PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

WikiLeaks: espaço aéreo do DF pode sofrer ataques de aviões a prédio público

Um telegrama secreto da embaixada dos Estados Unidos no Brasil revela que o espaço aéreo de Brasília é vulnerável ao ataque de terroristas. De acordo com o texto, grupos terroristas podem usar uma aeronave para atingir e destruir prédios públicos na capital federal. Esta é mais uma revelação do site WikiLeaks, que foi divulgada pela "Folha de S. Paulo", neste domingo.

A correspondência, datada de 28 de março de 2009, faz parte do lote de milhares de telegramas do portal. No texto, o embaixador norte-americano em Brasília, Clifford Sobel, comenta a respeito da aplicação da Lei do Abate no Brasil. A legislação é de 1998, mas apenas entrou em vigor plenamente quando foi regulamentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004.

O embaixador descreveu aos superiores que um homem roubou um monomotor em Luziânia (GO), cidade a 56 km de Brasília, e só o piloto e a filha de 5 anos usaram a aeronave que caiu no estacionamento do maior shoping de Goiânia, no dia 12 de março de 2009.

"(O episódio) Iluminou uma vulnerabilidade para ações com potencial terrorista, dado que a decisão (de atirar) não teria sido tomada a tempo de impedir o piloto se ele tivesse condições de jogar seu avião em um alvo, ou outro prédio, inclusive em Brasília", disse o americano.

Ele concluiu ainda que os brasileiros "consideram os seus procedimentos de abate eficazes, mas devem buscar formas de acelerar o processo decisório durante um potencial ataque terrorista".

A Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a termer um possível atentado semelhante ao 11 de Setembro de 2001, quando aviões foram sequestrados e jogados sobre o World Trade Center, em Nova York, que foi destruído, e o Pentágono, em Washington, neste episodio que aconteceu em Goiânia.

srzd

Nenhum comentário: