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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

TAM, GOL e WebJet garantem que não haverá caos aéreo



BRASÍLIA - As três maiores empresas aéreas do país (TAM, Gol e Webjet) garantiram nesta quarta-feira ao Congresso Nacional, em audiência pública, que não haverá caos no setor aéreo durante as festas de fim de ano, como em 2007. Porém, representantes dos sindicatos de aeroviários e aeronautas confirmaram a possibilidade de paralisação no dia 23 e admitiram que a greve pode prejudicar os trabalhos.

- Movimento e fila, vai haver, sim. Espero que não haja problemas. Estamos trabalhando para isso. Mesmo assim, é bom os passageiros chegarem com duas horas de antecedência ao aeroporto e, se possível, fazerem logo o check-in eletrônico - disse Fernando Sporleder, vice-presidente de operações da Webjet.

As companhias afirmaram ter tomado as providências para garantir o transporte dos passageiros, sem cancelamentos e atrasos. A Webjet, por exemplo, disse que já tem disponíveis duas aeronaves de reserva e tripulação. A Gol, que imagina que o fluxo de passageiros no fim de ano, seja o mesmo da Semana Santa, também afirmou que os seus sistemas estão preparados. A TAM diz não haver riscos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) garantiu que a fiscalização está apertada, e citou como exemplo disso que o volume de multas saltou do patamar de R$ 700 mil em 2007, ano da crise do caos aéreo, para mais de R$ 15 milhões até o dia 31 de outubro deste ano.

-Todo o planejamento do setor foi feito voltado para isso. Teremos 120 funcionários administrativos da Anac que serão deslocados para os principais aeroportos para prestar atendimento. E fiscalização está bem mais rigorosa. Quem não cumprir as regras, poderá ser multado e ter as vendas de bilhetes suspensas, como aconteceu recentemente - afirmou o diretor de Operações de Aeronaves da Anac, Carlos Eduardo Pellegrino.

As áreas admitiram que existe um grande gargalo de mão de obra nos setor: faltam pilotos e mecânicos. Até os motoristas dos carrinhos de bagagem estão deixando as empresas, de olho nas vagas de motoristas de ônibus, que pagam melhor.

Durante a sessão, os deputados presentes cobraram responsabilidade das companhias aéreas. Dados apresentados pela diretora-substituta do Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Laura Shertel Mendes, mostram que, até o final de outubro deste ano, os Procons de 24 estados receberam nada menos que 4.500 queixas contra as empresas aéreas. A campeã é a TAM, com 51,52% do total. A Gol vem em seguida, com 20%. A Webjet teve 8%. A Comissão de Defesa do Consumidor decidiu encaminhar à Anac um ofício em que solicita a participação de representante do DPDC para cuida dos direitos do consumidor nas próximas reuniões com as empresas aéreas.

Para evitar o caos aéreo neste fim de ano nos aeroportos brasileiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fechou um acordo com as companhias de aviação, proibindo a prática de overbooking entre 17 de dezembro e 3 de janeiro. Com isso, as empresas não poderão vender mais passagens do que o número de assen

tos disponíveis nos voos.espera-se uma ocupação dos voos entre 90% e 95%. Serão ao todo cerca de 14 milhões de passageiros viajando em dezembro. As empresas aéreas esperam altas de até 40% no número de clientes transportados em relação ao mesmo período de 2009.

Reclamações nos aeroportos devem ser feitas à equipe da Anac (com coletes azuis) e da Infraero (com coletes amarelos). O número do "Fale com a Anac" é 08007254445 e o site é o www.anac.gov.br/faleanac.

O GLOBO

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