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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um avião digno de Flash Gordon

O XFY-1 Pogo é uma das maiores raridades da engenharia aeronáutica. Este protótipo criado durante o que sem dúvida alguma foi a época dourada da engenharia aeronáutica, foi uma das primeiras tentativas bem sucedidas em criar um avião capaz de decolar verticalmente e, em vôo, assumir as características aerodinâmicas de um avião comum.


Seu desenho foi realizado durante os primeiros meses de 1951, nos quartéis gerais da lendária Convair, e na construção do primeiro e único protótipo, que fez seu primeiro vôo com combinação entre vôo vertical e horizontal em 2 de novembro de 1954, participaram a gigante Lockheed e o pessoal técnico da marinha dos Estados Unidos, ramo das forças armadas americanas que desde o primeiro momento, depois do fim da Segunda Guerra, se deu conta da necessidade e utilidade que poderiam ter os veículos de decolagem vertical no campo de batalha moderno.



Com um estilo muito similar ao dos foguetes interplanetários tão populares na ficção científica dos anos cinquenta este avião de pouco mais de 10 metros e meio de comprimento não só conseguiu decolar verticalmente com sucesso em todas seus testes, senão que ademais seu motor de aproximadamente 5.700 cavalos de potência conseguia, uma vez em vôo aéreo horizontal, impulsioná-lo a mais de 980 quilômetros por hora através dos céus da Califórnia.

Conquanto o protótipo realizou 70 decolagens e aterrissagens bem sucedidas e várias teste com transição de vôo vertical-horizontal, os resultados finais não foram satisfatórios para os financiadores do projeto, sobretudo no relacionado à aterrissagem precisa em um ponto geográfico pré-estabelecido, já que por não ter aerofólios reguláveis, não por capricho dos engenheiros senão uma conseqüência da atípica traseira da nave, era extremamente difícil para o piloto parar em um dado ponto do trajeto com eficiência para assim aproximar-se lentamente à zona de aterrissagem de forma adequada.

O projeto terminou sendo cancelado dois anos após o vôo inicial, deixando muitos engenheiros chateados, que asseguravam poder melhorar o desenho com os fundos necessários.
metamorfose digital


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