informação foi dada durante vistoria feita pela Defensoria Pública da União e pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ) para checar as condições de segurança:

- O atual contrato com a empresa de vigilância é da época em que havia apenas um terminal. Ele já foi prorrogado dentro da lei, mas o aeroporto precisa de mais gente. Essa licitação havia sido iniciada ano passado, mas estamos agilizando - disse Sá.

Auditoria do TCU vai demorar dez meses
Ele acrescentou que a Infraero vem negociando com o Tribunal de Contas da União (TCU) a instalação de 44 novas câmeras nos terminais, que já contam com 74 equipamentos. Segundo Sá, a ampliação do sistema estava prevista nas obras de expansão do aeroporto, mas está parada desde 2007 por recomendação do TCU, que questiona os valores do contrato com o consórcio responsável. Uma auditoria, que deverá durar dez meses, será feita nas contas.

Nesta quarta-feira, o defensor federal André Ordacgy disse ter encontrado falhas na segurança do aeroporto. Acompanhado do presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, ele afirmou não ter visto vigilantes nas entradas do terminal. Ordacgy que, semana passada, anunciara a possibilidade de uma ação civil pública para obrigar a Infraero a melhorar a segurança no aeroporto, se disse disposto a buscar uma solução extrajudicial:

- A Infraero apresentou medidas e vamos dar um prazo de dois meses para que se concretizem. Mas não descartamos a ação - afirmou.

Guerreiro ressaltou o risco a que estão expostos passageiros e visitantes do aeroporto, sobretudo no saguão principal do terminal antigo, onde ficam caixas eletrônicos de oito bancos. O gerente de segurança do aeroporto, Paulo César Costa, cobrou uma participação mais efetiva das polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal na segurança dos terminais e em seu entorno, o que, segundo ele, foi pedido ano passado pela Infraero:

- Oferecemos um espaço no aeroporto para uma extensão da 5ª DP (Gomes Freire).

Em nota, a Polícia Civil informou que pretende instalar uma extensão da 5ª DP no aeroporto, mas não informou quando. A Guarda Municipal disse que seis guardas cuidam do trânsito no entorno do aeroporto. A área, porém, não é coberta por agentes de controle urbano e a Guarda Municipal alegou não ter disponibilidade de efetivo. A PM disse que só falaria nesta quinta-feira sobre o assunto.

Na manhã desta quinta-feria, em cerca de uma hora de fiscalização no Aeroporto Santos Dumont, a Subsecretaria de Fiscalização da prefeitura já rebocou dez táxis e lacrou outros cinco por irregularidades. De acordo com o subsecretário da pasta, coronel Eduardo Frederico, as principais irregularidades dizem respeito à má conservação dos carros e descumprimento de normas do serviço.
O Globo

Aeroporto de Istambul, na Turquia, em chamas


Deflagrou, neste domingo, um incêndio de grandes proporções num gerador do Aeroporto Ataturk, em Istambul, na Turquia (foto acima), a 200 metros do terminal, avança a agência "Reuters".

O alerta foi dado perto das 22 horas locais, tendo os bombeiros ido imediatamente para o local. Desconhece-se, ainda, o que poderá ter estado na origem do incêndio.

De acordo com as autoridades turcas, nenhum dos voos até agora foi afetado.
Desástres aéreos

A unidade da Cessna de Independence entregou a aeronave de número 9.000


A Cessna entregou a 9.000ª aeronave monomotora fabricada na sua unidade de Independence, Kansas, EUA, uma aeronave Cessna 182T Skylane, que foi entregue durante uma cerimônia realizada juntamente como seu novo proprietário dentro do hangar da fábrica.


O cliente da Cessna Rob Logozio recebeu a histórica aeronave da Cessna durante a cerimônia. Logozio adquiriu seu Cessna Skylane 2010 através do representante exclusivo da Cessna, a Panorama Flight Service, localizada em White Plains, N.Y., junto ao Aeroporto de Westchester County.

O Cessna 182 e o Turbo 182 Skylane são aeronaves monomotoras de quatro lugares, equipados com motores Textron Lycoming IO-540, avançados aviônicos Garmin G1000 e com alcance de mais de 900 milhas. Quando equipado com um turbocharger, a velocidade máxima pula de 150 kts para 176 kts, ou cerca de 202 mph.

A primeira aeronave monomotora a pistão fabricada em Independence saiu da linha de produção em novembro de 1996 – mas no total a Cessna já produziu mais de 154.000 aeronaves monomotoras desde o início da empresa em 1927.
Meio aéreo

EADS com prejuízos de 763 milhões de euros em 2009


O grupo aeronáutico EADS informou hoje que registou um prejuízo de 763 milhões de euros de euros em 2009, contra um lucro de 1,57 milhões de euros no exercício anterior, devido a provisões para fazer face a novos programas.

O prejuízo da EADS - European Aeronautic Defense and Space Company, no valor de 763 milhões de euros, teve a ver, sobretudo, com o aumento das provisões para fazer face a atrasos nos novos programas, em especial o avião militar A400M, que concorre com o Hércules C-130 no transporte de tropas e cargas, salienta num comunicado.

A EADS, que desenvolve e constrói o gigante da aviação A380 teve uma quebra nas encomendas para quase metade em 2009, o que correspondendo a 45.800 milhões de euros, contra 98.600 milhões de euros no ano anterior.

Este comportamento reflete "uma conjuntura comercial especialmente mais frágil! Em 2009", embora o grupo tenha mantido um volume de negócios estável, na ordem dos os 42.822 milhões de euros, menos um por cento em relação ao ano anterior.

O grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e de serviços relacionados. Além da Eurocopter, o grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a EADS Astrium e a divisão Defesa & Segurança.

I Online

Azul não definiu se vai operar em Congonhas, mesmo após obter concessões


A Azul informou que não definiu ainda se vai operar no aeroporto de Congonhas, mesmo após obter nesta segunda-feira a concessão de oito slots por semana no local. O diretor de relações institucionais da empresa, Adalberto Febeliano, disse ao iG que os custos para manter a operação no aeroporto são altos e que a Azul avaliar a viabilidade econômica dos voos nos slots concedidos para decidir se oferecerá rotas a partir de Congonhas.

último segundo

Webjet diz ver com "otimismo" a operação em Congonhas


A companhia aérea Webjet divulgou nota nesta segunda-feira dizendo que vê com "otimismo" a oportunidade de operar no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. A empresa conseguiu 18 slots - horários de pouso e decolagem - após redistribuição realizada nesta tarde pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A empresa informou que vai avaliar em março as opções concentradas nos finais de semana para definir para onde serão os destinos que voará a partir do aeroporto paulistano.

Segundo a agência reguladora, a autorização para os 202 slots distribuídos hoje deve passar a valer a partir de abril. Além da Webjet, outras duas companhias que não operavam em Congonhas - Azul e NHT - receberam permissões de voo partindo e chegando do local.

A Webjet informou que os 18 horários que conseguiu representam "quatro pares para pousos e decolagens no sábado, quatro para pousos e decolagens aos domingos e um para pouso no sábado e decolagem no domingo, o que significará um pernoite no aeroporto".

Terra

Gol e TAM têm mais slots de Congonhas após redistribuição





A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) redistribuiu nesta segunda-feira 202 direitos de pousos e decolagens no aeroporto de Congonhas em São Paulo, ou 57 por cento do total de 355 slots oferecidos.

A companhia aérea Gol foi a que ficou com maior quantidade de slots, 56 ao todo.A TAM, líder de mercado, levou 54 slots, enquanto a OceanAir escolheu outros 38 slots. As três empresas já operam em Congonhas e, por isso, tiveram prioridade no processo de escolha.

Entre as que não atuam no aeroporto paulista, a NHT Linhas Aéreas foi a única a conseguir horários para pousos e decolagens em dias úteis. Dos 28 slots obtidos pela NHT, metade refere-se a pousos e decolagens diários, de segunda-feira a domingo. Os demais são apenas para os finais de semana.

A NHT atua no mercado aéreo regional desde agosto de 2006 e opera atualmente na região Sul. A empresa tem uma frota de seis aviões para 19 passageiros e 2 tripulantes.

"Estamos estudando a compra de novas aeronaves na faixa de 50 a 70 assentos. Vamos trabalhar muito rápido o nosso planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo", disse o diretor de Planejamento da empresa, Jeffrey Kerr.

Além disso, a WebJet ficou com 18 slots e a Azul com oito.

Para o diretor de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Anac, Marcelo Guaranys, o aumento do número de empresas que operam em Congonhas possibilitará a redução de preços das tarifas para os passageiros.

A partir de agora, passam a atuar em Congonhas sete empresas: as seis que participaram do certame promovido nesta segunda-feira pela Anac e a Pantanal, empresa aérea comprada pela TAM e que tem outros slots.

A distribuição dos slots pela Anac estava prevista para acontecer no começo de fevereiro, mas foi adiada algumas vezes devido ao esforço na Justiça da Pantanal para manter 61 slots que a agência reguladora pretendia redistribuir.

Na semana passada, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade autorizar a Anac a distribuir os horários de pousos e decolagens da Pantanal em Congonhas, perdidos devido a um número de cancelamentos de voos acima do permitido pelas regras.

A Anac decidirá se os slots que sobraram ficarão livres ou se retomará a sessão de distribuição.

A distribuição dos slots desta segunda será homologada a partir de uma reunião entre a diretoria e a procuradoria da Anac. Após a publicação em diário oficial, as empresas terão 30 dias para começar as oferecer os voos referentes aos direitos de pousos e decolagens no aeroporto.

O Globo

Especialistas analisam desafios da aviação regional

Para debater os desafios da aviação regional e sua participação no desenvolvimento do Brasil, a Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) realizará audiência pública na próxima quarta-feira (10), a partir das 10h30, atendendo a requerimento da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

Entre os convidados estão os presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira; do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Pires;da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Murilo Marques Barboza; e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José Márcio Monsão Mollo.

Também participarão da audiência os presidentes das associações brasileiras de Agências de Viagens (Abav), Carlos Alberto Amorim Ferreira, e de Indústria de Hotéis (ABIH), Álvaro Brito Bezerra de Mello, bem como o defensor público da União André da Silva Ordacgy.

Senado Federal